Seguidores

domingo, 23 de outubro de 2022

LIVRO

  Por José Mendes Pereira


Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com
Ou dê um pulinho lá em Cajazeiras:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO O JAGUNÇO E A VIÚVA DE HONRA LAVADA

Por Histórias da Vida Real
 https://www.youtube.com/watch?v=-vm5FCw5vtU&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

Veja, Lampião O Jagunço e A Viúva de Honra Lavada, essa história aconteceu no cangaço no norte da Bahia, no raso da Catarina, onde aconteceu a justiça feita por uma velha viúva Lampião como justiceiro nato, por ter sido injustiçado, promoveu a justiça de uma velha que teve o seu marido morto por um jagunço a mando de um coronel Fazendeiro. 

SEJA MEMBRO, AJUDE O CANAL: APENAS 5 REAIS POR MÊS:

https://www.youtube.com/channel/UCD8q... 

#historiasdavidareal #historiasdelampião 

Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TOM DO CAJUEIRO O INESQUECÍVEL GUIA TURÍSTICO MIRIM COMPLETA TRINTA ANOS DE IDADE

 Por Sheilla Martins

O inesquecível guia de turismo mirim comemora vinte anos em que se tornou conhecido nacionalmente através do Programa “Brasil legal” de Regina Casé.

Tom do Cajueiro encantou os brasileiros mostrando-se alegre do jeito simples de viver  em sua terra natal no dia 13 de junho de 1995. Na época que emocionou o Brasil participou de filmes, comerciais e especiais da Rede Globo. E com o reconhecimento nacional ingressou na profissão de ator onde estudou teatro por dois anos participando de peças.

Antonio Izaias Barbosa Rodrigues da Costa cresceu e completou 30 anos de idade no dia 10 de abril.

Em março deste ano, Tom foi convidado pela produção do Programa “Esquenta!” para prestar uma  homenagem no aniversário surpresa da Apresentadora  representando todas as pessoas descobertas por ela.  No palco ele fez uma declaração para artista e em seguida foi exibido um vídeo mostrando  momentos dela com todos. “Foi emocionante reencontrá-la! Sou grato eternamente pela sua generosidade. Ela me apresentou para o mundo! Mostrou o amor de uma criança que era feliz sendo o guia  turístico do maior cajueiro. Regina Casé é minha fada madrinha”, diz Tom.

Tom deixou Natal onde vivia no ano de 2008, porque passou por momentos difíceis. Logo após uma depressão, obteve o apoio da família para morar na Cidade de Brotas/SP. Por lá foi Secretário de Turismo e Secretário de Desenvolvimento do Município. “Há sete anos eu saí de casa para me cuidar e estudar. Eu sofri com a superexposição e fiquei muito desiludido. Mas tudo passa. Acabei entrando na política quando cheguei em Brotas. Estudei Psicologia pela UNICEP durante algum tempo. Ao longo dos anos tudo que passei contribuiu para me tornar uma pessoa melhor” declara.

Tom Rodrigues. É assim que passou assinar seu nome abreviado. Profissionalizou-se Jornalista  e  consultor  na área de Marketing e Turismo  abrindo  sua própria Empresa de Assessoria e Consultoria.  Atualmente, ele vive nas duas cidades, entre Natal e São Paulo.  Por ser convidado com frequência para apresentar palestra nas escolas e eventos foi instigado a escrever um livro sobre sua história.

No ano passado retornou ao teatro no espetáculo “Respeitável Público”.  O texto escrito por ele foi transformado em Musical pela Studium Escola de Dança e Artes de São Carlos/SP. Tom interpretou um Palhaço que questionava e filosofava sobre as relações interpessoais.  A receptividade do público com o personagem foi extremamente positiva levando o ator adaptá-lo num Monólogo para estrear ainda este ano.

Tom do Cajueiro  marcou uma geração em Rede Nacional e faz  parte da memória afetiva do povo brasileiro.

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DO TOM RODRIGUES

Ele é conhecido como Tom do Cajueiro de Pirangi (RN). O eterno guia mirim do considerado maior cajueiro do Mundo  se tornou famoso aos dez anos de idade, através do Programa “Brasil legal”, da artista Regina Casé.

O potiguar Antonio Izaias Barbosa Rodrigues da Costa carrega em seu currículo uma vasta experiência.  Desde criança na função de personagem marcante da vida real. A da fase adulta, de dificuldades, muito estudo e dedicação para construir uma carreira profissional.

Tom Rodrigues é Jornalista, Ator, Escritor, Consultor profissional na área de Marketing e Turismo. Possui em seu histórico cargo de Secretário de Turismo e Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Brotas/São Paulo. Além de ter sido também estudante de Psicologia por alguns anos.

FORMAÇÃO ACADÊMICA NA ÁREA ARTÍSTICA E JORNALÍSTICA

1998/2000 - Curso de extensão em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2004/2006 - Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Potiguar. Jornalista reconhecido pelo Ministério do Trabalho – Matrícula 60.043/SP.

2010/2011 – Psicologia pela UNICEP – São Carlos/SP.

2011 – Técnico em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi.

CARGOS E TÍTULOS

§  Diretor Executivo da TV Litoral, projeto experimental da TV Senado (2006/2007).

§  Diretor e Apresentador do Programa Tom na Estrada; Net TV (2005/2006).

§  Assessoria de comunicação da Vice Governadoria (2003-2004).

§  Assessor de Promoções turísticas da Secretária de Turismo do RN (2002/2003).

§  Membro do Conselho Municipal de Turismo de Parnamirim/RN (2002/2003).

§  Sócio Benemérito da Associação dos Empresários do Litoral de Parnamirim/RN.

§  Padrinho da Festa do Chocolate em Gramado/RS (1999).

§  Ator convidado dos Festivais de Cinema de Natal (1996-2005), Gramado (1997), Recife (1997).

§  Jurado do Festival Petrobrás de teatro de Natal (2002).

§  Membro do Rotaract Club Natal (Clube Jovem de Rotary Internacional) - (2005/2006).

§  Palestrante convidado: Universidades de São Paulo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Universidade Potiguar, Universidade Federal de Pernambuco.

§  Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Brotas- São Paulo. (2009/2010).

§  Membro do Conselho Municipal de Turismo de Brotas – São Paulo. (2009-2010 / 2011-2012).

§  Secretário Municipal de Turismo de Brotas – São Paulo (2009).

§  Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Brotas – São Paulo (Janeiro à Julho de 2010).

§  Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Brotas – São Paulo. (Julho de 2010/2012).

COMO O ARTISTA MIRIM TOM DO CAJUEIRO PARTICIPOU DOS:

PROGRAMAS

n  Programa Fantástico, matéria especial sobre o ator.

n  Programa Mais Você com Ana Maria Braga - direto do Cajueiro com o Louro José.

n  Programa Domingão do Faustão, ao vivo, direto do Maior Cajueiro do Mundo com Castrinho.

n  Programa Turma do DIDI, interpretando ao lado de Renato Aragão.

n  Programa Livre com Serginho Groisman.

n  Programa do Jô.

n  Programa Hebe Camargo.

n  Programa Censura Livre.

n  Programa Criança Esperança.

n   Especial de Fim de Ano com Didi.

COMERCIAIS E CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

Riachuelo, Kibon, Banco Central, Shopping Iguatemi, Governo Federal, Governo do RN, Governo do RJ, Ministério da Educação e outros.

FILMES E DOCUMENTÁRIOS 

1996 -  Protagonista do filme “O Cangaceiro” de Aníbal Massaini Neto - Interpretou o cangaceiro jovem TICO, atuando ao lado de Jofre Soares, Paulo Gorgulho, Luiza Tomé, Jesse Valadão, entre outros.  

2003- Protagonista no filme “Caldeirão do Diabo” de Edson Soares - Interpretou o bandido Rouxinol, atuando ao lado de atores potiguares.

1999- Espetáculo “Antes da Noite” de Makarios Maia - Espetáculo baseado na obra de Luís da Câmara Cascudo atuou ao lado de Ricardo Canela, Laura Farias, Makarios Maia e outros.  

2000- Espetáculo  “Hamlet”  de William Shakespeare - Atuou no Projeto Experimental de Teatro de Arena

2003-Espetáculo “Não Mexa com Menino”  - Monólogo onde Tom do Cajueiro conta suas experiências de vida em histórias engraçadas e reflexão sobre superação de vida.

2002 - Documentário da TV Cultura “O Rio Grande do Norte do Tom do Cajueiro” - Tom do Cajueiro mostrando seu Estado partindo de suas emoções, cultura e ponto de vista, utilizado atualmente pela TV Futura e TV Escola - como material didático.

2002 - Documentário “Valorize suas Moedas”; Banco Central do Brasil - Material utilizado nas escolas e veiculado na  TV Educativa.

2004- Séries de Documentário – “Tom na Estrada” - Projeto de TV. Atou e dirigiu dez documentários em várias cidades do Rio Grande do Norte mostrando as principais belezas naturais, folclore, personalidades, Gastronomia e curiosidades;

LINKS DE ENTREVISTAS POR ONDE ANDA TOM DO CAJUEIRO:

O GLOGO - http://oglobo.globo.com/cultura/kogut/posts/2009/01/11/onde-esta-tom-do-cajueiro-151867.asp

ESTADÃO - http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,o-reencontro-da-identidade-perdida-em-sp-imp-,729985

Crédito fotos/arte: Reprodução/divulgação – Arquivo pessoal – Rede Globo/CEDOC.

 Informação: Este trabalho foi publicado em 2015, certamente hoje ele já está com 37 anos.

Clique no link abaixo para ver todas as fotos.

http://www.sheillamartins.com.br/2015/04/tom-do-cajueiro-o-inesquecivel-guia.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO 1997 com Tom do Cajueiro

 https://www.youtube.com/watch?v=ivYEqu8TOUI&ab_channel=TomDoCajueiro

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


O CANGACEIRO (1953).

 

https://www.youtube.com/watch?v=oOumq-kWf-Y&ab_channel=oldbrcinema

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O POETA MINERAL EM SUA VISÃO CONCRETA.

 Por José Cícero

Esta noite parece que a lua decidiu descer à terra, e agora mesmo flutua completamente nua na poça d'água formada após a chuva sobre os duros paralelepípedos da rua.

Enquanto isso, corujas, sapos, lagartixas, vaga-lumes e grilos passeiam tranquilos como gentes pelos becos, querendo imitar de qualquer jeito, os namorados e os boêmios seresteiros da zona do baixo meretrício.

E a noite, também se derrama em seus açoites e seus segredos indizíveis pelos quarteirões escuros e esquecidos do tempo. Ainda que sobre a penumbra morta do passado as sombras vivas do esquecimento ensaiam seus gemidos quânticos juntos com os bêbados noturnos e o cio dos gatos, entre outros seres vivos, cheios de amores e de pecados naquele lugarejo.

E é líquido o sonho dos poetas desaquecidos, como invisível e mineral o destino dos fantasmas que ali passeiam calados no plenilúnio em meios aos postes de iluminação apagados da pracinha, do cemitério e dos antigos mercados.

Nada mais que se digne contar aqui sobre a vida e o sofrimento humano, quer seja como encantamento ou pura perdição da imaginação de tudo que não mais faz nenhum sentido prático, nem sentimental no mundo.

De resto, tudo o que sobrevivera ali ao tédio, a loucura e o silêncio hão de ser dor e solidão dos mortos-vivos que já se deram por vencidos, e não mais acreditam, nem em Deus nem tampouco no amor dos seus inimigos íntimos.

Mas mesmo assim, os galos sertanejos do passado, ainda cantam dentro do tempo, como que anunciando a última madrugada do mundo.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=10221630769700211&set=a.10202538902575465

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PARTIU A RAINHA ELIZABETH II – THE QUEEN IS DEAD

 

Rostand Medeiros – https://pt.wikipedia.org/wiki/Rostand_Medeiros

Tristes notícias chegaram até nós da Grã-Bretanha. Elizabeth II faleceu aos 96 anos. 

Essa mulher foi a monarca com o reinado mais longo da história da Grã-Bretanha, com incríveis 70 anos e 214 dias. Só não foi a monarca que mais tempo manteve a coroa na cabeça no mundo, porque o rei francês Luís XIV, que reinou no século XVIII, ficou no trono 72 anos e 110 dias.

A jovem princesa Elizabeth em 1927.

Elizabeth II, ou melhor, Elizabeth Aleksandra Mary Windsor, nasceu em 21 de abril de 1926 em Londres. Era filha de Albert, o Duque de York, e sua esposa Elizabeth Bowes-Lyon, mais tarde conhecida como a Rainha Mãe. 

A jovem Elizabeth era apenas a terceira na linha de sucessão ao trono britânico, depois de seu tio Edward e de seu pai George. Mas em 1936, após assumir o trono real como Edward VIII, ele abdicou em poucos meses para viver com uma americana chamada Wallis Simpson. O pai de Elizabeth assumiu então o trono sob o nome de George VI.

A princesa Elizabeth obteve sua educação inicial através do ensino familiar. Estudou depois história e direito constitucional e foi orientada por Henry Marten, vice-chanceler do Eton College. Ela também teve aulas de música e línguas estrangeiras.

As princesas Elizabeth e Margareth transmitindo na BBCD durante a Segunda Guerra.

Durante a Segunda Guerra Mundial a princesa Elizabeth e sua irmã mais nova, a princesa Margaret, passaram a maior parte do período do conflito no Castelo de Windsor. Com o apoio dos pais ela realizou ações para manter a moral do povo britânico elevada. Em 1940, aos 14 anos, ela apareceu no rádio pela primeira vez – no programa da BBC “Children’s Hour”. O discurso foi dirigido às crianças britânicas evacuadas de suas casas pelos bombardeios nazistas.

A adolescente princesa.

Depois de completar 18 anos, a princesa passou cinco meses no Serviço Territorial Auxiliar do Exército, onde aprendeu habilidades básicas na área de mecânica de automóveis e foi treinada como motorista.

A princesa Elizabeth fardada na época da Segunda Guerra.

Ainda em 1939, a princesa Elizabeth conheceu seu futuro marido, o príncipe Philip da Grécia e Dinamarca. Apesar do descontentamento da família real, o casal anunciou o noivado em junho de 1947 e o casamento aconteceu na Abadia de Westminster em 20 de novembro do mesmo ano. Por ocasião do casamento, o marido da futura rainha recebeu o título de Duque de Edimburgo. Elizabeth e Philip tiveram quatro filhos: o herdeiro do trono príncipe Charles (agora Charles III), a princesa Anne, o príncipe Andrew de York e o conde Edward de Wessex. Além dos filhos, o casal contemplou o nascimento de oito netos e doze bisnetos. O príncipe Philip morreu em 9 de abril de 2021 aos 99 anos e o casamento durou 74 anos.

A princesa Elizabeth e seu marido o Duque de Edimburgo.

A sua primeira viagem oficial ao exterior foi para a União da África do Sul e nos anos seguintes, devido à doença de seu pai, Elizabeth teve que assumir cada vez mais suas funções.

A princesa Elizabeth soube da morte do rei George VI enquanto viajava com seu marido pelo Quênia. Então, lutando com uma tragédia pessoal, ela recebeu os primeiros documentos do estado. 

Um sorridente rei George VI participa de um evento junto com a filha Elizabeth.

A jovem de 25 anos foi entronizada como Elizabeth II e assumiu o poder em 6 de fevereiro de 1952, numa época em que a Europa estava dividida pela Cortina de Ferro. Ela teve que se familiarizar com os problemas atuais da política interna e externa da Grã-Bretanha. Assim começou o reinado.

A cerimônia oficial de coroação ocorreu em 2 de junho de 1953. Atrasou um ano porque Elizabeth II estava de luto após a morte do pai, que morreu com menos de 60 anos.

Rainha Elizabeth II.

Sob todos os ângulos e aspectos de sua vida, ela foi uma mulher que se casou com a monarquia.

Durante seu reinado o Império Britânico desmoronou, mesmo assim a rainha Elizabeth II, de acordo com os princípios da Commonwealth of Nations (Comunidade das Nações), se manteve como chefe de estados anteriormente pertencentes ao Império Britânico e alguns de seus países vizinhos. Além da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, Elizabeth II governou mais quinze outros países, incluindo Austrália e Nova Zelândia.

Como governante do Reino Unido, ela serviu como chefe suprema da Igreja da Inglaterra e também da Igreja Presbiteriana Escocesa. A rainha não escondeu sua fé e frequentava regularmente a missa na capela de St. George, no Castelo de Windsor.

Elizabeth II testemunhou importantes mudanças, como as profundas reformas sociais da década de 1960. Ligada com as mudanças que aconteciam à sua volta, ela reformou muitos aspectos da monarquia. Como rainha, Elizabeth se envolveu bastante com o seu público, seus súditos. Ela participou ao longo do seu reinado de milhares de eventos, incluindo passeios reais, visitas ou concertos. 

Mesmo com todas as atividades protocolares e títulos, a rainha ou o rei sentado no trono britânico não governam o país há muitos séculos. As decisões políticas pertencem ao governo. Na verdade, ela desempenhou um papel simbólico e evitou expressar opiniões sobre questões políticas. Mas não podemos esquecer que nada menos que quinze primeiros-ministros britânicos fizeram reverências diante da rainha Elizabeth II. Desde o mítico Winston Churchill, nascido em 1874, até Liz Truss, nascida 101 anos depois e nomeada primeira-ministra pela rainha no início desta semana.

Durante sua visita ao Brasil em 1968, a rainha Elizabeth entregou um troféu ao jogador Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.

A rainha Elizabeth II era conhecida por seu dever e dedicação ao serviço do seu país e do povo britânico. Ela não revelava seus pontos de vista políticos, mas como chefe da Comunidade das Nações, realizou conferências regulares com os primeiros-ministros dos estados membros.

Suas tarefas incluíam visitas oficiais a vários países e também recebeu representantes de outras nações. Ela viajou mais do que qualquer outro representante da monarquia britânica. Muitas de suas viagens foram de importância histórica. Durante seus 70 anos de governo, ela visitou mais de 100 países, entre eles o Brasil, cobrindo uma distância igual a orbitar a Terra 42 vezes.

A rainha Elizabeth II durante sua visita ao Brasil.

Em seu nome, milhares de prêmios e condecorações foram entregues a cidadãos ilustres. As atividades de caridade desempenharam um papel importante em seu serviço. Ela foi a patrona de mais de 600 organizações de caridade. Estima-se que £ 1,4 bilhão foram arrecadados para caridade durante seu reinado.

A política da monarquia, porém, nunca foi a maior fonte de interesse público. Já a vida da família real sempre suscitou muito mais atenção e controvérsia.

A rainha Elizabeth, a princesa Diana e o príncipe Charles.

Houve inúmeros altos e baixos durante seu longo reinado. Em 1992 um incêndio destruiu a maior parte do Castelo de Windsor – a residência privada da rainha. Houve três divórcios na família real. A morte de Diana, princesa de Gales, em um acidente de carro em Paris em 1997, teve ampla repercussão em todo o mundo. A rainha foi acusada de relutância em relação à ex-nora e de demora em expressar sua opinião sobre a tragédia. Durante o reinado de Elizabeth, houve também um debate público sobre o papel da monarquia na sociedade moderna. Os tabloides de fofoca britânicos fizeram a festa.

Ainda sobre o divórcio de Charles e Diana, que para muitos foi o primeiro evento significativo que indignou os súditos, suas consequências deixaram a rainha bastante ressentida com seu filho. Existe a suposição que por conta desse imbróglio, a rainha tenha desejado permanecer no trono por tanto tempo para que assim o seu neto, o príncipe William, recebesse a coroa diretamente dela, e não o príncipe Charles.

Apesar da monarquia ser um sistema tradicional e frequentemente criticada pelos britânicos, principalmente pelos enormes custos que gera a manutenção da corte, a rainha gozava de grande simpatia dos seus súditos.

Elizabeth II, com sua atitude fria e resoluta, conseguiu manter a dignidade do cargo por anos e o vínculo entre o povo e a monarquia. Até seus próprios filhos tinham que marcar um encontro oficial com a mãe. 

Desempenhar tal papel é difícil para a maioria das pessoas compreender, onde a capacidade de ser vista representando genuinamente certos valores deve ser preservada, principalmente nos aspectos ligados à autoridade real. Mas também ela deveria manter uma imagem clara e aberta aos meios de comunicação contemporâneos. Ela se tornou a primeira monarca da Grã-Bretanha a enviar um e-mail. Em 1997, por sua iniciativa, foi criado um site dedicado às atividades caritativas da família real. Em 2014 publicou seu primeiro Twitter e em março de 2019 ela postou pela primeira vez no Instagram.

Elizabeth II não gostava de glamour, valorizava a simplicidade na vida da corte. Ela adorava andar a cavalo. Ela possuía vários garanhões e uma fazenda de criação de cavalos de corrida. A rainha apareceu muitas vezes em corridas de cavalos. Também era conhecida por seu amor pelos cães, especialmente pela raça Welsh Corgi Pembroke.

Elizabeth II também era conhecida por suas habilidades nos negócios. Isso fez dela uma das mulheres mais ricas do mundo. O Sunday Times calculou que em 2021 a fortuna da rainha alcançou a soma de £ 365 milhões.

Em 2012, Elizabeth II celebrou um jubileu de diamante por ocasião do 60º aniversário de sua ascensão ao trono. No ano seguinte, o Parlamento britânico adotou uma emenda à Lei de Sucessão ao Trono. O princípio de que o trono deve ser ocupado primeiro por membros masculinos da monarquia foi abandonado. A rainha apoiou plenamente essas mudanças. 

Em 2016, após completar 90 anos, a monarca delegou algumas das funções públicas a outros membros da família. Houve rumores de abdicação na época, mas no final ela decidiu não dar esse passo.

A última vez que a rainha apareceu em público foi em 6 de setembro. Uma foto foi publicada do Castelo de Balmoral, onde ela é vista apertando a mão da recém-nomeada primeira-ministra Liz Truss. 

– The queen is dead – God save the king –

https://tokdehistoria.com.br/2022/09/08/partiu-a-rainha-elizabeth-ii-the-queen-is-dead/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SEIS HOMENS E UM DESTINO!

Por Manoel Severo

O maior encontro de pesquisadores do cangaço, já visto !

 Que venha o Cariri Cangaço Serra Talhada-Calumbi-Bom Nome...

Luiz Ferraz Filho, de Serra Talhada, presidente da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Serra Talhada; Valdir Nogueira, pesquisador, escritor, Conselheiro Cariri Cangaço de São José de Belmonte; Joaquim Pereira, pesquisador de Recife; Clênio Novaes, pesquisador de São José de Belmonte; Louro Teles, pesquisador e escritor, Conselheiro Cariri Cangaço de Calumbi; Vilson da Piçarra, pesquisador de Brejo Santo. Essa é a Comissão responsável pelo Grande Cariri Cangaço Serra Talhada 2022.

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/10/seis-homens-e-um-destino.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"A NASCENTE DOS PEREIRAS"

 Por Cícero Aguiar

FAZENDA CARNAÚBA

"A nascente dos Pereiras" 

Na fazenda Carnaúba 
Nesta terra avermelhada
Morou José e Jacinta 
Pais de toda Pereirada 
Nesta fazenda importante 
Foi a primeira morada 

Hoje a história contada 
Vem lá da povoação 
Da lendária Vila Bela 
Que é rubrica de sertão 
Terra de sangue e bravura 
Onde nasceu Lampião 

Neste pedaço de chão 
A história tem valor 
Onde o terreno vermelho 
Revela a face da dor 
Se teve dor e lamento 
Certamente teve amor 

Por aqui andou Sinhô 
De bravura inquietante 
Luiz Padre e Simplício 
De Manoel, comandante 
Lar de Né da Carnaúba
Uma figura cativante

De Alexandre o gigante 
E também de Cipriano 
Mortos na Pedra do Reino
Num episódio tirano 
Lá no século dezenove 
Trinta e oito foi o ano

Vitorino também mano 
Francisco agora citado 
Mais Antonio e Joaquim 
Entes deste pontentado
Filhos desta Carnaúba 
Este torrão respeitado 

Neste chão abençoado 
De Mariana e de João 
A prole não é pequena 
Tem Ana e Sebastião 
Terra de padre Pereira 
De Andrelino o Barão 

São estampas do sertão 
Esses que eu me refiro 
Terra de Zé Aguiar 
Que com razão eu prefiro 
De Izidoro e Cajueiro
De Leônidas e Argemiro 

Eu já citei Argemiro 
Baraúna do nordeste 
Sem esquecer Padre Mina 
Geni figura inconteste 
Lá de Bernardo Vieira 
Com raízes no Agreste 

Deus por favor me empreste 
Um pouco de inspiração 
Lembrar Antonio Andrelino 
Que era filho do Barão 
Dos Valões e João de Ciba 
E de José Sebastião 

E nas lutas do sertão 
Muitas vezes traiçoeira 
Não tem como não falar 
Do valente Né Pereira 
E de Antônio Cassiano
E da fazenda Cachoeira 

Dr. Arcôncio Pereira
Foi o primeiro letrado 
Que militou na política 
Como Custódio Conrado
Lorena grande político 
Historiador respeitado 

Luiz Wilson aclamado
Um renomado escritor 
Luiz do Triângulo foi
Um Pereira de valor 
Foi cabra de Zé Pereira 
E também foi de Sinhô

Bom nome que tem valor 
A Belmonte pertencente 
Como a fazenda Cristóvão 
De Ioiô e sua gente 
Um Pereira de Araújo 
Com insígnia de valente 

Valentia era patente 
Naquele sertão raivoso 
Que foi forjado na bala 
Por isso tão perigoso 
Terra onde o destemido
Se tornava poderoso 

Mais tudo foi oneroso 
Pra o sertanejo inocente 
O estado não protegia 
Por ser tão incompetente 
Nada tendo a oferecer 
Sendo apenas negligente 

É preciso que a gente 
Procure se aprofundar 
Olhar todo o ocorrido 
Para poder afirmar 
Se havia outro contexto 
Para o sertão povoar 

E por aqui vou parar 
Dando meu simples recado 
Falei de meus ancestrais 
Alguns, lendas do passado 
Perdoem a minha retórica 
Tudo que foi rabiscado 

Cicero Aguiar Ferreira 
22 de outubro de 2022

 A Fazenda Carnaúba será nossa segunda Visita Técnica do Cariri Cangaço Serra Talhada 2022 ; no dia 12 de novembro pela manhã ; sem dúvidas outro dos cenários mais emblemáticos de todo o Pajeú, a Fazenda Carnaúba do lendário Né da Carnauba, foi palco de alguns dos mais significativos e simbólicos episódios do começo do século XX na Pajeú.

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/10/a-nascente-dos-pereiras-por-cicero.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com