Seguidores

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

LIVRO!

 Por Luiz Ruben.

É com alegria que compartilho meus gêmeos. São dois livros resultado de pesquisa de longo tempo e organizados nessa reclusão a que estamos todos obrigados a viver.

De um total de 21 livros lançados, esses são o 13º e 14º publicados sobre a temática Cangaço.

1 – Lampião e a Revolução de 1930


2 – Lampião e seus Cangaceiros – Caderno de Anotações

Estes e outros títulos lançados anteriormente estão a venda com o professor Pereira.

Whats App.: (83) 9 9911-8286

Email: fplima1956@gmail.com

 https://www.facebook.com/groups/545584095605711/user/100007767371031/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PADRE CÍCERO À DIREITA DA FOTO.

 Por Brazil Imperial

A Mais Antiga Fotografia de Cícero Romão Batista (1844-1934), o Padre Cícero, antes de sua ordenação sacerdotal (cerca de 23 anos; a direita), com um colega do Seminário da Prainha, Fortaleza, Ceará, 1867. Fonte: Arquivo de Renato Casimiro e Daniel Walker

Em 1860, Cícero foi matriculado no colégio do renomado padre Inácio de Sousa Rolim, em Cajazeiras, na Paraíba. Aí pouco demorou, pois a inesperada morte de seu pai, vítima de cólera em 1862, obrigou-o a interromper os estudos e voltar para junto da mãe e das irmãs solteiras.

A perda do pai trouxe graves problemas financeiros à família. Em 1865, aos 21 anos, entrou no seminário em Fortaleza.

Padre Cícero foi ordenado no dia 30 de novembro de 1870, com 26 anos. Voltou para Crato, à espera de uma paróquia para liderar. Nesse tempo, lecionou Latim no Colégio local.

Em sua incansável atividade pastoral, pregava, aconselhava, dava confissões e visitava a comunidade. Nesse período ocorreu a grande seca no Nordeste brasileiro (1877-1879). Em breve conquistou a simpatia do povo, liderando a comunidade e moralizando os costumes, como os excessos de bebedeira e a prostituição. Sua obra se expandiu e padre Cícero precisou recrutar mulheres solteiras e viúvas, organizando e exercendo sua autoridade sobre uma irmandade leiga, formada por beatas, que o ajudava nas atividades pastorais.

Padre Cícero foi o maior benfeitor e a figura mais importante da Cidade de Juazeiro. Ele a fez crescer transformando-a na mais importante do interior do Ceará. Os bens que ele recebeu em vida foram doados para a Igreja, principalmente para os salesianos que ele próprio levou para Juazeiro. Fonte:

 https://www.facebook.com/BrazilImperiu/photos/a.2082430488753824/2977509612579236

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CARIRI CANGAÇO PAULO AFONSO 2022 CHEGA A MALHADA DA CAIÇARA E AO MUSEU CASA DE MARIA BONITA !

 Por Manoel Severo


A joia da coroa ! Quando nos referimos a essa expressão estamos dando ênfase ao que temos de melhor. Em Paulo Afonso temos uma manancial inesgotável de cenários importantes e vitais dentro da historiografia do cangaço, além de inúmeros personagens que escreveram com sangue, suor e lágrimas algumas dessas trágicas paginas sertanejas, entretendo nossa joia da coroa tem nome e sobrenome: 
Maria Gomes de Oliveira, a Maria do Capitão ! nascida bem ali na terra do condor, numa pequena fazenda no povoado de Malhada da Caiçara, zona rural da bela Paulo Afonso... 

Ingrid Rebouças e João de Sousa Lima no Museu Casa de Maria Bonita

Ainda do povoado do Riacho (25km do centro de Paulo Afonso pela BR110) se passa pela Vila de Dona Generosa e mais 13km de estrada de terra, chegamos ao solo sagrado berço da rainha do cangaço; Maria Bonita. Naquela época, final de 1929 e começo dos anos 30, Lampião já havia se tornado presença constante no terreiro de seu Zé de Felipe e dona Déa; Maria Joaquina Conceição Oliveira; principalmente pela ligação que mantinha com o coiteiro Odilon Café. Nessas idas e vindas o destino acabaria pregando uma peça no maior de todos os cangaceiros e a partir dali a historia do cangaço seria contada de outra forma, nascia a presença das mulheres, de forma efetiva, nos bandos cangaceiros e o casal mais famoso dos sertões.

João de Sousa Lima, Ingrid Rebouças e Manoel Severo


João de Sousa Lima no Museu Casa de Maria Bonita

Novamente anfitrionados pelo Conselheiro João de Sousa Lima, presidente da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022, chegar à Malhada da Caiçara e ao Museu Casa de Maria Bonita, é como voltar no tempo, é como se a qualquer momento a jovem Maria de Déa; que era a segunda filha do casal Zé de Felipe e dona Déa; saísse por uma daquelas portas e se colocasse debruçada em uma das singelas janelas da casa restaurada... Maria, com 18 anos na época em que conheceu Virgulino Lampião, já vinha de um primeiro casamento fracassado com um primo, o sapateiro Zé de Nêne, e a partir daqueles primeiros encontros com o chefe dos cangaceiros nasceu o romance maia famoso do cangaço e eternizado pela literatura de cordel e cantadores dos mais distantes rincões sertanejos. 





"A construção — uma casa de reboco de 50 metros quadrados — abrigou a cangaceira de 1911 a 1929, quando ela conheceu Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Depois de passar por uma restauração, o imóvel virou ponto turístico da cidade, em 2006. Até hoje na vizinhança da casa ainda vivem os parentes da família de Maria Bonita. No local, estão expostos alguns objetos da família, da história de Maria Bonita e reproduções de fotos dos cangaceiros."


Maria Déa, A Bonita Maria de Lampião, ou Maria Gomes de Oliveira, nasceu no dia 8 de março de 1911, no Sítio Malhada do Caiçara, em Curral dos Bois, atual Paulo Afonso, filha de José Gomes de Oliveira, conhecido como Zé Felipe e Dona Maria Joaquina, conhecida como Dona Déa. Era a segunda numa família de dez irmãos. Casou ainda muito cedo, aos 15 anos de idade com o primo, José Miguel da Silva, o Zé de Nêne, sapateiro e reconhecido boêmio da região. Naquela época já era notório o forte gênio da morena filha de Zé Felipe, costumeiramente o casal estava envolvido em brigas fundamentalmente em função do ciúme de Maria. Sempre que brigavam a jovem se abrigava na casa dos pais; foi justamente em uma dessas oportunidades que em 1929 teria havido o primeiro contato de Maria Déa com o Rei dos Cangaceiros, Virgulino Ferreira. Naquele dia Virgulino passaria pelas terras do Sítio Tara do conhecido coiteiro Odilon Martins de Sá, vulgo Odilon Café, e depois se dirigiria para as terras da Malhada do Caiçara, ali por longos meses havia construído uma sólida base de sustentação em terras baianas, estava entre amigos. Ao se despedir da família de Zé Felipe se dirige à morena Maria e pergunta se sabe bordar, ato contínuo deixa alguns lenços de seda para o ofício da sertaneja, prometendo voltar em breve para buscá-los. Parece-nos que já naquele momento o destino começava a traçar suas linhas na direção da maior mudança da história do cangaço: a entrada das mulheres nos bandos cangaceiros. E assim; Maria, Durvinha, Aristéia, Moça, Adília, Dadá, Enedina, Cristina, Lídia, Eleonora, Quitéria, Adelaide, Nenem, Sila, Rosinha... mudariam para sempre a feição do cangaço nordestino de Virgulino Lampião.

Para Manoel Severo, "sem dúvidas uma das visitas mais aguardadas de nossa programação do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022, será essa ao Museu Casa de Maria Bonita. Chegando aqui é como se estivéssemos sendo transportado no tempo. Já estive aqui ao lado do João de Sousa inúmeras vezes mas sempre é uma emoção diferente. O lugar tem um magnetismo absolutamente forte. Agora é aguardar o mês de março e vir conosco neste grande Cariri Cangaço Paulo Afonso.

CARIRI CANGAÇO PAULO AFONSO 2022
24 a 27 de Março de 2022
Paulo Afonso
BAHIA-BRASIL

Redação Cariri Cangaço

Paulo Afonso; 16 de Dezembro de 2021

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/01/cariri-cangaco-paulo-afonso-2022-chega.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMBATE ENTRE ZÉ BAIANO E ZÉ RUFINO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=8psdL3ymmxM&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Quer ajudar nosso canal? Nossa chave Pix é o e-mail: narotadocangaco@gmail.com Alagadiço - Frei Paulo (SE) - Dezembro-2021 - Lampião e Zé Baiano matam um inocente e por causa dessa morte a desavença entre Alagadiço e os cangaceiros começou - Primeiro combate entre Zé Baiano e Zé Rufino - As artimanhas de Zé Rufino Link desse vídeo: https://youtu.be/8psdL3ymmxM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM ANEL DE "MARIA BONITA"

Do acervo do professor, escritor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio.

"Existem, na Bahia, algumas peças de ouro maciço que pertenceram aos cangaceiros.
Muitas delas, não todas, fruto de comércio ou saque.

Nesta imagem, um diamante de mais de 2 quilates, peça do cangaço de uso feminino, que a tradição aponta ter pertencido a Maria Bonita, tendo sido recolhido em Angicos.
O numero é pequeno Aro 14, o que indica dedo pequeno. Atualmente, estimado em 8 mil reais.

Está à venda."

Dr Orlins Santana de Oliveira

Membro do Instituto Histórico da Bahia.

http://cangaconabahia.blogspot.com/2013/08/um-anel-de-maria-bonita.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO SOBRE CANGAÇO NA PRAÇA.

Por Raquel Nogueira

Eu estou vendendo o livro Como Capturar Lampião da Autoria de Luís Rubens Luiz Ruben F. A. Bonfim ele custa R$ 70,00 já com o frete quem quiser fale comigo no privado. 

https://www.facebook.com/photo?fbid=5152209651490910&set=gm.1413535049116371

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RADIOGRAFIA DO CRÂNIO DE "MARIA BONITA"

 Do acervo do professor, escritor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio.

Prezado Rubens O crânio perfeito com leve afundamento do frontal devido ao impacto com o chão. Nota-se um degrau ósseo na superfície acima da órbita.
Os dentes...
Quando acompanhei a perícia, não tinham cáries. A arcada era completa ou é completa. Verifiquei fratura com perda do bordo incisal do segundo incisivo inferior direito.
Ela deve ter sido jogada pelo impacto de um tiro possante, pelas costas. Caindo sobre pedras do solo, ao gritar com a boca aberta. O que se comprova com a não fratura, mesmo pequena, dos incisivos da arcada superior.
O impacto da dor e com a boca aberta ao máximo.
Ela caiu de frente ao chão e sobre o lado direito.
Deixo legado aos maravilhosos e competentes estudiosos do cangaço.

Dr Orlins Santana de Oliveira
Membro do Instituto Histórico da Bahia
Um dos responsáveis da exumação da cabeça que foi justamente entregue à família e enviada ao amado Sergipe.

http://cangaconabahia.blogspot.com/2013/08/radiografia-do-cranio-de-maria-bonita.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

8 DE FEVEREIRO DE 1994, NO “A TARDE”:

Do acervo do professor, escritor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio

Dadá, última musa do cangaço

Sob muitas lágrimas das duas filhas, dos três que teve com Corisco, dezenas de netos e bisnetos, todos chorando convulsivamente, e aplausos de um bom número de admiradores, que acorreram ao Jardim da Saudade, foi sepultado ontem, às 18h10min, o corpo de Sérgia Silva Chagas (Dadá), que morreu, aos 78 anos, na madrugada de ontem, no Hospital São Rafael, vitimada por um câncer generalizado, de acordo com a informação do historiador Carlos Cleber, que, em março próximo, vai relançar o livro “Dadá, a Musa do Cangaço”, da Editora Vozes.

O corpo de Dadá foi velado na capela do Jardim da Saudade, onde o capelão do cemitério, padre Afonso Gomes, celebrou missa de corpo presente. O filho Sílvio Hermano, que mora em Alagoas, não chegou  a tempo de assistir ao sepultamento de sua mãe. Entre os admiradores, estiveram no cemitério o jornalista e juiz classista Oleone Coelho Fontes, autor de um livro sobre o cangaço, e a ex–vereadora Geracina Aguiar.

AOS 13 ANOS

Nascida em Belém de São Francisco, Pernambuco, em 1915, e uma das filhas do casal Vicente R. da Silva / Maria R. S. da Silva, Dadá entrou no cangaço aos 13 anos de idade. Numa entrevista que concedeu em 1977, ela contou que Lampião chegara na sua casa, “onde fez uma baderna danada”. Na época, Dadá morava na fazenda Macucuré, entre os municípios de Glória e Paulo Afonso, no interior do estado da Bahia.

De repente, disse Dadá, Lampião chamou Corisco e, em tom de brincadeira, disse para ele: “Como é? Você não quer desmamar esta menina?” Corisco deu uma gargalhada, me pegou no colo, me colocou na sela do seu cavalo e saiu a galope. Depois, lembrou, “foram 12 anos de luta, correndo ou enfrentando a Policia por toda parte”. Sérgia, que ficou conhecida pelo apelido de Dadá, tinha, apenas 13 anos.

MUITO AMOR

Apesar da violência do contato inicial, Dadá sempre falou de Corisco com muita ternura, afirmando: “Nos amamos muito”.

Dadá que teve três filhos com Corisco (Maria do Carmo, Maria Celeste e Sílvio Hermano), todos vivos, também elogiava Lampião, dizendo que ele era um homem bom. “Um homem de palavra, que só falava uma vez e não contava vantagens. Fico triste – confessou – quando vejo escreverem coisas que Lampião nunca fez. Os livros que têm saído sobre o cangaço só apresentam – dizia Sérgia da Silva Chagas – vantagens da Polícia e coisas terríveis que nunca aconteceram.”

OUTRO MARIDO

Dadá assistiu a morte de Corisco, em 1939, numa localidade próxima ao município de Miguel Calmon, varado de balas de metralhadora, mesmo aleijado e já tendo deixado o cangaço. Ela também foi baleada, teve uma das pernas estraçalhadas e amputada posteriormente. Casou–se com um velho pintor de paredes, já falecido, com quem não teve filhos. Criou, no entanto, muitos meninos e meninas, que considerava como seus filhos. Mesmo com uma perna só, Dadá costurava muito, chegando a aposentar–se como costureira. Com sua morte, fecha–se uma das últimas páginas do cangaço no sertão nordestino.

http://cangaconabahia.blogspot.com/2013/07/8-de-fevereiro-de-1994-no-tarde.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CRUCIFIXO DA BARONESA DE ÁGUA BRANCA

Do acervo do professor, escritor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio. 

Em ouro maciço 22 quilates
Esta magnifica peça, estava à venda ate uns 8 anos atrás (publicado em 2012 no site Cangaço na Bahia), aqui, em Salvador.
Foi vendido  para fora do Estado por 12 mil reais. Um comerciante deve ter levado.
Fiquei muito sentido pela perda do acervo do cangaço.
Na época não tinha recursos para adquirir o mesmo. 
Salvador era o local mais perto para as volantes revenderem os achados. E tudo vinha pela via ferroviária. Até as crianças para adoção, que valem mais do que qualquer ouro deste mundo.

Para os amantes da história
Publique-se

Dr Orlins Santana de Oliveira
Membro do Instituto Histórico da Bahia
Membro do Instituto Genealógico da Bahia

http://cangaconabahia.blogspot.com/2013/08/o-crucifixo-da-baronesa-de-agua-branca.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROMOÇÃO DE EVARISTO CARLOS DA COSTA

 Por Rubens Antonio.

Definitivamente envolvido em um dos eventos referenciais do Cangaço, ocorrido em dezembro de 1929, tendo respondido Inquérito até 1931, o então 2° sargento Evaristo Carlos da Costa somente foi promovido a 1° sargento em agosto de 1939.

http://cangaconabahia.blogspot.com/2013/08/promocao-de-evaristo-carlos-da-costa.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

1952... VOLTA-SECCA LIVRE.

 Por Rubens Antonio.

Primeiro passo, quando da sua saída da penitenciária, em 1952.
Um charuto, para comemorar a liberdade.
Diante da sua residência, um casebre, com a esposa, no dia da libertação.
 Visita à Igreja do Senhor do Bonfim, no dia da libertação, para agradecer por esta.
Com a esposa
Para a História.

http://cangaconabahia.blogspot.com/2013/08/1952-volta-secca-livre.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com