Seguidores

domingo, 23 de julho de 2017

O CANGACEIRO CIRILO DE ENGRÁCIAS ASSALTA O SEU PRÓPRIO POVO!!!

Material do acervo do pesquisador do cangaço Guilherme Machado escrito por João de Sousa Lima
Foto de Dona Lina

Foi em Macururé Bahia na Fazenda Bem Viver, de propriedade do Senhor José Barbosa da Silva e de Dona Lina de Carvalho Barbosa, que conhecia Cirilo desde menino e chegava a ser parente do meliante. 

O cangaceiro dos Engrácias sabia que o casal tinha muito dinheiro em casa, e sequestrando o genro do casal e o obrigou levá-lo até a casa do sogro.

Cirilo ao chegar à sede da fazenda anunciou o assalto e dona Lina não gostou do que viu e lhes falou alguma coisa, e foi agredida com socos e empurrões por Cirilo. 

O Conhecido agora cangaceiro, exigiu uma quantia alta em dinheiro, que o casal não tinha na fazenda. Foi uma irmã de dona Lina por nome Maria Rosa Barbosa do Nascimento que arrumou uma parte da quantia do dinheiro. 

Depois de limpar a casa Cirilo saiu esbravejando, e se não arranjassem a outra parte do dinheiro, ele votaria e tocava fogo na casa com todo mundo dentro.

(Foto acima de Dona Lina proprietária da Fazenda Bem Viver)
Fonte Foto: Livro Lampião o Cangaceiro! de João de Souza Lima: Texto transcrito do mesmo livro por: Guilherme Machado.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1246867558750500&set=gm.1644981492181629&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VAMOS COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DE POMBAL PEDINDO AO PODER PÚBLICO MAIS RESPEITO POR SEU PATRIMÔNIO HISTÓRICO?

 Por Jerdivan Nóbrega de Araújo

Vamos comemorar o aniversário de Pombal pedindo ao poder público mais respeito por seu patrimônio histórico?

O Bairro Alto do Cruzeiro recebeu esse nome pelo Cruzeiro Centenário que ali fora fincado.

Depredado por força do tempo, aquele símbolo da fé dos nossos antepassados pede socorro em silêncio.
  






Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BENJAMIN ABRAHÃO BOTTO


O secretário Sírio Libanês do Padre Cicero embarcando em um Misto, uma mistura de Caminhão e ônibus para Fortaleza...!!! Modernidade no Comércio do Cariri Cearense...!!! Repare na Mochila da Alba Filmes...!!!

Benjamin Abrahão Botto (Zahlé, Líbano, nasceu em 1890. Morreu em Serra Talhada, 10 de maio de 1938: Foi um fotógrafo sírio-libanês-brasileiro, responsável pelo registro iconográfico do cangaço e de seu líder, Virgulino Ferreira da Silva: O Lampião...!!! Abrahão morreu assassinado durante o Estado Novo...!!!

Embora publicado em jornais, o pouco que se sabe da vida de Benjamim Abraão vem de fontes mescladas entre a mídia historiográfica e os meios de subsistência do ambiente nordestino, fatos que não se encaixam com a realidade profissional de um secretário, bem como de expert operador de equipamentos de filmagem, muito avançados para a época.

A fim de fugir à convocação obrigatória pelo Império Otomano de lutar durante a Primeira Guerra Mundial, migrou para o Brasil em 1915.

Foi comerciante (mascate) de tecidos e miudezas, além de produtos típicos nordestinos, primeiro em Recife, depois para Juazeiro do Norte, com dois burros (Assanhado e Buril) e um cavalo (de nome Sultão), atraído pela grande frequência de romeiros, Que seguia o Padre Cicero.
Fonte foto: Luz de Fifó... Fonte texto Enciclopédia livre de Abrahão Botto.

Fonte foto: Luz de Fifó... Fonte texto Enciclopédia livre de Abrahão Botto.
Na página facebook do pesquisador do cangaço Guilherme Machado

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O TERRÍVEL CANGACEIRO LABAREDA VIRA CRIANÇA OUTA VEZ!!!


Cristina Mata Machado escreveu um livro a respeito do cangaço e, para provar que não mentia, trouxe do Nordeste cangaceiros, seus filhos e netos.

Aos 27 anos, Cristina Mata Machado não pode ver sangue. Em criança, morria de medo quando lhe contavam histórias de cangaço. No entanto, ela acaba de escrever um livro chamado As Táticas de Guerra dos Cangaceiros e, para lançá-lo, reuniu nove remanescentes do bando de Lampião e descendentes de seu chefe. Labareda, o velhinho sorridente de 71 anos, é um desses homens que vivia pela caatinga, lutando, fugindo ou perseguindo inimigos. Entre seus pertences, há o antigo bacamarte que data do tempo de Lampião. Hoje, ele é vigia e porteiro em Salvador. Sua aparência serena e seus hábitos tranquilos vêm em apoio à tese de Cristina: "O cangaceiro não é bom nem mau. Ele era apenas um sertanejo injustiçado, que entrava na ilegalidade por falta de qualquer outro caminho."

Foto fonte revista manchete São Paulo 1973

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1231882873582302&set=a.420488464721751.1073741899.100002818033461&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

QUEM É DEUS?

Por Francisco de Paula Melo Aguiar

           A pergunta: quem é “Deus”? tem como resposta o fato de ser uma palavra que tem origem no latim com o mesmo significado e/ou sentido. Portanto, palavra derivada de um radical sânscrito com a conotação da ideia e/ou significando luminosidade, que também aparece em outro vocábulo e/ou  palavra derivada do mesmo radical: o dia como vocábulo oposto a noite.
            
Em Salmo 14:1, o homem ateu é chamado de “tolo”, diante da confusão que faz da existência de Deus, tudo porque a Bíblia Sagrada não tem como missão provar e/ou deixar de provar a existência real de Deus, haja vista a real existência desde o principio e o inicio de tudo (GÊNESIS 1:1). É por isso que as Escrituras Sagradas revelam a natureza, o caráter e a própria obre da criação de Deus.
            
A história nos revela que na Antiguidade pré-cristã a inteligência grega atingiu a maior concepção e/ou conhecimento sobre o “Ser” e/ou “Deus”, segundo a reflexão do filósofo grego Aristóteles, nascido em Estagira em 384 a.C e falecido em Atenas em 322 a.C, com 62 anos de idade. Foi aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande (RUSSEL; ALVES, 2004, p. 122).
           
Deus é na concepção de Aristóteles, o puro ato de existir por si só. Tudo porque cada coisa em si tem uma essência única, própria e limitada, de modo que a qual acontece existir num tempo e espaço determinado, como por exemplo: aquilo é uma árvore e/ou seja um vegetal com diversas características naturais e/ou essenciais e que está viva e plantada em algum lugar, portanto, presente aos olhos humanos, o que significa algo que realmente existe e/ou tem existência.
            
É de suma importância pensar sobre Deus corretamente, haja vista que ter uma falsa ideia sobre Ele representa isso um ato de idolatria. O homem ímpio é reprovado por Deus quando diz: “Você pensa que eu sou como você?” (SALMO 52:21). Assim é bom que se saiba que Deus é o único Ser Supremo, Criador, Dono e Regente de tudo que existe sobre o mundo envolvendo, céu, terra e mar. É o púnico Ser auto-existente, justo e perfeito em poder, glória e bondade.
             
Deus é a cima de tudo e todos, um “Ser”, onde cuja essência não é isto e/ou aquilo, levando-se em consideração de que Ele é um “Ser” puro e perfeito ato de existir por si só, portanto, um “Ser” ilimitado e que se encontra acima do tempo e do espaço. É assim um “Ser” transcendente e que está presente em todo tempo e lugar, sem depender da vontade humana para existir em todos os sentidos da palavra na concepção helênica.
              
A historicidade nos revela que o Cristianismo incorporou tal concepção helênica a tradição cristã filosófica com facilidade a partir do momento em que descobriu que tal ideia não era algo estranho as origens contidas na Bíblia Sagrada, cujo texto já era conhecido pelo povo de Israel. E isso é compreensível quando Moisés indagou a Jeová para saber em nome de quem ele deveria apresentar-se ao povo, tendo como resposta: “Aquele que é, me manda a vós” (ÊXODO 3:14).
               
Por outro lado, vamos encontrar na tradição religiosa do Cristianismo, o próprio Deus, Jeová e/ou Javé (tudo vai depender da tradução bíblica para atender as diversas religiosidades envolvidas) se revelando na pessoa de seu único filho Jesus Cristo, como sendo amor, diante da afirmação: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1º JOÃO, 4:8).  Portanto, o amor diante de tal afirmação revelada por Jeová e/ou Deus e/ou o Grande Arquiteto do Universo, é a linha e/ou base fundamental do modelo e/ou caminho e/ou paradigma e/ou matriz e/ou maneira segundo a qual é desenvolvida e/ou desenrolada a grande aventura cósmica da humanidade.
               
A natureza de Deus é verdadeira e inatingível diante de sua misericórdia. Ele é espírito intangível  (JOÃO, 4:24). E até porque Deus é único, em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo (MATEUS, 3:16-17). É também um Ser infinito (1 TIMÓTEO, 1:17). É o Ser incomparável (2 SAMUEL 7:22), também imutável (MALAQUIAS 3:6), está presente em todos os lugares (SALMO, 139:7-12), tem conhecimento de tudo (MATEUS, 11:21) e é o único que tem todo poder e autoridade (EFÉSIOS, 1:21; APOCALIPSE 19:6).
               
Não temos menor dúvida que inicialmente Deus, Jeová, Javé, Gadu, dentre outros nomes dados, Ele é a plenitude do “Ser”, infinitamente bom, que comunica a glória de sua existência aos demais seres racionais e/ou homens livres, de bons e/ou maus costumes, perfeitos e/ou imperfeitos, religiosos e/ou profanos, que livremente fecham o circuito universal, convergindo assim para Deus, princípio e fim último, grande e supremo. Ressaltamos de que tudo é uma questão meramente humana a faculdade de escolher o caminho que leva ao dia e/ou à noite, diante de sua grandeza e luminosidade do Oriente que resplandece no Ocidente, envolvendo princípios de valores materiais e espirituais.
            
Vejam o caráter de Deus conforme a revelação bíblica, como por exemplo: Ele é justo (ATOS 17:31), é amoroso (EFÉSIOS, 2:4-5), dono da verdade (JOÃO 14:6), além de Santo (1 JOÃO 1:5). Por outro lado, Ele mostra compaixão (2 CORINTIOS 1:3), tem misericórdia (ROMANOS 9:15) e também tem graça (ROMANO 5:17). É o único juiz dos juízes que julga o pecado (SALMO 5:5), porém oferece in loco o perdão (SALMO 130:4).
               
A humanidade sempre teve e terá grandes gênios em termos científicos que mesmo nunca tendo trilhado e/ou se convertido a qualquer tipo de religiosidade, de maneira direta e ou indiretamente atingiram o “Ser Supremo”, embora por concepções e/ou contextualizações diferentes de movimentos e/ou religiosidades, porém nunca irredutíveis, dentre os quais, Einstein (1879-1955), diante do fato dele acreditar na existência da inteligência natural de Deus, através da manifestação da natureza por meio de qualquer homem dotado de razão. Já na revelação histórica, Deus é revelado e/ou manifestado através de um enviado Dele, cuja mensagem só pode ser aceita tendo como fundamentos básicos os argumentos insofismáveis históricos que comprovam diretamente sua credibilidade e autenticidade da missão profética divina, é por exemplo, o caso da vinda de Jesus Cristo, o enviado de Deus, segundo os ensinamentos da Bíblia Sagrada para os seguidores do Cristianismo.
             
E a obra de Deus é incalculável, tamanha é sua visão e concepção cósmica porque é Dele que tudo flui e flui com abundancia. Dentre suas obras passadas, presentes e futuras podemos destacar resumidamente: é o autor da criação do mundo (GÊNESIS, 1:1), também é o Grande Arquiteto do Universo e/ou do Mundo, pois, o sustenta ativamente (COLOSSENSES 1:17), também vive executando seu plano eterno (EFÉSIOS 1:11), haja vista que tem como meta a redenção do homem da maldição do pecado e bem assim da morte (GÁLATAS 3:13-14), tudo isso porque Ele é o garoto propaganda que faz atrair pessoas de todas as partes do mundo para Jesus Cristo (JOÃO 6:44), inclusive disciplina seus filhos (HEBREUS 12:6) e tem como missão final julgar o mundo (APOCALIPSE 20:11-15).
              
Não podemos compreender Deus longe de suas obras porque o que Deus faz flui de quem Ele é. Aqui está uma lista resumida das obras de Deus, passadas, presentes e futuras: Deus criou o mundo (Gênesis 1:1, Isaías 42:5); Ele ativamente sustenta o mundo (Colossenses 1:17); Ele está executando o Seu plano eterno (Efésios 1:11) que envolve a redenção do homem da maldição do pecado e da morte (Gálatas 3:13-14); Ele atrai as pessoas para Cristo (João 6:44); Ele disciplina os Seus filhos (Hebreus 12:6) e Ele julgará o mundo (Apocalipse 20:11-15).

Referencias
Almeida, João Ferreira. BÍBLIA SAGRADA. Brasília/DF: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.
ÁVILA, Fernando Bastos de. Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo. 2 ed.,Rio de Janeiro: MEC/FENAME, 1976.
RUSSEL, Bertrand; ALVES, Laura. História do Pensamento Ocidental. São Paulo: Ediouro Publicações, 2004, 510p.


Enviado pelo poeta e escritor Francisco de Paula Melo Aguiar

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A POMBAL QUE A GENTE VIU. Por: Jerdivan Nóbrega de Araújo

Por Jerdivan Nóbrega de Araújo

A Pombal que a gente viu
Corre, ruas quentes pés descalços,
Dentro de nós moleques, Quebra Queixo e Pirulito.

A Pombal que a gente viu desce rio abaixo
Rua de Baixo, ingazeiras debruçadas, beira do rio.

A Pombal que a gente viu são praças longas
Bar Centenário, sorveteria de Bernardo.
Eram pessoas, estória e histórias contadas,
Nas sombras das algarobas.
Eram loucos acordados cedo da noite
Correndo pela Rua Padre Amâncio Leite.

Chico Leonídes e João Lindolfo vendendo leite.
Eram os foguetões de seu Inácio
Clareando a noite e as ironias de Pedro Corisco
Provocando risos.
- Peripécia de Cícero de Bembém, também...

A Pombal que a gente viu eram jerimuns
Maxixes e Quiabos
Nascidos monturo aberto, animal solto
Nas praças feito gente.

Era Melão-de-São-Caetano, buchas e cabacinhas
As margens da cerca do capinzal de Delmiro Inácio.

Casa de seu Joaquim, casa de dona Nóca,
De dona Porcina, Zé Martins, Natércio,
Dona Raimunda na renda,
Oiticica de Mila e o corredor estreito do rio.

“Négo” Cândido mascando fumo, Pão com creme na
bodega de Toinho.
Maria e Severino Pedro, mãe Lourdes, estudantes
Da Escola Normal, Ana no cavalinho de goma,
Rua do comércio.

Eram negros malungos nos Pontões, Reisados e Congos.
Cordão Encarnado, Cordão Azul e os filhos de Zé de Bú...

A Pombal que a gente viu são lembranças levadas
pela estrada de ferro à Rua do Guindaste,
Pereiro, Cruz da Menina e o Rói Couro.

A Pombal que a gente viu era casamento fugido
Namoro proibido, Jeep chegando,
Noivo dizendo sim,
Padre Gualberto casando.

Bar de Maria de Biró, Zuca fabricando móveis
Zuza realizando bingos, seu Lau fabricando lamparinas,
Bicho no cambista, crediário nas Lojas Paulistas.
Zé do Bigodão a Rua Estreita de saudades ilumina.

Corredor do rio, Xiquexique, Araçá, Areal.
A Pombal que a gente viu era lanterna ofuscante de Galdino,
Música boa, Lord Amplicador, Cine Lux,
Clemildo, recado, convite enterro.

Ribinha na bicicleta por entre as panelas de Jubinha
malabarismos, bola de meia sirene anunciando onze e meia.
Bronze da Matriz, Riacho do Bode, Pedra do Sino.

Era Leó na objetiva, Sôlha sempre com
Um objetivo, lendo de tudo.

Era fogo, é salário pago com vida.
É discurso longo de professor Arlindo na procissão,
Eram promessas pagas, Rosário na mão.
Cachimbo Eterno, Cacete Armado, Nova Vida, Os Daniel
No Alto do Cruzeiro
Rua do comercio e as mulheres fuxicando nos terreiros.

Era Ticho partindo pra São Paulo,
Era Maloura no parto, Zé Cabeção e Bico Doce
Esperando que eu parta.

Agnelo era zagueiro, “Négo” Adelson Goleiro.
Noé e Zezinho eram sapateiros e Bihino cachaceiro.

A Pombal que a gente viu são lembranças
Gostosas presentes nas sombras das oiticicas,
Arrubacão e cachaça na beira do rio, tapioca de Xica Pavi.
Cadeia antiga: prisão de sonhos e velhas lembranças.

Coluna da Hora não deixa o tempo ir.
Banca de Revista do ‘Escurinho”, álbum bom de colecionar.
Igreja do Rosário, jogo de bola de meia ou cabeça de calunga.

Era o Avelozsão, era o São Cristóvão entrando em campo,
São os que já saíram de campo...

Era a usina beneficiando algodão
Era a Oiticica beneficiando a cidade.

O apito da fábrica e a fumaça escura da chaminé
Irritando nossa inocência.

Era a SEDE e o Pombal Ideal Clube.
A Pombal que a gente viu era filme reprisado.
Era recado enviado à namorada
Pelas difusoras do Parque Maia.
Era camisa boluon e voltomundo, Lojas Paulistas.

Anita nas orelhas, Professor Guimarães na palmatória.
Eram todos, a sua maneira, fazendo história.

Era Godôr , Pedro Jáques e Zé Capitula.
Dobrados rompendo as madrugadas,
Zé Vicente na Tuba, Eliseu, maestria de mestre, batuta sem igual.

Reizinho vendendo cal, barraca de Zé de Lau.
Barbearia de Nouvino, João Terto e Antônio
Guerra e todos que contemplaram a cidade que
Nasce por entre as serras.

Esse tal de lembrança que vem, teclas abertas que sangram
Imagens vividas, que machucam na volta, que ferem feito espinho pontiagudo no peito,
e reprisa em nossas mentes os acontecimentos.
Trazendo de volta às ruas de Pombal o nosso irmão que partiu.

É coisa de mais valor que se tem!
É maior das invenções, luz que brilha de mais.
E ao mesmo tempo é sol a se apagar na eternidade
Escondendo de nós a velha cidade.
















Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VIAGEM CULTURAL

Por Benedito Vasconcelos Mendes

Primeira etapa- Turismo religioso: Nossa primeira parada foi na cidade de Santa Cruz-RN, para visitar a maior imagem religiosa do mundo, Santa Rita de Cássia, com 56 metros de altura, projetada pelo famoso escultor Alexandre Azedo  de Lacerda (arquiteto e professor da Universidade Federal da Paraíba). 

A segunda parada foi em Juazeiro do Norte-CE, para visitar a estátua do Padre Cícero, com 25 metros de altura, feita pelo escultor pernambucano Armando Lacerda (pai do famoso escultor e arquiteto, Alexandre Azevedo de Lacerda). Em Juazeiro visitamos também, o Museu do Horto (Casarão do Padre Cícero). 

Nossa terceira visita foi ao Crato-CE, onde conhecemos as novas edificações do Monumento de Nossa Senhora de Fátima, com 52 metros. Nossa comitiva de viagem está composta por minha pessoa (Benedito Vasconcelos Mendes), Susana Goretti Lima Leite, Elisângela Leite Duarte e José Altevir Duarte.Publicado em 23 de jul de 2017.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JORNADAS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGAÇO NO CEMITÉRIO | O CANGAÇO NA LITERATURA #58

https://www.youtube.com/watch?v=4ymyuUYc0xA

Publicado em 23 de jul de 2017
Sabiam que o cemitério de sua cidade pode trazer muitos segredos? Pois bem, acompanhem a recapitulação deste episódio de 2014. Vamos assistir?
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3 MILHÕES DE ACESSOS

Por José Mendes Pereira

O nosso blog " Blog do Mendes e Mendes"  ontem à noite, atingiu um total de 3 milhões de acessos, prova que ele continua no caminho certo. Lógico que eu tenho a minha parcela de contribuição, apenas  por organizá-lo, mas devemos agradecer a quem produz bons textos sobre cangaço, e são enviados pelos escritores, pesquisadores, historiadores, estudantes mais ligados ao assunto, e também enviados por pessoas que estão começando Estudar o "Cangaço".

Os países que mais acessam o nosso blog são: 

1 - Brasil;
2 - Estados Unidos;
3 - Alemanha;
4 - Portugal;
5 - Rússia.
6 - China;
7 - Malásia;
8 - França;
9 - Reino Unido;
10 - Índia.

Os Estados Unidos continuam em 2º lugar de  acessos ao nosso blog.

Ao lado esquerdo do nosso blog existia um globinho que ficava girando e marcava o número de acessos de todos os países, exceto aqueles países que ainda mantém os seus regimes duros, e que não permitem internet ou outra coisa semelhante às suas nações, mas, infelizmente, não sei, possivelmente, poderá ter sido excluído por empresa que administra blogs, e que o globinho talvez não fazia parte da sua responsabilidade administrativa, acho eu, e realmente, alguns meses passados, eu recebi um comunicado que alguns itens do blog iriam ser excluídos. A estatística do blog só apresenta os dez países que mais acessam. Mas o globinho apresentava todos, com algumas exceção. 

Um blog só continua sendo acessado se forem postados bons materiais, e isso o http://blogdomendesemendes.blogspot.com tem de sobra, porque os colaboradores são de primeira categoria.

Agradecemos a todos os colabores e aos amigos leitores. Muito obrigado!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

POMBAL COMEMOROU 155 ANOS DE CIDADE NA SEXTA-FEIRA (21)

Por Marcelino Neto

A cidade de Pombal comemorou no dia 21 deste mês de julho, 155 anos. Historicamente uma das mais antigas do Estado, trazendo ainda em seu calendário três datas importantes:

04 de maio de 1772 - elevação do Arraial à categoria de Vila, com a denominação de Vila de Pombal, na mesma data também ocorre sua emancipação política.

27 de Julho de 1698 - No sertão das Piranhas, lugar conhecido como Povoação do Piancó, Teodósio de Oliveira Lêdo fundou o Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó (Pombal).

E 21 de Julho de 1862 - a Vila de Pombal é elevada à categoria de cidade.

Enaltecida por ter sido berço e porta de entrada para a civilização sertaneja, ainda é referendada por muitos pelos ilustres filhos, entre eles, o economista Celso Monteiro Furtado.

O momento histórico não será esquecido pela atual gestão municipal e uma programação para marcar a data efeméride está sendo elaborada.

Reuniões já foram feitas para avaliar o que poderá ser possível realizar este ano dentro do previsto no orçamento.

Shows envolvendo artistas da terra, atividades esportivas, religiosas e culturais deverão fazer parte da realização.

A programação, logo que for definida, estará sendo divulgada através das rádios e redes sociais.

Pombal nos últimos anos vinha registrando seu momento de expansão a partir de políticas públicas calcadas  nos diversos campos, entre eles, econômico e social assumindo a condição de cidade em desenvolvimento.

Deste modo, na sequência cronológica de suas datas: Arraial, Vila e Cidade representa um marco e referência na história da Paraíba.

Marcelino Neto 

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com