Seguidores

quarta-feira, 24 de maio de 2023

HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS, DURANTE UMA DE MINHAS PESQUISAS, ME DEPAREI COM ESSA PEQUENA NOTA ESTAMPADA EM UMA DAS EDIÇÕES DO JORNAL DIÁRIO DA NOITE (RIO DE JANEIRO/RJ).

Por Geraldo Júnior

A nota aponta que um indivíduo chamado VICENTE JOAQUIM DEDÉ, que se encontrava preso na cidade de Fortaleza no estado do Ceará e que dizia ter pertencido ao bando de Lampião, teria tentado suicidar-se ateando fogo às próprias vestes. Porém o que me chamou a atenção foi o fato de nunca ter-me deparado com qualquer referência a respeito desse suposto cangaceiro que, segundo ele mesmo, teria participado do bando entre os anos de 1926 e 1927, ou seja, quando Lampião atuava, principalmente, entre os estados de Pernambuco e Ceará e com uma meteórica passagem pelo estado do Rio Grande do Norte na ocasião da tentativa frustrada de invasão à cidade potiguar de Mossoró.

Uma das possibilidades é que esse elemento tenha se utilizado de um apelido enquanto esteve no bando ou simplesmente estava blefando ou não teve seu nome inserido na história por razões desconhecidas.

Se alguém por ventura tiver alguma informação a respeito desse personagem entre em contato através de mensagens no campo destinado aos comentários.

Ah! Sim. Antes que eu me esqueça. Esse elemento da fotografia que acompanha o texto é apenas um tarado que foi preso na época e teve sua "fuça" estampada na mesma página do jornal. Que sirva de alerta.

 https://www.facebook.com/GeraldoJunior2017

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário