Seguidores

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

MARIA BONITA, SILA E DULCE FUMAVAM SOBRE UMA PEDRA...

 Por Por Leandro Cardoso Fernandes

1938 - 27 de Julho, à noite, Maria, Sila e Dulce sentaram-se no alto de uma pedra para fumarem. Maria botou para fora a raiva que estava de Lampião e as três conversaram bastante, inclusive sobre o que aconteceria se fossem presas. 

Maria Bonita

Maria dizendo que se fosse presa por uma volante baiana não teria muitos problemas, pois tinha primos que sentaram praça. Cila, por sua vez, disse que preferia as volantes de Sergipe. 

Cineasta Dimas Oliveira e Sila

Em determinado momento, Cila chama a atenção das amigas para uma luz que acendia e apagava ao longe. “- Não será luz de pilha (lanterna)”, perguntou?. Maria, que era a mais experiente, não deu bola e disse que era vagalume. Ledo engano. Era a tropa que avançava. 

Dulce.

Fonte: http://cangaco.com/2012/07/20/o-ultimo-combate-de-lampiao - 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANTÔNIO SILVINO E ADOLFO MEIA-NOITE.

 Por José Mendes Pereira


O blog Lampião aceso do nosso ilustre pesquisador do cangaço Kiko Monteiro, nos diz o seguinte:

Em 1877, Quando o futuro cangaceiro Antonio Silvino, tinha apenas 2 anos de idade, o perverso facínora Adolfo Meia-Noite, já dominava a região como cangaceiro. 

Adolfo Meia-Noite

Ele com seus dois irmãos Manoel e Nobelino, por uma questão de honra, tiveram que se armar contra o desafeto conhecido como padre Quaresma (apelidado de padre, não se sabe o porquê) um comissário de polícia, subdelegado naquela época. A razão dessa animosidade: uma paixão amorosa.  

http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Adolfo%20Meia%20Noite

"A Origem do Cangaceiro Adolfo Meia Noite".

Adolfo Rosa Meia Noite nasceu em 1840 no município da Ingazeira-PE no Sítio Volta hoje Iguaracy PE. onde morava com sua família no distrito de Varas (atual Jabitacá) que pertence a este município.

Descendentes de nobres ingleses, filho de Riqueta e Leandro, e neto do famoso inglês da Volta Richard Breitt, Adolfo era um belo jovem que chamava a atenção das moças da época por onde passava

Cangaço

Entrou para o Cangaço motivado por desavenças com um dos seus tios, um importante fazendeiro local. Na ocasião, Adolfo Rosa cortejou uma de suas filhas, não tendo sua aprovação. Logo,seu tio, por ser autoridade local importante mandou Padre Quaresma (não se sabe o motivo do apelido "padre"), que era comissário de polícia e subdelegado no distrito de Varas (Jabitacá) prende-lo.

Há controvérsias por falta de registros se o Padre Quaresma agiu por paixão pela filha do fazendeiro, por ordem do mesmo ou por inveja do próprio Adolfo Rosa. Assim, Adolfo Rosa foi preso por acusação de ter roubado um cavalo e foi mandado para o freguesia de ngazeira). Como na época não havia segurança nas cadeias locais, Adolfo Rosa ficou preso em um tronco e sem conhecimento de sua família por 15 dias. Após esse período, um conhecido da localidade ao saber do ocorrido, relatou-o a sua família.

Em busca de vingança, que naquela época era questão e honra, e depois de descobrir o verdadeiro motivo de sua prisão pelo então tenente da freguesia de Ingazeira, o mesmo conseguiu se soltar do tronco, se municiou e juntou com seus irmãos, os cangaceiros Nobelino e Manoel, e ao lado de outros cangaceiros aterrorizaram a região do Sertão Auto Pajeú e também o estado da Paraíba. Começou por abater o subdelegado do distrito de Varas, o Padre Quaresma, e posteriormente seu tio que por ser uma autoridade local importante, teve que evadir-se do local. Vivendo como bandoleiro com seu bando pelo sertão, por consequência, a família de Adolfo Meia-Noite se viu obrigada a se mudar para evitar retaliações.

Como chefe de bando, Adolfo Meia-noite chegou a comandar 10 cangaceiros, entre eles: "Oiticica" que era seu parente, "Manoel do Gado" que era antigo marchante da localidade e "Almeida" que era natural da Serra da Colônia pertencente a freguesia Flores PE

Adolfo Meia-noite se tornou o terror do sertão, aterrorizando vilas e cidades por mais de 5 anos, onde há registros que após o Distrito de Afogados se tornar Freguesia em 1885, o cangaceiro e seu bando deu auxílio ao Coronel Francisco Miguel (que residia na freguesia de Ingazeira e era tido como homem injusto e arrogante) na tentativa de tentar assaltar a então Freguesia de Afogados.

Devido a sua fama aterrorizante de chefe do Cangaço, Adolfo Meia-Noite se tornou uma das pessoas mais procuradas do sertão pernambucano, por assassinar pessoas importantes e autoridades locais, o que fez evadir-se para o estado vizinho da Paraíba). 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"FRASES DO CANGAÇO"

Por Helton Araújo
471461440_599939785849727_5710816032889326149_n (1)

EM 26 DE FEVEREIRO DE 1926, LAMPIÃO E SEU BANDO, CHEGARAM A FAZENDA SERRA VERMELHA, DE PROPRIEDADE DE JOSÉ ALVES NOGUEIRA. JOSÉ NOGUEIRA ACABARA DE SER LIBERTADO PELOS REVOLTOSOS, ESTAVA ASMÁTICO, DEBILITADO, MUITO DOENTE, LAMPIÃO MESMO TENDO UM INIMIGO PELA FRENTE, DECIDE POR POUPAR A VIDA DO VELHO JOSÉ NOGUEIRA, PORÉM, ANTÔNIO FERREIRA, DESOBEDECE O IRMÃO E MATA O POBRE HOMEM.

LAMPIÃO AO QUESTIONAR O DESACATO DO IRMÃO, ESCUTOU A SEGUINTE FRASE: "MATEI, TÁ MORTO E PRONTO", PEGOU AS ALPERCATAS DA VÍTIMA E SEGUIU CAMINHO.

ISSO MOSTRA QUE OS IRMÃOS DE LAMPIÃO NÃO ERAM SUBORDINADOS DE LAMPIÃO EM VÁRIAS SITUAÇÕES.

Gostou da história, se inscreva no canal, deixe seu like e sua opinião no espaço destinado para comentários. Aproveite e assista nosso último vídeo postado aqui no canal sobre José Ferreira, o sobrinho "cangaceiro" de Lampião, link abaixo.

https://youtu.be/V0iXmoQ97vk?si=20OcIRSeO3HHzY2j

Att: Helton Araújo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO ERA CABRA VALENTE.

 Por João de Sousa Lima

Para assistir clique no link

https://www.facebook.com/groups/545584095605711

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AQUI NASCEU DADÁ

 Por João de Sousa Lima



https://www.facebook.com/photo/?fbid=9127797027241034&set=a.943777378976414

http://blogdomendesemendes.blogspot.com