Seguidores

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

CACIMBINHAS

 Clerisvaldo B. Chagas, 20 de novembro de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.999

Faltando apenas três cidades sertanejas, para encerrarmos a excursão pelo Médio Sertão, Alto Sertão e Sertão do São Francisco: Cacimbinhas, Dois Riachos e Santana do Ipanema.

Cacimbinhas – Cidade situada às margens da BR-316, entre Dois Riachos e Palmeira dos Índios, foi emancipada desta última em 19 de setembro de 1958. É um núcleo ensolarado, topografia plana que se estende ao longo da rodovia ou em direção Norte. Cacimbinhas tem um pouco mais de 10.000 habitantes que recebem o gentílico de cacimbiense. Antigo sítio Choen onde caçadores pernambucanos costumavam descansar perto de uma cacimba e que depois surgiram mais outras escavadas por viajantes, deram origem ao título da futura cidade.

IMPONENTE IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PENHA (FOTO: DIVULGAÇÃO/PARÓQUIA).

Seu clima é semiárido e sua vegetação é de caatinga. É terra de gado, fazendeiros e vaquejadas. Possui dois antigos açudes vistos da BR que ficaram famosos ali perto da cidade para enfrentarem as épocas de secas prolongadas. Cacimbinhas já foi ponto obrigatório de parada, refrigério para passageiros de ônibus Sertão/Maceió, para abastecimento de combustíveis, água de coco e churrascos, tal qual a da churrascaria do Josias.  O posto de gasolina do Galego, fez história como um dos isolados e raros do mundo sertanejo. Entra-se agora em Cacimbinhas por novo acesso asfaltado e arborizado direto para o Centro Comercial, desde uma espécie de entroncamento na BR que também leva a sua vizinhas, Major Izidoro.

Sua economia se baseia na agropecuária, no comércio, na feira semanal e nas prestações de serviços, além dos seus laticínios baseados na pecuária desenvolvida, pois também faz parte da Bacia Leiteira. Logo na entrada, em pleno Comércio, encontra-se a imponente Matriz de Nossa Senhora da Penha, um dos motivos de orgulho do cacimbiense. O movimento maior do seu intercambio é mais com Palmeira dos Índios de onde foi emancipada. Em direção à Maceió, vamos encontrar logo após Cacimbinhas, o seu povoado Minador do Lúcio, Minador ou Minadorzinho, cortado pela BR-316, cujo espaço dali para Palmeira dos índios, costumamos chamar de travessia. Agradável é a permanência pesquisadora na cidade e arredores, sempre provando um queijinho fresco ou ouvindo um aboio de vaqueiro.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/11/cacimbinhas-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MARCEL VAN HATTEN COMENTA POLÊMICA DO STF COM LÍDER DO GOVERNO NO SENADO APÓS APROVAÇÃO DE PEC

Por José Di Rosa Maria
https://www.youtube.com/watch?v=LS68O_76BVs&ab_channel=CantigasdeCantadores

O deputado federal Marcel Van Hatten (Novo-RS), durante discurso no plenário da Câmara nesta quinta-feira (23), criticou ministros do STF, após repercussão da notícia que o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), teria sido criticado pelo voto favorável pela PEC que visa limitar decisões monocráticas de ministros do Supremo. Van Hatten chamou de 'chantagem' a atitude do STF, e pediu o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, após o caso da morte do preso do 8/1 no presídio da Papuda. Para mais conteúdos da Itatiaia, acesse: Site oficial: https://www.itatiaia.com.br/ Canal da Itatiaia: https://www.youtube.com/itatiaiaoficial Twitter: https://www.twitter.com/Itatiaia Facebook: https://www.facebook.com/radioitatiaia Instagram: https://www.instagram.com/itatiaiaofi... Podcasts: https://www.itatiaia.com.br/itacast

#VanHatten #STF #alexandredemoraes #JaquesWagner

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
 

CLUBE DA RADIOLA

 Por Alan Jones

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos ao nosso podcast Clube da Radiola

Nesta quinta às 20 horas, uma boa conversa com a banda Flor da Terra, uma das mais tradicionais bandas de baile de Mossoró. A banda criada por Neguinho e Maninho, que nos contarão um pouco da história da banda e da cena musical de Mossoró.


Contaremos com a participação do músico e escritor Marcos Batista. Marcos é autor do livro: Uma breve história dos grupos musicais de Mossoró, que conta a história das bandas de baile da cidade.
uma importante contribuição para a cultura de Mossoró.
click no link
Compartilhe
Acesse
Se inscreva no link

https://www.facebook.com/alan.jones.587

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOÃO DE SOUSA LIMA PESQUISADOR, PROFUNDO CONHECEDOR DAS HISTÓRIAS DO CANGAÇO.

Por Aderbal Nogueira

João de Sousa Lima e Aderbal Nogueira

No futuro muitos vão reconhecer seu nome como um dos que deixaram um importante legado para as gerações futuras.

https://draft.blogger.com/blog/post/edit/1718124674750994237/5107383102945174379

Assistam os vídeos de João no canal Aderbal Nogueira Cangaço no YouTube, vocês vão se surpreender.

ADENDO:

 E eu, Aderbal Nogueira, queria estar vivo, para me lembrar da bronca que ele me deu sobre um dos seus textos que eu postei. Nunca me esqueci desta porrada que levei dele. Foi apenas um erro meu, porque, nós humanos, erramos mais do que acertamos.

Mas é um grande escritor e pesquisador que eu o admiro muito.

 Nosso blog http://blogdomendesemendes.blogspot.com é movido com as suas fantásticas histórias. Um grande escritor!

https://www.facebook.com/aderbal.nogueira/posts/pfbid0GK2c3qcDuZXhHbjcgdWMMRjuS1DWiLodVNeDPgFZQKy4HMhzy74t5kKS2uDiKGtml?comment_id=3501628040058128&reply_comment_id=840782258050231

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DEFENSOR DE MOSSORÓ ANTÔNIO BRASIL

 Por Guilherme Velame Wenzinger

Esse é Antônio Brasil. Homem que, de binóculo, viu da torre da Matriz os cangaceiros se aproximando de Mossoró(RN), dando então o alerta para os que estavam entrincheirados.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com