Seguidores

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

O ESPETACULAR CARIRI CANGAÇO - PIRANHA 2014

 Por Benedito Vasconcelos

Benedito Vasconcelos e Manoel Severo

"Prezado Manoel Severo, desejo externar a minha opinião sobre o espetacular evento turístico-cultural Cariri Cangaço Piranhas-AL 2014.

Durante toda minha militância cultural, poucas vezes participei de um evento tão organizado e proveitoso como este. A divulgação prévia, feita por você , as palestras escolhidas, o cenário do local; a bela e cativante cidade histórica Piranhas-AL; e a organização impecável, feita pelo pessoal da Comissão Organizadora, capitaneada pelo incansável amigo Jairo Luis, fizeram do Cariri Cangaço Piranhas , um marco difícil de ser repetido. 

Parabéns pelo evento e um 
grande abraço extensivo ao Jairo Luis."

Benedito Vasconcelos Mendes
Presidente da SBEC
Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EM AGOSTO DE 2014, ÁGUA BRANCA RECEBIA O CARIRI CANGAÇO DE MANOEL SEVERO.

 Por Manoel Severo


Água Branca sem dúvidas é uma das mais aconchegantes cidades de nossa Alagoas, sua tradição e memória podem ser testemunhadas pelo imenso e espetacular patrimônio arquitetônico, testemunhas vivas, embora mudas de um passado cheio de história e cultura. Água Branca está localizada na micro-região do Sertão Alagoano, sua altitude de 550 metros acima do nível do mar nos permite "enxergar" de um belíssimo mirante, boa parte das divisas com Pernambuco e Bahia.

Ali, a Caravana Cariri Cangaço foi recebida pelo historiador, pesquisador e escritor Edvaldo Feitosa, grande confrade e amigo, que a cada passo nos presenteava com um pouco da história de sua bela cidade. O nome Água Branca tem origem pelo conjunto de fontes naturais existentes na região; inicialmente fora Mata Pequena, depois Matinha de Água Branca, e atualmente Água Branca.

Jadilson Ferraz, Manoel Severo e o famoso Casarão da Baronesa de Água Branca
Manoel Severo, Edvaldo Feitosa e Jadílson Ferraz em Água Branca
Edvaldo Feitosa E Manoel Severo
Edvaldo Feitosa, Manoel Severo e Heldemar Garcia.

Os primeiros a chegar e a desbravar essas terras foram Vieira Sandes, oriundos de Itiúba, pequeno povoado próximo a Porto Real do Colégio, em Alagoas, atraídos pelas riquezas da região e fertilidade de seu solo. Em 1770 foi construída a capelinha bem no meio "do nada", que até hoje se mantém viva. 

Edvaldo Feitosa, recentemente lançou sua obra "Água Branca, História e Memória" onde nos traz toda a história da bela cidade. Até o século XVII, o território de Água Branca pertencia a Paulo Afonso, que era província de Alagoas e era conhecida pela denominação de Mata Grande. À sesmaria de Paulo Afonso conhecida por Mata Grande, pertencia também o território do município de Piranhas, e hoje os atuais municípios de Delmiro Gouveia, Olho D'água do Casado e Pariconha. 

Em 24 de abril de 1875, o povoado foi emancipado e instituído a Vila de Água Branca. Por divergências políticas, a Várzea do Pico, onde se realizava as grandes feiras de gado, foi chamada Vila do Capiá e em 1893 passou a ser sede da vila de Água Branca. Em 1º de junho de 1895 a sede passou definitivamente à Vila de Água Branca. Somente em 02 de junho de 1919, através da Lei nº 805, a vila passa a categoria de cidade de Água Branca.

Capela construída ainda no século XVI
O fabuloso casário, patrimônio arquitetônico de Água Branca


Água Branca foi cenário do primeiro ato Rei do Cangaço, Virgolino Ferreira; aqui, em 1922, Lampião, recém "nomeado" líder do bando de Sinhô Pereira ataca Água Branca e assalta o casarão da Baronesa Joana Vieira, viúva do Barão de Água Branca. Água Branca, também vem a ser o berço de um dos mais destacados cangaceiros da história: Cristino Gomes da Silva Cleto, Corisco - O Diabo Louro; quando ainda se chamava "Matinha de Água Branca" ,ainda povoado de Mata Grande. 

Do espetacular Mirante de Água Branca se vislumbra boa parte dos territórios de Paulo Afonso, Delmiro Gouveia, Mata Grande...
Das Virgens, Edvaldo Feitosa, Manoel Severo, Heldemar Garcia, Ingrid Rebouças e Jadilson Ferraz
Edvaldo Feitosa, Felipe Falcão, Manoel Severo e Reinaldo Falcão

Água Branca sem dúvidas é roteiro obrigatório de todos aqueles que pesquisam não só a temática do cangaço, mas as coisas do sertão. Sua tradição e história fazem parte do manancial de riquezas, tão próprias de toda a região. Água Branca recebeu a visita  da Caravana Cariri Cangaço no último mês de Julho de 2014. 

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA VOLANTE DE RESPEITO.

 


Na caça ao cangaceirismo no Nordeste, foram criadas várias volantes / policiais. A da foto abaixo era chefiada por SINHOZINHO ALENCAR. Nome de respeito no sertão pernambucano. Observem, o traje, armamentos, e, as crianças.

Foto de Valdir Nogueira

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CARTÃO DE VISITA DE LAMPIÃO - (Cópia do Original)


CARTÃO DE VISITA DE LAMPIÃO - (Cópia do Original)

Para evitar falsificações, ele possuía cartão de visita, com sua imagem, em que tratava de negócios com as pessoas; pedia dinheiro (extorsão), além de outros assuntos.


A ideia da confecção desses CARTÕES, foi do esperto árabe, Benjamin Abrahão, que os confeccionou, na cidade de FORTALEZA., e, presenteou o Rei do Cangaço.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

OS TIROS QUE ATINGIRAM LAMPIÃO, EM 28-7-1938 (Grota do Angico

Por Volta Seca

 


No Instituto Histórico de Maceió, existem as CARTUCHEIRAS (De Ombro e cintura), do Rei do cangaço, as quais, mostram as marcas de perfurações de balas. 


Um dos tiros, o atingiram na região peitoral, próximo ao mamilo esquerdo (coração), enquanto o outro (na cartucheira de cintura), o atingiu na região do baixo ventre.


Local do tiro na cartucheira da cintura que sofreu Lampião quando foi atacado pela volante do tenente João Bezerra da Silva, na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, na madrugada de 28 de Julho de 1938.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com