Seguidores

domingo, 21 de julho de 2024

ROBERTO RODRIGUES DE CARVALHO - O ROBERTÃO

 Por José Mendes Pereira

Roberto Rodrigues de Carvalho era natural de Mossoró e conhecido por Robertão. Nasceu no dia 03 de Outubro de 1961, e faleceu no dia 02 de Janeiro de 2008. Filho do comerciante Francisco Rodrigues de Carvalho e de Antônia Rodrigues de Carvalho. Sobrinho de segundo grau da primeira motorista de Mossoró, Francisca Rodrigues Duarte, conhecida por dona Chiquinha Duarte. Ela era esposa de Francisco Duarte (Chico Duarte), que era pai do médico Francisco Duarte Filho, e posteriormente foi senador da república.

Roberto tinha duas personalidades. Uma delas era ser homem do trabalho, da confiança de todos, respeitava homens e mulheres, andava na linha, bem vestido, cabelo cortado e barba feita. Homem que frequentava a casa dos parentes e dos amigos como qualquer outro, sem decepcionar ninguém. Com estas características, era o Roberto Rodrigues de Carvalho. 

A outra personalidade era não querer ser homem de responsabilidade, nem para o trabalho, nem tão pouco da confiança de todos, que não respeitava homens e nem mulheres. Não andava na linha certa, mal vestido, cabelo arrepiado e barbudo. Homem que não podia frequentar as casas dos amigos como qualquer outro. Decepcionando as pessoas pelo seu jeito de ser. E com estas características, quem era Roberto Rodrigues de Carvalho, agora era o Robertão, o grande homem das cavernas. 

Andava sujo, sem camisa, bêbado, drogado e sobre os ombros, uma pequena bolsa a tiracolo, como se ali fosse a sua mala, para guardar suas vestes, seus cigarros, seus chinelos, seus trocados, ou mesmo as suas drogas.  

Ele não era valente, apenas se defendia com palavras duras e críticas. Poucas pessoas davam-lhe confiança quando era o Robertão; passavam e o via caído nas calçadas, no meio da rua, nas portas de bares, todo imundo, fedorento... 

No período em que ele era o Robertão, algumas vezes fora preso, por desrespeito à polícia, por não querer obedecê-la. E por infelicidade, adquiriu fama de estuprador, mas isso nunca ele praticou com mulher nenhuma. Apenas fizera alunas correrem com medo de si próprio, no intuito de fazer graça. E com isso, ele se tornou um homem temido pelas mulheres do grande Alto de São Manoel em Mossoró.

Certa noite, enquanto ele caminhava pelas ruas do conjunto Walfredo Gurgel, no Alto de São Manoel, uma estudante pediu a sua ajuda para chegar até em casa, porque um senhor chamado Robertão, estava atormentando a vida das mulheres e das estudantes. E assim fez. Acompanhou-a até certo ponto, quando um sujeito que o conhecia, vendo-o ao lado daquela bonita jovem, e enciumado porque não tivera a mesma sorte, gritou:

- Que sorte, hein Robertão! Descolou uma linda garota!

A estudante não esperava que ele fosse realmente o tão falado Robertão, fez carreira aos gritos, para que as pessoas a defendessem das garras do supostamente estuprador.  

Querendo que a menina entendesse que ele não iria lhe fazer nenhum mal, saiu correndo, tentando alcançá-la. E com isso, a sua fama cresceu mais ainda.

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO, ZÉ SATURNINO E OS NAZARENOS

 Por TV Maria Bonita

https://www.youtube.com/watch?v=jBThRji4wxc&ab_channel=TVMARIABONITA

Reportagem do Globo Repórter feita pelo em 1977 sobre Vilmar Gaia, o pistoleiro que se tornou famoso após se envolver numa guerra entre famílias na cidade de serra talhada, sertão pernambucano. O programa inicia com a referência a Senhor Pereira, cangaceiro e seu bando onde Lampião fazia Parte. Depois trás o primeiro inimigo de Lampião, Zé Saturnino, seguido das imagens dos irmãos Davi e João Jurubeba da Volante Nazarena contra Lampião. Os dois eram da Polícia Militar.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VAMOS PARA MAIS UMA FOTO COM RELAÇÃO AO TEMA CANGAÇO. ESSA BEM CONHECIDA EM MEIO AO ESTUDO DO TEMA.

 Por Helton Araújo

Vamos para mais uma foto com relação ao tema cangaço. Essa bem conhecida em meio ao estudo do tema.

Tenente Manoel Adolpho, auxiliar Raimundo, tenente Abdias Freire de Andrade e o médico Arthur Xavier Costa, junto ao cadáver do 2° tenente Geminiano José dos Santos, morto com outros companheiros de farda por Lampião e seu bando.

Notem que nessa imagem lhe falta a cabeça.

Imagem: O CRUZEIRO (24/04/1932)

Fonte: Cangaço na Bahia "Cavalos do Cão"

De: Rubens Antônio

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2482095251999404&notif_id=1721563286485779&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORENO E A VINGANÇA DE LAMPIÃO CONTRA ANTÔNIO DA PIÇARRA.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=wu3RCADxxhI&t=195s&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Incursões do cangaceiro Moreno (Antônio Ignácio da Silva) no estado do Ceará e a vingança de Lampião contra Antônio da Piçarra, entre outros assuntos.

Após a morte do cangaceiro Sabino das Abóboras, Antônio da Piçarra passou a ser alvo das ameaças de Lampião e o cangaceiro Moreno foi escolhido para dar cabo do antigo coiteiro e durante muito tempo arrodeou as terras da Piçarra em busca de executar a vingança prometida pelo chefe-cangaceiro.
Um documentário inédito e exclusivo.
Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Inscrevam-se no canal e não esqueçam de ativar o sino para receber todas as nossas atualizações.
Forte abraço... Cabroeira. Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O DESASTROSO COMBATE DO SERROTE PRETO - PARTE I.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=3r5Nu07jPSw&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Ocorrido no dia 21 de fevereiro de 1925 nas proximidades do Serrote Preto na região de Mata Grande em Alagoas o "Combate do Serrote Preto", como assim ficou conhecido, foi sem dúvida um dos combates mais sangrentos e desastrosos ocorridos entre cangaceiros e policiais em toda a história. A valentia exagerada e a indisciplina militar, colocaram duas Forças Volantes paraibanas entre uma fuzilaria infernal, causada por fogo amigo através de uma Força pernambucana e tiros disparados pelos cangaceiros do bando de Lampião, que resultou na morte de dois oficiais e de vários soldados paraibanos.

Um desfecho triste e lamentável para os bravos combatentes paraibanos, que perderam a vida por conta da imprudência e negligência, principalmente, de seus comandantes.

Conheçam essa sangrenta e fascinante história. Em breve estarei publicando o desfecho final dessa história. Assistam e ai final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Inscrevam-se no canal e não esqueçam de ativar o sino para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira!
Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com