Seguidores

quarta-feira, 24 de maio de 2023

MORRE TINA TURNER, LENDA DO ROCK E DO SOUL, AOS 83 ANOS

 Por Pedro Henrique Ribeiro

Cantora enfrentou uma longa doença em sua casa na Suíça

Morreu nesta quarta-feira (24) a icônica cantora Tina Turner, após enfrentar uma longa doença. A lenda do rock e soul norte-americano tinha 83 anos e estava em sua casa em Küsnacht, perto de Zurique, na Suíça. Ela tinha 83 anos. As informações são do Deadline.

“Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um modelo”, disse seu porta-voz, Bernard Doherty, em um comunicado divulgado pelo site.

Nascida Anna Mae Bullock, no Estado americano do Tennessee, a artista cresceu em uma família pobre. Ainda adolescente foi abandonada pelos pais e teve que cantar em bares e boates para sobreviver.

Ela teve um casamento conturbado com o também músico Ike Turner, quem conheceu através da banda The Kings of Rhythm. Após o casamento, ela adotou o nome artístico de Tina Turner e se tornou um dos maiores ícones do soul dos anos 70. Após inúmeras agressões que sofreu do ex-marido, ela decidiu se separar, renunciando a tudo para manter seu nome artístico.

Ela voltou à estaca zero, mas dessa vez com um nome de peso. Na carreira solo ela emplacou hits como "Whats Love Gotta do With It", "The Best" e "Proud Mary", sendo proclamada a rainha do soul. 

Nos anos 80, ela lançou sua biografia, Eu, Tina - A história da minha vida, que posteriormente iria se tornar um filme estrelado por Angela Bassett. Além de cantora, Tina também trabalhou atuou em filmes como Mad Max - Além da Cúpula do Trovão.

Ela deixa os filhos Ike Turner Jr e Michael Turner.

https://www.omelete.com.br/musica/morre-tina-turner

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


 

A RIMA...

 Por José G. Diniz


A rima é a minha cama
As rosas do meu jardim
As raízes que tem no capim
E o verde lodo da grama
A minha primeira dama
É quem me da alegria
Eu nem sei se conseguia
A tanto tempo viver
Sem o verso me aquecer
E sem conhecer cantoria
Acho belo a poesia
Uma Deusa que admiro
Penso na rima e me inspiro
Executo o que a mente cria
Deus do céu me envia
Pode deixar que eu me viro
Não vai ser meu derradeiro tiro
Eu não desejo parar
Só vou deixar de versar
Quando der o ultimo suspiro.

https://www.facebook.com/josegomesd

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

LIVRO

   Por José Bezerra Lima Irmão

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:



https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

Ou com o autor através deste:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com  

LIVRO

 

Veja se o professor Pereira o tem. Solicite informação através deste e-mail: franpelima@bol.com.br

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5910592699044606&set=gm.1969929040018064&idorvanity=893614680982844

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

   Por Gilmar Teixeira 

O livro "Quem matou Delmiro Gouveia? Livro este que desvenda um dos crimes mais enigmáticos do Brasil, acontecido há mais de um século atrás, e que depois de uma pesquisa e investigação séria, revela os seus verdadeiros executores desse crime que abolou o nordeste e o Brasil no século passado, está acabando esta segunda edição.

Você pode adquirir os últimos exemplares com um preço especial de 50,00. 

Com envio para todos os lugares do Brasil através deste e-mail:

gilmar.ts@hotmail.com

Aguardo o seu contato para enviarmos o nosso livro para você, abraços.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS, DURANTE UMA DE MINHAS PESQUISAS, ME DEPAREI COM ESSA PEQUENA NOTA ESTAMPADA EM UMA DAS EDIÇÕES DO JORNAL DIÁRIO DA NOITE (RIO DE JANEIRO/RJ).

Por Geraldo Júnior

A nota aponta que um indivíduo chamado VICENTE JOAQUIM DEDÉ, que se encontrava preso na cidade de Fortaleza no estado do Ceará e que dizia ter pertencido ao bando de Lampião, teria tentado suicidar-se ateando fogo às próprias vestes. Porém o que me chamou a atenção foi o fato de nunca ter-me deparado com qualquer referência a respeito desse suposto cangaceiro que, segundo ele mesmo, teria participado do bando entre os anos de 1926 e 1927, ou seja, quando Lampião atuava, principalmente, entre os estados de Pernambuco e Ceará e com uma meteórica passagem pelo estado do Rio Grande do Norte na ocasião da tentativa frustrada de invasão à cidade potiguar de Mossoró.

Uma das possibilidades é que esse elemento tenha se utilizado de um apelido enquanto esteve no bando ou simplesmente estava blefando ou não teve seu nome inserido na história por razões desconhecidas.

Se alguém por ventura tiver alguma informação a respeito desse personagem entre em contato através de mensagens no campo destinado aos comentários.

Ah! Sim. Antes que eu me esqueça. Esse elemento da fotografia que acompanha o texto é apenas um tarado que foi preso na época e teve sua "fuça" estampada na mesma página do jornal. Que sirva de alerta.

 https://www.facebook.com/GeraldoJunior2017

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DULCE MENEZES

 Por Geraldo Antônio De Souza Júnior

QUANDO ELA PARTIU FECHOU-SE A ÚLTIMA PÁGINA DA HISTÓRIA DO CANGAÇO. ERA ATÉ ENTÃO A ÚLTIMA INTEGRANTE DO BANDO DE LAMPIÃO AINDA VIVA.

Dulce Menezes dos Santos a Dulce de Criança" hoje (23/05/2023) estaria completando 100 anos de idade.

Uma data a ser lembrada.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2473090039521544&set=a.110305082466730

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


 

XIX FÓRUM DO CANGAÇO II DIÁLOGOS PAULO GASTÃO RECEBEM O CARIRI CANGAÇO.

Por Kydelmir Dantas

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1895654800800556&set=a.110106342688753

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CACHIMBO DA SERRA

Clerisvaldo B. Chagas, 24 de maio de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2890

Terça-feira (23), mais um dia nublado frio e chuvoso. A chuva fina, insistente e molhadeira, como se diz por aqui no sertão de Santana do Ipanema. E a temperatura de 24 graus é bastante para o escritor buscar agasalho e abrigo. Sou filho da caatinga e bicho de 26 a 27 graus. Mesmo com essa particularidade, vejo a rua completamente deserta e seres semelhantes devem estar na preferência da cama, do sofá, sob a égide do cafezinho quente ou da pipoca estaladeira. E apesar do cinza esbranquiçado que cobre a cidade, posso assegurar que é um belo dia para um passeio de carro e apreciação do tempo. Vai continuar chovendo? Vai parar? Uma foto do serrote Gonçalinho, que circunda a cidade, mostra o monte cachimbando. E a serra cachimbando, por aqui é estar parcialmente coberta de neblina quando o tempo estia; ou no pé ou no pico do monte. Se a neblina é na base o tempo vai para o estio, se a neblina é no pico, mais chuvas chegará.

PERIFERIA OESTE DA CIDADE (FOTO: B. CHAGAS).

Como já disse antes, o nosso tempo chuvoso é de outono/inverno. E como ainda estamos no outono, as chuvadas vão iniciando suas jornadas anuais. Como não temos sites especializados, nem sabemos ainda se o homem do campo já iniciou o seu plantio. Mas o certo é que todos sonham com milho assado, pamonha e canjica do período junino. Ainda não se fala em São João por essas bandas... Nem forró, nem fogueira, nem quadrilhas, mas é a própria Natureza que vai pintando o cenário de festa e fartura para o próximo mês. Milho assado, milho cozinhado, bolo de milho, povoam mentes que antecipam o São João.

E o verde da periferia, das margens do rio, da estrada, da colina e dos elevados procura enquadra-se no verde da bandeira nacional. O perfume do mato molhado é uma saudação aos riachinhos que alegram o cenário e oferecem beijos carinhosos aos pés dos caminhantes. O orvalho nas folhas molha os braços de quem logo cedo ama ao tempo e rompe a trilha. E se tudo na vida tem a sua hora, por que pensar em seca, em acauã, em sacrifícios se os céus estão derramando bênçãos sobre a terra e sobre as esperanças do seu coração?

Ainda existe o arco-íris.

O Sol chegou tímido. Abra seu coração e deixe-o entrar.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/05/o-cachimbo-da-serra-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUTA ANTIMANICOMIAL (1987-2023) - 36 anos

 Por Dr. Epitácio de Andrade Filho

Epitácio Andrade maio de 2023

De 3 a 6 de dezembro de 1987, durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores em Saúde Mental, realizado na cidade de Bauru, interior paulista, surgiu um movimento social organizado em torno da luta por uma sociedade sem manicômios. Inspirada nas ideias dessa luta e na Reforma Psiquiátrica brasileira, entre 1994/95, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Natal começou a ser implantada.

A Luta Antimanicomial tem dois eixos programáticos principais: 1. Garantir os direitos fundamentais da pessoa portadora de transtornos mentais; e 2. Defender a implantação de serviços de saúde mental de qualidade, hierarquizados, descentralizados, de base comunitária, que possam dar conta da demanda, redirecionando dessa forma o modelo de assistência em saúde mental: Do anacrônico manicômio para uma Rede de Atenção Psicossocial (Formada por Centros de Atenção Psicossocial-CAPS e outros serviços não-manicomiais).

Em maio de 1997, uma década após criação do movimento a nível nacional, o Rio Grande do Norte realizou seu 1º Encontro estadual.

No ano seguinte em 1998, a Câmara de Natal aprovou e o executivo sancionou a Lei que institui o 18 de maio, como DIA MUNICIPAL DE APOIO À LUTA ANTIMANICOMIAL.

Com a Luta Antimanicomial, ganhou força a ideia de reabilitação psicossocial e serviçospassaram a priorizar sua organização com este fim.

Somente no século XXI, houve a interiorização da Reforma Psiquiátrica Potiguar.

Em 2001, foi implantado o CAPS/CAICÓ, depois veio o CAPS/MOSSORÓ, Parelhas, Currais Novos, Santa Cruz e outros.

No ano de 2002, a capital do Seridó sediou o Encontro Nordestino de CAPS. Depois de renhida e incisiva ação do Núcleo Seridoense da luta Antimanicomial, o manicômio de Caicó foi fechado definitivamente em 2008.

A Luta Antimanicomial continua viva, celebrando conquistas e querendo muito mais. Salve 18 de maio- DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL.

Bauru (1)

Encontro estadual luta antimanicomial 1997 delegação CAPS leste

Folder encontro estadual da luta antimanicomial 1997

Beto Vieira 18 de maio 1997

Caicó Luta antimanicomial reforma psiquiátrica

CAPS-MOSSORÓ

caps Parelhas

CaPS Santa Cruz - Coral Chiquita Bacana

Luta 2023

Luta 23

Diário oficial Lei antimanicomial 18 de maio Natal

Manicômio bom é manicômio fechado 18 de maio

Enviado pelo o autor

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO EM LIMOEIRO DO NORTE

 Por Guilherme Machado Historiador Historiador

Raríssima Fotografia de Lampião e seu bando em 1927 em Limoeiro do Norte CE.

Foto tirada por Francisco Ribeiro de Castro e Silva em Limoeiro - CE, em 15 ou 16 de junho de 1927, dois dias depois do ataque a Mossoró. O casal que aparece na fileira do meio são dois reféns (Coronel Antônio Gurgel e Dona Maria).

A história do cangaço é revivida hoje, em Limoeiro do Norte, após 80 anos da passagem do bando pelo município

Limoeiro do Norte. Poucos acontecimentos de apenas algumas horas perpetuam na história do Ceará, como a passagem de Virgulino Ferreira da Silva, o “Lampião”, por Limoeiro do Norte, há exatamente 80 anos. O cabra foi posto para correr de Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde até hoje festejam a resistência ao cangaceiro. Depois de  receber a “chuva de balas” dos potiguares, aceitou os cumprimentos “tensos” dos limoeirenses, no dia 15 de junho de 1927. O rebuliço foi consolado pela “visita em paz” do rei do cangaço nas terras de seu Padim Ciço. Nunca mais Limoeiro foi o mesmo. “Prefeito de Limoeiro, Urgente. Lampião acaba atacar Mossoró. Depois forte resistência.

https://www.facebook.com/groups/893614680982844/posts/1977712952573006/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMO ARQUIVO EM NOSSO BLOG.

Acervo do Ramon Lemos - TV Tupy Difusora.

Os cantantes Cauby Peixoto, Vicente Celestino, Orlando Silva e a sapoti Ângela Maria, em momento de exaltada alegria, no início da década de 60!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2862639180536605&set=gm.1004148610965809&idorvanity=521993125848029

http://blogdomendesemendes.blogspot.com