Seguidores

sexta-feira, 2 de março de 2018

LAMPIÃO EM ALAGOAS E AUTORES SANTANENSES NA TV EDUCATIVA

Clerisvaldo B. Chagas, 2 de fevereiro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.853
ESCRITORES CLERISVALDO, JOÃO MARCOS E MARCELLO FAUSTO. Foto: (Zezinho).
     Representando a 6GERE, os escritores Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto, da Escola Estadual Profa.Helena Braga das Chagas estiveram na quarta-feira passada, em Maceió, em visita à TV Educativa. É que entre todos os títulos sobre o famoso cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva, o livro “Lampião em Alagoas”, dos autores santanenses, foi o escolhido para um documentário sobre os 80 anos da morte de Lampião.
     Os preparativos para as filmagens do Último Dia de Lampião, quando o bandido foi surpreendido e morto na Grota dos Angicos, Sergipe, em 28 de julho de 1938, já estão em andamento.
     Sob comando do insigne João Marcos, jornalista, escritor, cineasta e diretor da TV Educativa, o documentário abordará o episódio em que três volantes alagoanas, saindo da Pedra de Delmiro (hoje cidade de Delmiro Gouveia) chegaram a Piranhas, desceram pelo rio São Francisco, durante a noite e, surpreenderam o bando acampado, no amanhecer do dia 28 de julho. A TV Educativa, por sugestões dos escritores santanenses, também filmará documentário simultâneo da movimentação da Última Viagem de Lampião e o encontro do combate na Grota.
     A convite do diretor João Marcos, com intuito de dirimir as últimas dúvidas da filmagem, Clerisvaldo e Marcello conversaram mais de duas horas com o cineasta. Muitas histórias sobre o cangaço foram contadas entre a dúvida, a lógica e às gargalhadas de fatos narrados pelo trio. Além da parceria firmada para Lampião em Alagoas, romances do ciclo do cangaço de Clerisvaldo B. Chagas como “Ribeira do Panema”, “Defunto Perfumado” e os inéditos “Deuses de Mandacaru”, “Fazenda Lajeado” e “Papo-Amarelo”, poderão fazer, futuramente, novas parcerias para longa-metragem.
     Satisfeitos com os resultados, os autores santanenses vislumbram nova dimensão para a obra, “Lampião em Alagoas” e vibram pelo nome de Santana do Ipanema no cenário nacional.
     Santana sediou o Batalhão que originou as forças volantes na caça aos cangaceiros em território alagoano. A atual Escola Cenecista, antes foi a sede do Batalhão e, nos degraus da Igrejinha de Nossa Senhora Assunção, foram expostas as cabeças de Lampião, Maria Bonita e mais noves asseclas.
Aguardemos a filmagem no sertão alagoano.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com.br/2018/03/lampiao-em-alagoas-e-autores.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE PESAR


É com enorme pesar que a ADUERN comunica o falecimento do docente aposentado João Bosco de Queiroz Fernandes.
O velório do professor será realizado durante a tarde de hoje (02/03) no Cemitério Morada da Paz, em Emaús, Parnamirim. Às 17h será realizada uma missa e às 18h o sepultamento, no mesmo local.
A ADUERN deixa suas mais sinceras condolências a amigos e familiares.

Jornalista
Cláudio Palheta Jr.
Telefones Pessoais :
(84) 96147935
(84) 88703982 (preferencial)  
Telefones da ADUERN: 
ADUERN

Cep: 59.625-620
Mossoró / RN
Seção Sindical do Andes-SN
Presidenta da ADUERN

Rivânia Moura

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA CONSTRUÇÃO DE MUITAS MÃOS

Por Manoel Severo
A terra de Iracema receberá o Cariri Cangaço em abril...

O desafio encantador de construir mais um Cariri Cangaço, sobretudo em nossa casa; Fortaleza, a capital do Ceará, nos enche de entusiasmo. Primeiro definimos o período: Abril, depois chegamos a uma data, 26 a 29, aos temas, aos personagens, aos parceiros, a infraestrutura necessária, os debates, as visitas, os convidados...A programação. Já são mais de 4 meses unindo as ideias, as sugestões, construindo cenários, cuidando de cada detalhe para que nosso encontro possa ser, como todos os outros, momentos de celebração à verdadeira Alma Nordestina.

Daqui até lá vamos passo a passo divulgando tudo o que acontece e que refere a esse que para mim é um dos mais importantes momentos da marca Cariri Cangaço. Definimos uma Comissão Organizadora Local que tem como Presidente a escritora e Conselheira Cristina Couto, presidente da Academia Lavrense de Letras, a seu lado teremos mais uma mulher, Ingrid Rebouças já tão apaixonada pelas coisas de nosso sertão e comprometida como eu, com o sucesso do evento. Além dessas duas sensacionais mulheres, dois mestres: Ângelo Osmiro, escritor, presidente do GECC, vice-presidente da SCGH e o espetacular documentarista Aderbal Nogueira, ambos Conselheiros do Cariri Cangaço, esse quarteto tem a responsabilidade de ao nosso lado proporcionar um Cariri Cangaço inesquecível !

Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Fortaleza 2018

Os temas serão 3: Messianismo e Religiosidade, Cangaço e Coronelismo. As bases de nossa programação terão de saída tres ilustre cearenses; Padre Ibiapina, Antônio Conselheiro e Padre Cícero; passando por Virgulino e a polêmica da Patente de Capitão concedida em Juazeiro do Norte, não sem antes trazermos dos tempos de Accioly e Franco Rabelo a grande Sedição. Os coronéis estarão bem representados por uma plêiade de personagens marcantes: Coronel Santana, coronel Izaias Arruda, coronel Gustavo Augusto, Floro Bartolomeu, coronel Cândido Pavão,  Major Zé Inácio do Barro e as não menos espetaculares; Dona Fideralina e Marica Macedo... Então o que nos resta dizer ? O Cariri Cangaço Fortaleza promete mostrar alguns dos principais personagens de nossa historia ao mundo.

Honório de Medeiros, Manoel Severo, Ivanildo Silveira e Nivaldo Pereira

As confirmações começam e a cada dia estaremos divulgando por aqui, um a um. Dessa forma confrades; escritores, pesquisadores, e vaqueiros da historia; de todo o Brasil, se somam a este sentimento forte de construirmos um Cariri Cangaço eletrizante. Iniciamos a semana com confirmações de peso: Jonas Luis da Silva, de Icapuí; o talentoso e inquieto cineasta cearense, diretamente do Jardim do Éden começa a tomar assento em nossa "banca" de conferencistas; logo em seguida do Rio de Janeiro uma das mais brilhantes pesquisadoras do Brasil, a alagoana Luitgarde de Oliveira Barros marca com luxo a segunda confirmação. 

Ainda no mesmo final de semana estivemos em Natal, terra dos reis magos e de lá trouxemos as confirmações dos mestres Honório de Medeiros e Ivanildo Silveira que se somam aos que estarão em nossas mesas de debates, além do pesquisador Nivaldo Pereira.  A cada dia a cada hora estamos convencidos de nossa grande responsabilidade e isso é o que nos faz bem e o que faz nosso olho brilhar, vamos em frente... Sempre. Que venha o Cariri Cangaço Fortaleza 2018.


O cineasta Jonas Luis da Silva, de Icapuí, uma das confirmações do Cariri Cangaço 2018
Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros confirmada para Fortaleza 


De norte a sul a imensa família Cariri Cangaço começa a confirmar presença. Recebemos todos os dias solicitações de informações sobre programação, onde é melhor hospedar, sobre os locais do evento, enfim, sem duvidas cada detalhe esta sendo pensado para proporcionar o melhor para todos, dessa forma após o carnaval teremos todas as informações divulgadas. Avante !

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Fortaleza, 08 de fevereiro de 2018

https://cariricangaco.blogspot.com.br/2018/02/uma-construcao-de-muitas-maos-pormanoel.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A UERN NÃO SERÁ MESMA SEM VOCÊ, HUGO MOURA.


Por Dália Morais

A UERN não será mesma sem você, Hugo Moura, pois a sua simplicidade e felicidade faziam todos a sua volta felizes. Guardarei comigo todas as nossas lembranças, quando estava na aula e você mandava mensagem.  Estou aqui em Geraldo, venha... quando eu passava o dia na UERN e você da AeC e passava a toda no laghe (Laboratório de Geografia Humana - DGE/FAFIC/UERN) conversando comigo e as meninas, a nossa viagem de Ubajara sempre será lembrada por mim e por todos que foram à viagem. Eu dizia: Hugo traga sua caixinha depois da aula, vamos para Geraldo, Você sabe que eu só gosto da sua caixinha porque para mim são as melhores músicas. No dia do meu aniversário foi um dia tão alegre, todos nós tão felizes. Eu mandei uma mensagem: venha comer bolo, guardei o seu. Você logo chegou depois de apresentar um seminário, são tantas lembranças, risadas, momentos tão felizes, éramos tão parecidos, as nossas conversas eram tão boas, passar a tarde com você e as meninas no laghe era tão divertido. Porem, são os planos de Deus para a nossas vidas. O que nos resta é aceitar e confiar que você estará em um lugar melhor. Te Guardarei para sempre em meu coração. 



Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIZ GONZAGA - PROGRAMA PROPOSTA COMPLETO (1972)

https://www.youtube.com/watch?v=E6fsItmgm9k

Publicado em 19 de fev de 2013

Entrevista completa de Luiz Gonzaga, na programa "Proposta" da TV Cultura. Com Júlio Lerner, Gonzaguinha, Dominguinhos e Quinteto Violado. Vídeo raro! Compartilhem e visitem o blog: 

www.zabumblog.blogspot.com

Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

Acervo do José João Souza

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PAULO AFONSO

Helio Faustino Sarafim

Paulo Afonso, terra da energia. Lugar abençoado por Deus, cidade linda onde fui muito feliz e até hoje ainda me traz felicidade. Terra de Lampião, mas o povo é calmo e hospitaleiro. 

Obrigado Paulo Afonso!


https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

EX-CANGACEIRA DULCE..95 ANOS DE IDADE..!


Por: Silvana Anastácio ( matéria compartilhada )

Não tem como esquecer nossas raízes, onde convivemos com nossos Pais, tantos anos, e ainda ter o prazer de termos nossa mãe conosco, com quase 95 anos.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PARA DESCONTRAIR (PIADA DE MATUTO) O CORONÉ E O BOMBO


Por Ruy Lima

No tempo do Cangaço, um grande fazendeiro, que era chamado por todos de “coroné”, após um farto almoço, deitou-se na sua rede, pendurada no alpendre do seu casarão, para um bom cochilo, como fazia todos os dias.

De repente, “bum!bum!bum!” um barulho estrondoso de um tambor, quase derrubava o “véi” da rede.

“Qui zuada da bobônica é essa?” – Gritou o coroné, “p” da vida. E o tambor não parava de tocar, feito cantiga de grilo. 

“Essa peste não tá muito longe. Bastião, vai lá e manda o desgraçado que tá tocando o bombo parar agora mermo!” Ordenou o coroné a um dos seus vaqueiros.

Entretanto, passaram-se meia-hora, uma hora, e o bombo não parava de tocar e nada de o vaqueiro voltar.

“Ôxe! Qui foi que houve com o miserável do Bastião? Por que a peste do bombo não parou?” – Dizendo assim, o coroné mandou o seu capataz, que era um sujeito mais disposto e metido a valente, para acabar com a zoadeira do tambor. “Se preciso for, enfia tua faca no couro do mardito bombo!” – Esbravejou o coroné.

Passaram-se mais de uma hora, a barulheira continuava e mais alto ainda e nem sinal do capataz.

De repente, o coroné entrou na casa e retornou com um revólver numa cartucheira pendurada no cinto. “Quem vai acabar com essa porcaria sou eu!”.

A esposa dele ficou olhando pela janela, muito preocupada.

Duas horas depois, já no final da tarde, a zoadeira continuava e o coroné não voltou para casa, assim como os outros.

Muito aflita, a sua mulher resolveu ir lá onde vinha a batucada.

Ao chegar bem próximo, ela viu o marido, o vaqueiro e o capataz sentados no chão e um bando de cangaceiros e cangaceiras dançando o xaxado e Lampião tocando o tambor com todo vigor.

Ao ver a esposa, o coroné falou, todo meloso:

“Oi, muié, vem pra cá, apreciar o capitão Virgulino tocar tambor!”

Ruy Lima – 01/03/18

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CHOVE 121.5 MM EM SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO


Por Milton Didi Milton

Na noite da última quinta-feira de 01 março de 2018, São Pedro abriu as torneiras com força em São Sebastião do Umbuzeiro, a precipitação, de acordo com dados da Emater, foi de 121.5, milímetros. A precipitação é a maior registrada no município desde os últimos dezoito anos.


Foi registrado precipitação em várias localidades, todas acima de 120 milímetros, a exemplo do Assentamento Maria Bonita, 126.8 e do Sitio Baixa de Cupira 146 m.m.


É de extrema importância para os agricultores que estão muito satisfeitos, alguns reservatórios que estavam sem água voltou a receber o precioso líquido.


Com as chuvas forte a Barragem do Vereador Chico de Marino se rompeu.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS BEATLES RETRATADOS COM VISUAL NORDESTINO EM QUADRO DO ARTISTA PLÁSTICO EDUARDO LIMA



Os Beatles retratados com visual nordestino em quadro do artista plástico Eduardo Lima, natural de Capim Grosso e atualmente radicado em Barreiras, intitulado "Beatles Nordestinos". Aqui é Bahia!

Observe, que o chapéu cangaceiro está lá presente. Indaga-se. Por que nas artes, o aludido chapéu quase sempre é uma representação do nordeste?

https://www.facebook.com/AconteceNaBahia/photos/a.838209346297349.1073741828.300519590066330/1686019518182990/?type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com