Seguidores

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

"A MISTERIOSA PEDRA DE SANTANA - BRASIL

Por Acontece na Bahia

A Pedra de Santana, é um monumento megalítico que localiza-se em uma propriedade particular na comunidade de Santana, à cerca de 13 km do município de Paramirim no Estado da Bahia - Brasil.

A pedra se encontra sobre a Serra da comunidade de Santana em Paramirim na Bahia, a aproximadamente 950 metros acima do nível do mar. A comunidade de Santana fica a 13 quilômetros da Sede do município, estrada de terra. Paramirim esta situada na Chapada Diamantina Meridional, a cerca de 800 quilômetros da capital Salvador.

Realmente pouco se sabe sobre sua origem, pois o local é de difícil acesso no topo de uma montanha, não há vestígios de utilização de qualquer tipo de ferramenta, nem danos na base da rocha, que indiquem que as mesmas realmente tenham sido colocadas por humanos. A distância desde a comunidade até o topo da montanha é de cerca de 2 km para ida e 2 km para a volta, por uma trilha estreita, íngreme e cansativa em sua parte final, levando cerca de 40 minutos em um ritmo rápido. No topo da montanha, a visão do local é simplesmente magnífica. Ao redor e nas proximidades existem outras pedras superpostas, porém de menores dimensões e não tão exuberante como a Pedra de Santana.

Monumento megalítico, ou megálito, do grego designa uma construção monumental com base em grandes blocos de pedras rudes são formações rochosas inexplicáveis, misteriosamente arrumadas ou alinhadas por civilizações pré-históricas, estão espalhados pelo mundo inteiro: Europa, China, América do Norte e Norte da Africa.

Quando se pesquisa sobre o período Neolítico ou Período da Pedra Polida que foi quando surgiu as construções megalíticas cerca de 10.000 a.C, diz-se que não se aplica à pré-história americana, subsaariana, nem oceânica. A Pedra de Santana e muitos outros locais pelo mundo, sugerem que um dia houve uma conexão entre várias civilizações, em um mundo que não era tão primitivo como imaginamos.

SIGA - Enigmas Fantásticos".

https://www.facebook.com/photo/?fbid=568338308668334&set=a.556594529842712

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EMPRESÁRIO JOSÉ PEREIRA DE SOUZA - J. P. SOUZA.

Por José Mendes Pereira

José Pereira de Souza

José Pereira de Souza (J. P. Souza) nasceu em Pereiro, no Estado do Ceará, a 26 de Setembro de 1911. Era filho de Manoel Lucas Sobrinho e de Maria José de Souza. Tinha vários irmãos, os que mais se destacaram foram: Damião Rodrigues, pai do Manoel Enfermeiro, dona Chiquinha Rodrigues Duarte, esposa do fazendeiro Chico Duarte, dona Antônia Rodrigues de Souza (dona Toinha), esposa de Senhor, dona Santa, esposa de Rosadinho.

Comércio de José Pereira de Souza

Conheci muito o José Pereira de Souza, e era pai do empresário Paulinho da Honda. Foi casado com dona Júlia Paula, e com o seu falecimento, casou-se pela segunda vez com dona Maria do Carmo Nogueira do Monte (Carminha), irmã do empresário Milton Nogueira do Monte, que foi meu patrão na Editora Comercial S/A. em Mossoró.

Costumeiramente quando ele passava para visitar dona Chiquinha Duarte, sua irmã na Fazenda Duarte - Barrinha, sempre tomava café na casa do meu pai Pedro Nél Pereira, Pedrinho, como chamava ele e os demais irmãos, pois nós morávamos na propriedade de Manoel Duarte, ao lado da estrada que leva até a antiga fazenda Barrinha. Mas antes era uma única propriedade, e que posteriormente, foi dividida com os filhos do falecido fazendeiro Chico Duarte.

Dr. Milton Marques e Rafael Negreiros

Segundo Rafael Negreiros, teceu seu perfil dizendo o seguinte: 

"Conheci José Pereira de Souza há mais de 40 anos, quando era gerente de uma fábrica de sabão de Luiz Paula, seu sogro. Posteriormente estabeleceu-se por conta própria, teve um gravíssimo problema de coluna e estou a me lembrar que nos idos de 1950, quando ele desceu num avião da Panair (caiu na fazenda Barrinha, de sua irmã dona Chiquinha Duarte). 

Não tinha quem o levasse para um carro especialmente preparado para a tarefa e não tive dúvidas, subi, levei-o nos braços e ele nunca me esqueceu o favor que lhe prestei. (...) Entre as muitas boas qualidades de José Pereira de Souza ele tinha uma fora do ramo - não falava mal de ninguém, ria apenas, dizia que seu estabelecimento era sua maior diversão e dava tempo integral e eu gostava de dizer a ele que estava correndo atrás de uma sombra, que jamais alcançaria. De casa para o armazém ou para uma fazenda de gado e estamos conversado".

Francisca Rodrigues Duarte - Dona Chiquinha Duarte.

Não se sabe leitor, se  o seu sorriso era com o que estava sendo criticado, ou se era contra a pessoa que atacava o outro naquele momento, e se o crítico criticava daquele, talvez ele temia que o crítico podeira também criticar dele.

José Pereira de Sousa colaborou muito com o desenvolvimento de Mossoró, gerando emprego para os mossoroenses. Era pai de Ney, Zezinho, Paulo Neto, José Paula, Javan e Nathan. O empresário Faleceu no dia 07 de Dezembro do ano de 1999, e fez muita falta para Mossoró.

Fontes de pesquisas:

Ruas e Patronos de Mossoró

Raimundo Soares de Brito

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com.br/…/o-comerci…

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

COMO ERAM OS ATORES DE CHAVES ANTES DA FAMA

 Por Fala do Mundo História

https://www.youtube.com/watch?v=fe4K-oVj6D0&ab_channel=FaladoMundoHist%C3%B3ria

O seriado Chaves foi, é, e sempre será um enorme sucesso, não tem como não gostar ou simplesmente ignorar os moradores da vila mais querida de todo o mundo.
Apesar do imenso sucesso, pouco se sabe sobre como eles eram antes da fama.
Porém, sempre vimos os atores já encarnados nos personagens e acompanhamos suas vidas depois, entretanto, pouco se sabe como eles eram antes de atuarem no seriado.

Veja como eram os atores de “Chaves” antes de se tornarem famosos. Aqui você fica por dentro das histórias e curiosidades mais incríveis do nosso planeta! QUARTA E SEXTA-FEIRA temos as mais intensas Histórias e curiosidades narradas por mim, Alex Lima!

Se inscreve no canal Canal Fala do Livro para entrar no mundo Literário:
https://www.youtube.com/c/ChrisSilvaf...

Se inscreva no canal parceiro para mais conteúdos incríveis do mundo dos games:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CORPO DA CANGACEIRA ENEDINA | CNL | 1253

 Por O Cangaceiro Na Literatura

https://www.youtube.com/watch?v=Nh2PlvNF5Uo&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

LINK DO LIVRO MARCO https://www.amazon.com.br/dp/65872931... BARQUEIRO DEPOIMENTO https://youtu.be/1dCZm32lo2Q

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DUZENTOS HOMENS PARA ENFRENTAR LAMPIÃO

Por Kinko Peregrine
https://www.youtube.com/watch?v=Gsatd-ajfAE&ab_channel=KinkoPelegrine

Corria o ano de 1925, em fins do mês de março daquele ano, a cidade de Vila Bela, no sertão de Pernambuco, presenciava um intenso movimento de forças volantes, sob o comando do coronel João Nunes, que havia chegado aquela cidade do Pajeú no dia 23, com numerosa força policial deste Estado, incluindo mais dois Estados, da Paraíba e Alagoas, num total de 200 homens, cujo objetivo era proceder combate ostensivo ao terror impetrado na zona sertaneja pelo banditismo.

No dia seguinte da sua chegada, o coronel João Nunes distribuiu essa numerosa força em vários contingentes que seguiram no encalço de Lampião, sob o comando dos capitães José Caetano, José Lucena, tenentes, Muniz de Andrade, Pedro Malta, Hygino e Clementino.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO CHICO PEREIRA - UM DOS CABRAS MAIS VALENTES E DESTEMIDOS DO SERTÃO PARAIBANO

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=dmt2MN47fLI&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Em pleno reinado de Virgulino Ferreira da silva, Lampião, o rei do cangaço, surge no Estado da Paraíba o cangaceiro Chico Pereira. Filho de proeminente figura de localidade paraibana chamada Nazarezinho, na época distrito do município de Sousa, Chico Pereira ingressou no cangaço devido aos desdobramentos posteriores ao assassinato do genitor, de nome João Pereira, Coronel da guarda nacional.
Temas relacionados:

Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota do Angico, Contos do cangaço no sertão, Cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, Lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco.
Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. #NoRastroDoCangaço Vejam também: https://youtu.be/oSd5GoNaY9k https://youtu.be/g5Hs5GD9PNA https://youtu.be/QkC1Niq_FHU https://youtu.be/6ZFjOgOOowc https://youtu.be/HMVGHYKCYVE https://youtu.be/GX799_ssT1c https://youtu.be/PzjijNsAhj4 https://youtu.be/wAD7DqNy8vw https://youtu.be/uvA9fZS-fvU https://youtu.be/oilqXG9_qO4 UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DE ONDE VINHAM AS ARMAS E MUNIÇÃO DE LAMPIÃO

 Por Aderbal nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=9MAJl9Pm6no&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Conversa com Candeeiro na cidade Buíque-PE Entre vários temas, ele fala de armas e munição no tempo do cangaço. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCG8-... Link desse vídeo: https://youtu.be/9MAJl9Pm6no

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O INICIO E O FIM DO CANGACEIRO SUSPEITA

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=DSAWuQ9yXgw&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

✔✔👍 Contribua com o Canal: chave PIX 85987703564. ✔✔👍Você pode também nos ajudar comprando um dos cursos ou livros indicados abaixo: ✔✔👍E-mail para contacto: jflavioneres@gmail.com CURSOS ✔✍📖CURSO HORTA ORGÂNICA EM CASA https://app.monetizze.com.br/r/AMF199... ✔✍📖ADSTRAMENTO CANINO EM CASA https://app.monetizze.com.br/r/ALX199... ✔ ✍📖 JARDINAGEM https://app.monetizze.com.br/r/APS200... LIVROS ✔✔👀 ASSIM MORREU LAMPIÃO. https://amzn.to/3M005iI ✔👀LAMPIÃO, SENHOR DO SERTÃO. VIDAS E MORTES DE UM CANGACEIRO. https://amzn.to/3t3Afm6 ✔✔👀 ANTÔNIO SILVINO - O CANGACEIRO, O HOMEM, O MITO. https://amzn.to/3jNDlGJ ✔✔👀 A DERRADEIRA GESTA: LAMPIÃO E OS NAZARENOS GUERREANDO. https://amzn.to/3vejyW8 ✔👀APAGANDO O LAMPIÃO: VIDA E MORTE DO REI DO CANGAÇO. https://amzn.to/3pcnl4a ✔👀 DESAFIOS DE CORDEL https://amzn.to/3jXTKbq LIVROS DIVERSOS https://ler-para-melhor-viver.webnode... https://jflavioneres-nph-livraria.fre... CANAIS PARCEIROS: 😊👀 UMA HISTÓRIA PARA A MEMÓRIA https://url.gratis/EKbuum 😊👀 ROSINHA VIDA MINHA: https://www.youtube.com/channel/UCE32... 😊👀 Pr. FLÁVIO NERES : https://www.youtube.com/channel/UCuM7... DICAS DE LIVROS. https://ler-para-melhor-viver.webnode... https://jflavioneres-nph-livraria.fre...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A VINGANÇA MACABRA DO FAZENDEIRO, LAMPIÃO E LABAREDA DERROTADOS

 Por Histórias da Vida Real

https://www.youtube.com/watch?v=hwdenu4i_aE&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

Veja nesse vídeo, A Vingança Macabra do Fazendeiro Lampião e Labareda Derrotados, essa foi uma das poucas vezes em que lampião e seu bando de cangaceiros são derrotados. 

Geralmente Lampião sempre tem vitórias por ser um cangaceiro inteligente e usar táticas de guerrilhas... e às vezes além disso... inventava situações que muitos pensavam ser Lampião uma coisa de outro mundo. #historiasdavidareal #historiasdelampião Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com