Seguidores

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

EM 1936, LUIZ GONZAGA VOLTA A EXU...

 Por Valdir José Nogueira

Em 1946, quando Luiz Gonzaga voltou a fazenda Araripe/Exu, após 16 anos de ausência, aquela ainda era a residência de seus pais.

O retorno foi imortalizado na música “Luiz, Respeita Januário”. Em uma das versões, ele narra a recepção paterna quando chegou de madrugada, após tantos anos:

“Ele encadeou-se, levantou o candeeiro acima da cabeça, me interrogou: quem é o senhor?

– Luiz Gonzaga, seu filho.

– Isso é hora de você chegar em casa seu corno? Santana! Gonzaga chegou!”

https://www.facebook.com/photo/?fbid=7087436331316035&set=a.144216698971401

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MUSEU ORGÂNICO DA LINARD.

 Por professor José Cícero da Silva

Uma ação por demais edificante e alvissareira para todos os missãovelhenses onde quer que estejam. Quer seja no Cariri ou no além-fronteira do mundo. Algo que nos anima a alma e o espírito a continuar ainda agora acreditando, que nem tudo está perdido em termos de preservação da memória, dos valores e dos patrimônios históricos da nossa terrinha. Que esta iniciativa nos sirva de modelo e de exemplo para muito mais; antes que seja demasiadamente tarde.

De sorte que, muito além da simbologia, a indústria Linard constitui uma emoção histórica sentida e afetiva de tantos que como eu, carregam ainda hoje na lembrança a sua imagem mais bonita, indelével, irretocável, romântica e quase mitológica. Diria que

um jeito alegre e literalmente provinciano de nos orgulhar em dizer em alto e bom som aos quatro ventos: "isso é lá de nós". Num misto de entusiasmo, encantamento e de saudade imensa. Verdadeiro corolário adornado de muitas narrativas e contos fantásticos, muito além das nossas encantadoras imaginações dos antigos anos de infância e de menino. Enfim, um grande legado sociocultural, histórico e econômico que não tem preço.

Como de resto, a saga do pioneiro Antonio Linard na expressão lidima do termo, é fogo de brasa viva e imorredoura. Ferro temperado pelo suor do rosto, a coragem e a força invencível que sempre animam e alimentam as utopias dos homens que nunca desistem dos seus sonhos de grandezas e de conquistas.

Tal reconhecimento portanto, ante a feitura do Museu Orgânico é de fato, o justo e necessário reconhecimento a este importante empreendimento humano. De modo que, assegurá-lo desde já às gerações do presente e do futuro é algo fundamentalmente importante e imperioso. Ao tempo que também constitui um gesto feliz e inadiável que nos vem em boa hora. Vendo isso, noutra dimensão espiritual, o velho mestre Antonio Linardo há de está feliz, assim como os seus e todos nós. Parabéns!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=10224344084491385&set=a.10202538902575465

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

A CASA DE PEDRA, ANTÔNIO CONSELHEIRO E A ESTRADA DE CURRALINHO.

Por Rangel Alves da Costa

Poucos conhecem a importância de Antônio Conselheiro na Estrada de Curralinho e na história de Poço Redondo. Foi, pois, o Beato e Missionário de Canudos que em 1874 ordenou a seus seguidores que abrissem uma estradinha ligando a beira do rio, em Curralinho, à atual sede de Poço Redondo.

Como a Casa de Pedra fica ao lado da Estrada de Curralinho (Estrada Histórica Antônio Conselheiro), nada mais justo que homenagear o profeta e missionário com uma bela escultura em madeira, nos moldes da foto abaixo. Não será fácil, mas eu vou conseguir!

Sonho demais, planejo demais, mas eu vou conseguir! E já informo o Pix para quem quiser ajudar na encomenda da escultura: 256.242.105-15 (Rangel).

https://www.facebook.com/photo/?fbid=7293958967290519&set=a.476409229045561

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGAÇO NA LITERATURA.

 Por Robério Santos

Uma das maiores raridades fotográficas que me foi passada pelo mestre e amigo @sandroleerc de Paulo Afonso-BA. Antes de dizer de quem se trata, também quero agradecer a Elide Doréan (dona de uma fazenda muito histórica que em breve contaremos aqui) por fornecer este retrato inédito. 

Vamos aos personagens?

01 - Manoel Gomes de Oliveira (Pai Preto). Irmão de Dona Déa mãe de Maria Bonita. 

02 - Dona Tina Selestina prima de Maria Bonita. 

03 - Dona Nelia. Prima de Maria Bonita. 

04 - Maria Oliveira da Silva (Santa). Era para a Santa acompanhar Ângelo Roque. Mas Pai Preto a impediu.

05 - Maria, (Mariquinha de Ângelo Roque). Prima de Maria Bonita... foi morta pela volante de Odilon Flor. Gostaram? 

Compartilhem!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=871947448264987&set=a.138349681624771

http://blogodmendesemendes.blogspot.com