Seguidores

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

O PÁSSARO HUMANO O JURITI, VOOU, VOOU, MAS FINDOU CAINDO NO ALÇAPÃO DO PERVERSO E VINGATIVO AMÂNCIO FERREIRA DA SILVA - O SARGENTO DELUZ.

Por José Mendes Pereira

O cangaceiro Juriti

O cangaceiro baiano Manoel Pereira de Azevedo, descendente do lugarejo chamado Salgado do Melão, incorporou-se ao bando do afamado e sanguinário capitão Lampião, com o nome de guerra Juriti, mas o velho guerreiro propôs trocá-lo por Maçarico, mas ele rejeitou o novo nome, por considerá-lo afeminado e impõe a sua vontade de permanecer sendo chamado de Juriti. O capitão, que sempre admirou homens de personalidade e temperamento fortes, concordou, e a partir daquele momento Manoel Pereira de Azevedo ficou no esquecimento.

Era um rapaz de corpo atlético, esguio, louro, cabelos finos, gestos elegantes, boas maneiras,  genioso e perverso ao extremo. As desgraças criminosas e malditas do cangaceiro foi vasta e recheada com muito sangue e muitas dores para as vítimas e familiares. Já famoso, Tempos depois, levou para a sua companhia a jovem Maria, uma filha de Manoel Jerônimo, vaqueiro da fazenda Picos.

Maria de Juriti - créditos escritor João de Sousa Lima

Na madrugada do dia 28 de julho do ano de 1938, no momento da chacina aos cangaceiros, lá na Grota do Angico, em Porto da Folha, atualmente pertencente à cidade de Poço Redondo, no Estado de Sergipe, o cangaceiro Juriti e a sua companheira Maria tiveram a sorte e conseguiram ludibriar o cerco policial, juntamente com tantos outros que estavam acoitados na Grota do Angico. Naquele triste amanhecer do dia, onze cangaceiros foram abatidos, inclusive o rei Lampião e a sua rainha Maria Bonita, além do volante Adrião Pedro de Sousa.

Adrião é o da esquerda - Créditos p/escritor Antônio Vilela de Souza

Após alguns meses do combate de Angico o cangaço quase todo fora enterrado juntamente com o rei Lampião, ficando apenas o bando de Corisco e de Moreno. E cada um tomou o seu destino, e a maioria foi para Jeremoabo, na Bahia, para se entregar às autoridades policiais.

Lampião e Maria Bonita

Mesmo sem a presença do rei Lampião e a rainha Maria Bonita, o cangaceiro Moreno continuou o seu movimento até o dia 2 de fevereiro de 1940, quando resolveu abandonar o cangaço, e sem ser identificado por muitos anos, Moreno deixou a vida de bandido e passou a ser homem da sociedade.

Cangaceiros Durvalina e Moreno.

Já o cangaceiro Corisco resolveu abandonar a vida de bandoleiro, mas não teve sorte. Mesmo já tendo deixado os horrores para trás, foi baleado pelo Tenente Zé Rufino no  dia 25 de maio de 1040. E não resistindo, veio a óbito.

Corisco e Dadá.

O capitão Aníbal Vicente Ferreira, comandante geral das forças de combate ao banditismo, resolveu o problema dos remanescentes de Lampião com o coração, enterrando a razão.

Foto do capitão Aníbal Ferreira gentilmente cedida para o nosso blog pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio.

Ofereceu uma nova vida aos cangaceiros, assinou todos os documentos necessários à soltura, dando-lhes garantia de liberdade, encaminhando-os para se incorporarem novamente à sociedade.

Juriti foi um deles, que juntamente com Maria e o cangaceiro Borboleta (este sendo irmão do assecla Sabonete), entregaram-se às autoridades, sendo liberado. Mas o Juriti não sabia que alguém o procurava.

Sargento Deluz

Na década de quarenta, por má sorte de Juriti o delegado de Canindé era o Amâncio Ferreira da Silva, um militar mais famoso daquela região, o sargento Deluz. Mesmo ele sabendo que o movimento social de cangaceiros havia acabado, procurava com prazer os remanescentes de Lampião, só para exterminá-los.

Em 1941, Deluz era proprietário de uma fazenda denominada Araticum. E nessa madrugada, Juriti estava em Pedra Dágua de rede armada e cachimbo aceso na casa de um amigo, o Rosalbo Marinho. Assim que tomou conhecimento da presença de Juriti em Pedra Dágua, Deluz resolveu ir aprisionar o pássaro humano.

Juriti lhe disse que era um homem já liberado pela justiça e não podia ser preso, uma vez que o capitão Aníbal havia lhe dado documento de soltura. Mas o delegado Deluz não quis saber disso. Prendeu-o e juntamente com os seus capangas, levaram o assecla com destino a Canindé, nas terras do Estado de Sergipe, arrastando o pássaro humano que logo iria morrer. Juriti sabia que não havia milagre, e não se cansava de chamá-lo de: "Covarde".

Ao chegarem a uma fazenda denominada Cuiabá, Deluz deixou a estrada e entrou na caatinga. Em uma capoeira, chamada Roça da Velhinha, fizeram uma fogueira.

Fogo pronto, os perversos jogaram o ex-bandido dentro do língua de fogo. As chamas famintas principiaram pelas vestes. Juriti sentindo as labaredas assando o seu corpo gritava de dor e ódio:

"Covardee!... Covarde!... Covard...! Cov...!" A sua voz foi sumindo como um eco bem distante, e em pouco tempo, o fogo assou Juriti consumindo as suas carnes vivas.

Mas as maldades do De Luz contra o Juriti ele pagou caro conforme Alcino Alves Costa, De Luz foi executado em uma tocaia encomendada por seu sogro, em 1952.

Fonte da minha pesquisa: Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico.

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

𝑨 𝑪𝑶𝑽𝑨𝑹𝑫𝑰𝑨 𝑫𝑬 𝒁𝑬́ 𝑺𝑬𝑹𝑬𝑵𝑶

Do acervo do Jaozin Jaaozinn

Por um certo tempo, nos períodos de agosto para outubro, o Capitão Aníbal Vicente, da força volante da Bahia, trocava cartas com o cangaceiro e chefe de bando Zé Sereno. Tratavam sobre uma possível entrega dos bandoleiros nas terras de Jeremoabo.

Capitão Aníbal Ferreira
 ao centro.

Por tempos que o oficial confirmava a total segurança dos asseclas que iriam se entregar, além de dar sinal verde para as entregas. Em conversa com seus compadres (Corisco e Labareda), consegue incentivá-los a seguirem com ele e que entregassem as suas armas para a força baiana. Marcam então um encontro para comemorarem a ocasião. Seria no povoado de Pinhão/SE, no dia 15 de outubro de 1938, na casa do coiteiro João Batista da Costa, o Joãozinho de Donana ou Joãozinho Veneno. 

O Cangaceiro Corisco

Preparam então a festa para as suas entregas; Corisco estava com um pé atrás de como ele seria recebido, pelo motivo da "vingança" que fez, acarretando na chacina da fazenda Patos.

Aderbal Nogueira - https://www.youtube.com/watch?v=7vvsPz4HtaU

O mais interessante é que, naquele momento, alguns soldados do destacamento de Bebedouro/BA, comandados pelo cabo Raimundo, participaram do baile. Da tropa local, apenas um volante fazia-se presente, chamado José Paes da Costa. Seu comandante, o cabo João Grande, estava dentro da casa do coiteiro. José admirava os cangaceiros, principalmente o Diabo Louro. Policiais e bandidos participavam da mesma festa, bebendo da mesma bebida, dançando a mesma música, e aqueles que tinham suas companheiras rodopiavam no meio do terreiro. Os três chefes de grupo conversavam com alguns moradores da vila; enquanto alguns soldados da Bahia conversavam com outros cabras.

Em meio aquela animação, apareceu Balão, ofegante, com suas vestes rasgadas e enérgico; parecia que viu assombração. Trouxe a notícia da morte de seus companheiros (Bom de Veras, Amoroso e Cruzeiro) abatidos pela volante sergipana de Zé Luís.

Vendo o risco de um possível combate, já que estavam presentes naquele momento a caça e o caçador, Joãozinho Veneno mandou suspender o pé-de-calçada. João Grande, que não concordava com a entrega dos cangaceiros em troca de anistia, ordena aos seus homens que se equipassem e guardassem os bons acontecimentos, pois naquele instante tudo voltaria ao normal.

Com isso, a briga já estava armada: a volante de Raimundo, somando com o volante José Paes, acabou ficando do lado dos cangaceiros, dizendo que lutariam contra a sergipana. E a bala comeu solta. No meio da bagunça, Zé Sereno se refugiou dentro da casa de Veneno, acabando por ser cercado pelo soldado João Batista. Por ser uma moradia de cômodos pequenos e pelos equipamentos usados pelo cangaceiro (embornais, cartucheiras entre outros), Zé fica "entracado", não conseguindo se mexer. Cansado, pede socorro ao bandoleiro Cacheado, que liquida o militar com um tiro na testa.

Na hora da fuga, José Ribeiro Filho (o Zé Sereno) pede que José Paes os guiasse para fora da cidade, pois não conheciam muito a região. O soldado cumpriu de bom grado, direcionando, na maior segurança, os cangaceiros. Sem mais e nem menos, Sereno mata o policial de forma covarde, pelas costas, e ainda queria matar o cabo Raimundo - mesmo sabendo que estes estavam os apoiando -.

Vendo isso, Corisco segura o velho companheiro e diz, “tu tá doido, é? Eles estavam nos ajudano, home! Vou até pagá as balas qui eles gastaro pra nos defendê!".

E, assim, José Ribeiro com seu grupo segue destino a Jeremoabo, se entregando no dia 19 de outubro; enquanto Labareda e Corisco desistem da proposta de Anníbal e vagam na espinhosa caatinga. No acontecimento do dia 15 de outubro, Sereno pratica seu último crime, de forma covarde, cruel e de extrema maldade; pagando com o mal o bem que o soldado fez.

𝐹𝑂𝑁𝑇𝐸𝑆: 𝐿𝑎𝑚𝑝𝑖𝑎̃𝑜 𝑒 𝑜 𝐶𝑎𝑛𝑔𝑎𝑐̧𝑜 𝑛𝑎 𝐻𝑖𝑠𝑡𝑜𝑟𝑖𝑜𝑔𝑟𝑎𝑓𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑆𝑒𝑟𝑔𝑖𝑝𝑒 - 𝐴𝑟𝑐𝒉𝑖𝑚𝑒𝑑𝑒𝑠 𝑀𝑎𝑟𝑞𝑢𝑒𝑠; 𝐹𝑜𝑟𝑐̧𝑎𝑠 𝑉𝑜𝑙𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝐴 𝑎 𝑍 - 𝐵𝑖𝑠𝑚𝑎𝑟𝑐𝑘 𝑀𝑎𝑟𝑡𝑖𝑛𝑠.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798/user/100092364033464/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

𝑳𝑨𝑴𝑷𝑬𝑨̃𝑶 𝑬 𝑳𝑰𝑮𝑬𝑰𝑹𝑶

Do acervo do Jaozin Jaaozinn

Registro fotográfico de Benjamin Abrahão Calil Botto, onde podemos ver o "Rei dos Sertões" juntamente com seu fiel companheiro Ligeiro, presente em inúmeras fotos e no filme do Sírio-Libanês.

Esta, presente num cartão postal que Virgolino destinava para coronéis ou coiteiros - muitas vezes, pedindo dinheiro -, faz parte do acervo de Frederico Pernambucano de Mello.

Em algumas fontes, dizem que Ligeiro morreu a bala ainda nos finais da década de 1930, igualmente o seu amigo Guarani; a diferença é que Guarani morreu junto com seus donos em julho de 1938, enquanto Ligeiro foi abatido antes.

Conheciam o registro? Comente, curta e compartilhe!

𝐶𝑅𝐸́𝐷𝐼𝑇𝑂𝑆: 𝐹𝑟𝑒𝑑𝑒𝑟𝑖𝑐𝑜 𝑃𝑒𝑟𝑛𝑎𝑚𝑏𝑢𝑐𝑎𝑛𝑜 𝑑𝑒 𝑀𝑒𝑙𝑙𝑜.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798/user/100092364033464/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

JESUÍNO BRILHANTE - O CANGACEIRO PATUENSE - 180 ANOS DE SUA HISTÓRIA.

 Por Paatu Pati (Prof. Aluisio Dutra

https://www.youtube.com/watch?v=mj2cGwmV7x4

A verdadeira história do Cangaceiro Potiguar, Jesuíno Brilhante, contada por renomados pesquisadores, escritores, historiadores de todo o Nordeste.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ONDE NASCERAM NENÉM DE LUIZ PEDRO E LÍDIA DE ZÉ BAIANO - ROTA DO CANGAÇO 2024_17

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=D04XJQNnSiI

Nesse vídeo o pesquisador João de Sousa Lima nos fala de Neném de Luiz Pedro e de Lídia de Zé Baiano. Para participar da Expedição Rota do Cangaço entre em contato pelo e-mail: narotadocangaco@gmail.com Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / @cangacoaderbalnogueira   Parcerias: narotadocangaco@gmail.com #lampiao #cangaço #maria bonita #cangaceiros

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


UMA LUTA SOLITÁRIA PELO MEMORIAL ALCINO ALVES COSTA E PELA CASA DE PEDRA.

 Por Rangel Alves da Costa

Tudo importante demais para Poço Redondo. Mas quem tanto luta e se sacrifica para que tudo isso exista sem apoio, sem ajuda, sem colaboração? 


Não sei se outro faria, mas faço como retribuição ao que sou: Sou filho da terra, sou de Poço Redondo!

https://www.facebook.com/rangel.alvesdacosta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA SEMANA DEPOIS DA MORTE DE GERALDO TREPIDANT’S, MORRE O FILHO JÚLIO, AOS 53 ANOS

 Por Nili Júnior - Notícias.

Fonte da imagem -  https://www.facebook.com/moustafa.salha.7

Uma semana depois da morte de Geraldo Trepidant’s, o filho, Júlio Trepidant’s,  de 53 anos, morreu hoje no Hospital Eduardo Campos,  em Serra Talhada.

Segundo informações apuradas pelo blog,  ele faleceu por complicações de uma trombose. O velório e sepultamento devem ocorrer nesta quinta-feira,  em Iguaracy,  onde ele residia.

O amigo e jornalista Roberto Murilo,  amigo dos dois, homenageou pai e filho:

Na semana passada, a cidade de Iguaracy ficou mais silenciosa. A notícia da morte de Geraldo Trepidant’s ecoou como um lamento nas esquinas e nas praças. Já agora noite fui pego de surpresa com a notícia de um outro homem que sempre teve um sorriso fácil e uma palavra de conforto para quem precisava. Ele era mais do que um amigo; era um confidente, um daqueles raros seres humanos que se importavam de verdade. Nossos encontros eram recheados de risadas e confidências, e cada conversa nos unia mais.

Mas o destino, com sua ironia cruel, não parou por aí. Hoje, a dor se intensificou com a notícia da morte de seu filho, Julio Cersa, conhecido por todos como Júlio Trepidant’s. O garoto que cresceu sob a sombra do pai, aprendendo a ser gentil e generoso, partiu também. A vida pareceu fazer questão de nos lembrar da fragilidade do ser humano.

Júlio sempre foi uma presença leve em minha vida. Ele tinha o dom de transformar até os dias mais cinzentos em momentos de alegria. Lembro-me das longas conversas sobre sonhos e planos, sobre o futuro que ambos desejávamos alcançar. Ele escutava minhas confidências com atenção, sempre oferecendo conselhos sábios e cheios de esperança.

Agora, ao olhar para o vazio deixado por esses dois homens incríveis, sinto uma mistura de tristeza e gratidão. Tristeza pela perda irreparável, mas gratidão por ter tido a chance de conhecê-los. Eles me ensinaram que a amizade é um tesouro que deve ser valorizado todos os dias.

A cidade vai seguir em frente, mas não será a mesma sem Geraldo e Julio Trepidant’s. Seus legados de bondade e amizade permanecerão vivos em nossas memórias e corações. Que possamos honrar suas vidas lembrando-nos dos ensinamentos que nos deixaram: o valor da amizade verdadeira e a importância de estar presente na vida uns dos outros.

Adeus, amigos! Que vocês encontrem paz onde quer que estejam. E que nós nunca esqueçamos das lições que vocês nos deixaram.

Minha solidariedade a família e amigos.

https://nilljunior.com.br/uma-semana-depois-da-morte-de-geraldo-trepidants-morre-o-filho-julio-aos-53-anos/

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEMÓRIA DA TV E DO CINEMA ONG - CULTURAL DE RESGATE E PRESERVAÇÃO DE IMAGENS DA TV E CINEMA NO BRASIL

Por Pandora Loja

25-o-ultimo-cangaceiro-de-lampiao (4)

*MAIS DE 20 ANOS COLECIONANDO, RESGATANDO, PRESERVANDO E COMPARTILHANDO RARIDADES *  contatos: celular e whats-app 31-98781-1990 ------------ Instagram @magobardojc

CANGAÇO (COLETÂNEA DVDS RAROS) HISTÓRIA DO BRASIL GEOPOLITICA ETC

MARIA BONITA, RAINHA DO CANGAÇO (1968), de Miguel Borges, com Milton Morais.

CANGAÇO O CABELEIRA (1963), de Milton Amaral, com Hélio Souto e Milton Ribeiro (raridade absoluta, quase impossível de achar). -(no original, trata-se de um filme colorido; a versão que eu tenho veio de uma cópia 16mm, em preto e branco; som e imagem estão ruins, mas dá para assistir e entender tudo). UM DOS MAIS RAROS DO MEU ACERVO!!

CARA DE FOGO (1957), de Galileu Garcia  com Alberto Rushell e Milton Ribeiro PB telecinado de película 16mm (talvez uma de minhas maiores raridades) 1 dvd (VOCE SÓ ACHA AQUI!!!)

QUELÉ DO PAJEÚ -   1969. Clemente Celidônio (Tarcísio Meira), conhecido como Quelemente, ao voltar para casa em Pajeú das Flores, é surpreendido com o fato de que sua irmã fora violentada por um estranho, identificado apenas por uma cicatriz no rosto e um dedo faltante. Tomado de ódio, parte então em busca do violador, jurando um acerto de contas. Mas o caminho é longo, e a viagem guarda surpresas decisivas para ele. ELENCO Tarcísio Meira; Rossana Ghess; Sérgio Hingst; Jece Valadão; Elizângela; Jorge Karam; Reginaldo Vieira; Guy Loup; Maurício Gracco; Luiz Alberto Meireles; Anita Esbano; Simplício; Nhô Juca E PARTICIPAÇÃO ÚNICA E RARÍSSIMA DO CANTOR   Geraldo Vandré

O LAMPARINA – 1963 [Glauco Mirko Laurelli] = cangaço - raríssimo voce só acha aqui! 

CANGAÇO  A MORTE COMANDA O CANGAÇO-1960 MILTON RIBEIRO, ALBERTO RUSCHEL, AURORA DUARTE, RUTH DE SOUZA

CANGAÇO JESUÍNO BRILHANTE O CANGACEIRO NERI VITOR col 1 dvd raro- 1972, de William Cobbett , com Mussum

CANGAÇO  BAILE PERFUMADO DUDA MAMBERT, ARAMIS TRINDADE,  LUÍS CARLOS VASCONCELOS, JOFRE SOARES  COR/ P&B POR1997 1 DVD DEVHS

CANGAÇO  CANGACEIROS DE LAMPIÃO -1967 -MILTON RODRÍGUEZ, VANJA ORICO, MAURÍCIO DO VALLE, MILTON  RIBEIRO

CANGAÇO  CORISCO E DADÁ - CHICO DIAZ, DIRÁ PAES, ANTONIO LEITE, REGINA DOURADO, CHICO CHAVES  COR PORT 1996 1 DVD DE VHS

LAMPIÃO, O REI DO CANGAÇO 1964,  dirigido por Carlos Coimbra. O roteiro é baseado nos livros Lampião, o Rei do Cangaço de Eduardo Barbosa, e Capitão Virgulino Lampião de Nertan Machado.conta a história de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião, que liderou um bando de cangaceiros através dos estados do nordeste do Brasil, e que era respeitado e considerado um herói pelos pobres locais. Leonardo Villar; Vanja Orico. Milton Ribeiro.Dionísio Azevedo . Glória Menezes

CANGAÇO  CORISCO O DIABO LOIRO DE MOSAEL SILVEIRA,c/ MAURICIO DO VALLE, LEILA DINIZ, MILTON RIBEIRO, JOHN HERBERT, GEORGIA GOMIDE -E REJANE MEDEIROS    P&B-1969

LAMPIÃO E MARIA BONITA - minissérie - versão integral) 8 capítulos Globo(Gravado do Canal Futura, Faixa Comentada) 4 DVDs

CANGAÇO  LAMPIÃO & MARIA BONITA –MINISSERIE (COMPACTO) 1 DVD (TÂNIA ALVES, NELSON XAVIER, ROBERTO BONFIM e gde elenco; ) + CURTO DOCUMENTÁRIO PB SOBRE OS CANGACEIROS

CANGAÇO  MEU NOME É LAMPIÃO -Milton Ribeiro, Rejane MEdeiros, Milton Rodrigues,cor 1969

CANGAÇO  O CANGACEIRO DO DIABO -1980-Direção: Tião Valadares. Com Claudete Joubert, Heitor Gaiotti. Dois sertanejos vão ganhando fama e reunindo em torno de si  muitos aventureiros, graças às pilhagens que praticam. A polícia, utilizando  métodos tão violentos quanto os deles, os perseguem.

CANGAÇO  O CANGACEIRO - PAULO GORGULHO, LUIZA TOMÉ, ALEXANDRE PATERNOST, INGRA LIBERATO COR PORT 1997 1 DVD/ VHS

CANGAÇO  O CANGACEIRO -1953-P&B-ALBERTO RUSCHEL, MARISA PRADO, MILTON RIBEIRO, VANJA ORICO – Cia Vera Cruz – um clássico do gênero.

CANGAÇO  OS TRÊS CANGACEIROS ANKITO, GRANDE OTELO, RONALD GOLIAS, NEIDE APARECIDA, NELLY MARINS P&B POR COMÉDIA  1959 1 DVD/ TV

CANGAÇO - A MULHER NO CANGAÇO -documentário de 45 min. sobre o papel da mulher no cangaço nordestino, enfocando diversas figuras como Maria Bonita, Dadá, etc. Fotos e cenas da época

CANGAÇO - documentário raríssimo O ÚLTIMO DIA DE LAMPIÃO 1 dvd

CANGAÇO - PEDRO BÓ O CAÇADOR DE CANGACEIROS COMEDIA COR 90 MIN

CANGAÇO - AS CANGACEIRAS ERÓTICAS -  DIR. ROBERTO MAURO, 1977-ESTRÉIA DE HELENA RAMOS E MATILDE MASTRANGI.  CANGACEIRO COM FAROESTE  TUPINIQUIM.

CANGAÇO -  DEU A LOUCA NO CANGAÇO (1969), de Nelson Teixeira Mendes, com Dino e Dedé Santana

CANGAÇO FAUSTO O CANGACEIRO   -1970-DE LEON HIRZMANN- a história de Faustino Guabiraba, cangaceiro conhecido como Faustão, que andava nos sertões do nordeste.

CANGAÇO O CANGACEIRO SANGUINÁRIO. [1969, Dir. Osvaldo Oliveira, Com Mauricio Do Valle e Jofre Soares]  1 DVD

Cangaço  NORDESTE SANGRENTO (1963), de Wilson Silva, com Paulo Goulart (raríssimo)

CANGAÇO O JULGAMENTO DE LAMPIÃO 1 DVD RARÍSSIMO!

CANGAÇO - CANTA MARIA 2006  Vanessa Giácomo – José Wilker – Marco

Ricca  Francisco Ramalho Jr. 1 DVD

CANGAÇO -ANTONIO DAS MORTES – c/ Mauricio Do Vale 1 DVD - DE GLAUBER rOCHA

CANGAÇO MEMÓRIA DO CANGAÇO – raríssimo documentário,p&b,com o apoio do Gov.da Bahia,fotos originais da época, depoimentos autênticos, e trechos do documentário filmado em 1936 pelo mascate Abraão Benjamim, mais versos do próprio Virgulino Ferreira e da narrativa de cordel...imagem excelente 1 DVD

CANGAÇO A ILHA DAS CANGACEIRAS VIRGENS- Dir. Roberto Mauro, 1976. 1 dvd

CANGAÇO FAUSTÃO, O CANGACEIRO DO REI Eduardo Coutinho 1971

FATOS: Documentário com (cangaceiros) João Gomes de Lira,Candeeiro,Vinte e Cinco,Cila,Adilia,Elias marque e Durval Rosa.

NORDESTE SANGRENTO NA TRILHA DO CANGAÇO (1963), de Wilson Silva, com Paulo Goulart (raríssimo)
-  4 Documentários ( ALAGADIÇO,LAMPIÃO E O CANGAÇO, OS HERDEIROS DO CANGAÇO E ESTÉTICA DO CANGAÇO ) 4 dvds
A CIDADE DE QUATRO TORRES ( Filme sobre o ataque a cidade de Mossoró 
ENTRE HERÓIS E BANDIDOS: A MULHER CANGACEIRA.( Documentário)
VANJA ORICO ( Documentário Vanja Vai , Vanja Vem )
ESTÉTICA DO CANGAÇO. ( Documentário com Frederico Pernambucano de Mello )
DADÁ A MUSA DO CANGAÇO ( Documenário com Dadá,esposa de Corisco )
ATÉ O SOL RAIÁ ( Doc. 3D )
O LUGAR DA MORTE DE JESUINO BRILHANTE ( Documentário)
A VIOLÊNCIA OFICIALIZADA NO TEMPO DO CANGAÇO ( Documentário )
DEPOIMENTO DE LUIZ RUFINO ( Documentário )
CANDEEIRO - Manuel Dantas Loiola ( Documentário )
A VIDA DE LAMPIÃO SERRA TALHADA ( Documentário )
RASTEJADORES ( Ducumentário )
DURVINHA E MORENO ( Documentário Inedito) Durvinha faleceu,Moreno ainda é vivo em BH.
SERRA TALHADA ( Documentário inédito revela fatos inusitados sobre Lampião -repórte Diário
ALPERCATA DE RABICHO ( Documentario, o Xaxado em Pernambuco )
O CALDEIRÃO DE SANTA CRUZ DO DESERTO ( Documentário )

A HISTÓRIA DO REI DO CANGAÇO (JORNAL DA NOITE-BAND) PB, raríssimo,curto

IMAGENS DO CANGAÇO Filmagem original por Benjamim Abrahão(ABBAFilmes) – 1936 (bônus: a Historia do Cangaço, Jornal da Noite, Band; Exposição Lampião (emmuseu, as cabeças dos cangaceiros,roupas etc)

HISTÓRIA E IMAGENS DE LAMPIÃO, DO CANGAÇO E DO MUSEU CASA DE MARIA BONITA (BA)

CANGAÇO RARIDADES 1) A Saga de Lampião – da série Almanaque.  23’ 2) A Estética do Cangaço. 29’ 3) O Cangaceiro: roupas e apetrechos. (Luiz Gonzaga aparece) 13’ 4)  Registros históricos (apresentam algumas falhas técnicas):Memória do Cangaço (1965)  28’ A Musa do Cangaço (1981) – entrevista com Dadá.  15’ 5) Benjamin Abraão – mostra as imagens originaL    8’

CANGAÇO RARIDADES 2 - 1) Chuva de Balas no País de Mossoró - retrata a festa que é realizada na cidade em comemoração à resistência da mesma ao ataque do bando de Lampião.   2) MandaCaru – abertura da novela que reproduz o ataque a Angicos.  3) O Brasil É Aqui – trecho do programa que mostra a trilha do cangaço.   11’4) Memória do Cangaço (1965) – nova cópia, sem falhas técnicas.  25’  5) O Rastejador (1972) – apresenta depoimentos de especialistas em caçar animais e perseguir cangaceiros.   25’ 6) Lampião, uma história de amor e sangue – Globo News Especial.        22’

O CANGACEIRO - (Tomas Milian, Howard Hoss, cor/leg - 1971)

OS ÚLTIMOS CANGACEIROS (Wolney Oliveira, 2011)Jovina Maria da Conceição e José Antonio Souto são dois senhores que levam uma vida bem comum pelos últimos 50 anos. O que ninguém sabe, incluindo seus filhos, é que estes nomes são falsos. A dupla, na verdade, é conhecida como Durvinha e Moreno. Eles integraram o bando de Lampião, o mais controverso e famoso líder do cangaço. A verdade só vem à tona quando Moreno, aos 95 anos, resolveu compartilhar suas lembranças com os filhos, além de sair a procura de seu parentes vivos, incluindo seu primeiro filho.

CANUDOS Brasil, 1978 Documentário 70 minutos Direção: Ipojuca Pontes Temática: Realizado a partir de depoimentos de remanescentes e estudiosos da Campanha de Canudos (1896/7). Narrado por Walmor Chagas.

CAPARAÓ  documentário de Flávio Frederico, vencedor do Festival "É tudo verdade" de 2006, acaba de estrear em circuito nacional. Baseado em pesquisa cuidadosa, o filme busca reconstituir, por meio de depoimentos e imagens atuais e de arquivo, o primeiro episódio de luta armada contra a ditadura militar no Brasil, nos anos 60. Com trilha sonora bem cuidada, montagem afinada e direção consciente, Caparaó seduz pelo tema, teor dos testemunhos e talvez, principalmente, por recriar uma atmosfera de idealismo, tão rarefeita nos dias de hoje.O foco é a Serra do Caparaó, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais. Mas o filme varre o território nacional em busca dos personagens do episódio. Aprende-se que, na verdade, o episódio Caparaó nasce no Sul – mais precisamente no Uruguai – de onde Brizola, então exilado, envia dinheiro e instruções ao grupo de ex-militares expurgados pelo regime. Esse grupo se organiza em Porto Alegre, e a primeira tentativa de guerrilha, frustrada, se dá em Criciúma. De lá o grupo parte para Caparaó, no sudeste do país, para estruturar uma resistência no campo.Apoiados pelo governo de Fidel Castro e na expectativa de criarem uma "Sierra Maestra" brasileira, os guerrilheiros do Caparaó passam bom tempo nas montanhas se preparando, à espera de uma ordem para entrar em ação que nunca chega. Com saúde e moral abalados nessa espera, os militantes acabam presos antes mesmo de a guerrilha ser efetivamente deflagrada. O episódio resultou na morte de um dos revolucionários, assassinado pelo exército.

CAPITÃES DE ABRIL, 2000. DIREÇÃO: Maria de Medeiros

CAPITU 1 DVD -1968, Com Othon Bastos, Raul Cortez e Rodolfo Arena (da obra DOM CASMURRO de Machado de Assis)

CARA A CARA  [1968, Com Helena Ignez e Paulo Gracindo, Dir. Julio Bressane]

CARA DE FOGO (1957), de Galileu Garcia  COM Alberto Rushell PB telecinado de película 16mm (talvez uma de minhas maiores raridades) 1 dvd (VOCE SÓ ACHA AQUI!!!)

HISTORIA 

O Cangaceiro 1953 Lima Barreto

Os Fuzis 1964 Ruy Guerra

Pindorama 1971 Arnaldo Jabor

Como Era Gostoso o meu Francês 1972 Nélson Pereira dos Santos

Getúlio Vargas 1974 Ana Carolina

Lucíola - o Anjo Pecador 1975 Alfredo Sternheim

Xica da Silva 1976 Carlos Diegues

Doramundo 1977 João Batista de Andrade

O Caminho das Índias 1979 Augusto Sevá

Coronel Delmiro Gouveia 1979 Geraldo Sarno

Os anos JK - uma Trajetória Política 1980 Sílvio Tendler

Gaijin - os Caminhos da Liberdade 1980 Tizuka Yamasaki

Fitzcarraldo 1982 Werner Herzog

Pra Frente, Brasil 1983 Roberto Farias

Cabra Marcado para Morrer 1984 Eduardo Coutinho

Quilombo 1984 Carlos Diegues

Memórias do Cárcere 1984 Nelson Pereira dos Santos

Jango 1984 Sílvio Tendler

O Evangelho Segundo Teotônio 1985 Wladimir Carvalho

Céu Aberto 1985 João Batista de Andrade

O Beijo da Mulher da Aranha 1985 Hector Babenco

O Homem da Capa Preta 1985 Sérgio Rezende

Chico Rei 1987 Walter Lima Júnior

Eternamente Pagu 1987 Norma Bengell

Guerra do Brasil 1987 Sylvio Back

O País dos Tenentes 1987 João Batista de Andrade

Rádio Auriverde 1991 Sylvio Back

Independência 1991 João Batista de Andrade

Os Reinados 1992 Fernando Severo

Canudos 1993 Antonio Olavo

Corisco e Dadá 1994 Rosemberg Cariry

Lamarca 1994 Sergio Rezende

Carlota Joaquina - a Princesa do Brazil 1995 Carla Camurati

O Cangaceiro 1995 Anibal Massaini Neto

O Judeu 1995 Jom Tob Azulay

Baile Perfumado 1996 Lírio Ferreira e Paulo Caldas

O Guarani 1996 Norma Bengell

O Quatrilho 1996 Fábio Barreto

Guerra de Canudos 1997 Sergio Rezende

O que é isso, Companheiro? 1997 Bruno Barreto

Adágio ao Sol 1997 Xavier de Oliveira

Anahy de las Misiones 1997 Sérgio Silva

For All - o Trampolim da Vitória 1998 Luiz Carlos Lacerda e Buza Ferraz

Tiradentes 1998 Oswaldo Caldeira

Policarpo Quaresma - Herói do Brasil 1998 Paulo Thiago

Lost Zweig 1998 Sylvio Back

Hans Staden 1998 Luiz Alberto Pereira

A Hora Mágica 1999 Guilherme de Almeida Prado

Mauá, o Imperador e o Rei 1999 Sergio Rezende

Dois Córregos 1999 Carlos Reichenbach

No Coração dos Deuses 1999 Geraldo Moraes

Villa-Lobos, uma Vida de Paixão 2000 Zelito Viana

TONY VIEIRA, FAUZI MANSUR, ALEX PRADO

FILMES DE TONY VIEIRA

QUATRO PISTOLEIROS EM FÚRIA--TONY VIEIRA - RARIDADE QUE VC SÓ ACHA AQUI!!!  R$39,00 

UM PISTOLEIRO CHAMADO CAVIUNA--TONY VIEIRA - RARIDADE QUE VC SÓ ACHA AQUI!!! R$39,00

A FAMOSA LINGUA DE OURO Tony Vieira 1988 R$16,90  (+ frete abaixo)

A FILHA DO PADRE  [1975, Tony Vieira e Claudette Joubert R$16,90

AS AMANTES DE UM CANALHA (1977), de Tony Vieira, com Tony Vieira, Heitor Gaiotti e Claudete Jaubert (raro) -(imagem um pouco desbotada, como já estava na fita original; nada que comprometa, no entanto) Tony Vieira (Mauri de Queiroz) é um dos grandes cineastas brasileiros que não tem o devido reconhecimento. R$16,90

OS PILANTRAS DA NOITE TONY VIEIRA raríssimo – única copia existente – imagem apenas razoavel,de antiga película 16mm vc. Só acha aqui R$49,00

AS MENINAS DA B... DOCE   TONY VIEIRA    1986 R$15,90

CALIBRE 12 (1988), de Tony Vieira, com Tony Vieira, João Amorim e Heitor Gaiotti (raríssimo, o último bangue-bangue do maior astro brasileiro do gênero) R$19,90  

CONDENADA POR UM DESEJO  [1981, Dir. Tony Vieira, Com Claudete Joubert e Tony Vieira] R$15,90

DESEJOS SEXUAIS DE ELZA 1 dvd Tony Vieira-Shirley Benny,Cleusa Ramos R$15,90

EU ADORO ESSA COBRA Tony Vieira  1987  R$15,90

GREGÓRIO VOLTA A ATACAR Tony Vieira raridade telecinada de película 16mm que vc só acha aqui R$49,00

GRINGO - O ÚLTIMO MATADOR  1972  Faroeste  Tony Vieira R$15,90

MENINAS DE PROGRAMA      TONY VIEIRA    1984 R$16,90

NEUROSE SEXUAL Tony Vieira 1985  R$18,90

O EXORCISTA DE MULHERES (1974), de Tony Vieira, com Tony Vieira, Heitor Gaiotti e Claudete Jaubert (um dos mais raros filmes policiais de Tony Vieira). R$16,90

O ÚLTIMO CÃO DE GUERRA  -DIR.TONY VIEIRA R$16,90

OS DEPRAVADOS [1978, Dir. Tony Vieira, Com Claudette Joubert e Tony Vieira] R$15,90

OS VIOLENTADORES 1978-Tony Vieira,Claudette Joubert, Heitor Gaiotti Raridade televisada de película 16mm PB que você só encontra aqui (trás de bônus o trailer de Os Depravados)

PANCA DE VALENTE (1968), de Luiz Sérgio Person  -Tony Vieira RARÍSSIMO! R$19,90

SINAL VERMELHO AS FEMEAS- VERA FICHER. Raridade telecinada de película 16mm na Alemanha (áudio em alemaõ s/leg) R$49,00

TORTURA CRUEL- (FÊMEAS VIOLENTADAS) Dir. Tony Vieira 1 dvd R$15,90

TORTURADAS PELO SEXO  1976 Tony Vieira R$16,90

TRAÍDAS PELO DESEJO [1976, Dir. Tony Vieira, Com Claudete Joubert e Tony Vieira] R$15,90

VENHA BRINCAR COMIGO    Tony Vieira 1986 R$15,90

ALEX PRADO

A VINGANÇA DE CHICO MINEIRO (1977), de Rubens da Silva Prado, com Alex Prado (raríssimo ) R$17,90

GREGÓRIO 38 telecinado de pelicula 16mm - 1969 - de ALEX PRADO    "Depois de trabalhar muito e ganhar o suficiente para saldar as dívidas da família, Toni regressa ao sítio dos pais e encontra todos mortos. Descobre que seus familiares foram exterminados por jagunços chefiados por Gregório, um pistoleiro da região que aluga suas armas ao latifundiário Saldanha. Toni leva seus mortos à cidade mais próxima e constrói para eles um pequeno cemitério. Em decorrência da decisão que tomara, de impor a si mesmo o dever de vingança, abre diversas covas, colocando em cada uma delas os nomes dos jagunços do bando de Gregório. Daí em diante, perseguirá implacavelmente os assassinos de sua família, ficando o duelo final entre ele e Gregório." (Guia de Filmes, 24, 1969)  Como muitos colegas de geração, Rubens Prado aprendeu a fazer e produzir film es sem respaldos oficiais, no dia-a-dia dos sets de filmagem. Ao lado dos inúmeros artistas e técnicos que deram corpo e vida ao cinema da Boca, dirigiu alguns dos maiores clássicos do western feijoada. Inspirado por filmes como Da terra nasce o ódio (1954), A lei do sertão (1956) e Homens sem paz (1957), Rubens Prado tomou por cenário a cidade de Guararema, no interior paulista, para as filmagens de Gregório 38, seu primeiro bangue-bangue. Uma nova cópia 35mm do filme foi confeccionada para a mostra R$49,00

DAVID CARDOSO

A MORENINHA  -capítulo 79 na íntegra + extras - 1 dvd  -  A Moreninha é um dos principais romances brasileiros e seu autor, Joaquim M. de Macedo é um dos mais importantes autores da língua portuguesa. centrado no romance entre Augusto e Carolina, é um dos pilares de nossa literatura. numa época onde a cultura era voltada para Europa, A Moreninha é uma das primeiras e magníficas tentativas de fazer literatura brasileira, observando usos e costumes do Brasil do 2º  Iimpério, retratando o cotidiano da vida brasileira. com Sônia Braga  e David Cardoso

A FREIRA E A TORTURA (83) – De Ozualdo Candeias / Com Vera Gimenez, Cláudia Alencar, David Cardoso, Sérgio Hingst.

AGNALDO, PERIGO A VISTA 1969, Agnaldo Rayol, David Cardoso, Erasmo Carlos, Jô Soares e Ronald Golias (RARÍSSIMO!)

A HERANÇA (1971), de Ozualdo Candeias, com David Cardoso e Bárbara Fázio (a lendária adaptação de Hamlet que Ozualdo Candeias fez, transpondo a ação para o interior do Brasil; é pra lá de raro). 

A NOITE DAS TARAS I. [1980, de David Cardoso c/ Matilde Mastrangi

AS SEIS MULHERES DE ADÃO [David Cardoso, 1977]

BANDIDO, FÚRIA DO SEXO DAVID CARDOSO, MALU BRAGA 1978 

CAÇADA SANGRENTA. [David Cardoso]

CAÇADAS ERÓTICAS 1983  David Cardoso, Matilde Mastrangi e Sônia Garcia. O filme é dividido em três episódios. Na primeira história (A Espiã Portuguesa), um homem é seduzido por uma estranha mulher; na segunda (sem título), casais fazem orgias; e, na terceira (Os Punks), garotas punk seqüestram e estupramrapazes Obs: gravado, digitalmente, da TV

CORPO ARDENTE c/ DINA SFAT , David Cardoso, de Walter Hugo Khoury

CAIGANGUE - A PONTARIA DO DIABO 1973  Faroeste   David Cardoso

CORPO E ALMA DE MULHER (83) – De David Cardoso / Com Matilde Mastrangi, Helena Ramos, Tássia Camargo.

CORPO DEVASSO (DAVID CARDOSO E ARLINDO BARRETO

DESEJO SELVAGEM, MASSACRE NO PANTANAL. [1979, Dir. David Cardoso, Com Mário Lúcio e David Cardoso 1 DVD

19 MULHERES E 1 HOMEM 1977 David Cardoso, Luiz Carlos Braga, Zélia Diniz, Patrícia Scalvi

PORNÔ! [1981, David Cardoso, Matilde Mastrangi e Zélia Diniz]

POSSUIDAS PELO PECADO. [David Cardoso e Agnaldo Rayol]

SEDUÇÃO,  com a Sandra Brea e o David Cardoso.raro, de FAUZI MANSUR (possivelmente a única copia que existe!)

TENTAÇÃO NA CAMA. [1984, Dir. Ody Fraga, David Cardoso e Marli Mendes] 

O GUARANI - 1996-José de Alencar -  David Cardoso - ÓTIMO

AMADAS E VIOLENTADAS 1 dvd David Cardoso

ROBERTO CARLOS EM RITMO DE AVENTURA (1968) – 1 DVD – COLORIDO (David Cardoso)

NOITE VAZIA WALTER HUGO KHOURI 1964 com David Cardoso

O VICIADO EM C...1 DVD

AS NOVAS AVENTURAS DO VICIADO EM C...1 DVD

O CARA DE FOGO (1957), de Galileu Garcia  com Alberto Rushell e Milton Ribeiro PB telecinado de película 16mm (talvez uma de minhas maiores raridades) 1 dvd (VOCE SÓ ACHA AQUI!!!) R$49,00

0-CANGACEIRO
a-cidade-das-4-torres
a-estetica-do-cangaço
a-hist-do-rei-do-cangaço-band

Enviado pelo o  autor

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EDITAL DE CONVITE E CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ASCRIM-AGE Nº 001/2024 – ATOS SOLENES ASCRIM LEGADO CENTENÁRIO INTELECTUAL IMORTALIDADE.

  ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM

1481522002230_PastedImage

ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ACADEM

- REENVIADO A PEDIDOS -
EDITAL DE CONVITE E CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ASCRIM-AGE Nº 001/2024 – ATOS SOLENES ASCRIM LEGADO CENTENÁRIO INTELECTUAL IMORTALIDADE. 
I. O Presidente Executivo da ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO, no cumprimento das atribuições que lhe conferem o Art. 36, Inciso I do Estatuto Social da ASCRIM, EM PARCERIA COM OS FAMILIARES DO INSIGNE ESCRITOR E HISTORIADOR SR. FRANCISCO OBERY RODRIGUES (IN MEMORIAM), através deste EDITAL DE CONVOCAÇÃO E CONVITE da ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ASCRIM-AGE Nº 001/2024 – ATOS SOLENES “ASCRIM LEGADO CENTENÁRIO INTELECTUAL IMORTALIDADE”, a instalar-se, sob sua Presidência, no DIA 20 DE SETEMBRO DE 2024, (SEXTA-FEIRA), a partir das 18h15min, no auditório da ESTAÇÃO DAS ARTES ELIZEU VENTANIA-Centro-MOSSRÓ RN, em primeira chamada com a presença de metade de seus membros mais um e, em segunda chamada, após 15(quinze) minutos, com qualquer número de “ASSOCIADOS E CONVIDADOS”, POR FORÇA DESTE EDITAL:
1. CONVOCA, HONRADAMENTE Com supedâneo no item I deste EDITAL, os *Associados Regulares Inscritos, os **Regularmente Inscritos, os Candidatos a Potenciais Acadêmicos da ASCRIM e ACADEM, para participarem, com suas Digníssimas Famílias, dos “ATOS SOLENES DA ASCRIM”, nas ORDENS DO DIA contempladas neste EDITAL.
2. convida, HONRADAMENTE, neste mesmo ATO, com supedâneo no item I deste EDITAL,  independentemente do ENVIO PROTOCOLAR do convite físico, DIGNEM-SE FAZEREM parte dos Anais da ASCRIM, O(A)S EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES, REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS, MAGNÍFICO(A)S REITORE(A)S E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES, EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS, EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES, EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES EDUCACIONAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES, EXCELENTÍSSIMOS SENHORES PRESIDENTES E DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES CULTURAIS CONGÊNERES, EXCELENTÍSSIMOS PRESIDENTES E DIRIGENTES DE ACADEMIAS CULTURAIS E CIENTÍFICAS, ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS E DE CIDADANIA, ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES, DIGNOS ACADÊMICO(A)S DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES, DIGNOS ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM, DIGNOS ACADÊMICO(A)S DA ACADEM,  DIGNOS POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM, juntamente com seus ilustríssimos familiares, a PARTICIPAREM dos “ATOS SOLENES ASCRIM LEGADO CENTENÁRIO INTELECTUAL IMORTALIDADE”.  
II. ORDENS DO DIA DESTE EDITAL(PUBLICAÇÃO DE RESOLUÇÕES.
1) SESSÃO ADMINISTRATIVA: 2) SESSÃO INSTITUCIONAL; 3)SESSÃO CULTURAHISTÓRICA;
4). sessão QUADRO DE HONRA E INTELECTUALIDADE ASCRIM:
a) HOMENAGEM AO INSIGNE ACADÊMICO DA ASCRIM, ESCRITOR MOSSOROENSE FRANCISCO OBERY RODRIGUES, COM OUTORGA DO TÍTULO “ASCRIM LEGADO CENTENÁRIO INTELECTUAL IMORTALIDADE (IN MEMORIAM); b) DIPLOMA À FILHA DO HOMENAGEADO, ESCRITORA SRA. SIMONE MARIA RODRIGUES SOARES, O TÍTULO DE “GUARDIÃ DA COMENDA “ASCRIM LEGADO CENTENÁRIO INTELECTUAL IMORTALIDADE(IN MEMORIAM);” OUTORGADO ao ACADÊMICO DA ASCRIM, ESCRITOR MOSSOROENSE FRANCISCO OBERY RODRIGUES !
III. O PRAZO DE CONFIRMAÇÃO PARA OS CONVIDADOS E CONVOCADOS, INTERESSADOS -possam constar no protocolo do cerimonial-, EXPIRA 08 DIAS CORRIDOS ANTES DO DIA 20.09.2024, OBSERVADO O ESTABELECIDO NESTE PRESENTE EDITAL ASCRIM AGE-001/2024, TENDO EM VISTA ATENDER OS PROCEDIMENTOS OFICIAIS DE ORGANIZAÇÃO E CONTROLE DO CERIMONIAL, ALÉM DAS NORMAS ESTATUTÁRIAS, OBSERVADO QUE:
a) OS CONVIDADOS E CONVOCADOS, EXCETO OS QUE FORAM INDICADOS pela presidência da ASCRIM, -NÚMERO NUNCA SUPERIOR, AOS 05 PRIMEIROS QUE CONFIRMAREM PRESENÇA-, COM MANIFESTO INTERESSE EM USAR DA PALAVRA -tempo estipulado em 3 minutos - NOS “ATOS SOLENES DESTE EVENTO” -AGE-001/2024, PARA PRONUNCIAMENTO RELACIONADO COM O EVENTO SOBREDITO, RESPEITADAS AS JUSTIFICATIVAS PRÉVIAS E EXTEMPORÂNEAS  ALTERNATIVAMENTE, PODEM ENVIAR REQUERIMENTO COM MESMA FINALIDADE– PELO EMAIL asescritm@hotmail.com ATÉ 48 HORAS ANTES DO INÍCIO DOS “ATOS SOLENES”, SOB PENA DA INTENÇÃO/PEDIDO SER VETADO.
 
IV. TERMOS EM QUE EXPEDE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE O PRESENTE EDITAL ASCRIM AGE-001/2024, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES CONTRÁRIAS, PODENDO SER RETRANSMITIDO, QUEM INTERESSAR POSSA, POR TODOS OS MEIOS DISPONÍVEIS AOS FAMILIARES E AMIGOS INTERESSADOS.
MOSSORÓ (RN), 10 DE setembro DE 2024.
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
- PRESIDENTE DA ASCRIM –
 
MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO
-PRESIDENTA EXECUTIVA INTERINA-
 
P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS: 
P.S.-2): EVENTUALMENTE – EM RESPOSTA À TRANSMISSÃO DE CONVITE - RECEPCIONAMOS MENSAGENS QUE NOS SÃO ENVIADAS PELOS SIGNATÁRIOS DOS EMAILs DESTINATÁRIOS, AS QUAIS ENVIAMOS PARA OS PATROCINADORES DOS EVENTOS, ATRAVÉS DO NOSSO MALOTE DIGITAL OFICIAL DA ASCRIM-MADA .  
P.S.-3): ESTA É UMA CÓPIA ORIGINAL, ENCAMINHADA, OFICIALMENTE, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO PARA O(A)S:  
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.   
REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.  
MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.  
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTI
TUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.  
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES.  
ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.  
ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.  
ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM ACADEM.  
POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A) DA ASCRIM ACADEM
Enviado pela ASCRIM
http://blogdomendesemendes.blogspot.com