Seguidores

quarta-feira, 22 de junho de 2022

CANGACEIRO "LUIZ PEDRO" - BIOGRAFIA.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=4jEV1u128_Y&t=7s&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Um dos cangaceiros mais leais e o que maior tempo permaneceu ao lado de Lampião. Participou de momentos importantes do cangaço da era lampiônica. Encontrou-se com a morte no dia 28 de julho de 1938 na Grota do Angico no momento do ataque da Força Policial alagoana, comandada pelo então Tenente João Bezerra, ao lado de Lampião, Maria Bonita e outros nove companheiros de cangaço. 

Luiz Pedro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A CRUELDADE DO CANGACEIRO ÂNGELO ROQUE

 Por Cangaço Eterno

https://www.youtube.com/watch?v=ETe1SambgtU&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Mais uma vez usando o livro do compadre Sandro Lee " Paulo Afonso, Histórias e Roteiros do Cangaço" apresento mais um episódio pouco comentado da história cangaceira e desta vez damos ênfase as CRUELDADES de Ângelo Roque o temido Labareda. #lampião #cangaço #cangaceiros

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E O ELO COM A FAMÍLIA THEODORO DE SÃO CAETANO DO NAVIO, PERNAMBUCO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=K2NDe_Q2Pgg&list=RDCMUCDyq1zxmnRuBBBBK-2Tagfg&index=2&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

OS MELHORES LIVROS SOBRE OS TEMAS CANGAÇO E NORDESTE VOCÊS ENCONTRAM AQUI: https://www.lojaodonordeste.com

Lampião em suas andanças pelos sertões do Nordeste conquistou aliados e desafetos. Em São Caetano do Navio (Betânia/PE), palco da nossa gravação, ele dividiu a população em prós e contras, assim como a opinião popular. Nessa localidade o cangaceiro-mor esteve por diversas vezes e um de seus contatos na região era com o fazendeiro Theodoro Branco, que tempos antes o auxiliou a fugir de uma perseguição policial, ainda que contra vontade, passando a ter a partir desse momento a admiração, o respeito de Lampião que sempre que possível o procurava quando em viagens por aquelas bandas.
Para que o texto não fique muito cansativo eu vou deixar que os próprios descendentes de Theodoro Branco contem essa história para vocês. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente:

Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

THEODORO BRANCO. LAMPIÃO E O CANGAÇO EM SÃO CAETANO DO NAVIO, PERNAMBUCO.

Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=JT_NX4CoGKA&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

São Caetano do Navio, distrito de Betânia no estado de Pernambuco, para quem não conhece, foi no passado um importante reduto de Lampião e seus comandados. Um lugarejo onde a população dividia-se entre amigos e inimigos, onde Lampião praticou roubos e assassinatos e sentia-se a vontade para agir e ditar as regras à população local.

Um lugar repleto de histórias e de personagens ainda pouco conhecidos na literatura cangaceira e nordestina a exemplo de Theodoro Branco, fundador da Vila de São Caetano, que teve um papel de destaque na história por ter sido, juntamente com seu pai João Branco, um dos desbravadores daquele pedaço de chão e também por ter mantido uma relação amistosa com Lampião que certamente colaborou para evitar maiores ataques e ações violentas por parte de Lampião e bando.
Conheçam a história. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VAMOS CONHECER A PEDRA DE LAMPIÃO NO MUNICÍPIO DE SERRA TALHADA PERNAMBUCO.

 Por Mamoeiro

https://www.youtube.com/watch?v=IZg66PeUx7c&ab_channel=Sert%C3%A3oMamoeiro

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PAULO DINIZ | O QUE NUNCA TE CONTARAM SOBRE ELE

 Por Brega Retrô Original

https://www.youtube.com/watch?v=HW0ok3l9ow8&ab_channel=bregaretr%C3%B4original

PAULO DINIZ Essa é uma homenagem feita de coração para Paulo Diniz, um dos grandes artistas do Brasil, feita pelo Dj Dan Neri. PAULO DINIZ | O QUE NUNCA TE CONTARAM SOBRE ELE Roteiro: Fabrício Nunes

NOSSAS REDES SOCIAIS https://www.instagram.com/bregaretro/ https://www.facebook.com/BREGARETRO https://twitter.com/BregaRetro

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUTO MORRE PAULO DINIZ, COMPOSITOR E CANTOR DO SUCESSO 'PINGOS DE AMOR'

Por Vitória Floro

Canções de Paulo Diniz foram interpretadas por Clara Nunes, Emílio Santiago, Simone e outros - FOTO: Max Levay/Divulgação

Foi divulgada nesta quarta-feira (22), a morte do cantor e compositor Paulo Diniz. A informação foi confirmada por meio do radialista Geraldo Freire, na Rádio Jornal.

Paulo Lira de Oliveira, conhecido artisticamente como Paulo Diniz, nasceu em Pesqueira, município situado no agreste de Pernambuco. Ele tinha 82 anos.

A causa da morte ainda não foi divulgada. No entanto, o artista passou os últimos anos de vida lutando contra uma esquistossomose, doença que contraiu enquanto tomava banho de rio no interior de Minas Gerais e que demorou a se manifestar.

De acordo com entrevista realizada para o portal O Tempo, em 2020, o cantor precisava de uma cadeira de rodas para se locomover devido a uma paralisia dos membros inferiores, consequência da doença.

“Estou acamado, doente pra cacete, mas com a cabeça boa, não sei mais quanto tempo vou viver”, relatou o cantor ainda em 2020, para o portal O Tempo.

Ele também estava realizando sessões frequentes de hemodiálise. Na época, Diniz morava em um apartamento no bairro de Boa Viagem, em Recife, acompanhado de sua esposa e dois cuidadores.

https://radiojornal.ne10.uol.com.br/noticia/2022/06/15029919-morre-paulo-diniz-compositor-e-cantor-do-sucesso-pingos-de-amor.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMO ESTÁ O 8 BAIXO DE JANUÁRIO, 75 ANOS DE LUIZ GONZAGA 🎂EXU-PE

 Por Gente decente viajando

https://www.youtube.com/watch?v=EbL58FsNgKM&ab_channel=GENTEDECENTEVIAJANDO

Severino Januário toca nos 8 baixos como o pai. Ele irmão de Luiz Gonzaga como todos de sua casa são músicos do bom.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO FOI CONVENCIDO A ATACAR MOSSORÓ

 Por José de Paiva Rebouças


O coronel Isaías Arruda usou o assalto de Massilon a Apodi para convencer Lampião a invadir Mossoró, embora, desde o começo, o cangaceiro desconfiasse que a ideia não era vantajosa.

O coronel Isaías Arruda foi incentivador da entrada de Lampião a Mossoró.

Gozando de bastante prestígio, o chefe político de Missão Velha a 50 km de Aurora - tinha ganho o apoio do próprio governo cearense para derrotar, como quisesse, seus adversários. A sua fama de valente era reforçada pelo envolvimento com o cangaço. Atraía para suas fazendas tanto bandidos como homens da lei.


José Moreira da Rocha - http://www.fortalezanobre.com.br/2014/09/jose-moreira-da-rocha-o-desembargador.html

Lampião recuava dizendo não conhecer o Rio Grande do Norte, onde não tinha nem coiteiros, nem inimigos. Mas a pressão de Arruda e a promessa de riqueza em Mossoró encheu os olhos do cangaceiro. 

http://www.fortalezanobre.com.br/2014/09/jose-moreira-da-rocha-o-desembargador.html

Finalmente se decidiu. "Vou, na primeira oportunidade, mas coronel tem que arranjar bastante munição", narra Sérgio Dantas.

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2011/10/prazer-em-conhecer-lampiao-aceso.html

Arruda organizou a empreitada. Discutiu com Lampião o itinerário e apoio logístico para o retorno ao Ceará e arregimentou a munição prometida. Virgolino, por sua vez, conseguiu mais homens, agregando ao seu os grupos de Sabino, Jararaca e João Vinte e Dois, somando cerca de 70 capangas. Massilon daria a direção dos trechos principais.

Continuarei amanhã.

Fonte - Revista Brava Gente  do Jornal de fato.com 

Página 14

Mês Junho de 2022.

Digitado e Ilustrado por José Mendes Pereira - administrador deste blog.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com