Seguidores

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Luitgarde recebe Título na URCA


Luitgarde recebe Título na URCA


http://cariricangaco.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Sobradinho onde Lampião foi hospedado quando visitou Juazeiro em 1926

Sobradinho de Juazeiro no Norte, (CE), em que Lampião ficou hospedado, em março de 1926 (hoje funciona uma oficina mecânica, mas foram mantidas as características da arquitetura original; Lampião ficou no solão. Da janela do canto, acima, ele jogava moedas para o povo, drgundo informa Francisco Campos, pesquisador do cangaço e autor da foto (tirada em 1926).

Em Março de 1926, ao visitar Juazeiro do Norte, Lampião foi entrevistado pelo médico e jornalista Otacílio Macedo, que publicou sua reportagem no jornal "O Ceará". Os principais trechos da entrevista (que foi acertada pelo sírio Benjamim Abraão), estão resumidos no livro Lampião e o Padre Cícero (1985), pp. 53 a 57, de Fátima Menezes. Desse livro retiramos o depoimento de Lampião alertando o leitor, como faz a autora, de que o jornalista ao editar a entrevista rebuscou a linguagem do cangaceiro.

Esse documento é uma das raríssimas declarações de Lampião ("home de pouca fala", como se dizia) a imprensa, que ele tinha como quase sempre mentirosa. 

A entrevista aconteceu num sobradinho do poeta João Mendes, onde Lampião ficou hospedado por três dias, com mais 49 cangaceiros. "Em lá chegando, encontrei Virgulino sentado num tamborete, ladeado por seu estado maior, Antonio Ferreira e Sabino Gomes, tomando cerveja quente e palestrando animadamente com ambos. Conversou mais de meia hora sem rir uma vez sequer. Não abandonou um momento seu mosquetão", informa o jornalista Otacílio Macedo.

Ao terminar a entrevista, Macedo diz que pediu um autógrafo ao cangaceiro, no que foi atendido, nestes termos: "Lembrança de eu. Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião".

Fonte:

Diário Oficial
Estado de Pernambuco
Ano IX
Julho de 1995

Material cedido pelo escritor, poeta e pesquisador do cangaço:
Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com