Seguidores

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Maria Bonita: 100 anos de História.

Por: João de Sousa Lima
 
[Jo%C3%A3o+de+s.+lima.JPG]  
Ainda em comemoração aos 100 anos de Maria Bonita, vem aí a exposição:
 
Maria Bonita em Nós.


  
Dia 05 a 08 de Maio de 2011.
 
Durante o evento teremos a participação do Cantor Raimundo Sodré.
 
Luiz Caldas e Raimundo Sodre

No show estará somente  o cantor Raimundo Sodré
Haverá uma edição especial da Mala do Poeta, com poesias temáticas sobre o cangaço.

participem, divulguem.
 

O Cangaceiro Asa Branca


O cangaceiro Asa Branca

            Ontem, dia 1º. de maio de 2011, visitando o túmulo do cangaceiro Jararaca, eu me deparei com  o túmulo do cangaceiro Asa Branca, que mesmo eu sendo um cativo visitante daquela cova, jamais tinha percebido que Asa Branca, os seus restos mortais estavam ali, juntinho dos restos mortais de Jararaca.

            Vendo a foto e a legenda, perguntei a um senhor que fazia limpeza aos redores dos túmulos (não quis ser fotografado e nem  se identificou), e ele me afirmou que era realmente o túmulo do cangaceiro Asa Branca.

            Perguntei sobre a cova do cangaceiro Colchete, e ele me informou que é ali mesmo, mas no meio de tantas covas abandonadas, ninguém sabe onde está os restos mortais do facínora.  

 
Túmulo do cangaceiro Asa Branca

           Não duvidando, mas para efeito de confirmação, procurei uma outra pessoa, e encontrei esta senhora, Carla, funcionária pública municipal, que presta seus serviços no próprio Cemitério São Sebastião de Mossoró, e ela me afirmou com todas as letras da verdade, que é o túmulo do cangaceiro Asa Branca.


Carla Cristina Bezerra

            Antonio Luiz Tavares, o Asa Branca, nasceu no dia 10 de Janeiro de 1902, e faleceu em Mossoró, no dia 02 de Novembro de 1981, segundo está gravado no seu próprio túmulo.

           Nos anos 70, eu morava no bairro Bom Jardim, e o ex-cangaceiro de Lampião, o "Asa Branca", residia em uma rua paralela. Eu o conheci muito, mas só de vista e chapéu, pois jamais tive conversa com ele. 

Leia o que escreveu este jornalista, o Tomislav R. Femenick, do Jornal "O Mossoroense" sobre o cangaceiro Asa Branca

http://www.tomislav.com.br/img/tomislav_femenick.jpg
Tomislav Femenick
Foto do seu arquivo

             No dia nove passado, Mossoró iniciou as comemorações dos oitenta anos da celebre resistência, que seus cidadãos fizeram ao ataque que o bando de Lampião intentou contra a cidade. Três pessoas de minha família tiveram a honra de receber, em nome dos nossos antepassados, a Medalha do Mérito da Resistência, dada pela senhora prefeita, Fafá Rosado: eu recebi a honraria dada ao meu bisavô, o cel. Vicente Ferreira Cunha da Mota; Haroldo Ferreira da Mota, em nome do nosso tio, o Padre Mota, e Ricardo Jorge Duarte Galvão, em nome do seu avô e meu tio Francisco de Araújo Galvão.

             Há quarenta anos, portanto em 1967, publiquei nos jornais “O Povo”, de Fortaleza (edição de 28 de Setembro de 1967) e o “Diário de Pernambuco”, de Recife (edição de 01 de Outubro de 1967) uma matéria sobre um dos últimos sobreviventes do bando de Lampião, e que, surpreendentemente, pacificamente vivia em Mossoró. A transcrevo a seguir:

              “Foi recentemente localizado nesta cidade um dos mais famosos membros do grupo de cangaceiro de Virgulino Ferreira, o Lampião, a quem serviu e acompanhou na senda do crime, por cinco longos anos. Trata-se de Antônio Luiz Tavares, o Asa Branca, que era conhecido como um cangaceiro de bons modos e de trato amável. Porém, enquanto permaneceu no bando, ele vivenciou todas as peripécias que faziam parte do cotidiano dos cangaceiros: ataques, saques, sequestros, mortes, agruras e, também, fugas.
               Hoje, com fala macia e procurando se esquivar do seu passado, Asa Branca não deixa transparecer, no seu atual proceder, aquele homem de ontem, quando era um dos ‘cabras do Capitão Virgulino’ – usando as suas próprias palavras. Antônio Luiz, segundo nos contou depois de muito pensar, teve seu pai assassinado, quando ele tinha apenas dois meses de vida, em Cajazeiras do Rio do Peixe, cidade do interior da Paraíba. Depois de crescido e de compreender a causa de sua orfandade, vingou o crime, quando ainda com a idade de 13 anos.

                – ‘O assassino de meu pai era protegido do chefe político do lugar – declarou-nos. Ele não sofreu nada pela morte que praticou, mas eu talvez morresse na mão da polícia ou dos outros cabras. O jeito foi o cangaço. Lampião me aceitou e eu fui cumprir a minha sina. Vida dura e difícil, mas em todo caso era vida. No cangaço a gente faz muita coisa que não gosta, mas muito pior era não viver. Lutar com a polícia para viver era muito melhor do que ter certeza de que morreria se caísse nas mãos dos parceiros do homem que matou meu pai’.

               Um ano depois de seu primeiro crime, isto é, em 1922, Lampião fez uma visita à propriedade onde Antônio Luiz Tavares se encontrava escondido. A presteza com que o jovem, de apenas 14 anos, fazia uso de armas de fogo aguçou a curiosidade do Rei do Cangaço. Prontamente o recrutou para o seu bando. Antônio Luiz Tavares se transformou em Asa Branca e varou os sertões do Nordeste por cinco anos com o grupo de Lampião, tomando parte em todos os assaltos, praticando atrocidades que a vida nômade do cangaço lhe impunha. Participou do assalto ao Apodi, como de tantos outros, e esteve no ataque a Mossoró, atirando contra a trincheira da Estrada de Ferro.
http://1.bp.blogspot.com/_LLy5HkM_Ck8/THbnmD2UvbI/AAAAAAAACtQ/3lPU-q82b7U/s400/bando+de+Lampi%C3%A3o.jpg
Bando de Lampião em Limoeiro do Norte
               Asa Branca foi preso pela polícia do Ceará e recambiado para Mossoró, ainda no tempo em que cangaço era coisa comum no Nordeste. Aqui foi julgado e cumpriu pena de 10 anos. Paga a sua dívida para com a sociedade, ele voltou para o Ceará. Somente retornou para Mossoró quando já estava esquecido. Agora, quando é cidadão pacato, pai de família e trabalhador (ele fez questão de ressaltar isso), não quer se lembrar que já fez algo errado. Trabalhando no Instituto de Educação de Mossoró, no meio de professores e estudantes, ele se diz feliz.

               Recentemente, o cidadão Luiz Tavares da Silva foi convidado a comparecer a uma reunião do Rotary Clube de Mossoró. Lá também estava o Dr. Abel Freire Coelho, o promotor que o acusou quando do seu julgamento. Acusador e acusado de ontem trocaram apertos de mãos, como dois bons cidadãos de hoje”.

As fotos foram batidas pelo meu neto: "Anthony D' Karlos Mendes"

Bin Laden está morto


Bin Laden

          Nunca um país foi tão humilhado quanto os Estados Unidos.  No dia 11 de setembro de 2001, Os Estados Unidos viram o seu orgulho, as "Torres Gêmeas" se desmoranando no meio do fogo.  Os ataques foram praticados contra alvos civis, e  aconteceram numa manhã do dia 11, quando quatro aviões comerciais foram tomados pelos terroristas, e desviados para tentarem suas vinganças, sendo que dois deles foram jogados contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Novo York.

 
          O terceiro avião, mesmo o Estados Unidos American Airlines Flight 77, foi reportado pelas autoridades norte-americanas como tendo sido intencionalmente derrubado contra o Pentágono pelos sequestradores, no Condado de Arlington, Virgínia.
          Nestes atentados morreram  2.973 pessoas. Desde a Guerra de 1812, esse foi o primeiro ataque de efeitos psicológicos e altamente corretivos imposto por forças inimigas em território americano.
 
 
          Mas finalmente, com a sua força e extratégia,  os Estados Unidos venceram o maior terrorista, o home que desejava matar o maior número de seres humanos, como forma de protesto aos Estados Unidos.
 
Vídeo da Globo.com
 
Presidente americano anuncia morte de Osama Bin Laden
 
 Globo.com - Vídeos
 
Notícias da Veja - Abaixo
 
           A operação que matou Osama bin Laden também deixou três homens e uma mulher mortos, incluindo um filho do chefe da Al Qaeda, informaram fontes oficiais. "Além de Osama bin Laden, três homens foram mortos na operação", afirmou a fonte, que não quis ser identificada.
           Dois dos homens trabalhavam como mensageiros de Bin Laden e o terceiro supostamente seria um filho de Bin Laden.
          "Uma mulher foi morta quando foi usada como escudo por um combatente. Duas outras mulheres ficaram feridas", afirmou ainda a fonte, acrescentando que a operação durou menos de 40 minutos.
            Um fator chave para a operação foi o esforço contínuo das agências de espionagem americanas em rastrear um mensageiro de confiança de Bin Laden.
           As forças americanas perderam um helicóptero na operação devido a um problema técnico, e o aparelho foi destruído pelos americanos, segundo a fonte.
          O esconderijo - Outros oficiais falaram dos informes da inteligência que revelavam a elaborada segurança do complexo onde Bin Laden estava escondido. Localizada a cerca de duas horas da capital Islamabad, em Abbotabad, a mansão era protegida por muros de 5,5 metros de altura, encimados por cercas de arame farpado. A preocupação com a privacidade dos moradores também se manifestava na existência de poucas janelas e na falta de conexões telefônicas, passíveis de rastreamento. Avaliada em um milhão de dólares, a mansão teria sido construída em 2005 com o objetivo de servir como refúgio aos principais terroristas da Al Qaeda.


(com Agência France-Presse)

veja.abril.com.br/noticia/.../