Seguidores

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

PAIS DA EX-CANGACEIRA DURVALINA.

 

Eu não tenho a fonte, mas esta foto deve pertencer ao acervo da sua filha Lili Conceição. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASPIRANTE " FERREIRA DE MELO " - ENTREVISTA

O HOMEM QUE PARTICIPOU, DECISIVAMENTE, NO COMBATE EM QUE MORRERAM LAMPIÃO E MAIS 10 CANGACEIROS, NA GROTA DO ANGICO-SE, EM 28-7-1938..

Fonte: Jornal " Folha da Manhã ", edição de 11 de agosto/1938

VEJA, A MATÉRIA COMPLETA, NA PARTE DOS COMENTÁRIOS...


Parte I


Parte II


Parte III


Parte IV


http://mendesepaiva.blogspot.com/search?updated-max=2015-01-17T06:04:00-08:00&max-results=7&start=14&by-date=false

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANAL DE CORINTO DA GRÉCIA REABRE AO TRANSPORTE APÓS 18 MESES DE PAUSA


https://www.facebook.com/

Barco navega no Canal de Corinto, na Grécia, no dia 11 de julho de 2022. O icônico Canal de Corinto da Grécia reabriu ao transporte no início deste mês após um hiato de 18 meses para obras de reparo após uma série de deslizamentos de terra, disseram autoridades locais à Xinhua na segunda-feira. (Foto por Panagiotis Moschandreou/Xinhua)

Corinto, Grécia, 11 jul (Xinhua) -- O icônico Canal de Corinto da Grécia reabriu ao transporte no início deste mês após um hiato de 18 meses para obras de reparo após uma série de deslizamentos de terra, disseram autoridades locais à Xinhua na segunda-feira.

O canal salva navios que navegam do Mar Jônico ao Mar Egeu cerca de 130 milhas náuticas. Construído de 1881 a 1893, o Canal de Corinto entre a península do Peloponeso e o continente é considerado um projeto de engenharia icônico do século XIX.

O canal tem cerca de 6,3 km de comprimento, 24 metros de largura em sua base e oito metros de profundidade. É difícil navegar para muitos navios grandes modernos, mas ainda é popular para embarcações menores e uma atração turística única.

"Ele reabriu à navegação, quando a primeira fase das obras de restauração foi concluída", disse George Zouglis, gerente-geral do Corinth Canal S.A, à Xinhua durante um passeio pelo canal.

Outros reparos do canal artificial continuarão nos próximos meses. O canal acomodará o tráfego marítimo de verão e fechará novamente no início de outubro para permitir a segunda etapa das obras. Ele reabrirá no próximo verão e fechará para os retoques finais antes da grande reabertura.

Além das obras de mitigação de deslizamentos e estabilização das margens, o projeto de requalificação também inclui cercas ao longo do canal e construção de uma trilha pavimentada de 3,5 km para os visitantes.

Durante a primeira semana de operação deste mês de julho, quase 400 embarcações transitaram pelo canal e cerca de 7.000 trânsitos são esperados em outubro, segundo a gestora.

Em combinação com as obras de atualização na área mais ampla, a Grécia em 2024 terá um centro modernizado para o transporte marítimo que apoiará ainda mais a indústria do turismo local, disse Zouglis. 

Barco navega no Canal de Corinto, na Grécia, no dia 11 de julho de 2022. (Foto por Panagiotis Moschandreou/Xinhua)

Foto tirada no dia 11 de julho de 2022 mostra uma visão geral do Canal de Corinto na Grécia. (Foto por Panagiotis Moschandreou/Xinhua)

http://portuguese.xinhuanet.com/20220713/8a275af82bb342f7961220a21110fb27/c.html#:~:text=O%20canal%20tem%20cerca%20de,e%20oito%20metros%20de%20profundidade.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com



O VAQUEIRO "SANTO" SAI DA FAZENDA EXU, E MUDA-SE PARA A FAZENDA MANDAÇAIA, E LÁ, SE DEU MAL COM O CANGACEIRO CORISCO.

 Por José Mendes Pereira