Seguidores

domingo, 20 de março de 2022

OS LANÇAMENTOS RESERVADOS PARA PAULO AFONSO NOS GRANDES ENCONTROS CARIRI CANGAÇO -PARTE 2

 Por Manoel Severo

Este programa dos Grandes Encontros Cariri Cangaço é mais um da série prévia para a realização do Cariri Cangaço Paulo Afonso, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de março de 2022.

Manoel Severo traz para o segundo programa da série, quatro pesquisadores e escritores que estarão também lançando suas obras dentro da Programação do Evento em Paulo Afonso.

Estão presentes neste Grandes Encontros Cariri Cangaço, os escritores: João de Sousa Lima, anfitrião em Paulo Afonso que estará lançando seu festejado "MARIA BONITA A RAINHA DO CANGAÇO" ; o escritor Junior Almeida de Capoeiras-PE que lança : "LAMPIÃO EM SERRINHA DO CATIMBAU"; o escritor Moacir Assunção, que lança a nova edição do clássico "OS HOMENS QUE MATARAM O FACINORA" além do escritor baiano de Feira de Santana, Gilmar Teixeira que também estará lançando a nova e aguardada edição de: "QUEM MATOU DELMIRO GOUVEIA"

O programa Grandes Encontros Cariri Cangaço, será gravado ao vivo na noite desta terça-feira, dia 22 de março de 2022, no canal do YouTube do Cariri Cangaço.

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/03/os-lancamentos-reservados-para-paulo_19.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

SÃO JOSÉ

 Clerisvaldo B, Chagas, 21 de março de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.675

        Sábado passado, dia 19, estava desatento à data, quando Jeane Chagas e Paulo Moraes, me enviaram mensagens de bela estampa do pai de Cristo. Fiz como o antigo doido Agissé de Santana do Ipanema, batei a mão à cabeça ao lembrar do padroeiro do meu bairro. A imagem é tão bela que reproduzi aqui abaixo, muito embora não viesse o seu autor. Além da sua própria história tão conhecida no mundo inteiro, ainda tem a construção da sua igreja na veterana localidade COHAB VELHA no incentivo de elevação a bairro. Para quem observou o antes e o depois, muito foi acrescentado àquela região após a inauguração da igrejinha de São José. Como várias outras igrejas, teve muita política no meio, discussões e tempo longo para conclusão, à exemplo da igrejinha de São Pedro e a do Bairro Clima Bom.

Prestigiado no Sertão inteiro, O santo é quem marca o período chuvoso, segundo os sertanejos. Mas, este mês de março já choveu várias vezes pouco ou muito. E se não choveu no sábado passado, exatamente no seu dia, não será por causa disto que teremos um inverno fraco. Nosso tempo sertanejo está variando sempre entre dias quentes e dias nublados com aspectos de inverno. E ainda pelo conhecimento do povo, temos no sertão o marceneiro, o carpinteiro e o “carapina”, sabe a diferença entre eles? São José foi carpinteiro, diz a tradição. Não sabemos informar se houve missa ou outros atos na igreja do nosso bairro, mas à tardinha muitos foguetes espoucaram para aquelas bandas.

São José é padroeiro da Igreja Universal da Boa Morte, das famílias, dos artesãos, dos engenheiros e trabalhadores. É também padroeiro das Américas, Canadá, China, Croácia, México, Coreia, Áustria, Bélgica, Peru, Filipinas e Vietnã, segundo nos informa certo site.

São José teria morrido aos vinte anos de Jesus. Também informações apócrifas dizem que ele era discreto, trabalhador e viúvo, ao casar com Maria. Muito pouco se fala dele nos Evangelhos. Entretanto quem é devoto de São José continua com fé inabalável independente de novas descobertas do esposo da Mãe de Deus.

SÃO JOSÉ (DIVULGAÇÃO)  


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TA´CHEGANDO!

Por Manoel Severo 

Absolutamente Imperdível !!!

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/03/ta-chegando.html

http://blogodmendesemendes.blogspot.com


OS LANÇAMENTOS RESERVADOS PARA PAULO AFONSO NOS GRANDES ENCONTROS CARIRI CANGAÇO -PARTE 1

 Por Manoel Severo

Este programa dos Grandes Encontros Cariri Cangaço é mais um da série prévia para a realização do Cariri Cangaço Paulo Afonso, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de março de 2022.

Manoel Severo traz para o programa quatro pesquisadores e escritores que estarão lançando suas obras dentro da Programação do Evento.

Estão presentes neste Grandes Encontros Cariri Cangaço, os escritores: Valdir Nogueira da cidade de São José de Belmonte em Pernambuco que estará lançando seu festejado "ENTRE REZAS E BACAMARTES" ; a escritora Célia Maria de João Pessoa na Paraíba que lança duas obras: "DICIONÁRIO IMAGINÁRIO DE UMA CANGACEIRA" e "O CANGAÇO NO CORDEL"; o escritor Archimedes Marques de Aracaju, Sergipe, que lança o terceiro volume de sua obra "LAMPIÃO E A HISTORIOGRAFIA DE SERGIPE" além do escritor paraibano Bismarck Oliveira que também estará lançando duas obras: "CANGACEIROS DE LAMPIÃO DE A A Z" e "A INVASÃO DE SOUSA".

O programa Grandes Encontros Cariri Cangaço, será gravado ao vivo na noite desta quarta-feira, dia 16 de março de 2022, no canal do YouTube do Cariri Cangaço.

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/03/os-lancamentos-reservados-para-paulo.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIROS ENTERRADOS EM MOSSORÓ

 Por José Mendes Pereira


Este é o Cemitério Público São Sebastião de Mossoró, conhecido como sendo o Cemitério Velho, porque já foi feito outro cemitério público, além de outros particulares. 

Aqui estão enterrados três ex-cangaceiros do bando de Lampião, sendo eles:


1 - José Leite de Santana, conhecido no mundo do crime por Jararaca, e fazia parte da "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia". Era chefe de um subgrupo de facínoras do capitão Lampião. Ele nasceu em Buíque, no Estado de Pernambuco, no dia 5 de maio de 1901, e foi covardemente assassinado dentro do Cemitério de Mossoró, no dia 18 de junho de 1927). 

Dizem que quando perguntaram se ele sabia para que seria àquela cova aberta no cemitério, e ele respondeu aos policiais o seguinte:

- Saber eu não sei não, mas já estou calculando. É para mim, né? Mas só fazem isso comigo, porque eu me sinto com as mãos inquiridas (algemadas) e sem armas..., mas não dou o gosto de se gabarem que eu pedi para não me matarem, e vão ver como morre um cangaceiro..., mas saibam que vão matar um homem mais valente..., 

Aí não deu mais tempo. Deram-lhe uma coronhada e uma punhalada mortal..., relatou dias depois os momentos finais do capanga de Lampião, o capitão de nome Abdon Nunes, que comandava a polícia em Mossoró: “Foi-lhe dada uma coronhada e uma punhalada mortal. O bandido deu um grande urro e caiu na cova, empurrado. Os soldados cobriram-lhe o corpo com areia”.

Túmulo do Jararaca em Mossoró

Alguns religiosos evangélicos (vejam que estou dizendo alguns evangélicos), reclamam que não entendem o porquê de tantas visitas e adorações  ao túmulo de um homem que durante a sua vida, só fez coisas ruins, matando, roubando, depredando fazendas, vilarejos etc. 

Mas nós, católicos, temos outro pensamento. Não entendemos, o porquê de tantas reclamações destes religiosos, quando eles mesmos pregam e ensinam que "não devemos julgar ninguém". E por que eles julgam aqueles fiéis que procuram visitar o túmulo de quem não teve sorte na vida, e foi desprezado pela sociedade, principalmente, pelo o governo que não lhe deu assistência, para seguir uma vida com dignidade?

Com essas críticas de alguns religiosos, nós, católicos, entendemos que, as suas pregações não significam nada em favor de Jesus Cristo, e sim, apenas meios de sobrevivência.  

O próprio Jesus Cristo disse que nós não devemos julgar ninguém. E por que eles que criticam das pessoas que visitam o túmulo do ex-cangaceiro Jararaca, ou, julgam quem foi massacrado durante a sua vida aqui na terra? 

Ensinar a alguém que não se deve julgar os outros, é muito fácil para qualquer um de nós. Mas, quando se trata de praticarmos, é coisa que jamais o ser humano quer fazer. Então, deixem quietos os que acreditam que o Jararaca obra milagres.

2 - Antonio Luiz Tavares, conhecido no mundo crime como sendo o cangaceiro Asa Branca. 

Mais ou menos em 2016/17, na parte da noite, 8 horas, possivelmente, eu estive no Hotel Thermas de Mossoró, com o escritor/hstoriógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros, e ele me falou sobre a primeira prisão do cangaceiro Asa Branca, que foi em Natal-RN, e depois, recambiado para Mossoró. Vamos ver o que ele disse:

Por Rostand Medeiros

Amigo Mendes:

Como prometido, segue o material do dia 26 de julho de 1928, do jornal "A República", de Natal. Veja que Asa Branca começou a cumprir sua pena em Natal, sendo recambiado para Mossoró, junto com seus dois companheiros de prisão.

Dona Francisca da Silva Tavares é a segunda esposa do cangaceiro Asa Branca, e reside aqui em Mossoró-Rn.

O fato da segunda esposa do cangaceiro Asa Branca (Francisca da Silva Tavares) não saber disso, deve ser bem simples; ele não contou a ela, porque achou que não valia a pena.

Imagino que alguém que passou vários anos na cadeia, não tinha maior interesse em falar nisso. É o que eu acho.

Aconselho a você imprimir este material e mostrar aos familiares dele, para que conheçam um pouco mais de sua história.

Veja o recorte do jornal A República datado de 26 de Julho de 1928.


TEXTO DIGITADO POR JOSÉ  MENDES PEREIRA - Não criticar a grafia

NOTAS POLICIAIS:

Com officio datado de 1º. do corrente, do Dr. Secretário da Segurança Publica do Estado do Ceará, foram apresentados ao dr. Director Geral do Departamento da Segurança Publica deste Estado, os criminosos da Comarca do Apody, Antonio Luiz Tavares, vulgo, "Asa Branca", "Julio Santanna de Mello, por alcunha "Julio Porto", e Antonio Joaquim da Costa, por autonomazia "Rocxinol" capturados ultimamente naquelle Estado, os quaes depois de identificados, foram recolhidos a Casa de Detenção. 

Esses criminosos fizeram parte do grupo de cangaceiros chefiado por Massilon Leite, que invadiram em 1926 a cidade de Apody.

Um abraço. Do amigo

Rostand Medeiros 

Rostand Medeiros é natural do Rio Grande do Norte (capital Natal), historiógrafo, pesquisador do cangaço e administrador do blog: http://tokdehistoria.com.br

Foto do túmulo do cangaceiro Asa Branca em MossoróRN-Brasil


Conheçam as netas do ex-cangaceiro Asa Branca que residem no Rio de Janeiro. 

Mais ou menos em 2016, pesquisando, encontrei estas netas de Asa Branca no Rio de Janeiro, que até então, não tinham roteiros do avô e tios. Hoje, a família já mantém contato, muito embora, ambas, ainda não se encontraram. Mas planejam um dia uma viagem no Rio ou para Mossoró.


Esta é Maria do Socorro Oliveira Tavares filha de José Luis Tavares que era filho de Antonio Luiz Tavares o ex-cangaceiro Asa Branca. Ela nasceu na capital de Fortaleza no Estado do Ceará.  Segundo ela, foi morar no Rio de Janeiro em companhia dos pais quando tinha 2  anos de idade. 


Andreia Cristina Oliveira Tavares também é filha de José Luiz Tavares, neta do ex-cangaceiro Asa Branca, e sua avô se chamava Sebastiana Venâncio, que foi a primeira esposa do cangaceiro Asa Branca. 

Segundo me informou dona Francisca da Silva Tavares, que  quando o Asa Branca se casou com dona Sebastiana Venâncio, ele ainda estava na cadeia, pagando pelos crimes do tempo em que fazia parte da Empresa de Cangaceiros Lampiônico & Cia, de Virgolino Ferreira da Silva, o afamado rei do cangaço Lampião.

Antonio Luiz Tavares o "Asa Branca" nasceu no dia 10 de janeiro de 1902, e faleceu de problemas cardíacos em Mossoró, no dia 02 de novembro de 1981, sendo que os seus restos mortais repousam no Cemitério São Sebastião em Mossoró, aos fundos do túmulo de José Leite de Santana, o ex-cangaceiro Jararaca. 

Eu fui vizinho do Asa Branca no bairro Bom Jardim, mas nunca tive uma conversa com ele. Logo, naquele tempo, todo mundo temia manter contato com criminosos, muito embora, o Asa Branca, nunca mudou o seu comportamento no bairro em que morava. Desconheço qualquer atitude grosseira dele com a sua vizinhança. Nem ele, e nem a sua generosa família. 

O professor e pesquisador do cangaço Francisco Borges ao lado do túmulo de Antonio Luiz Tavares - o cangaceiro Asa Branca. Foto feita no dia 24 de Dezembro de 2012 -  no Cemitério São Sebastião, em Mossoró-Rn por Anthony D' Karllos Mendes meu neto.

O que está centralizado na foto é Francisco da Silva Tavares, filho do cangaceiro, e foi assassinado aos 24 anos, morte feita por seu primo. Mas o assassino  posteriormente foi assassinado. O motivo, coisas banais. Segundo dona Francisca da Silva Tavares, a senhora que aparece ao lado direito é uma parenta do cangaceiro. 

O professor e pesquisador do cangaço Francisco Borges ao lado do túmulo de José Leite de Santana, o cangaceiro Jararaca. - Foto feita no dia 24 de Dezembro de 2012 - no Cemitério São Sebastião - em Mossoró-Rn por Anthony D' Karllos Mendes meu neto.

3 - O cangaceiro Colchete, que não sabemos o local da sua cova, e nem temos fotos dele.

Este trabalho eu dedico às netas do cangaceiro Asa Branca, pois elas residem na cidade maravilhosa Rio de Janeiro, Maria do Socorro Oliveira Tavares e Andreia Cristina Oliveira Tavares.

Informação: Os evangélicos não se sintam feridos, porque não são todos, e sim, uma parte que não conhece nada sobre a bíblia, e fica contrariando. Se não é para julgar, e por que alguns julgam.

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO ENTERRADO EM BARBALHA-CE.

Por Lampião, Governador do Sertão 

https://www.youtube.com/watch?v=4wjXJk8CSUU

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MASSILON DE HONÓRIO DE MEDEIROS

 Por Kydelmir Dantas

Quando da realização do XI Fórum do Cangaço, promovido pela SBEC (Mossoró – 2008) o Professor Doutor Honório de Medeiros já nos abrilhantava com uma palestra sobre este personagem, importante na história do ataque de Lampião e seus cabras a Mossoró, sob o título: Quem foi Massilon?

Honório de Medeiros

Neste ínterim já se referia a uma ‘nova onda do cangaço’, surgida a partir do momento em que os focos dos pesquisadores deixaram de ser apenas o cangaceiro Lampião, mas viraram-se para os demais componentes e/ou participantes deste fenômeno sócio cultural do Nordeste brasileiro, o Cangaço.

Algumas pessoas desavisadas, quando se fala no tema, acham que cangaço é apenas a imagem do que foi Lampião – herói, pra seus amigos, e bandido, para seus inimigos e vítimas – e o que é – o mito criado e pesquisado na atualidade. Esquecem que o cangaço foi uma moeda de duas faces: De um lado, os cangaceiros, coronéis e coiteiros; d’outro, as forças legais, representadas pelas Polícias estaduais, as volantes e, também, os coronéis.

Em verdade, Honório de Medeiros não foi o primeiro a desviar sua pesquisa para um personagem secundário (?) da história do cangaço - outros nomes já foram estudados e apresentados - mas foi, com certeza, o que mais aprofundou-se na vida de Massilon Leite, considerado um dos mentores do assalto a Mossoró, juntamente com o Coronel Isaías Arruda, de Aurora – CE.

Em seu livro, “Massilon (Nas veredas do Cangaço e outros temas afins), Honório apresenta o resultado de uma pesquisa séria e de longo percurso, com mais de seis anos, nas pegadas deste homem. Antes, porém, imprime suas pegadas memoriais no início do século XX, vislumbrando o Rio Grande do Norte, Mossoró e o Sertão daqueles tempos. A partir deste viés, passa a acompanhar os passos do vaqueiro, comprador e vendedor de reses, desde o seu nascimento, ‘provavelmente em Timbaúba dos Mocós – PE’, segundo o autor, até sua morte, em Caxias – MA, no ano de 1928.

Além disto, que é o tema principal do mesmo, o livro traz dados, datas, fatos e informações sobre personagens e temas correlatos à ‘Resistência de Mossoró’ ao ataque dos cangaceiros comandados pelo ‘capitão Virgolino Lampião’, como este se assinou no bilhete escrito de próprio punho e enviado ao Prefeito Rodolpho Fernandes, naquele dia fatídico para Lampião e seus bandidos, 13 de junho, e vitorioso para Mossoró e seus dignos cidadãos e heróis da resistência, naquela tarde de uma segunda-feira de 1927.

Com mais este trabalho, a bibliografia cangaceira ganha um livro de peso, de um pesquisador que dignifica e faz parte da ‘Nova Onda do Cangaço’, que é mostrar e deixar para as novas e futuras gerações o registro sério de nossa História. Que outro(a)s apareçam e façam o mesmo. Com as nossas saudações Sbequianas!

Kydelmir Dantas; Poeta, pesquisador e escritor de temas ligados ao Nordeste brasileiro; de Nova Floresta – PB, radicado em Mossoró – RN. Sócio-fundador da SBEC.

http://cariricangaco.blogspot.com/2010/07/o-massilon-de-honorio-medeiros.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com