Seguidores

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Verdade ou montagem? - Lampião e Corisco Juntos


Mesmo que seja ou não montagem eu ainda não tinha visto os dois cabras da peste juntos. E se é,  quem montou é um grande profissional no que diz respeito a esta profissão.

facebook: Voltaseca

Segundo ele, cortesia do Dr. Sérgio Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Distrito de São João do Barro Vermelho - Tauapiranga

Por Governador do Sertão


Distrito de São João do Barro Vermelho, hoje Tauapiranga, município de Serra Talhada no Estado de Pernambuco. Aqui Lampião tornou-se tão estimado e familiarizado que quase não perdia uma festa nessa localidade. Tinha o cangaceiro todo conforto, que dava até a impressão de não ser ele um cangaceiro tão perseguido. Lampião com sua cabroeira, tranquilamente dançavam e bebiam ( vinho do porto). Tinha como grande amigo de confiança, Afonso Gomes (Afonso do São João). A ele Lampião confiava tudo. Foi em São João um dos lugares em Pernambuco que Lampião recebeu mais dedicação. Foi Lampião em São João, padrinho de várias crianças. 

Facebook - página do pesquisador Governador do Sertão
 
O Acervo Estadão tem muitas referências sobre Lampião e seus cangaceiros, como a que aparece abaixo, da edição de 24 de junho de 1927. Veja o original AQUI.



Veja o original AQUI. - Mais sobre Lampião -  AQUI. Siga-nos no Twitter!


http://blogs.estadao.com.br/reclames-do-estadao/2012/08/11/noticias-de-lampiao/

Adendo
http:// blogdomendesemendes.blogspot.com

O cangaceiro Ângelo Roque não foi assassinado neste combate, e nem em outro. Ele faleceu naturalmente. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

“Jornal da Tarde” (Do “O Estado de S. Paulo”) – 31 de julho de 1973 Coiteiro é homem que não morre!

Por: Claudio Bojunga
Diz Eufrázio, 82 anos, coiteiro de Lampião - Foto: Josenildo Tenório 

“Acoitar”, na linguagem sertaneja, significa “proteger participando”. Não é só calar a boca, fechar os olhos à passagem de algum bandido ou dar pistas falsas à polícia. O coiteiro também servia de moleque de recados e era ele quem abastecia de roupas e alimentos os grupos de cangaceiros.

Mas talvez a melhor definição de coiteiro tenha sido dada por um deles, Eufrázio Carlos do Amazonas, 82 anos, homem que nunca levou um empurrão, nem da polícia nem de cangaceiro.

- Coiteiro – diz ele rindo – é um homem como eu, que não morre.

Eufrázio, que nem apelido recebeu durante a primeira fase do cangaço, a mais violenta, de 1914 a 1928, quando Lampião se mudou para a Bahia, orgulha-se de sua intimidade com Virgulino Ferreira, com todos os fazendeiros do Pajéu e se diz amigo íntimo dos mais famosos caçadores de cangaceiros da primeira fase: os tenentes Mané Neto e Higino. 

Um homem virava coiteiro, naquela época, por cinco razões básicas: medo de morrer; vingança (usar o cangaceiro para vingar algum parente morto pela polícia); gratidão (recebia favores e dinheiro dos cabras, e tinha de pagar); interesse comercial (cangaceiro não dava muito valor a dinheiro) ou polícia (como enviado especial de algum fazendeiro ou chefe político esperto).

O negro Eufrázio, gordo, risonho, deve ter usado todas essas razões. Segundo ele, nunca viu ninguém morrer.

- E eu vou dar gosto de ver coisa feia?

Créditos para Antônio Correia Sobrinho 

http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/ 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Viúva e neta do ex-cangaceiro Asa Branca

Por José Mendes Pereira
Viviane e Francisca da Silva Tavares

Ao lado esquerdo da foto está  a Viviane Tavares,  neta de dona Francisca da Silva Tavares e de Antonio Luiz Tavares, o ex- cangaceiro Asa Branca. 

Muitos perguntam: Por que dona Francisca da Silva Tavares ainda está viva, com menos de oitenta anos, quando o cangaceiro Asa Branca, se estivesse vivo, estaria com 113 anos?

Cineasta Aderbal Nogueira, Francisca da Silva Tavares e o pesquisador Kydelmir Dantas

Segundo me falou a dona Francisca da Silva, que quando  resolveu juntar as suas colchas às colchas do cangaceiro Asa Branca, ele já passava dos 50 anos. E ela estava com 17 anos de idade. Dona Francisca é a segunda esposa do cangaceiro Asa Branca.

Kydelmir Dantas, Dona Francisca Tavares e José Mendes Pereira

Dona Francisca da Silva Tavares está sempre assim, em gesto  risonho, prestativa, educada, e adora usar roupas estampadas.

Fotos feitas na residência da viúva do cangaceiro Asa Branca em Junho de 2012.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com  

Baú do Professor Pereira


Caros confrades apaixonados pelas coisas do Cangaço e do Sertão, pensou em livro, pensou em Professor Pereira, já estamos com uma nova LISTA DE LIVROS ATUALIZADA. Entre em contato com o mais espetacular livreiro destes lados do planeta !!!!!


http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Museu do Sertão, a alma nordestina de Benedito Vasconcelos



 Por: Manoel Severo
Benedito Vasconcelos, fundador do Museu do Sertão em Mossoró

Hoje gostaria de convidar a todos a conhecer uma das mais importantes e significativas iniciativas pelo fortalecimento e a memória do sertão; falo do Museu do Sertão, fundado e mantido pelo professor Benedito Mendes Vasconcelos , agrônomo e docente da UERN, que com recursos próprios montou ao longo de sua vida, desde os idos de 1970, um dos mais respeitáveis espaços das "coisas e tradições nordestinas".

Localizado na capital do oeste potiguar, na simpática Mossoró, o Museu do Sertão a partir da competência e talento de Benedito Vasconcelos, nos traz e apresenta a verdadeira alma do sertão, da caatinga, dessa terra e desse chão que tanto amamos. 

 Paulo Moura, Manoel Severo e Ângelo Osmiro no Museu do Sertão
 Ana Lucia e Múcio Procópio
 Wescley Rodrigues, Paulo Gastão e Ana Lúcia
Manoel Severo, Antônio Vilela e Kydelmir Dantas

Ainda em 2011 a Caravana Cariri Cangaço fez uma de suas mais importantes visitas ao Museu do Sertão. Por ocasião do Fórum do Cangaço, uma promoção da SBEC -Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, tivemos o privilégio de sermos anfitrionados por Benedito Vasconcelos e sua equipe e saímos maravilhados, aquela foi a primeira de outras muitas visitas, sempre coroados de um sentimento de pertencimento que só quem verdadeiramente é nordestino, conhece.

Convidamos a todos para em sua próxima visita a Mossoró não deixar de sentir o cheiro da mata branca no Museu do Sertão de Benedito Vasconcelos. Antes de chegar até lá visite o site:

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2014/04/museu-do-sertao-alma-nordestina-de.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com