Seguidores

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

MEU, SEU, DELE, DELA, NOSSO ESTADUAL

 Por José Mendes Pereira


Por que "O Estadual" e não "A Estadual"? Simplesmente porque esta escola já foi "Colégio Estadual de Mossoró", esta é a razão de todos chamarem de "O Estadual".

Será que existem pessoas adultas ou bem adultas de Mossoró que ainda não conhecem o Estadual? É quase certeza que não. Quem aqui nasceu sabe muito bem chegar na maior Escola pública de Mossoró. E quem aqui nasceu e nela estudou conheceu e conhece todas as dependências dela, e até teve, muito embora pequeno e passageiro, um romance amoroso nas suas dependências, nos seus corredores, na cantina, na área de lazer, no auditório do teatro, na quadra de esporte, na rampa e que tenha sido em qualquer uma delas, enfim, "O Estadual" sempre foi e será um guardador de segredos que viu nas sua dependências casais de alunos e até mesmo professores se amando.


A Escola Estadual Jerônimo Rosado está localizada em Mossoró no bairro Santo Antonio, à Rua Ferreira Itajubá S/N, e foi fundada no ano de 1959, por Dinarte de Medeiros Mariz, que governou o Rio Grande do Norte entre 1956 e 1961.

Nas últimas seis décadas esta repartição já educou uma grande parte do povo mossoroense, inclusive pessoas de outras cidades que se matriculam nela, e é conhecida em toda região por "O Estadual", sendo de tradição. É a maior escola pública de Mossoró, com pouco mais de 20 salas de aula, e todas são grandes, com auditório, quadra de esporte, e duas rampas para ter acesso às classes.

As alunas eram as pétalas que desabrochavam em suas flores para florirem aquela escola, e que sempre foram as personalidades que não deviam faltar naquelas dependências. Um olhar e um riso apaixonado de cada uma delas dentro daquele ambiente educacional fazia a escola continuar educando e formando com muito prazer, obrigado!

Quem viveu o Estadual sabe muito bem como era divertido estudar nele, e com certeza, orgulhou-se ou orgulha-se muito, por estudar em uma das mais tradicionais escolas de Mossoró, com bons mestres e responsáveis funcionários.

Aquelas estudantes que vestiam as suas fardas do magistério eram e ainda são muito bem lembradas em qualquer lugar de Mossoró, porque a cor do uniforme embelezava mais ainda a estudante.

MUTTI SE TORNA CUNHADO DE MARIA BONITA.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=Ne7dgFtwFD0&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Poucas pessoas sabem, mas o ex-comandante volante baiano, Mutti, teve um relacionamento com Antônia Gomes de Oliveira, irmão de Maria Bonita e dessa relação tiveram um filho que seguiu a carreira militar, assim como o pai e se tornou aviador.

Nessa parte do seu depoimento ele conta como conheceu a jovem Antônia Gomes, irmã de Maria Bonita e toda a trama envolvendo o relacionamento do casal.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente:

Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TAPA NA CARA

*Rangel Alves da Costa

Assim é demais. Quer que eu explique ou quer que eu desenhe? Mas sei que não adianta. Certas pessoas fogem do óbvio, do acerto mais evidente, daquilo que nem seria preciso dizer que é assim que deve ser.

Só mesmo dando bofetada na cara. Só mesmo apontando o dedo e dizendo na cara: “Porra, não tá vendo que isso tá errado, então por que continua fazendo essa merda?”. Ou então levantar a voz e raivosamente asseverar: “Você nasceu torto pra fazer tudo errado, ou não tem a mínima noção do certo ou errado para continuar fazendo assim?”.

Certas palavras são como verdadeiros tapas na cara. Mas muita gente merece tomar tapa, bofetão, tabefe, sopapo. E sem a certeza da serventia em mirar nas fuças e tentar ensinar na força, na violência, no desespero de mostrar o óbvio.

“Acho certo isso que anda fazendo? Será que somente você não vê esse abismo que está procurando? E depois, e depois reclamar de que? Você já viu companhia ruim levar a lugar que preste? Você já percebeu o valor moral que tem suas novas amizades e o que elas, que já têm nada a perder, querem que você faça?”.

Mas nem sempre adianta. Certamente que a ira, o ódio e o embrutecimento, somente mostraram suas garras após inúmeros diálogos pacientes, depois de muitas conversas amigáveis tentando contornar a situação sem maiores dissabores. Mas nem sempre adianta.

“Porra, quantas vezes eu já disse a você que não tá certo o que anda fazendo? Quer morrer, quer matar, quer afundar de vez? O que tem dentro dessa cabeça que não consegue pensar o melhor pra si mesmo? Será que sua mente só tem serventia para o que não presta, para continuar fazendo o que certamente vai acabar com sua vida?”.

O erro humano é comum. Todo mundo erra. Mas o normal na vida humana é que o erro não seja repetido, não seja reiterado conscientemente. E mais: a pessoa deve fazer tudo para não seguir pelos caminhos do erro, para não seguir pelos atalhos desconhecidos e labirintos medonhos.

 

Mas tem gente que parece buscar os caminhos errados, as veredas da perdição. A qual destino levará o caminho das drogas, das ilicitudes, das violências, das más companhias, da reincidência em erros e mais erros? Somente ao caminho da derrocada.

A qual destino levará a estrada da traição, da falsidade, da mentira, do egoísmo, da insensatez, da vilania, da conspiração contra tudo e todos? A qual destino levará o percurso da maldade no coração, do preconceito e da discriminação, da violência pela violência, da vingança, do embrutecimento da alma e do coração?

E chamar mais uma vez e dizer: “Saiba de uma coisa. Pessoas felizes fazem os outros felizes. A conquista do outro se dá pelo caráter, pela honradez, pelo respeito que cada um merece receber. Ou você muda de atitude ou essa maldita redoma vai acabar lhe isolando do mundo. Redoma sim, pois precisa sair desse mundo fechado e imprestável que vive e deixar que a janela do sol da manhã se abra perante seu mundo. Ou procura mudar ou já será tarde demais até para pena do que possa lhe acontecer.

Porém, como dito, nem sempre adianta. Quanto mais a pessoa fala, diz, explica, desenha, mais o outro se faz de cego, de desentendimento, nenhuma valia dando ao que ouviu. E novamente vai abrir a porta e seguir em direção às mesmas sarjetas de sempre. Ou praticar os mesmos absurdos de sempre.

Absurdos tais como aplaudir o governo genocida de um verme asqueroso que se diz governante. Cegar para a realidade e dizer que é jardim o lamaçal que sustenta esse governo. Fanatizar a nojeira, a podridão e o imprestável, levantando bandeira contra o destino de todos.

Com gente assim, quando já ultrapassados todos os limites, somente com tapa na cara, com taca de couro cru pelo lombo, com ponta de ferrão. Não adianta dizer mais que está errado. Então bofetada no que não presta. Ademais não se trata de violência, e sim a salvação da humanidade de um mal maior.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DINHEIRO PASSEIA NO CAMPO

Clerisvaldo B. Chagas, 7 de fevereiro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.654

Indagamos à pessoa abalizada quais os três sítios rurais economicamente à frente dos outros, no município de Santana do Ipanema. De certa forma a resposta foi surpreendente.  E se você conhece a nossa área rural, imagine quais seriam. Pois bem, Camoxinga dos Teodósio, São Félix e Areias Brancas. Entendemos que o consultor quis dizer: a região do povoado São Félix e a região do povoado Areias. Cada uma dessas regiões abrange mais de 15 sítios circunvizinhos. Veja, o sítio Camoxinga dos Teodósio faz parte da região serrana do município. Isso, por si só já mostra clima diferenciado e fertilidade de solo. Faz parte da estrada de terra Santana – Águas Belas (por dentro; atalho).  O asfalto que chegou até o sítio Barroso, é roteiro para o sítio Camoxinga que, de qualquer maneira, em parte já foi beneficiado.

PARCIAL DE AREIAS BRANCAS (FOTO YOUTUBE/EDSON SANTOS).

A região do povoado São Félix também está encravada em região serrana. O tradicional povoado comanda o comércio entre os sítios e a cidade. Recentemente o sítio Óleo, seu vizinho, progrediu muito, virou povoado e concorre com o tradicional São Félix. Dois povoados para uma região de serras e grotas que trabalha com o milho, o feijão e a criação de gado. Este povoado representa outro ramal Santana – Águas Belas que se encontra com o primeiro mais à frente. Registra12 km dali até o centro de Santana do Ipanema, em estrada de terra. Antes chamado Quixabeira Amargosa, São Félix precisa de ligação asfáltica para Santana e diretamente para Areias Brancas. Mesmo assim, veja que está entre os três mais. Em busca do seu destino, o mais comum em Santana, é seguir pelo Bairro São Vicente.

Assim como São Félix, o povoado Areias Brancas (Areia Branca não existe) está localizado a 12 km de Santana do Ipanema, porém no rumo da capital cortado, pela BR-316. Foi isso que fez a diferença. Transporte à toda hora tanto para Maceió quanto para Santana e Alto Sertão. Tem um comércio ainda insipiente, porém básico. Filho da zona rural, se expandiu e atualmente recebe inúmeros benefícios como Igreja, padroeiro, água, luz, calçamento, biblioteca pública... Além de vários empreendimentos particulares. Vive da agricultura e do criatório e possui bastante força política.

Pois, entendendo nosso amigo informante e conhecedor profundo da área rural de Santana do Ipanema, estão aí os três do topo da economia rural do nosso município, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Jorge Santana.

Vamos laçar dinheiro, peão!

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/02/dinheiro-passeia-no-campo-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO JARARACA

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=eaV-P5BeQr8&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOI REDESCOBERTO PELO EXÉRCITO BRASILEIRO NO AMAPÁ, UM AVIÃO AMERICANO B-26 PERDIDO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Na última semana membros do Exército Brasileiro redescobriram o local da queda de um avião de bombardeiro americano B-26 Marauder, que caiu em 1945 no Amapá. Essa aeronave já havia sido encontrada por indígenas da região do Oiapoque em 1946 e os militares mortos foram recolhidos por soldados americanos. Os corpos dos cinco tripulantes estão enterrados nos Estados Unidos.

Autor – Rostand Medeiros – INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE – IHGRN

Revisão – German Zaunseder.

Fonte – O Viajante – Facebook.

Na última semana um grupo de militares do Exército Brasileiro, pertencentes ao 34° Batalhão de Infantaria de Selva, com auxílio de três indígenas que moram na região, reencontraram uma velha aeronave no meio da sela no Amapá. Consta através da página do Facebook “O Viajante”, que os militares sabiam da existência da aeronave sinistrada e em 2012 e até tentaram chegar a ela nessa época, mas não conseguiram.

Martin B-26 Marauder.

Os destroços se encontram na região da Aldeia Santa Isabel, próxima ao Oiapoque, extremo norte do Amapá. Informações apontam que a área possui uma selva alagada e o grupo de militares, cujos nomes não foram revelados, era formado por um tenente, três sargentos, quatro cabos e três soldados, tendo levado três dias para chegar até os destroços. Consta que o local do acidente não foi divulgado, para evitar depredação do local. Uma atitude reconhecidamente muito positiva. 

Fonte – O Viajante – Facebook.

Os militares brasileiros fotografaram parte da cauda, de uma das asas, além dos restos de uma metralhadora Browning calibre .50, a mesma que até hoje é utilizada pelas Forças Armadas Brasileiras. Os militares e indígenas encontraram também nos destroços um dos dois motores radiais Pratt & Whitney Wasp R-2800.

Qual Avião?

Os destroços pertencem a um Martin B-26G Marauder, cujo número de registro na Força Aérea do Exército dos Estados Unidos (United States Army Air Force) era 44-68105, fazendo parte do 387º Grupo de Bombardeio (387Th Bomb Group). O desastre ocorreu, conforme mostram documentos da época, em 25 de janeiro de 1945, durante um voo de traslado desde os Estados Unidos ao front de guerra.

Relatório original da queda do B-26 do Amapá.

A rota dessas aeronaves passava pelo Caribe e, no caso especifico do 44-68105, ele pousou em Atkinson Field, na antiga colônia inglesa da Guiana (atual República Cooperativa da Guiana). Depois, como era normal para essas aeronaves, sua rota seguiria para Belém do Pará e depois para a Base de Parnamirim, em Natal, Rio grande do Norte. Na sequência esse avião deveria cruzar o Atlântico Sul em direção a África Ocidental e depois seguir para a linha de frente na Europa, ao qual havia sido designado. No caso desse avião seria Inglaterra. Existe a informação no relatório dos americanos que o B-26 44-68105 decolou de Atkinson Field pelas 07:18 horas da manhã (10:18 Zulu).

Fonte – O Viajante – Facebook.

Esse bombardeiro B-26 Marauder fazia parte de um grupo de dezenove aviões. Consta no relatório de perda dessa aeronave, do qual possuo uma cópia, que eles encontraram uma forte tempestade e a tripulação chegou a enviar uma última comunicação por rádio, em uma posição a meio caminho entre a Guiana Inglesa e Belém. Tempos depois, com o sumiço do B-26, a tripulação foi declarada morta.

Fonte – O Viajante – Facebook.

Um ano e meio após o acidente, em junho de 1946, indígenas trouxeram a informação de terem encontrado um avião na região do Oiapoque. A informação foi repassada para os militares da antiga estação do Exército dos Estados Unidos em Belém. A partir daí os militares americanos realizaram 565 horas de buscas por ar e terra do que sobrou da aeronave e os restos mortais dos tripulantes.

Fonte – O Viajante – Facebook.

Encontrando a Tripulação

Após encontrarem a aeronave durante as pesquisas realizadas em 1946, os militares descobriram que um corpo havia sido atirado (ou se atirou) para fora dos destroços e foi identificado como sendo o sargento Wesley W. Fulton, de Norfolk, Nebraska. O desastre foi tão intenso que um outro corpo não foi identificado em um primeiro momento. Apenas através de sua placa de identificação (Dog Tag), foi possível saber de quem eram os restos mortais.

Os cadáveres foram levados para a Base de Val de Cans, em Belém, e enterrados com honras militares no lote nº 2 do Exército dos Estados Unidos, provavelmente no Cemitério Nossa senhora da Soledade, um dos mais antigos e tradicionais da capital paraense.

Lápide onde estão enterrados os restos mortais dos tripulantes do B-26 Marauder 44-68105, recentemente redescoberto por membros do Exército Brasileiro – Fonte – https://pt.findagrave.com/memorial/3300083/theodore-thomas-handley

Somente no ano seguinte, 1947, os restos dos tripulantes do B-26 foram exumados e enviados primeiramente para o Post Cemetery, em Fort Buchanan, Porto Rico. Depois eles foram levados para os Estados Unidos e foram enterrados no dia 7 de maio de 1948 no Cemitério Nacional Zachory Taylor, em Louisville, no estado do Kentucky. A tripulação era composta pelo primeiro tenente Theodore T. Handley (piloto), o segundo tenente Raymond J. Carson (copiloto), o oficial de voo James E. Johnson Jr. (navegador), sargento Wesley W. Fulton (engenheiro de voo e atirador) e o cabo George M. Bodin (operador de radar e atirador).

O militar da foto é o oficial James E Johnson Jr., que pereceu nesse acidente – Fonte – https://www.honorstates.org/index.php?id=589284

O 387º Grupo de Bombardeio havia sido criado em 25 de novembro de 1942 e ativado em 1º de dezembro na Base de MacDill, em Tampa Bay, Flórida. Depois foi enviado para a Inglaterra, onde seus membros e suas aeronaves participaram de várias batalhas na Europa ocupada pelos nazistas. Ao final do conflito o 387º Grupo de Bombardeiro passou 21 meses em ação, executando 396 missões de combate, onde lançaram 16.280 toneladas de bombas contra alvos inimigos, estabelecendo no processo um excelente recorde de precisão de bombardeio. Quase 100 das aeronaves do grupo foram derrubadas ou danificadas. Infelizmente mais de 300 aviadores foram mortos ou dados como desaparecidos em ação e outros 217 ficaram feridos.

Relação original dos tripulantes da aeronave.

O B-26 Marauder reencontrado agora pelo Exército Brasileiro no Amapá, certamente seguia para recomplementação de unidades perdidas. Mas eles não chegaram lá!

B-26 na Segunda Guerra

A Companhia Glenn L. Martin, de Baltimore, Maryland, desenvolveu o B-26 em resposta a uma especificação emitida pela Força Aérea do Exército dos Estados Unidos em 25 de janeiro de 1939. Devido ao ritmo acelerado de desenvolvimento, o primeiro exemplo de produção do B-26 Marauder voou em 25 de novembro de 1940. As primeiras aeronaves Marauder voaram em missões de combate no Teatro de Operações do Pacífico, logo após a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Esse B-26 Marauder pertencia ao 387º Grupo de Bombardeiros, o mesmo do avião perdido nas selvas do Amapá – Fonte – NARA.

Entretanto, um crônico problema de mau funcionamento do motor e da hélice, uma inadequada preparação da tripulação e as características e exigentes maneiras de voar o B-26, levaram a uma alta taxa de acidentes em treinamento e logo a aeronave foi apelidada de “Widow Maker” (Fabricante de Viúvas). Sua reputação ficou marcadamente manchada, ao ponto da produção ter sido quase interrompida em várias ocasiões.

Entretanto, com os devidos reparos e apesar de toda a má-fama, o B-26 deu a volta por cima e se tornou um ótimo avião combate dos americanos durante a Segunda Guerra Mundial.

Agradecimentos aos amigos Edér José Barosh, de Altamira, Pará, e José Henrique de Almeida Braga, de Fortaleza, Ceará, pela informação sobre essa redescoberta.

https://tokdehistoria.com.br/2022/02/07/foi-redescoberto-pelo-exercito-brasileiro-no-amapa-um-aviao-americano-b-26-perdido-na-segunda-guerra-mundial/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA.

 Por Francisco Pereira Lima

Indicação Bibliográfica. Hoje irei falar um pouco do amigo e ser humano ímpar de saudosa memória Alcino Alves Costa. Ele nasceu em Poço Redondo em 17/06/1940, filho de Ermerindo Alves Costa e Emiliana Marques da Costa. Homem simples, amigo de todos, um ser humano ímpar. Pesquisador, escritor, compositor e radialista. Deixou uma obra literária respeitável, especialmente sobre o Cangaço. Seus principais trabalhos: Lampião Além da Versão: Mentiras e Mistérios de Angico de Angico, O Sertão de Lampião, Lampião em Sergipe, Poço Redondo- A Saga de Um Povo, Canindé de São Francisco-Se Povo, Sua Gente, entre outros. Foi prefeito três vezes de Poço Redondo. Faleceu aos 72 anos em 01/11/2012. A minha satisfação é ter desfrutado da sua amizade. Saudades.

https://www.facebook.com/memories/?source=notification&notif_id=1644338256558349&notif_t=onthisday&ref=notif

Blogdomendesemendes - Se você deseja adquirir este livro fale com professor Pereira através de g-mail: franpelima@bol.com.br.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MISSÃO VELHA PALACETE DO CORONEL ISAÍAS ARRUDA EX-PREFEITO DE MISSÃO VELHA CE E O MAIOR COITEIRO DE LAMPIÃO

 Por Firmino Expedições

https://www.youtube.com/watch?v=tyrGqWZRhXo&ab_channel=FirminoExpedi%C3%A7%C3%B5es

Palacete do Coronel Isaías Arruda Ex-Prefeito de Missão Velha CE e o Maior Coiteiro de Lampião Link do canal Aderbal Nogueira-Cangaço https://youtube.com/user/aderbalvideo Ajudem o Canal de Firmino Expedições QUEM TIVER VONTANDE E PUDER AJUDAR EU COMPRAR UM DRONE Banco do Brasil Cícero Firmino Feitosa Agência 2308-6 C Corrente 14.061-9 Meu PIX 71291881387 Cícero Firmino Feitosa *CAIXA POUPANÇA Ag: 3880 OP: 1288 Cc: 937186504-6 Cicero Firmino Feitosa CPF Whatsapp 88 981959863 Banco: 290 - PagSeguro Agência: 0001 Número da conta: 07485742-6 Tipo: Conta de pagamento Pic Pay Acesse o link https://picpay.me/cicero.firmino22 para me pagar com PicPay. SEJA MEMBRO linkhttps://www.youtube.com/channel/UCn3J... Se inscreve no canal ativa o sininho se ainda não é inscrito meu muito obrigado e Ajudem o Canal de Firmino Expedições Queria Comprar um DRONE Banco do Brasil Cícero Firmino Feitosa Agência 2308-6 C Corrente 14.061-9 Aqui estão os dados da minha conta PagBank - PagSeguro! Banco: 290 - PagSeguro Internet S.A. Agência: 0001 Número da conta: 07485742-6 Tipo: Conta de pagamento SEJA MEMBRO linkhttps://www.youtube.com/channel/UCn3J... Se inscreve no canal ativa o sininho se ainda não é inscrito meu muito obrigado e que Deus abençoe Canal da Silvaneide https://www.youtube.com/c/canaldasilv... Canal Sertão Nordestino https://www.youtube.com/channel/UC1NH... Meu whatsapp 88 981959863 Canal da Silvaneide https://www.youtube.com/c/canaldasilv... Canal Sertão Nordestino https://www.youtube.com/channel/UC1NH... Meu whatsapp 88 981959863 Meu Endereço Rua José Calixto,124 CEP 63.207-000 Jamacaru Missão Velha CE

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DURVALINA GOMES DE SÁ OU SIMPLESMENTE DURVINHA...

Por Geraldo Antônio de Souza Júnior
Foto: Cortesia de Neli "Lili" Maria da Conceição.

... como era conhecida no ambiente familiar e posteriormente no cangaço.

Durvinha entrou para o mundo do cangaço ainda jovem quando resolveu acompanhar o cangaceiro Virgínio Fortunato da Silva o "Moderno", viúvo de Angélica Ferreira da Silva, irmã de Lampião.

Após a morte de "Moderno", Durvinha passou a conviver maritalmente com o também cangaceiro Moreno III (Antônio Ignácio da Silva), com quem permaneceu até o fim de sua vida. Durvinha e Moreno estão sepultados no Cemitério da Saudade na cidade de Belo Horizonte.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2094775514019667&set=a.110305082466730

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O FOGO DE SERRINHA DO CATIMBAU.

Por Manoel Severo

João Caxeado, um dos defensores de Serrinha do Catimbau


Também na região do agreste pernambucano, o Rei do Cangaço; Virgulino Ferreira, encontrava abrigo e acolhida à sua epopéia nômade cangaceira. Fazendas nas vastas terras entre municípios como Bom Conselho, Águas Belas e Itaiba, traziam oportunamente momentos de descanso e ajuste de negócios entre o líder cangaceiro e seus protetores. Em uma dessas paragens junto ao poderoso coronel Zezé Abílio, lider político e maioral de Bom Conselho, possivelmente pode ter se iniciada a trama do terrível assassinato de José Gomes no sítio Queimada do André e o fogo de Serrinha do Catimbau, quando Maria Bonita é ferida.


Severo e Vilela em visita ao túmulo de Zé Gomes em Paranatama (Serrinha)


Detalhe na sepultura de Zé Gomes

Algumas versões são apresentadas para explicar os episódios daquele Julho de 1935; é Antônio Vilela, dedicado pesquisador de Garanhuns com excelente trabalho sobre a presença de Lampião no agreste pernambucano, que nos conta: "Algumas versões são apresentadas para a ação de Virgulino e seu grupo naquela época, mas a verdade é que o chefe cangaceiro estava em missão a serviço do Coronel Zezé Abílio; a princípio, naquele 20 de julho de 1935, foi até o sítio Queimada do André, ajustar uma conta que o fazendeiro José Gomes Bezerra possuia junto a Zezé Abílio; o fazendeiro conhecido pelos modos rudes e fortes, chegou até a afrontar com palavras o rei do cangaço, que sem titubear, ordenou a morte do mesmo."


 Fachada da Casa de Chiquito, centro de Serrinha



Destas casas partiram os tiros dos moradores de Serrinha


Detalhe da atual praça do fogo de Serrinha do Catimbau, à nossa esquerda a casa de Chiquito, à nossa direita o casário onde estavam os defensores. (Na época não havia a praça)

Continua Vilela: "A notícia do assassinato de João Gomes correu como rastro de pólvora pela redondeza, deixando em alerta as comunidades vizinhas; em Serrinha do Catimbau, cerca de uma légua do ocorrido, a população se organiza sob o comando de João Caxeado, inspetor de quarteirão e seu auxiliar Oséias Correia. De fato Lampião; ao lado de Cabo Velho, Medalha, Maçarico, Gato, Moita Brava e ainda Maria Bonita e Maria Ema, entram pelo principal arrudado do lugar. O chefe cangaceiro tinha endereço certo, novamente sob missão lhe confiada pelo Coronel Zezé Abílio, ruma célere à residencia do indivíduo Chiquito; que mantinha contas a ajustar com o poderoso coronel. A horda cangaceira não tem tempo de concluir seu intento, ao bater à porta da casa de Chiquito é surpreendida com saraivada de balas, vinda das casas situadas do outro lado da rua; no combate , Maria Bonita e Maria Ema foram baleadas e o cachorro Dourado morreu crivado de balas, obrigando o bando a fuga prematura", conta o pesquisador.

http://cariricangaco.blogspot.com/2010/01/o-fogo-de-serrinha-do-catimbau-maria-e.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DIÁRIO DO CORONEL ANTÔNIO GURGEL - FINAL.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=VcrlV6k1ktQ

LAMPIÃO NO RIO GRANDE DO NORTE. ANOTAÇÕES DOS DIAS 26, 27 E 28 DE JUNHO DE 1927. A dramática e sofrida volta para casa. Infelizmente a série encerra aqui, mas espero em um curto espaço de tempo trazer outras histórias semelhantes a essa, que foi simplesmente espetacular. Agradeço a todos que acompanharam, curtiram e compartilharam a sequência de vídeos da série e aproveito para convidá-los para se inscreverem no canal e ativar o sino para receber todas as nossas publicações e atualizações. Valeu... Cabroeira! Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com