Seguidores

domingo, 3 de novembro de 2013

UM ANO SEM ALCINO ALVES COSTA

Alcino Alves Costa 

Ontem completou um ano que Alcino Alves Costa faleceu. Era escritor, poeta, pesquisador do cangaço, sócio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudo do Cangaço, ex-prefeito durante três mandatos da cidade de Poço Redondo, no Estado de Sergipe. Alcino era autor de um dos mais importantes livros sobre o cangaço - "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico".

Se você ainda não tem este livro entre em contato com o escritor e poeta Rangel Alves da Costa (filho do autor) que ele dirá como adquiri-lo.
Este livro eu o tenho e já o li. Você não se arrependerá em adquiri-lo. São aproximadamente 30 histórias sobre invasões e mortes feitas por cangaceiros que valem a pena você conhecê-las. Para quem gosta da literatura lampiônica este livro não pode faltar na biblioteca.
Adquira-o o quanto antes possível. Amanhã poderá ser tarde, já que o autor partiu para a eternidade. 
1 - Você conhecerá todos os cangaceiros que nasceram em Poço Redondo e seus pais... 
2 - Irá também conhecer a castração do sertanejo Beijo. 
3 - A morte do cangaceiro Vulcão. 
4 - A perseguição do volante Mané Veio para assassinar o cangaceiro Luiz Pedro, na madrugada de 28 de Julho de 1938, no momento da chacina aos cangaceiros, lá na Grota de Angico. 
5 - A morte de Rosinha, companheira do cangaceiro Mariano, a mando de Lampião.
6 - A morte de Brió.
 
7 - A bagunça que os cangaceiros fizeram no coito de Lampião e muitas outras histórias fantásticas.
 Entre em contato com o filho do autor através deste e-mail.
rangel_adv1@hotmail.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO Cangaceiro: 1898 – 1938 - AURA ROMÂNTICA - Parte VI

Por: Hélio Pólvora
 

Quando invadia cidades e povoados, Virgulino Ferreira da Silva — perdão, capitão Virgulino, porque tinha patente, tal e qual o Vitorino Papa-Rabo de José Lins do Rego —costumava atirar moedas aos meninos. É o que reza o testemunho oral. Pobre remediado que tinha sido, antes de ter peças de ouro e prata na indumentária espaventosa, prendas nos bornais, anéis valiosos em quase todos os dedos, procurava captar as simpatias dos humildes. Perseguido pelos “macacos”, precisava de cobertura — espias e coiteiros. 

Esmerava-se em gentilezas desse tipo. Avaliado o saque, separava o necessário à sobrevivência do bando, durante certo tempo – e distribuía o restante. Isso lhe assegurava recepção festiva quando voltasse, com direito a buchada de bode, vinho de jurubeba e outras iguarias. 

O imaginário romântico em torno dessa figura propicia a redenção que hoje mais a aproxima de um Robin Hood do que de um Al Capone. Diz um dos muitos historiadores do cangaço que ele pedia desculpa pelas violências: “Não sou industrial nem fazendeiro. Só me resta esta vida”. 

img1.jpg
 Lampião costurando

Esquecia-se das artes de arrieiro, mascate e pastor de gado. Da habilidade com que trabalhava o couro cru. Da máquina de costura em que era exímio. Dizem que, embora cabra macho, bordava melhor do que Maria Bonita. 

Do acervo do pesquisador e colecionador do cangaço Ivanildo Alves Silveira

E lhe atribuem a criação da dança e ritmo do xaxado, muito embora talvez não passasse de divulgador e letrista, como em “Mulher Rendeira”, grande êxito de Vanja Orico, adaptado por Zé do Norte no filme O Cangaceiro, de Lima Barreto.

Olê, mulher rendeira,
Olê, mulher rendá.
Tu m´ensina a fazer renda
Q´eu te ensino a namorá

Tinha leituras, mostrava-se atilado. Admirador de Napoleão, a partir do chapéu, do qual, com a contribuição de Dadá, criou a variante com estrelas e medalhas, e chegado a igrejas e bênçãos de padres, porque na caatinga espinhenta o misticismo era um bálsamo antes dos teólogos da libertação e dos sem-terra do Sr. Lula da Silva; Lampião, o maior e o mais midiático dos nossos muitos bandidos amava a visibilidade, o aparato dos ricos.

Estaria explicada, assim, a opção pelo crime. Os trajes pomposos e fidalgos, de seda estrangeira, o ouro e a prata são a montra instalada para que os cangaceiros fossem vistos, admirados, entronizados. Vingavam-se também por esse lado da exclusão social no semiárido dos patriarcas e políticos esbulhadores. 

Servido uma vez por uma velha de 80 anos que havia abatido uma galinha, Lampião viu um companheiro que queria carne vermelha sair, voltar com uma cabra morta e gritar à hospedeira: 

“Prepare logo, velha”. 

“Ai”, chorou a velha. “Era a minha última, a do leite dos netinhos!”

“Pague a cabra”, ordenou o chefe, de vista baixa sobre o ensopado de galinha. 

Irritado, o cangaceiro atirou umas moedas sobre a mesa. 

“Tome. Dou de esmola’’. 

“Pague a cabra”, insistiu o chefe, ainda a comer. 

“Mas já paguei, Lampião”. 

“Pagou não. Esse dinheiro foi de esmola. Você mesmo disse”. 

Dr. Plínio Sodré, médico baiano especializado em ultrassonografia, conta que Lampião entrou em Piritiba com um companheiro ferido. O médico mais próximo, Carlos Ayres, primo carnal do ministro Ayres Britto, que veio a ser presidente do Supremo Tribunal Federal, morava no povoado de França. Havia uma senhora gravemente enferma. Lampião mandou aviar cavalo com duas padiolas laterais e levar os dois, com recomendações de muito cuidado com a mulher. 

O rei do cangaço tinha um lado bom. Mas vê-lo à luz do puro maniqueísmo de palor romântico é um erro. Com ele conviviam o estuprador, o saqueador, o assassino que soltava presos, alinhava soldados e os fuzilava, tal e qual o Guevara do paredón cubano, por quem a esquerda brasileira tanto se apaixonou. Se Lampião adotou táticas de guerrilha, não o fez instado por atitude ideológica. Apenas fugia das volantes que o caçaram até o ataque final na Grota do Angico. 

Volante alagoana posando ao lado dos corpos dos cangaceiros mortos

Neste episódio, a tropa do tenente João Bezerra da Silva — 48 meganhas com metralhadoras portáteis — e ele próprio portaram-se com uma selvageria em nada inferior à que o tempo tece sobre heróis e vilões. Desentranhar a verdade do aranzel de lendas e fatos é carregar água em cesto. De qualquer modo, o cangaço prossegue com outro rótulo, e outras vestes, e polidos senhores proprietários de sesmarias e mansões.

http://www.vidaslusofonas.pt/lampiao.htm
http://blogdomendesemendes.blogspot.com