Seguidores

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM NATAL - 17/10


Convidamos todos os professores e professoras a participar das atividades de mobilização da ADUERN na próxima semana. 

No dia 17/10 ( terça-feira) a ADUERN participará de audiência pública na ALERN, em Natal. O sindicato disponibilizará transporte e alimentação para os/as interessados em participar. O ônibus sairá da ADUERN às 7h. 

Pedimos que os/as interessados/as que enviem seu nome para a Secretaria do sindicato até a segunda-feira às 17h, através do email aduern@gmail.com ou dos telefones 3312-2324 e 988703983. 

Para mais informações sobre as atividades de mobilização acesse: http://aduern.org.br/index.php/2017/10/13/audiencia-publica-na-alern-vai-discutir-crise-na-uern/

Jornalista

Cláudio Palheta Jr.

Telefones Pessoais :

(84) 96147935
(84) 88703982 (preferencial) 

Telefones da ADUERN: 


ADUERN
Av. Prof. Antonio Campos, 06 - Costa e Silva
Fone: (84) 3312 2324 / Fax: (84) 3312 2324
E-mail: aduern@uol.com.br / aduern@gmail.com
Site: http://www.aduern.org.br
Cep: 59.625-620
Mossoró / RN
Seção Sindical do Andes-SN
Presidenta da ADUERN
Rivânia Moura

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA PERGUNTA QUE MUITOS GOSTARIAM DE FAZER

Por José Mendes Pereira

Assim como eu, acho que muitos gostariam de fazer esta pergunta: será que Maria Gomes de Oliveira a Maria Bonita de Virgulino Ferreira da Silva o capitão Lampião conheceu todos os irmãos de Lampião?

É bem provável que dona Maria Bonita não conheceu todos os irmãos e irmãs do capitão Lampião, porque os familiares do perverso e sanguinário Lampião uma parte residia em Juazeiro do Norte, sobre  o olhar do religioso padre Cícero Romão Batista.

 Virgolino Ferreira da Silva o Lampião, ao seu lado o irmão Antonio Ferreira da Silva. Atrás está o outro irmão Levino Ferreira da Silva, e Antonio Rosa.

O cangaceiro Livino Ferreira da Silva irmão do capitão Lampião, foi abatido no ano de 1925, aproximadamente 6 anos antes da entrada de Maria Bonita à Empresa de Cangaceiros Lampiônica Cia, empresa esta que pertencia ao seu velho e apaixonado companheiro Virgulino Ferreira da Silva.


Provavelmente, Maria Bonita também não conheceu o irmão mais velho de Lampião, o Antonio Ferreira da Silva, pois este foi acidentalmente morte em 1927, e Maria Bonita só entrou para o  cangaço mais tarde. 

No dia em que Antonio Ferreira da Silva foi morto alguns cangaceiros estavam acoitados pelo coronel Ângelo da Gia, na fazenda Poço do Ferro, e jogavam baralho. Luiz Pedro estava numa rede e Antônio em pé. Antônio estava perdendo muito no jogo, enquanto disse a Luiz:

- Luiz, você está sentado nesta rede há muito tempo! Agora deixe que eu me sente um pouco aí.

O rapaz segurando o cano do fuzil, ao apoiar-se para levantar, bateu com a coronha no chão. A arma, destravada, disparou a bala que atingiu Antônio em cheio. Este, antes de cair, só teve tempo de falar: - Matou-me, Luiz. - http://cariricangaco.blogspot.com.br/2009/12/morre-antonio-ferreira-porantonio.html


O caçula Ezequiel Ferreira da Silva (1908-1931) foi abatido no dia 23 de abril de 1931, no tiroteio da Fazenda Touro, povoado Baixa do Boi, no Estado da Bahia, ponto conhecido como Lagoa do Mel. Este sim é provável que Maria Bonita conviveu com ele em companhia de Virgulino Ferreira da Silva, pois neste período Maria Bonita já fazia parte do cangaço do seu companheiro. 


Eu acredito que Maria Bonita conheceu o João Ferreira da Silva irmão de Lampião, já que ele morou pelas terras de Propriá no Estado de Sergipe.

Finalmente o João escolheu o que era bom para ele, talvez dizendo o seguinte consigo mesmo:

“ - Viver com dignidade é o meu lema. E não envergonharei os meus pais José Ferreira da Silva e nem Maria Sulena da Purificação, a Maria Lopes, os quais sofreram muito para me criarem, e tenho que retribui-los fazendo o bem, e não o mal. Mesmo sendo pobre, eu tenho que ser um homem da paz. Os horrores não me satisfazem". 

Mas alguns pesquisadores do cangaço afirmam que o João Ferreira da Silva tentou algumas vezes participar do cangaço, mas Lampião não deixou, dizendo-lhe que fosse cuidar dos seus irmãos.

Nota: O que escrevi não tem nenhum valor histórico para a literatura cangaceira. É apenas na minha imaginação.

Dos irmãos de Lampião Ferreira da Silva o João Ferreira (1902-?) foi o único que não abraçou o Cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

ABRINDO ESPAÇO PARA BARACK OBAMA

Por José Mendes Pereira

UM EXEMPLO DE HONESTIDADE!

Quem se atreve em dizer algo contra este ex-presidente que administrou a mais importante potência do mundo sem nenhum escândalo? Imagina se o Brasil fosse governado por esta família!


Por que esta família está de cabisbaixa?

Para a maioria dos políticos do Brasil esta família tem vergonha de ser honesta. Mas ela nunca teve e nem terá vergonha de ter conservado a honestidade como primeiro plano para administrar os Estados Unidos, um país que pertence a uma nação. 

Esta família não tem vergonha de ter mantido relações diplomáticas com o nosso querido Brasil, mas tem vergonha quando alguém fala nos políticos do nosso Brasil. 
  

Só em você olhar bem para esta família imagina como seria se os políticos brasileiros copiassem esta honestidade!

Família Obama se despede dos funcionários da Casa Branca.

Barack Obama, esposa e filhas servem os seus funcionários que os serviram durante 8 anos de governo.


O escritor e editor do Brasil José Renato Monteiro Lobato (Monteiro Lobato) disse que: "Um país se faz com homens e livros". Mas,  eu, observando bem, vi que ele se esqueceu de completar o que desejaria falar sobre os homens aliados ao país criado: "mas que os homens sejam honestos". 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

A MAIS NOVA CANTORA DE MOSSORÓ


Alcimara Caroline Evangelista de Melo com o nome artístico "CAROLINE MELO" é a mais nova cantora de Mossoró. Ela já está na mídia. Caroline Melo é filha de Alcimar dos Teclados.


"Eu sou o brilho que encanta esse arraiá,
Eu sou matuto lá da roça,
E a minha história vou contar..."


E é agora! Apresentação com a quadrilha Nação Junina na arena das dunas! #InterTV Bora cantaaaar em  Natal (Rio Grande do Norte).


Marquinha renovada no melhor lugar! @corpobronzeado1

Foto: Renato Gomes — com Kaliane Silva em Corpo Bronzeado.



Pelas lentes do grande Gildo Bento!



Dizem que quem trabalha Deus ajuda, né? Rsrsrs.

Na labuta!  — em  Jornal De Fato.


Amiga parceira — com Emanuele Lopes em  Felipe Guerra.


Teu sorriso quente, inebria, entontece. (Elis)

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br/
http://blogdomendesemende.blogspot.com

"O PATRIARCA: CRISPIM PEREIRA DE ARAÚJO, IOIÔ MAROTO".


O livro "O Patriarca: Crispim Pereira de Araújo, Ioiô Maroto" de Venício Feitosa Neves foi lançado no dia 4 de setembro de 2016, às 20h durante o Encontro da Família Pereira em Serra Talhada.

A obra traz um conteúdo bem fundamentado de Genealogia da família Pereira do Pajeú e parte da família Feitosa dos Inhamuns.

Mas vem também, recheado de informações de Cangaço, Coronelismo, História local dos municípios de Serra Talhada, São José do Belmonte, São Francisco, Bom Nome, entre outros) e a tão badalada rixa entre Pereira e Carvalho, no vale do Pajeú.

O livro tem 710 páginas. 
Você já pode adquirir este lançamento com o Professor Pereira ao preço de R$ 85,00 (com frete incluso) Contato: franpelima@bol.com.br 
fplima1956@gmail.com

http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2016/08/novo-livro-na-praca_31.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM - ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES AFLAM - ACADEMIA FEMININA DE LETRAS E ARTES MOSSOROENSE


LANÇAMENTO SIMBÓLICO DA REVISTINHA DA "PALHAÇA PAÇOCA".

MUITO NOS HONRA PARABENIZAR PELO *TRABALHO FILANTRÓPICO E DE CULTURA DIVERSIFICADA, NA PERFORMANCE DA “PALHAÇA PAÇOCA”, UM RESGATE DA SUA HISTÓRIA TEATRAL, EMPREENDIMENTO CONCRETO INSTITUCIONALIZANDO “NÃO ARREDAR PÉ” DO SEU IMENSURÁVEL TALENTO DE MUSICISTA E ARTÍSTICO !


ADMIRAMOS A CORAGEM E PERTINÁCIA COM QUE INTELECTUAIS DA SUA ESTIRPE, EM MEIO A TANTOS INFORTÚNIOS QUE SE NOS ATINGEM, GESTIONAM E OS SUPERAM, TRANSFORMANDO AS DIFICULDADES EM BONS ENSURDECEDORES TRABALHOS DESSA GRANDEZA. 


CONTRIBUINDO PARA AMENIZAR O DESCONFORTO DE TODOS, PRINCIPALMENTE, AS CRIANÇAS E OS IDOSOS QUE PADECEM NOS HOSPITAIS.



(PRESIDENTE DA ASCRIM: Dr. Francisco José da Silva Neto)

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FREI DAMIÃO E FREI FERNANDO DEVEM TER GANHADO O REINO DE DEUS

Por José Mendes Pereira

Uma das mais lindas amizades no mundo religioso no Nordeste brasileiro, foi o respeito, amizade e a admiração que tinha o Frei Fernando por Frei Damião. Nunca se ouviu falar que eles haviam desligado as suas amizades, porque, parece que Deus estava ali sempre entre os dois, guiando-os para preservarem as suas qualidades religiosas um pelo outro.


Vejam como Frei Fernando Rossi cuidava bem do seu amigo Frei Damião, com gestos cuidadosos, como se ele fosse ainda uma criancinha. Aí sim, uma vida cuidando de outra na mais pura amizade. 


O que segue é apenas uma brincadeirinha com Frei Damião Bozzano e Frei Fernando Rossi, sem desrespeitar em nenhum momento os nossos amados santos Nordestinos. 

Diz que viajavam Frei Damião e Frei Fernando num automóvel de sua propriedade, e quem dirigia o carro era Frei Fernando.

Como Frei Fernando Rossi sempre teve o pé pesado no acelerador, corria muito. Sentindo uma velocidade desnecessária naquele momento, Frei Damião chamou a atenção de Frei Fernando dizendo-lhe:

- Fernando, vá devagar, porque poderá o freio não atender em uma precisão. 

- Atende, Damião! Neste carro têm 4 freios:

- Eu só conheço dois - disse Frei Damião.

- São 4, Damião.

- E quais são?

- Frei de pé, 
Frei de mão, 
Frei Fernando, 
E Frei Damião. 

Mas tem outra versão que diz o seguinte:

Em um determinado dia, um guarda rodoviário abordou o carro do frei Damião, e é nesse momento que ele chama a atenção dos religiosos.

- Este carro não tem freio não?

O frei Fernando respondeu ao guarda:

- Tem, sim, e são 4 freios!

Perguntou-lhe o guarda, quais são:

E o frei Fernando lhe responde:

- Frei de pé, 
Frei de mão, 
Frei Fernando, 
E Frei Damião. 

Frei Damião Bozzano nasceu em Pio Giannotti, OFMCap (Bozzano, no dia 5 de novembro de 1898, e faleceu em Recife, em 31 de maio de 1997) foi um frade italiano radicado no Brasil. Está em processo de beatificação, tendo recebido o título de servo de Deus, Frei Fernando faleceu no dia 28 de agosto de 2013. 

Companheiro de Frei Damião por mais de 50 anos, cujo nome de batismo é Guiseppe Rossi, é italiano e veio para o Brasil em 1946. Ao lado de Frei Damião, percorreu todo o Nordeste do Brasil em missões, procissões e na pregação do Evangelho de Cristo.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

APÓS 102 ANOS DE EXISTÊNCIA FÁBRICA DA PEDRA ENCERRA AS ATIVIDADES EM DELMIRO GOUVEIA

Imagem Adalberto Gomes

Devido a crise, à Fábrica da Pedra, a maior indústria do sertão alagoano, localizada no centro de Delmiro Gouveia, encerrou um ciclo de atividades de mais de 102 anos no município, após 10 meses de paralisação.

Esta terça-feira (31), ficou marcada na história da cidade de Delmiro Gouveia, a Fábrica da Pedra, após 102 anos de existência encerra suas atividades na cidade e  cerca de 450 funcionários são demitidos.

A crise na fábrica da Pedra começou em março de 2016, devido a um débito de energia com a Eletrobras, valor esse que segundo a diretoria da empresa seria de  R$ 1,265.000,00, com isso a fábrica teve a energia cortada e suas atividades foram paralisadas temporariamente, devido a esse débito, a direção da fábrica solicitou junto a Eletrobras um acordo para  que o débito  fosse parcelado em 36 vezes, mas a Eletrobras não aceitou  e com isso agravou ainda mais a situação da empresa.

A fábrica possuía um quadro com cerca de 583 funcionários, muitos tiveram férias coletivas devido a paralisação. Em dezembro de 2016, a direção da empresa resolveu demitir cerca de 150 funcionários, agravando ainda mais a crise, já que não estava mantendo condições financeiras para manter os funcionários na empresa. 

Devido a todas essas questões, funcionários, ex-funcionários, comerciantes, estudantes e a sociedade delmirense realizaram várias manifestações em protesto contra o não fechamento da Fábrica da Pedra. As manifestações foram realizadas em frente à Fábrica da Pedra, na sede da Eletrobras e pelas ruas de Delmiro Gouveia.

Nesta terça-feira (31), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem (STIFT), após reunião com  diretores do Grupo Carlos Lira, informaram a  demissão dos 450 funcionários Fábrica da Pedra. 

Fundada pelo pioneiro Delmiro Augusto da Cruz da Gouveia, em 5 de junho de 1914, à fábrica foi comprada  pelo grupo Carlos Lyra em 1992. Orgulho para o povo delmirense, a Fábrica  da Pedra completaria esse ano, em 5 de junho, 103 anos de história. A indústria  tornou-se um patrimônio patrimônio histórico e cultural para o povo delmirense e para Alagoas.

Com o encerramento das atividades e o fechamento  da Fábrica da Pedra, muitos delmirenses se comoveram nas redes, muitos ficaram tristes com a situação e lamentaram o fechamento da empresa.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


AQUI, PROFESSORES TRABALHAM COM SALÁRIOS ATRASADOS!


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com