Seguidores

quarta-feira, 12 de março de 2014

Última residência dos Ferreiras

Por José Mendes Pereira
Fazenda Poço do Negro, última morada dos "Ferreiras" em Pernambuco.

Se não tivesse acontecido a pressão que o fazendeiro Zé Saturnino fazia contra os Ferreiras, talvez,  não se sabe, os filhos do pequeno  fazendeiro  José Ferreira da Silva não teriam entrado para o cangaço.

 O sanguinário Lampião

Envergonhado pela a acusação que fizera Virgulino Ferreira da Silva, quando viu na casa do seu vaqueiro peles dos seus animais, e não ficou calado, com certeza levou ao conhecimento de todos moradores da região, Zé Saturnino sendo um homem respeitado pela aquela gente sertaneja, e querendo encobrir o que havia feito o seu vaqueiro, matando os animais dos Ferreiras, ou ele mesmo tinha culpa no cartório, sendo cúmplice diretamente, deu início a uma perseguição contra os Ferreiras. 

 O fazendeiro José Saturnino

Os Ferreiras que também não se curvavam para um vizinho encrenqueiro, e não iriam colocar os seus lombos para o fazendeiro bater, resolveram também reivindicarem os ataques do seu vizinho, já que ele não queria assumir a sua desonestidade, foram até a fazenda do vingativo e mandaram balas. Mas se curvarem diante dele, de jeito nenhum!

Ruínas da casa da Fazenda Pedreira de José Saturnino. - Observem os buracos de balas na parede - http|://blogdeserratalhada.com.br

A partir daí, José Ferreira tinha que tentar amenizar aquela encrenca. E já que os filhos não aceitaram os seus conselhos, e que saindo de lá o problema poderia ficar no esquecimento, foi morar em Alagoas. Mas nem isso foi bom para os Ferreiras. Mesmo eles morando distante, o Zé Saturnino continuava os perseguindo. E lá em Alagoas, eles perderam a mãe, Dona Maria Lopes (Sulena), que sentiu a traição do seu vizinho de propriedade, contra o generoso marido, e não aguentando tamanho desrespeito, seu coração não aguentou, levando à morte. Dias depois, chegou a vez de José Ferreira da Silva, enquanto cuidava dos seus afazeres lá na nova residência, foi assassinado pelas as armas do tenente Zé Lucena.

Tenente José Lucena - responsável pela morte do pai de Lampião

Não recordo no momento quem escreveu, mas já li em material de um escritor ou pesquisador que:

"A intenção do tenente Zé Lucena não era assassinar o José Ferreira da Silva, igualmente os Ferreiras. A intenção, exceto o patriarca que nada tinha feito, andava atrás de prender os irmãos Ferreiras. E no momento em que o José Ferreira da Silva foi assassinado, o comandante da volante, o Zé Lucena, teria reclamado fortemente o volante que atirou no pai dos Ferreiras".

O que disse este estudioso do cangaço, na minha humilde opinião, tem sentido. Que interesse tinha o tenente Zé Lucena para assassinar José Ferreira da Silva, quando ele não apoiava o que os seus filhos faziam?

Infelizmente eu não tenho como comprovar e citar o nome deste escritor ou pesquisador, porque já faz muito tempo que eu li. E nesse período, eu ainda era apenas um curioso na leitura do cangaço.

E todos que são amantes da literatura "lampiônica" sabe muito bem que ela é muito vasta, e fica difícil encontrarmos textos dos nossos interesses, quando não dispomos do título.

Após a morte dos seus pais, Lampião e seus irmãos resolveram abraçar o cangaço de uma vez por toda. O grande tesouro que eles possuíam, eram os seus pais, mas  já estavam enterrados, e o jeito era tentar vingança de qualquer forma, mesmo que assassinassem quem não tinha nada a ver com o problema que criara o Zé Saturnino. Agora a solução seria mesmo a vingança. Matar ou morrer não havia diferença para eles. E passaram a ser perseguidos pelas volantes de alguns Estados do nordeste.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com 

Capela de Bom Jesus dos Aflitos

Foto do Governador do sertão

Esta capela do "Bom Jesus dos Aflitos", no distrito de São Francisco, no município de Serra Talhada, no Estado de Pernambuco, hoje coberta pelas águas da barragem de Serrinha, onde Virgulino Ferreira da Silva foi batizado, no dia 03 de Setembro de 1898, pelo o Padre Joaquim Antônio Siqueira (Padre Quincas).
  
Seus padrinhos foram seus tios maternos, Manoel Pedro Lopes e Maria José da Soledade.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com

Valdemar de Souza Ferraz - Nazareno



Foto Governador do Sertão - facebook

Valdemar de Souza Ferraz, nascido no dia 20-06-1921, era filho de João de Souza Nogueira, (João Flor de Nazaré), e Angélica Teodora de Souza Ferraz, falecidos quando ele tinha 9 anos. 

Valdemar de Souza Ferraz era irmão dos nazarenos, capitão Euclides Flor, Ildefonso Flor, Manoel Flor, Luiz Flor, Odilon Flor, Ildebrando Flor, Américo Flor, Ana, Emília e Angélica (falecidos).

Ana e Luiz o criaram depois da morte dos pais. Valdemar faleceu aos 91 anos e um mês, Esta família Nazareno nasceram em "Nazaré do Pico", no Estado de Pernambuco.

Eram perseguidores dos cangaceiros, principalmente do chefe da empresa de cangaceiros lampiônica & Cia, rei do cangaço, o afamado e sanguinário Lampião. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
 http://sednemmendes.blogspot.com