Seguidores

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

COISAS ENGRAÇADAS QUE ACONTECEM COM A GENTE E A GENTE NUNCA ESQUECE!

Por José Mendes Pereira

No final da década de 60, do século XX, eu ainda era um jovenzinho, e não tão feio, uma dupla de cantoras sertanejas veio cantar no "Cine Caiçara de Mossoró". Não tenho real certeza que dupla era, mas acho que era Duo Ciriema, e que já fazia sucesso no Brasil.


Eu era funcionário da "Editora Comercial S/A", que além de trabalhar para o comércio, ela ainda imprimia livros dos escritores de Mossoró e das regiões adjacentes.

Como a "Editora Comercial" era uma empresa da Sociedade de Cinemas e Rádio, eu gostava muito de estar ali, na Rádio Difusora, com os locutores, controlistas, mas eu nunca fui seu empregado, apenas da sociedade, porque a Rádio, a Editora e o Cine Caiçara todos funcionavam no mesmo prédio.

Dom Gentil Diniz Barreto, Alcides Belo lá atrás e José Maria Madrid

Essa dupla iria se apresentar no Cine Caiçara, à noite, e antes do Show começar, ela cedeu uma entrevista ao locutor José Maria Madrid, que estava com um programa aos domingos, pela manhã no Cine Caiçara, com sucesso garantido, chamado de: "ZY-20".

No período deste acontecimento o diretor artístico da Rádio era o José Genildo de Miranda, além de sócio, mas me parece que ele estava viajando a serviço da emissora, e por estar ausente da cidade, o José Maria Madrid mesmo não sendo diretor artístico, apenas locutor, foi quem  fez a entrevista com a dupla de cantoras.

Nilson Brasil e José Genildo de Miranda

As duas permaneciam no Estúdio da Emissora, respondendo as perguntas que o José Maria Madrid  lhes fazia, e da sala de estúdio para a sala de áudio, existia apenas um vidro, mais ou menos de 1 metro de altura por 2 de comprimento. Eu não me lembro quem estava operando o áudio.

https://www.youtube.com/watch?v=2xlP2pVLPDE

E lá do Estúdio para a sala de áudio nós nos víamos  respectivamente. E assim que a entrevista terminou, nós saímos ao mesmo tempo das salas, e no corredor que separava estúdio/áudio da discoteca  da emissora, elas me abraçaram, "as duas de uma só vez", e me beijaram, dizendo: 

"VOCÊ É TÃO LINDINHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"

Esta foto foi feita em um aniversário da minha mãe quando eu ainda tinha 50 anos. Graças a Deus, eu tenho envelhecido devagarinho. Talvez alguém diga que não, mas é mais do que verdade.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1111403528970830&set=pcb.1111403635637486&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

VESTÍGIOS DA PASSAGEM DE LAMPIÃO EM UMARIZAL

Fonte: Rivanildo Alexandrino

O belíssimo casarão, sede da fazenda Campos, do fazendeiro Zenon de Souza Martins, no município de Umarizal (Umarizal, na época, chamava-se Gavião). O tempo não destruiu a beleza da antiga casa que foi invadida e saqueada pelo bando de Lampião em 12 de junho de 1927. O bando chegou à fazenda pela manhã, logo depois de emboscarem e matarem 3 rapazes no lugar Caboré, município de Lucrécia. 

Os mesmos dirigiam-se ao lugarejo Gavião para conseguirem a soma de 10 contos de réis, valor esse que seria pago a Lampião pelo resgate de Egídio Dias, sequestrado na fazenda Serrota dos Leites, de sua propriedade. A fazenda Campos continua muito bem preservada, mantendo as mesmas características daquela época. A mesma fica localizada numa parte alta à direita do asfalto, antes de entrar na cidade de Umarizal, indo por Lucrécia. História viva ao alcance de todos!


Abraço.

Fonte: Rivanildo Alexandrino

http://tudodeumarizal.blogspot.com.br/2017/02/vestigios-da-passagem-de-lampiao-em.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROFESSORA MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO NA BR 304 PRÓXIMO À BARRAGEM DE GENÉSIO EM MOSSORÓ.


Um acidente com vítima fatal, foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal, nas primeiras horas da manhã deste sábado 16 de julho de 2016, na Avenida do Contorno da BR 304 próximo a Ponte da Barragem de Genésio em Mossoró RN.

A vítima a Professora de matemática da Escola Dix Sept Rosado no bairro Bom Jardim Ana Paula da Silva, de 34 anos de idade, residente na Rua Francisco Sólon, próximo ao Queiroz no bairro Boa Vista.

Segundo a PRF é possível que a professora tenha sido vítima de uma colisão, mas no local os policiais encontraram apenas o corpo próximo a motocicleta Biz de sua propriedade.

A Perícia Criminal, informou que havia fraturas na perna e no braço esquerdo e hematoma no pescoço da professora, mas não confirma se ela morreu vítima de colisão. O mais provável segundo o perito Joaquim Guimarães é que a professora tenha morrido vítima de queda.

O corpo de Ana Paula foi removido para a sede do ITEP onde será necropciado e depois liberado para sepultamento.

A Policia Militar localizou um veículo tipo Honda Civic abandonado na entrada do Conjunto Residencial Tropical Vile, as margens da RN 117 sentido Governador Dix Sept Rosado.

O carro apresenta marcas de batida e teve os dois Airbags estourados. Ainda não há confirmação se o veículo abandonado está envolvido no acidente que vitimou fatalmente a professora Ana Paula.

http://fimdalinha.com.br/site/post/4259

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CHEFE DA INSEGURANÇA PÚBLICA ESCAPOU MILAGROSAMENTE DE UMA EMBOSCADA DO CÉLEBRE BANDIDO "LAMPIÃO"

Material do acerbo do pesquisador José João Souza

Reportagem publicada no Diario da Manhã do Recife, em 05-02-1928, sobre a visita do Chefe de Polícia do Estado, Eurico de Sousa Leão, a Vila Bela

CUSTÓDIA, 29-01-1928

Só hoje li nos jornais aqui chegados por um automóvel de passageiro, as Notas publicadas pela Chefatura de Polícia, contestando que a comitiva nunca estivera na iminência de uma emboscada – preparada pelo grupo de Lampião, o verdadeiro dominador dos sertões. 

Tudo se poderá contestar neste mundo... Mas a verdade virá sempre a tona, e por si mesma. A caravana policial, afirmo, sem receio de uma contestação séria, escapou milagrosamente de uma emboscada que lhe seria fatal.

Aqui vai o que aconteceu.

No dia 25 do corrente a tarde, chegavam a Vila Bela os excursionistas pela estrada de Flores e Triunfo. 

Havia uns 5 ou 6 dias Lampião, com seu grupo, composto de 18 bandidos, assassinara 5 pessoas de uma só família, pai, filhos e genros, entre os povoados de Pioré do município de Buíque e Jeritacó do de Alagoa de Baixo, perto de Custódia, onde está estacionado, com grande força policial, o tenente Higino José Belarmino, um dos comandantes de forças em perseguição ao banditismo. 


Após esses bárbaros crimes, seguiu o grupo na direção de Samambaia, a três léguas de Custódia, em cujas imediações perambulou por espaço de 5 dias. Seguindo a comitiva para o sertão, via Custódia, o tenente Higino, escalado para acompanhá-la, veio ao seu encontro na fazenda Chilili, a 4 léguas acima de Rio Branco e, a pretexto de ser péssima aquela estrada, o que não é absolutamente verdade, fez a expedição desistir da viagem até Custódia, itinerário traçado para sua viagem, visto não poder declarar ao seu chefe que o transito por aquela zona era perigoso, devido a presença de Lampião, nas suas imediações, uma vez que, há muito, os baluartes da perseguição ao cangaceirismo, - o major Theophanes e os seus comandados – vem apregoando o desaparecimento do banditismo no sertão e o extermínio do grupo de Lampião!

Diante disso, os preclaros viajantes policiais tomaram a estrada de Alagoa de Baixo, Afogados, Flores e Triunfo, por onde atingiram Vila Bela no dia 25 a tarde. 

Nesse mesmo dia, por outra estrada, Lampião, com seu grupo todo a cavalo, entre Umburanas, distante 3 léguas de Custódia e do Sitio dos Nunes, na estrada por onde fatalmente deveria passar os excursionistas policiais, prendeu um correio que se dirigia de Rio Branco a Vila Bela, incendiou as suas malas e conduziu-o preso, debaixo de grandes torturas!

Continuando o seu trajeto pela estrada de rodagem afora, no Sitio dos Nunes aprisionou outro correio, que conduzia malas de Vila Bela pra Rio Branco, queimou-as igualmente, roubando a importância de 1:800$000 que vinha na mala de Vila Bela, para relocamento a repartição competente de saldo da estação telegráfica dali e aprisionou o pobre funcionário, que teve a mesma sorte do seu colega. Mais adiante, em uma pequena taverna, ainda no referido sitio, matou um popular que se dirigia a Vila Bela, com o intuito de verificar praça na policia ali estacionada.

Continuando esta serie de crimes sempre pela estrada de rodagem afora, estrada que seria percorrida pelos excursionistas, destruiu um comboio de milho que se destinava a Princesa, pertencente aos filhos do agricultor Santos Carlos, rasgando os sacos, malas, etc., e tomando todos os animais.

 Os bandidos ainda aprenderam, e incendiaram um grande comboio de mercadorias, no lugar Tenório, sete léguas distante da cidade de Vila Bela e quatro léguas da de Flores, em plena estrada de rodagem. Isto importa em dizer que os bandidos percorreram um trecho de estrada de rodagem de 10 a 12 léguas nunca menos, tanto quanto dista de Umburanas a Tenório, ostentando as suas últimas façanhas, sem o menor incomodo!

Todos esses fatos ocorreram na quarta feira 25 do corrente, na estrada de rodagem por onde deveria passar aquele mesmo dia a expedição policial, se não tivesse retrocedido de Chilili a conselho do tenente Higino, para seguir a estrada de Alagoa de Baixo a Flores!

Raciocinemos, pois. Teria, ou não, o chefe dos excursionistas caído nas mãos dos bandidos, se tivesse continuado sua viagem pela estrada de Custódia, por onde queria ir, confiado nas informações reiteradas dos bravos tenente Higino e major Theophanes, que assoalham, há 18 meses, haver extinto o banditismo dos sertões ?!

Eis aqui o que se passou.
Por: José Estrella de Souza

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/781355108695274/?notif_t=like&notif_id=1487588006929865

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUASE NÃO APARECEM NA LITERATURA DO CANGAÇO ÀS CRIANÇAS CANGACEIRAS

Por Ruberval Sousa

ELAS FIZERAM PARTE DO BANDO DE LAMPIÃO E FORAM BEM USADAS A FAVOR DO REI DO CANGAÇO SERVIAM ENTRE OUTRAS COISAS COMO ESPIÃS, OLHEIROS, TRATAVAM DOS ANIMAIS LIMPAVAM OS COITOS ERAM COMPANHEIRAS E MUITO MAIS.
FOI O CASO DE:
DULCE
DADÁ
VOLTA SECA O MENINO MONSTRO
JOSÉ ROQUE IRMÃO DE ÂNGELO ROQUE
BENICIO SARA CURA
BEIJA FLOR
ANTÔNIO ROUXINHO
DEUS TE GUEI
E MUITOS OUTROS
MUITOS ENTRARAM NO CANGAÇO AOS 8.9 .
10.11.12 ANOS.

https://www.facebook.com/ruberval.sousa.5?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com