Seguidores

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Morte do cangaceiro Mergulhão

 Por Rubens Antonio
No detalhe, cangaceiro "MERGULHÃO" (Antonio Juvenal), quando posava para a câmera de Alcides Fraga, em 17/12/ 1928, no lugarejo Ribeira do Pombal/BA.

A 07 de Janeiro de 1929 travou-se o combate de Abóbora, povoado de Juazeiro, BA, lembrado pela morte de Mergulhão, cujo nome era Antonio Juvenal da Silva, mas que aparece citado também, na literatura sobre o Cangaço como Antônio Rosa. Da visita ao local pode colher alguns depoimentos e bater algumas fotos.

Antecipando algo do material, observo que a povoação está muito mudada, em relação ao contexto de então, mas há muitos elementos reconhecíveis e outros identificáveis através de testemunha ainda viva dos eventos.

Sabemos que o fogo se deu quando a volante chegou e os cangaceiros dançavam em uma casa, num forró.

A causa do forró, na verdade, era alheia aos cangaceiros. Era festejo local pela construção de uma nova "armação" para a feira do povoado, que, na verdade, não passava de uma arranjo descontínuo e desordenado de casas mais esparsas.

O cemitério local foi o sítio de maior destaque, onde morreram os dois policiais, soldados José Rodrigues e Manoel Nascimento.

Segundo a autópsia:

"José Rodrigues, com um ferimento com orificio de entrada na região dorsal superior e orifício de saída sobre o mamillo direito; Manoel Nascimento com três tiros; um que penetrava entre a 6ª e a 7ª lombar, com destruição das anças intestinais e orifício de saida sobre a crista illiaca com fractura; outro na região anterior direita do thorax e outro na região cervical esquerda." 

Rochedo em que Lampião e Ezequiel se apadrinharam para disparar contra a volante, que se encontrava no Povoado de Abóboras. A posição da volante era aproximadamente a da caixa d'água vista ao longe, entrincheirada no antigo cemitério.

Edilson dos Santos, proprietário do terreno, aponta a localização da sepultura do cangaceiro Mergulhão.

Pequenas pedras restantes da sepultura do cangaceiro Mergulhão.

 Sítio da sepultura de MERGULHÃO

João Alves Guimarães apontando localização da entrada do antigo cemitério.

As pedras diante dos seus pés são do antigo portal.

A terraplenagem e a pavimentação foi feita somente com a retirada das lápides. Portanto, os restos dos sepultos ainda estão aí.

Próximo à quina branca que se vê à esquerda estão sepultados os restos de um dos soldados mortos no tiroteio. Seguindo-se em frente, em direção à rua, encontram-se os restos do outro soldado.Abraços!

Rubens Antonio

(*)Professor e palestrante sobre História Geológica da Bahia, Antropologia, Geologia, Epistemologia, Metodologia do Trabalho Científico, História da Ciência .Fonte da Matéria: Comunidade do Orkut - Cangaço, Discussão Técnica do amigo Ronnyeri .PARABENIZO O AMIGO " RUBENS ANTÔNIO " PELA EXCELENTE MATÉRIA, BEM COMO, PELO SEU DESEJO DE PRESERVAR, DOCUMENTALMENTE, A HISTÓRIA DO 
CANGAÇO E DE SEUS PERSONAGENS, ALÉM DE PARTILHAR COM TODOS, O GRANDE ACHADO. VALEU AMIGÃO !! .Um forte abraço a todos

IVANILDO SILVEIRA

Colecionador do cangaço

Natal /RN

http://www.orkut.com/CommMsgs?cmm=624939&tid=5599060542688383164&na=4&nst=1&nid=624939-5599060542688383164-5599097831560939648


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Cemitério particular da Faz. Serra Vermelha - Serra Talhada/PE

Parece que pai só serve mesmo para trabalhar, sustentar filhos, e só é querido por eles, se tiver algum recurso, do contrário é apenas uma cumeeira  inútil. 


Veja o estado do Cemitério que guarda os restos mortais de


José Saturnino, o inimigo nº. 1 de


Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.

 

Aqui Jaz "Zé" Saturnino, 1º inimigo de Lampião.


Cortesia de Tai Nogueira / Serra Talhada-PE.
Créditos: Dr. Ivanildo Silveira

Lampião Aceso 

Valdemar Damasceno



Em 1997, Seu Valdemar Damasceno, que era o telegrafista de Piranhas, na época do ataque do tenente João Bezerra ao bando de Lampião, na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, disse ao jornal "Diário de Pernambuco" que  quem deu a ordem para transmitir o telegrama para João Bezerra, comunicando a presença de Lampião na grota, foi o sargento Aniceto!.
Na época em que deu esta entrevista, Seu Valdemar Damasceno estava com 86 anos, e disse ao repórter que havia cansado  da aposentadoria, e voltou a trabalhar, como telefonista no posto telefônico da cidade, porque, em sua opinião, “quem não trabalha, morre logo”. Ele acreditava que a ida de Bezerra a Delmiro Gouveia foi só para iludir os olheiros dos cangaceiros.

O Cangaceiro LAMPIÃO - FILME - Taperoá-PB

Assista-o no YouTube

Clique duas vezes para ver o filme no YouTube


Padre Dario Castro Alves


Por: Leo Kaswiner

Reverendo Padre Dário Castro Alves

Depois do Reverendo


Paulo Medeiros Cícero Gastão;

depois do Concílio de Missão Velha, onde reuniram-se o estimado


Padre Bosco André,  

Padre Ivo e o irmão do Papa, reverendo


Jack de Witte,

trazemos hoje mais uma autoridade eclesiástica da Família Cariri Cangaço:


Monsenhor Dário Castro Alves...
"Rogai por nós..."


Extraído do Blog "Cariri Cangaço"

Os lançamentos e relançamentos no Cariri Cangaço 2011

Dentro da vasta programação do Cariri Cangaço 2011, teremos a reedição da Latada do Livro, grande feira onde poderemos encontrar os lançamentos, as obras mais cobiçadas, ficar por dentro do que acontece no mercado litertário do tema cangaço, além de conhecer o que de melhor se escreveu sobre esse fenômeno nordestino.

Dentro da Programação Oficial do Cariri Cangaço 2011, teremos o lançamento da festejada Minisérie "Sedição de Juazeiro " uma produção da FGF , tendo à frente o jornalista Jonasluis de Icapuí e o diretor Daniel Abreu em uma co-produção com a Laser Video. Teremos lançamento do Filme "Gato", de nosso confrade João de Sousa Lima, e ainda o Vídeo Documentário sobre o Cangaço, de Louise Farias.

Minisérie Sedição de Juazeiro - Produção FGF TV e Laser Video
Gato , um rastor de ódio e de sangue
Lampião e o Cangaço na Paraíba - João Bezerra da Nóbrega
Lampião em Sergipe - Alcino Alves Costa
Maria Bonita 2ª Edição - João de Sousa Lima
Pesquisador e escritor Melquíades Pinto Paiva, autor da Bibliografia do Cangaço
Lampião Conquista a Bahia de Luiz Ruben
Quem matou Delmiro Gouveia de Gilmar Teixeira
Lampião Segredos e Confidencias , Antônio Amaury
2ª Edição de Mentiras e Mistérios , Alcino Alves Costa

Serão muitos os lançamentos durante a Latada Cariri Cangaço 2011; teremos o esperado "Lampião em Sergipe" do Caipira de Poço Redondo, Alcino Alves Costa; como também mais uma edição do "Mentiras e Mistérios de Angico", o lançamento de "Regionalismo Sertanejo" de Rubinho Lima, o esperado e polêmico "Quem Matou Delmiro Gouveia" do pesquisador e escritor Gilmar Teixeira; Lampião Conquista a Bahia de Luiz Ruben, o grande lançamento de "Major Zé Inácio do Barro" do pesquisador Sousa Neto; "Maria Bonita 2ª Edição" de João de Sousa Lima; "Lampião na Paraíba" do coronel João Nóbrega Bezerra e ainda Lampião Segredos e Confidencias , Antônio Amaury.

É isso aí, quem sobreviver verá!
Cariri Cangaço 2011.

REVENDO - Programa Fantástico de 23 de Maio de 1982

Angico, 44 anos depois.

Participação de Manoel Felix e Adília.


Após o final da primeira exibição da minissérie Lampião e Maria Bonita os repórteres Paulo Markun e Johnson Gouvê, acompanhados de Dona Expedita, Vera Ferreira e Sila resolveram visitar a fazenda...



Claudia Cardinale


Claude Josephine Rose Cardinale, nasceu na Túnis, Tunísia, no dia 15 de abril de 1939. Nascida de pais sicilianos na capital tunisina. Iniciou no cinema após ganhar um concurso de beleza em 1957. Seu primeiro filme foi Goha em 1958, neste mesmo ano ela fez um pequeno papel no sucesso internacional I soliti ignoti. No início, a sua carreira foi praticamente conduzida pelo produtor Franco Cristaldi.

e Claudia Cardinalle

Nos anos 60 ela apareceu em muitos filmes italianos incluíndo: O Leopardo, Rocco e seus irmãos, de Luchino Visconti e de Federico Fellini (todos de 1963) e no épico western de Sergio Leone, Era Uma Vez no Oeste, 1968.

A sua carreira no circuito estadunidense de cinema não progrediu devido a sua falta de interesse em deixar a Europa. Os seus filmes em Hollywood incluem Circus World (1964), A Pantera Cor-de-rosa (1964) e The Hell With Heroes (1968).

Pode-se dizer que ela atuou em mais filmes de qualidade que os seus contemporâneos. Algumas das suas atuações consideradas memoráveis são: em Vagas Estrelas da Ursa Maior, de Visconti, onde interpreta uma sobrevivente do Holocausto que desenvolve uma relação incestuosa com o irmão. Em La Storia, de Luigi Comencini, com a sua interpretação de uma viúva durante a segunda guerra mundial. Além desses filmes, podemos citar também La ragazza con la valigia de Valerio Zurlini e Libera de Mauro Bolognini.


Ela permanece ativa no cinema europeu, seus últimos filmes incluem Qui comincia l'avventura (1975), Fitzcarraldo (1982), La Storia (1985) e Un homme amoureux (1987).
Claudia Cardinale se casou com Franco Cristaldi em 1966 e divorciaram-se em 1975.
Desde de 1975 vive com o diretor de cinema italiano Pasquali Squitieri.
Claudia tem dois filhos: Patrizio de um relacionamento fora do casamento com um francês, quando ela tinha 17 anos e posteriormente adotado por Squitieri e Claudia fruto da união com Squitieri.
Claudia Cardinale é uma libertária com fortes convicções políticas. Ela é uma esquerdista envolvida em questões das mulheres e dos homossexuais. Também cita o orgulho da sua herança árabe e se envolve em inúmeras causas humanitárias.
Ela escreveu uma autobiografia chamada Moi Claudia, Toi Claudia.


Fonte:
Wikipédia

TV RECORD EM PAULO AFONSO: Maria Bonita e o Roteiro Cânions e Cangaço



TV Record no Museu Casa de Maria Bonita.
a Jornalista Sílvia Dantas com sua equipe e João de Sousa Lima
realizaram o Roteiro Cânions e Cangaço.


TV Record no Museu Casa de Maria Bonita


Casa de Generosa Gomes de Sá, no povoado Riacho, Paulo Afonso, Bahia.


Jornalista Silvia Dantas



Equipe no Catamarã Raso da Catarina, de propriedade do Executive Hotel e que realiza o belo passeio no Rio São Francisco


Equipe Record e do Catamarã


As belezas do Cânion


Cânion e o registro de sua beleza natural


Cânions magnificos, belissimas formações rochosas agraciadas pelo milenar Rio.


Outro aspecto da viagem pelos corredores entre os cânions

Postado por Joõa de Sousa Lima

UM EXCELENTE LIVRO

"Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico"


Se você ainda não o leu, procura imediatamente adquirir este fantástico trabalho do escritor


Alcindo Alves da Costa 

Já o li, indicado pelo tesoureiro da "SBEC" de Mossoró,


Francisco das Chagas do Nascimento.

Você irá conhecer as grandes invasões de Lampião, Manoel do Brejinho, Santos da Mandassaia, o cangaceiro Vulcão,  cangaceiro Zé de Julião, o cangaceiro Sabonete, a bagunça no coito de Lampião, Brió, Lampião e o coronel Joaquim Resende, as mortes das irmãs cangaceiras Rosinha e Adelaide, a traição de Chico Geraldo, as terríveis vinganças do cangaceiro Corisco...   
Você vai gostar e não vai querer que cada história termine logo. 

É fantástico os conteúdos deste livro.

Procura-o através do autor: email alcino.alvess@gmail.com, ou através do professor  Pereira 

Padre Cícero - Juazeiro do Norte


 
Padre Cícero Romão Batista nasceu em Crato (Ceará) no dia 24 de março de 1844. Era filho de Joaquim Romão Batista e Joaquina Vicência Romana, conhecida como dona Quinô.
 
ORDENAÇÃO
 
Padre Cícero foi ordenado no dia 30 de novembro de 1870. Após sua ordenação retomou ao Crato, e enquanto o bispo não lhe dava par para administrar, ficou do Latim no Colégio Padre Ibiapina, fundado e dirigido pelo Prof. José Joaquim Teles Marrocos, seu primo e grande amigo.
 
CHEGADA A JUAZEIRO
 
No Natal de 1871, convidado pelo Prof. Semeão Correia de Macêdo, Padre Cícero visitou pela primeira vez o povoado de Juazeiro (então pertencente a Crato), e aí celebrou a tradicional missa do galo.
 
Monumento do Padre Cícero
Muitos livros afirmam que Padre Cícero resolveu fixar morada em Juazeiro devido a um sonho (ou visão) que teve, segundo o qual, certa vez, ao anoitecer de um dia exaustivo, após ter passado horas a fio a confessar as pessoas do arraial, ele procurou descansar no quarto contíguo à sala de aulas da escolinha, onde improvisaram seu alojamento, quando caiu no sono e a visão que mudaria seu destino se revelou. Ele viu, conforme relatou aos amigos íntimos, Jesus Cristo e os doze apóstolos sentados à mesa, numa disposição que lembra a última Ceia, de Leonardo da Vinci.
 
 
De repente, adentra ao local uma multidão de pessoas carregando seus parcos pertences em pequenas trouxas, a exemplo dos retirantes nordestinos. Cristo, virando-se para os famintos, falou da sua decepção com a humanidade, mas disse estar disposto ainda a fazer um último sacrifício para salvar o mundo. Porém, se os homens não se arrependessem depressa, Ele acabaria com tudo de uma vez. Naquele momento, Ele apontou para os pobres e, voltando-se inesperadamente ordenou: E você, Padre Cícero, tome conta deles!
Depois, tocado pelo ardente desejo de conquistar o povo que lhe fora confiado por Deus, desenvolveu intenso trabalho pastoral com pregação, conselhos e visitas domiciliares, como nunca se tinha visto na região. Dessa maneira, rapidamente ganhou a simpatia dos habitantes, passando a exercer grande liderança na comunidade.
Paralelamente, agindo com muita austeridade, cuidou de moralizar os costumes da população, acabando pessoalmente com os excessos de bebedeira e a prostituição.
Restaurada a harmonia, o povoado experimentou, então, os passos de crescimento, atraindo gente da vizinhança curiosa por conhecer o novo capelão.
Para auxiliá-lo no trabalho pastoral, Padre Cícero resolveu, a exemplo do que fizera Padre Ibiapina, famoso missionário nordestino, falecido em 1883, recrutar mulheres solteiras e viúvas para a organização de uma irmandade leiga, formada por beatas, sob sua inteira autoridade.
Padre Cícero faleceu em Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, no dia 20 de julho de 1934, aos 90 anos de idade.
 
 

EDUCAÇÃO: Semana Paulo Freire no Cariri

Por: José Cícero


Semana homenageará os 90 anos de nascimento de Paulo Freire


No período de 12 a 18 de setembro de 2011, a cidade do Crato, no Cariri cearense, sediará a I Semana Freiriana do Cariri. O evento é uma iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa – EPUCA, com patrocínio do Banco do Nordeste, do Governo do Estado do Ceará e da Revista Nordeste VinteUm. Todas as atividades da Semana serão gratuitas, à exceção das Oficinas Pedagógicas.
Assim, serão realizadas três Rodas de Conversa sobre temas relacionados à Educação, tendo por base as contribuições teóricas e práticas de Paulo Freire e o pensamento de especialistas convidados. As Rodas de Conversa acontecerão no Salão de Atos da URCA (Campus Pimenta), e terão como palestrantes a educadora Fátima Freire Dowbor, filha de Paulo Freire, o educador mineiro Tião Rocha, do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD, e o educador e pesquisador freiriano João Figueiredo, da Universidade Federal do Ceará.

Além disso, serão realizadas 14 Oficinas Pedagógicas dirigidas a professores/educadores das redes pública e privada de ensino do Cariri e demais interessados, com ênfase nas áreas de metodologia e didática do ensino e nas novas temáticas e abordagens da Educação.

Todas as Oficinas serão realizadas no horário de 8h00min as 12h00min e de 13h30min as 17h30min, na Universidade Regional do Cariri (Campus Pimenta), e terão duração de 16 horas (2 dias) cada. Isto significa que cada pessoa poderá participar de até três Oficinas. Os valores das inscrições, por pessoa, serão: R$ 40,00 para uma Oficina, R$ R$ 70,00 para duas Oficinas e R$ 90,00 para três Oficinas.

A agenda noturna da Semana terá também uma Mostra de Vídeo com a exibição de 4 vídeos sobre Paulo Freire (biografia, educação, inspirações e legado). Cada sessão de vídeo será seguida de diálogo com os presentes, mediado por estudiosos do pensamento e da obra de Paulo Freire. A Mostra de Vídeo terá lugar no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva (antigo Cineteatro do Crato).

Durante toda a Semana, tanto a URCA quanto o Teatro Municipal servirão de palco para o Festival de Saberes, Sabores, Sons e Cores da Gente. Serão realizadas atividades artístico-culturais que evidenciem o jeito de ser e de viver de comunidades urbanas e rurais dos municípios do Cariri, através de suas tradições, sua culinária, sua música, seu artesanato e outras formas de expressão. “Essa é uma dimensão da compreensão freiriana de Educação que precisa ser reconhecida, valorizada e fortalecida”, destaca Joelmir Pinho, diretor geral da EPUCA e membro da comissão organizadora do evento.
Serviço:
I Semana Freiriana do Cariri, de 12 a 18 de setembro de 2011
Crato - Cariri - Ceará.
Informações e inscrições
Rua Santos Dumont, 87C
Centro - Crato-CE.88 9953-0610Fonte: Blog do Juazeiro/Beto Fernendes.

Barro, terra do Major Zé Inácio e do Cariri Cangaço

Sousa Neto e Bosco André na fazenda do Major Zé Inácio

O município do Barro, terra do poderoso major José Inácio de Sousa, um dos mais novos anfitriões do Cariri Cangaço 2011, se prepara para acolher a terceira edição deste grande evento no próximo dia 21 de setembro, segundo dia de realização do Cariri Cangaço. Barro não poderia ficar fora do Cariri Cangaço, pois é berço de uma das mais significativas sagas desse fenômeno que é o Cangaço, com a ação do major Zé Inácio, além de Luiz Padre e Sinhô Pereira., em Barro tudo começou.

Manoel Severo, prefeito Marquinélio e Sousa Neto
 
Bosco André e Sousa Neto diante dos balaços da "Casa das André"
Sob o monumento repousa os restos portais de Chiquinha Pereira

A lendária Fazenda Baixa Grande, do não menos lendário e emblemático "Major Zé Inácio do Barro", para nós que estudamos a temática cangaço, é no mínimo emocionante, foi aqui que tudo começou, foi dessas terras que ainda em 1918 saíram os primeiros homens de Sebastião Pereira e Luiz Padre, foi nessas terras que tres dos filhos do almocreve do Pajeú, Zé Ferreira, vieram morar, ali formariam ao lado dee muitos outros os cabras de Sinhô Pereira; foi dessas terras e dessa casa que partiram os celerados, e daí, o Mito.

Aqui vamos encontrar a Casa das André;  a primeira edificação da cidade, mantendo sua arquitetura original e com as testemunhas mudas dos balaços de um dos mais famosos episódios do lugar; à frente, a Praça da Matriz e sob o monumento repousa os restos mortais de Dona Chiquinha Pereira. Seja Bem Vindo a Barro, terra de história, de memória, terra de Cariri Cangaço!


Quarta-Feira, Dia 21 de Setembro de 2011

Clube Recreativo - Barro - CE
13:00 H - Conferência
MAJOR JOSÉ INÁCIO DO BARRO
Jornalista Sousa Neto
 
 
Blog Cariri Cangaço