Seguidores

terça-feira, 10 de setembro de 2019

LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA


Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba, com professor Francisco Pereira Lima.

Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína,pelo e-mail: anarquicolampiao@gmail.com.

Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 leidisilveira@gmail.com.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

“TRÊS MULÉ PRA UM HOME SÓ”

Clerisvaldo B. Chagas, 10 de setembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 1.178

Tivemos oportunidade, finalmente, de conhecer o trecho rodoviário por trás do Quartel do Exército, em Maceió. Inaugurado faz pouco tempo, tinha a finalidade de auxiliar o tráfego intenso da Avenida Fernandes Lima. Gostei bastante do que vi por ali. São essas obras de desafogo que fazem a diferença. Além do objetivo central, a beleza ornamenta o trabalho, tornando o trecho confortável e atraente. Muda-se a paisagem geográfica e, a cidade toma nova dimensão, sempre com um pé no apontado futuro.

(FOTO: MARCO ANTÔNIO/SECOM MACEIÓ).
Assim o maceioense fica muito alegre quando é anunciada pela municipalidade, mais uma obra de grande monta. Trata-se da retomada da Ecovia Norte que ligará o Bairro Benedito Bentes ao Litoral Norte do nosso estado. A nova rodovia também aliviará a Avenida Fernandes Lima para quem trafega pela parte alta mais distante de Maceió em busca das cidades daquela região. Não mais precisará descer pelo Centro e cortará o trajeto pelo Bairro Benedito Bentes, chegando às praias seis quilômetros após o bairro. Caso tudo corra bem, o término dos trabalhos está previsto para o mês de junho do ano que vem. Segundo divulgação, o desempenho custará em torno de 22 milhões. Forene, Cidade Universitária, Eustáquio Gomes e os veículos que virão da Zona da Mata, serão os mais beneficiados por esse novo corredor de transporte.
A construção da Ecovia Norte vai contar com passeio, canteiro central e pista dupla, igualando-se em beleza com os últimos trechos com as mesmas finalidades, na capital. O desafogo, além da Fernandes Lima, também atingirá a Via Expressa, hoje com tráfego semelhante. Assim, aos encantos naturais da capital de Alagoas (recentemente eleita como a mais bela do Brasil) vão se somando às engenharias ornadas artificialmente.
Como dizia o poeta/compositor e cantor:

“Ô Maceió
É três mulé
Pra um home só...”


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SERTÃO CANGACEIRO

*Rangel Alves da Costa

Homens da lua e do sol. Gente do silêncio e da gritaria. Pessoas do rosário e do mosquetão. Sertanejos do suor e do sangue. Nordestinos da luta e da valentia. Andantes de veredas e caatingas. Viajantes de poeira e pó. Caminhantes na sede e na fome. Destemidos dos carrascais e das flores da jurubeba. Sonhadores de asas e de chão. Vultos de homens e almas penadas. Discípulos da sorte e da morte. Apaixonados de ser entregar de corpo e alma e pelo amor tantas vezes desalentados. Errantes de espinhos e sombras. Uns perversos, disse um. Uns justiceiros, disse outro. Debaixo do sol queimante, encobertos por calor de fornalhas, os cangaceiros seguiam com todos os olhos e ouvidos do mundo em atenção. Mas só Lampião percebeu. Indo à frente, levantou a arma no braço direito como sinal de aviso. Parem! Era o sinal. Quando levantou o outro braço e segurou no alto a arma com as duas mãos, o aviso mais importante estava dado. Prontidão para atacar! Então a cangaceirama se acoitou entre os tufos do mato, foi cautelosamente avançando e, enfim, o primeiro disparo. Mais um, mais outro, uma saraivada de balas. Gritos, gemidos, sangue jorrando no chão. Sertão, sertão!
E ainda hoje se canta:


Lá nos tempos cangaceiros
de catingueiras retorcidas
pelas cuspidas dos mosquetões
guerras de volantes e bandoleiros
acabando com mundo e vidas
ensanguentando os sertões

naqueles tempos assim
de tufos de mataria estalados
pela correrias em veloz afobação
parecia que tudo já era tempo de fim
na guerra de bandoleiros e soldados
mas enterrando de morte o sertão!

Naquele encontro entre cangaceiros e volantes, com bala zunindo pra todo lado, quando o sol raiou na manhã em meio a terrível cenário. Troncos recortados pelas balas, pedras chamuscadas de pólvora, sangue aqui e acolá, o mato rasteiro mais parecendo em devastação. Contudo, um estranho silêncio. Ou um terrível silêncio. Nenhuma voz, nenhuma pisada no chão, nenhum grito, nenhum sinal de vida. Urubus farejando uma carne morta, carnicentos em rasantes. Mas não havia sinal de morte. As marcas do sangue estavam ali, mas não havia sinal de morte nem de um nem do outro lado. O vento soprando fétido, agourento, como se quiser alguma coisa dizer. Talvez os cangaceiros já tivessem partido em debandada. Talvez a polícia volante já tivesse longe, muito longe, ante mais uma derrocada. A verdade é que o silencio é assustador. Mas de repente um grito, outro grito. Tiros, balas zunindo, estampidos pelo. Cangaceiros e volantes novamente digladiam nos sertões. É uma acabação de mundo. Páginas de um dia de um sertão sangrento.
E ainda hoje se canta:


Era no punhal e no cano de fogo
aquela vindita de ódio e terror
de um lado o opressor e do outro o oprimido
duas peças de um brutal e terrível jogo
mas sem vitorioso e também sem perdedor
causando padecimento apenas ao sertão sofrido

era entre a pedra e o tufo de catingueira
onde o medonho jogo era jogado
na base do encontro e da repentina fuga
antes que chegasse o zunido da bala ligeira
e fosse tombando gente por todo lado
como pé de pau caído e derretido em fogueira.

Assim aqueles sertões. Ou aquele sertão cangaceiro.

Escritor
blograngel-sertao.blospot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O FOGO NO COITÉ EM MAURITI/CE (1922)


Por Volta Seca

A história do cangaço é muito fascinante, e nem sempre cangaceiros, volantes e civis, que foram às armas, em janeiro de 1922, quem pegou nelas foi o representante da igreja, o Padre Lacerda. Este acontecimento se deu, na época que Lampião e seus irmãos, eram simples cabras de Sinhô Pereira, e atuavam na região do Cariri Cearense, a história é mais ou menos assim:


Após a morte do Coronel Domingos Leite Furtado poderoso chefe político em Milagres (CE), no ano de 1918, o seu braço armado, o Major José Inácio de Sousa, fazendeiro abastado no município do Barro (CE), conhecido como Zé Inácio do Barro, passou a assediar a família do falecido, reclamando que o Coronel Domingos Furtado devia certa quantia a ele, por serviços prestados, o que produziu inimizades entre as família Furtado e Zé Inácio do Barro.

Cabe, neste momento, uma explicação: Zé Inácio era conhecido protetor de cangaceiros, assim como outros coronéis no Cariri cearense, inclusive, Sinhô Pereira e seu bando, estavam na folha de pagamento daquele Major, tendo, ainda, seu filho, Tiburtino Inácio de Souza, vulgo Gavião, no bando de Pereira, isto denuncia, que nem sempre a constituição de um cangaceiro, era por conta da pobreza.

Hilário Lucetti e Magérbio de Lucena nos conta, em sua obra "Lampião e o Estado Maior do Cangaço", que o Sítio Nazaré, da viúva do Coronel, D. Praxedes de Lacerda foi assaltado, em Janeiro de 1919, por grupo de cangaceiros, comandado por Gavião, filho do Major Zé Inácio do Barro.


Assim, após ser denunciado como mandante do assalto, Zé Inácio, não esconde o feito, mas diz que aquele dinheiro era dele, por anos de serviços prestados ao Coronel Domingos Furtado, e ainda o chamou de ladrão, pronto estava aberta a questão entre as famílias, principalmente na figura do Padre José Furtado de Lacerda, ou simplesmente, o Padre Lacerda, pároco da Vila de Coité, pertencente ao município de Mauriti (CE).

Insultos vão, insultos veem, entre o Padre Lacerda e o Major Inácio do Barro e o certo é que no dia 20 de janeiro de 1922, a pequena Coité é invadida, pelo grupo de Sinhô Pereira, à frente com setenta cangaceiros. Entretanto, o Padre Lacerda, não usava somente a Bíblia e terços em seus ofícios, era possuidor de rifle e um bom contingente de homens, bem armados e municiados.

Segundo, o escritor Sousa Neto, que biografou o major Zé Inácio do Barro a resistência vinha da casa do Padre Lacerda, e sustentou o fogo por seis horas, forçando uma retirada dos cangaceiro, ao chegar soldados da policia de Mauriti e Milagres.


Ainda, segundo aquele autor, o bando de Sinhô Pereira fora atacado no dia seguinte, na Fazenda Queimadas, por aquelas volantes, sendo necessário dividir o grupo em três, um grupo com Lampião, outro com Baliza e o resto com o chefe Sinhô Pereira, desta forma conseguiram furar o cerco, e seguir para o coito, no Barro. O saldo do Fogo do Coité, foram três homens do Major, e diversos cangaceiros feridos, inclusive Antônio Ferreira. Padre Lacerda não era fácil.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A DEFESA DE JARARACA

Por Honório de Medeiros

“Quem tudo compreende, tudo perdoa” (Leon Tolstoi).

No dia 9 de junho de 2017, a partir das nove horas da manhã, em Mossoró, no Fórum Municipal, atuei como advogado de defesa no júri simulado, sob a presidência do juiz Breno Valério Fausto de Medeiros, que julgaria Jararaca. Era a comemoração do aniversário da defesa de Mossoró ante o ataque do bando de Lampião. A acusação ficou a cargo do advogado Diógenes da Cunha Lima. Terminados os trabalhos o Conselho de Sentença houve por bem inocentá-lo por seis votos a um (6X1). Segue, abaixo, o texto que norteou minha participação.


1. Esta é uma história de perdão, não de julgamento. “Quem tudo compreende, tudo perdoa”. 

2. Antes, entretanto, peço permissão às senhoras e senhores para mergulhar nas águas do meu próprio passado. 

3. Pois foi aqui mesmo, nesta Mossoró libertária, que eu nasci e cresci, ao lado da Igreja de São Vicente. 

4. Ali ficava a casa de Rodolpho, depois a de Alfredo, e em frente, a dos Hollanda. Do lado, a de Joaquim Perdigão. Atrás, a de Pacífico Almeida. No final, a de Ezequiel Fernandes. Era o chamado Bairro Novo, escassamente povoado. A todas essas casas dominava a Igreja, à sombra da qual jogávamos bola e brincávamos de bandeirinha, no mesmo chão que foi pisado pelos cangaceiros, dentre eles José Leite de Santana. 

5. Por que estiveram ali? Por que atacaram Mossoró? 

6. Por que atacaram Mossoró? 

7. Compilei quatro teorias. José Leite de Santana é fundamental para que se entenda a quarta teoria. José Leite de Santana, Ferrugem e Mormaço disseram que Lampião nunca pensou em invadir Mossoró. José Leite de Santana abriu o jogo para Lauro da Escócia. José Leite de Santana quis falar com Rodolpho Fernandes e não deixaram. José Leite de Santana por isso mesmo foi morto. 

8. Mas como falar em José Leite de Santana sem falar no cangaço? 

Como falar no cangaço sem falar da época no qual o cangaço aconteceu? Como falar daquela época sem recordar as condições de vida do sertanejo nordestino, fonte de onde o cangaço emanou? Como falar dessa fonte sem entender a crucial diferença entre os resignados e os que não se submeteram? Como abordar essa questão sem perceber que dentre os que não se submeteram estão aqueles que tomaram o caminho do mal, enquanto outros, o do bem? Como não compreender que nem sempre a opção pelo caminho do mal foi algo ao qual se pudesse resistir, tamanha a incapacidade de se ter, nas próprias mãos, o próprio destino? 

9. Esses são os outsiders, os irridentes, os insubmissos, os irresignados, os diferentes, os revolucionários. Esses são o sal da terra, para o bem ou para o mal. Trágico quando é para o mal, como no caso de José Leite de Santana; sublime, quando o é para o bem, como no caso de tantos aos quais devemos nosso avanço enquanto espécie. 

10. O cangaço é a história de rebeldes. Podemos subjugar rebeldes. Podemos condenar rebeldes. Podemos matar rebeldes. Mas não podemos impedir que a memória de suas existências acicate o nosso repouso envergonhado. O cangaço é a história de homens que resolveram se vingar; de homens que não aceitaram serem escravos; de homens que optaram por sobreviver SEM LEI E SEM REI, nos mesmos moldes dos desbravadores dos nossos sertões, numa liberdade absoluta, uma liberdade de fera, a liberdade da qual nos falou Hobbes em O Leviatã. O cangaço foi o último suspiro dos desbravadores do Sertão, aqueles mesmos que disputaram a terra com os índios ferozes, palmo a palmo, sangue a sangue, numa guerra contínua e esquecida do resto do mundo. A guerra dos bárbaros. 

11. José Leite de Santana foi assim. Percebemos isso em seu olhar na célebre fotografia tirada na prisão em Mossoró. Passei muito tempo olhando para a fotografia. Ali não estava apenas o olhar de quem está ferido. Ali estava, muito mais que isso, o olhar de quem foi subjugado à força, mais uma vez. É o olhar de uma fera de quem tiraram sua liberdade. É o olhar de quem vai morrer. 

12. José Leite de Santana já nasceu subjugado, e contra essa subjugação lutou até o último instante: nasceu bastardo, pobre, preto e desvalido. Um infame. Infame antes mesmo de ser um homem mal. 

13. Não se trata de dizer que o meio fez a escolha dele. Não podemos cair nessa armadilha. Ele escolheu seu caminho. Outros fizeram opções diferentes. O comum dos mortais escolheu vergar sob o peso da escravidão diária. Pagou por isso. Mas antes mesmo da escolha, o destino já o tinha jogado na lata de lixo dos dejetos humanos. 

14. Como julgar José Leite de Santana com os nossos olhos? Um homem que não tinha o que comer, se não chovesse, e não chovia; não tinha médico; não tinha dentista; não tinha transporte; não tinha estudo; não tinha dinheiro; não tinha passado, não tinha presente, não tinha futuro, não tinha nada. 

15. Pois foi este homem, refugo da vida, que nos permitiu levantar um pouco a cortina, o véu que esconde a verdade dos fatos, morreu violentamente e o povo o transformou em herói e o santificou. 

16. Herói por que ousou a coragem da loucura ou a loucura da coragem de viver sem lei e sem rei, os últimos deles. 

17. Santo por que intercede, lá entre os acolhidos pela infinita bondade de Deus, pelos que sofrem, para assim purgar as dores que causou neste mundo de miséria e sofrimento. 

18. Não é possível ver-se nas intercessões dessa alma torturada a quem o julga lá no Alto, em defesa dos que ficaram para lhes minorar a dor, um pedido de perdão por todo o sofrimento que causou quando vivo? 

19. Não é ele um dos cainitas, dos quais nos falou Herman Hesse, um dos escolhidos por Deus para ser as trevas que valorizarão a luz? 

20. Por que não podemos perdoá-lo, se perdoamos São Paulo; Pe. Cícero; Santo Agostinho; Maria Madalena; São Longino, o chefe dos soldados romanos que, no caminho para a crucificação de Jesus, perfurou o peito dele com uma lança? 

21. Somente a Santa Igreja pode, pelo Princípio Petríneo das Chaves, dizê-lo oficialmente santo. Mas assim como Padre Cícero, para o povo, ele já o é. 

22. Se o condenamos hoje, condenamo-lo novamente; se o absolvemos estamos a ele ofertando o nosso perdão. 

23. Reconstituamos os últimos dias de José Leite de Santana: 13 de junho, final da tarde: é ferido; 14 de junho, pela manhã: é traído por Pedro Tomé; à tarde: concede a célebre entrevista a Lauro da Escócia; o ordenança do sargento Kelé tenta lhe arrancar o dedo, para ficar com um anel; 15 de junho: identifica os cangaceiros na foto de José Octávio; 16 de junho: o Tenente Laurentino de Moraes viaja para Natal; 17 de junho: o Tenente Laurentino volta de Natal; 18 de junho: o laudo cadavérico é assinado pelo Juiz Eufrásio Mário, pelo Tenente Laurentino de Moraes e por Dr. João Marcelino; 19 de junho: manda pedir para falar em particular com Rodolpho Fernandes; 20 de junho, naquela noite tenebrosa, às 23 horas, mais ou menos, é assassinado sob a vista dos Tenentes Laurentino de Moraes, Abdon Nunes e João Antunes; Sargentos Pedro Sylvio, João Laurentino Soares, Eugênio Rodrigues; Cabos José Trajano e Manoel; soldados Militão Paulo e João Arcanjo; motorista Homero Couto. 

24. Coube aos soldados o trabalho sujo, como coube quando mataram Lampião, na degolação de Maria Bonita ainda viva. As volantes eram semelhantes ou piores que os cangaceiros. 

25. Dirá depois Luiz da Câmara Cascudo: “Ferido de morte, acuado como uma fera entre caçadores, impassível no sofrimento, imperturbável na humilhação como fora em sua existência aventurosa e abjeta, herói-bandido, toda a valentia física e a resistência nervosa da raça de índios e dominadores dos sertões, reviviam nele, empoçado no sangue, vencido e semimorto. Aquela força maravilhosa, orientada para o crime, dispersava-se lentamente..." 

26. Absolvamos o cangaço e perdoemos José Leite de Santana. Ou, melhor, perdoando José Leite de Santana, absolvamos o cangaço.


Jararaca, preso e ferido, na Cadeia Pública de Mossoró, algum tempo antes de ser morto pela polícia, no cemitério de Mossoró, na noite de 20 de junho de 1927.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A CASTRAÇÃO DE PEDRO BATATINHA!


Por Moustafá Veras

No ano de 1930 durante sua segunda passagem pelo município de Nossa Senhora das Dores no Estado de Sergipe, Lampião e seu bando praticaram várias atrocidades, entre elas a castração do pobre Pedro Batatinha, que teve a infelicidade de encontrar-se com o bando quando vinha da localidade conhecida como Malhada dos Negros para Nossa Senhora das Dores, com o objetivo de tratar um problema dentário que há dias o incomodava. 

Aproximando do povoado por nome Tabocas Pedro Batatinha ouve dois tiros, sem saber que naquele momento estava sendo morto um rapaz que tinha problemas mentais e que segundo contam, teria mexido com o cavalo de Lampião, o que o sentenciou imediatamente a morte. 

Seguindo sem tomar ciência do acontecido, Batatinha segue seu caminho e mais adiante, para sua infelicidade, encontra-se com o bando que nesse momento cercava o cadáver daquele que fora há pouco assassinado. 

De repente Pedro Batatinha se vê em meio ao bando de cangaceiros e começa a partir daquele momento seu suplício. Foi logo cercado e revistado, tomando-lhe a quantia de 20$000, único dinheiro que trazia. 

Obrigaram-no, em seguida, a voltar com eles, e ao chegarem ao povoado “Cachoeira do Tambory” [na verdade, Lagoa dos Tamboris]. Os dois bandidos começaram, então a surrá-lo a chicote de três pernas, ambos ao mesmo tempo, sem motivo, sem quê nem pr’a quê. 

Empolgou-se de tamanho terror que não sentiu dores. Após a sova, eis que chega um terceiro, de apelido “Cordão de Ouro”. Ordena-lhe que descesse as calças e, segurando-lhe os dois testículos, cortou-os de um só golpe, atirando-os fora, debaixo das gargalhadas e chacotas dos companheiros. 

Disse-lhe o facínora: 

- Quem lhe fez isto foi “Cordão de Ouro”, é a lei que manda e tenho feito em muitos. 

Lampião ao montar, aproximou-se dele, sacou do punhal e cortou-lhe um pedaço da orelha esquerda, acrescentando: 

- É um garoto que precisa sê marcado, p’ra eu conhecê quando encontrá. Vocês trate do rapais senão quando eu passá aqui arrazo cum vocêis todo (PRATA, Ob. cit., p. 98). 

Batatinha, enfim, fora socorrido pelo Dr. Belmiro Leite, em Aracaju.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO ESCONDIA BALAS NA CAATINGA


Do acervo do pesquisador do cangaço Volta Seca

LAMPIÃO escondia balas na caatinga, dentro do caule ôco da planta quixabeira, onde colocava um chifre de boi, com a boca fechada com cera de abelha e, o seu conteúdo enchia com balas. 

Tal procedimento era feito em vários locais da caatinga nordestina, a fim de que, não lhe faltasse munição. Confira, tudo isso, no vídeo abaixo, além de informações s/ o Combate de Serra Grande, com o filho de um policial volante.

Fonte: Youtube


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASSIM ERA DADÁ - A VIDA PÓS CANGAÇO DE SÉRGIA DA SILVA CHAGAS

Por CEEC/UNEB


É com muita alegria que viemos, através desta, comunicar que, depois do lançamento na Sala Walter da Silveira da Biblioteca Central do Estado da Bahia, estamos finalmente disponibilizando o nosso novo documentário, ASSIM ERA DADÁ - A VIDA POS CANGAÇO DE SÉRGIA DA SILVA CHAGAS, de forma gratuita e integral, no Canal do YOUTUBE do Centro de Estudos Euclydes da Cunha – CEEC/UNEB.

No Canal do CEEC, vocês também poderão encontrar nossa filmografia completa, composta por documentários em curta e longa metragem, além de poder acompanhar o CEEC ENTREVISTA, nosso programa de entrevistas com pesquisadores e amigos do centro. Portanto, se vocês possuírem uma conta no YouTube, inscrevam-se no Canal do CEEC para acompanhar nossas futuras produções.

Canal do CEEC: 

Essa ação faz parte de um esforço contínuo do CEEC para facilitar o acesso do público em geral às produções realizadas no âmbito do centro, pois entendemos que todo conhecimento produzido por nós deve ser tratado como bem público e distribuído democraticamente.

Dessa forma, gostaríamos de sugerir que se após assistir o documentário ASSIM ERA DADÁ, vocês puderem, quiserem e tiverem disponibilidade, por favor, compartilhem o link do documentário em suas redes sociais para que este possa cumprir sua função social e alcançar o maior número de pessoas possíveis.

Para notícias e informes sobre o CEEC,  sigam a gente também no Facebook. FanPage: https://web.facebook.com/ceecuneb/

Professor Manoel Neto
Coord. do Centro de Estudos Euclydes da Cunha – CEEC/UNEB

Fonte YouTube: Centro de Estudos Euclydes da Cunha – CEEC/UNEB.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SEM EMPREGO SEU GALDINO TENTA GANHAR DINHEIRO COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS OCULTAS

Por José Mendes Pereira

Sem dinheiro o ser humano passa fome e se for meio preguiça nem todo mundo gosta de ajudar aquele que não se esforça para fazer alguma coisa. E se não é para matar, (como pistoleiro) ou para roubar, o homem deve enfrentar todo tipo de serviço.

Quando jovem e sem emprego seu Galdino Borba(gato) de Mend(onça) Filho tentou várias atividades, e uma delas foi atravessar gente em seu próprio ombro, cortando as águas de um pequeno córrego que faz parte do rio Mossoró, porque os transeuntes evitavam ir pela ponte que ficava mais distante, e não queriam tirar os sapatos e a roupa para enfrentarem as águas do córrego. 

Como estava desemprego para se manter por último seu Galdino aprendeu um pouco da arte que engana as pessoas, se fazendo de professor de ciências ocultas. 

Chegara em Mossoró Tabajara um professor de ciências ocultas já consagrado no seu ramo de ludibriar as pessoas, e fora residir bem pertinho da casa do pai do seu Galdino, porque neste período ele ainda era solteiro e vivia sobre as regras do velho. E sempre que ele queria aprender algo sobre as ciências ocultas convidava o professor Tabajara para tomar uns pileques de cachaça em sua casa. O professor era viciadíssimo no gole de álcool, e muitas vezes, chegara a ultrapassar, tomando de 15 a 20 goles, e quando saía de lá, era preciso seu Galdino ir deixá-lo em sua casa, porque sozinho não acertaria a sua residência. 
Vivo, seu Galdino o alcoolizava em sua casa justamente para tentar arrancar dele  a maneira que fazia para enganar as pessoas, como se fosse de verdade um conhecedor de ciências ocultas

De início, e sempre que isso acontecia, no momento da bebedeira, o professor Tabajara se privava muito, tentando conversar pouco sobre a sua profissão, mas quando ele já estava quase embriagado, desembuchava tudo que sabia. E assim, seu Galdino foi aprendendo todas as safadezas que faz um malandro professor de ciências ocultas. Os dias foram se passando e meses depois, seu Galdino Borba(gato) já estava prontinho para enganar as pessoas que se alienam com facilidade. 


A primeira providência foi adquirir um compassa, que no mundo da malandragem é conhecido como tapia, que é contratado para ajudar em jogos de azar, nas festas de padroeiras ou em feiras livres, e que fica simulando apostas para impressionar os que assistem o espectáculo em praça pública, e que geralmente, é o tapia que é ganhador do espetáculo. 


Tudo pronto. Nesse dia, bem cedinho, de posse do material de trabalho seu Galdino e o seu compassa abalaram-se para a pedra do mercado de Mossoró, e ali, se prepararam para receberem os admiradores. Seu Galdino  estava enfiado numa casaca longa, um chapéu em forma de rudia, um lenço amarrado ao pescoço para vendar os olhos no momento dos trabalhos. Uma mesa pequenina e desmontável, uma cadeira com formato de trono com um longo encosto, aparentando ser mesmo de cartomante,  
um microfone, mais uma caixa de som amplificada,  e uma bateria de 12 voltes para alimentar o aparelho. 

Para chamar a atenção dos transeuntes seu Galdino iniciou os seus trabalhos ali com um jornal nas mãos, rasgou-o e com o som ligado, dizia que iria transformar aquele jornal em uma bananeira. E com poucos minutos, os idiotas rodearam os dois malandros no ambiente de trabalho. E assim que o local encheu de curiosos seu Galdino entregou o microfone ao compassa e foi se sentar no seu trono.


O compassa era quem convocava as pessoas para fazerem consultas com o dito professor. E querendo ludibriar os que estavam presentes o compassa deu início a malandragem, dizendo que o professor  de ciências ocultas tinha feito faculdade na USP de São Paulo, e era um dos melhores do Brasil. Se antes tinha uma porção de gente, mais ainda apareceram depois da revelação que seu Galdino era o melhor cartomante do Brasil e estudado na melhor faculdade do país. E a partir dali, todas as pessoas presentes estavam querendo ser consultadas para saberem sobre os seus futuros. O pagamento era na hora e sem rodeios de forma alguma. A quantia paga era colocada em uma bacia meio grande.

O que seu Galdino aprendeu com o professor de ciências ocultas Tabajara foi que as adivinhações são feitas através de código. Enquanto o professor fica de costas para os presentes e com os olhos vendados o tapia se aproxima da pessoa que interessa saber o seu futuro, e é naquele momento que iniciava a malandragem. O compassa estava sempre um pouco distante do seu Galdino, e perguntava bem baixinho no ouvido do consultado. Por exemplo:


- Quantos filhos o senhor tem?


- Tenho cinco. - Respondia o consultado.


E o tapia se voltava para seu Galdino e lhe dizia:


- Professor Galdino, concentre-se bem para me responder o que aqui lhe pergunto. 


- Calma, parceiro! - Fazia seu Galdino. Tenho que não forçar muito a mente, do contrário me dá dor-de-cabeça... 


- Combinado, professor. E dava um tempo enquanto seu Galdino se concentrava. 


E logo mais:


- Está concentrado, professor?

- Estou.


- Então eu te pergunto. Quantos filhos tem este senhor?


Seu Galdino se fazia que estava recebendo forças sobrenaturais para responder a pergunta. E com pequeno espaço de tempo dizia: 


- Ele tem cinco filhos. 


Ele respondeu com segurança porque eles criaram um tipo de código, e uma palavra que o compassa dizia para seu Galdino lá já se ia a resposta que o homem tinha cinco filhos, e ele respondia com segurança. Afinal, treinaram muito para que nada desse errado. E assim sucessivamente. 


Nesse dia os dois adquiriram muito dinheiro. Mas nos últimos minutos de trabalho em praça pública, os dois não foram felizes, porque, vendo a bacia cheia de dinheiro colocado pelos que desejavam saber dos seus futuros - um corajoso ladrão que estava presente, ao ver a enorme quantia de dinheiro, puxou uma arma e  apoderando-se  do dinheiro com bacia e tudo, fez carreira rasgando toda multidão que ali estava. 


O compassa gritava para seu Galdino que eles deveriam tomar o dinheiro do ladrão, mas ele não aceitou a proposta, dizendo: 


- Não devemos enfrentar ninguém que esteja com arma na mão. Deixa para lá. Sei que Deus nos deu a farinha e de imediato o diabo veio e carregou o saco. 


- Então vamos juntar os troços e se mandarmos daqui...


E seu Galdino:


- Barco perdido companheiro, só vale a penas se for bem carregado. Por isso, deixa aí tudo que trouxemos. Eu não quero mais de forma alguma. Onde o diabo pôe a mão, tudo fica envenenado! 
O que é dos outros é dos outros. O ladrão levou o que não era nosso.

E lá se foram embora abandonando tudo que levaram para a praça do mercado. Nenhum tostão nos bolsos.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TÁ CHEGANDO LIVRO NOVO DE CANGAÇO NA PRAÇA..!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com