Seguidores

sábado, 27 de novembro de 2021

LIVROS SOBRE CANGAÇO

  

Esta foto pertence ao acervo do pesquisador do cangaço Wasterland Ferreira. 
https://www.facebook.com/photo/?fbid=791986278083553&set=a.136776593604528

Se você interessar algum destes livros entre em contato com o professor Pereira, lá em Cajazeiras, no Estado da Paraíba, através deste endereço: 

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O LIVRO SAIU DO FORNO DA GRÁFICA IPSIS...

  Por Ricardo Beliel

O livro Memórias Sangradas já saiu do forno da gráfica Ipsis e vai entrar em pré-lançamento na próxima semana, com venda inicial pelo site da editora Olhares (https://editoraolhares.com.br/.../memorias-sangradas.../).

Para marcar esse momento vamos fazer três lives, comentando o conteúdo do livro, em que estarei conversando com Luciana Nabuco, Milton Guran e Luiz Antonio Simas.

As lives podem ser acessadas através do canal youtube.com/editoraolhares nos dias e horários indicados.

Em breve o livro estará nas livrarias

Luciana Nabuco

Jornalista, tradutora, escritora e artista plástica. Nascida em Rio Branco, Acre, mora atualmente no Rio de Janeiro. Foi professora na Universidade Federal de Roraima e atualmente ministra workshops sobre literatura. Dirigiu, escreveu e produziu o documentário “Mãos feitas de fé” sobre cultura afro-brasileira. Colaboradora do projeto “Nas Trilhas da Literatura” para formação de leitores concebida pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, seção brasileira do International Board on Books for Young People - IBBY, órgão consultivo da UNESCO e Academia Brasileira de Letras – ABL. Autora dos livros Okan, A Casa de Todos Nós, Imigram meus pássaros e Nossas almas murmuram na sombra. Como ilustradora foi vencedora do concurso nacional em 2018 pela Ong "Fábrica de Imagens" de Fortaleza para realizar a identidade visual da mostra "Curta O Gênero" com o tema "Política, democracia e Feminismos Latino Americanos", com exposições na caixa Cultural de Fortaleza e Centro Cultural Dragão do Mar.

Esteve presente como parceira do projeto Memórias Sangradas, tendo participado como pesquisadora e nas entrevistas dos personagens.

Milton Guran

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, em 1948, morou durante certo tempo em Brasília, onde fundou a Agência Ágil de Fotojornalismo e foi presidente da União dos Fotógrafos de Brasília e secretário da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), entre 1980 e 1983. Retornando depois ao Rio, onde foi fotógrafo do Museu do Índio, entre os anos de 1986 e 1989.

É mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (1992) e doutor em Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Marselha, França (1996). Publicou os livros: Encontro na Bahia (Ágil, 1979); Linguagem fotográfica e informação (Editora Gama Filho, 1992); Agudás: os brasileiros do Benin (Nova Fronteira & Editora Gama Filho, 2000).

Exerceu papel de liderança em diversos setores, tendo sido responsável pela criação da coleção de livros de fotografia da Editora Dazibao, no início dos anos 1990; pela implantação do curso de pós-graduação em Fotografia da Universidade Candido Mendes (Rio de Janeiro); bem como pela criação do FotoRio (Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro), em 2003.

Luiz Antonio Simas

Luiz Antonio Simas é professor, historiador e escritor. É autor de diversos livros, como Dicionário da História Social do Samba, escrito com Nei Lopes e vencedor do Prêmio Jabuti 2016 na categoria Livro de Não Ficção do Ano; Fogo no Mato: a ciência encantada das macumbas (2018), com Luiz Rufino; Samba de enredo: História e arte (2010), com Alberto Mussa, Maracanã, quando a cidade era terreiro, com fotos de Ricardo Beliel. Trabalhou como consultor, ao lado de Ruy Castro, Sérgio Cabral, Jairo Severiano e Hermínio Bello de Carvalho, no processo de criação do novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e recebeu, em 2014, por serviços prestados à cultura do Rio de Janeiro, o conjunto de medalhas da comenda Pedro Ernesto, conferido pela Câmara Municipal. Tem mais de uma centena de artigos e textos publicados em jornais e revistas sobre a cultura popular brasileira. É jurado do Estandarte de Ouro, a mais tradicional premiação do carnaval carioca e autor dos livros Almanaque Brasilidades – Um inventário do Brasil popular e Arruaças – Uma filosofia popular brasileira (com Luiz Rufino e Rafael Haddock-Lobo), editados pela Bazar do Tempo.

Ricardo Beliel

Inicia seu interesse por arte estudando gravura no MAM/RJ com Fayga Ostrower, Ana Letycia e Ruddy Pozzati e no Centro de Estudos de Arte Ivan Serpa. Em 1973 começa a fotografar, trabalhando com músicos como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Egberto Gismonti e O Terço. Em 1976 entra para o jornalismo como fotógrafo contratado do jornal O Globo, passando depois por Manchete, Placar, Fatos e Fotos, Veja, Isto É, agência F-4, Manchete Esportiva, Jornal do Brasil e O Estado de São Paulo. Foi editor de Fotografia da revista Manchete e sub-editor no jornal Lance, no qual participou da equipe fundadora. Durante seis anos fez parte da agência GLMR & Saga Associés em Paris, produzindo reportagens fotográficas na América Latina e África. Como jornalista e fotógrafo independente colaborou com Grands Reportages, Figaro Magazine, VSD Magazine, Time, National Geographic, Victory, Voyage, Colors, Geo, La Vanguardia, Los Tiempos, Ícaro, Terra, Próxima Viagem, Vice, Placar e Angola Hoje entre outros.

Recebeu da Organização Internacional de Jornalistas o prêmio Interpressphoto e da Confederação de Jornalistas da União Soviética o prêmio Alexander Rodchenko, ambos em 1991. Foi finalista cinco vezes do Prêmio Abril de Jornalismo, sendo vencedor em três anos consecutivos. Em 1997 foi finalista no Prêmio Esso de Jornalismo com uma reportagem sobre a expedição da Funai para estabelecer o primeiro contato pacífico com os índios korubo na floresta amazônica.

Participou de 99 exposições em locais como Kunsthaus, em Zurich, Museo Carillo Gill, na cidade do México, Museo de Bellas Artes, em Caracas, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Telemar, Museu de Arte do Rio/MAR e Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, e Museu de Arte de São Paulo. É graduado em jornalismo na Faculdade Hélio Alonso e pós-graduado em Fotografia nas Ciências Sociais na Universidade Cândido Mendes, em Comunicação e Políticas Públicas na Escola de Comunicação/UFRJ e Teoria e Prática da Educação de Nível Superior na ESPM/RJ. Foi professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), na Universidade Estácio de Sá, na Universidade Candido Mendes e no Ateliê da Imagem. Jurado do Prêmio Petrobras de Jornalismo em 2018

 https://www.facebook.com/photo/?fbid=10224270385974871&set=a.10213243561551152

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O BANDITISMO NA PARAHYBA.

Acervo do Guilherme Velame Wenzinger

Em Janeiro de 1930 o Jornal Pequeno(PE) noticiava crimes cometidos pelo cangaceiro Caixa de Fósforo. Este cangaceiro acompanhou Lampião por volta de 1923 e esteve presente na batalha no povoado de Nazaré(PE) com a volante de Sinhozinho Alencar, em 1º de Agosto de 1923, dada ocasião de uma visita inesperada que Virgulino fez àquele povoado para "acompanhar" o casamento de sua prima legítima, Maria Licor, um dia antes.

Depois desse tempo andou sumido e reaparece como jagunço do Coronel Zé Pereira, de Princesa(PB), participou ainda da Revolta de Princesa e morreu neste mesmo ano de 1930 no município de Alagoa Nova(PB) após ser baleado quando foi comprar cigarros. O apelido "Caixa de Fósforo" é justamente por isso, fumava muito e andava sempre com uma na mão.

Fontes: Jornal Pequeno, Blog do Mendes.

 https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS ADQUIRIDOS.

 Por Francisco Pereira Lima

Meus amigos leitores, eu adquiri estes livros na Feira Cultural de Currais Novos no Estado do Rio Grande do Norte.

Indicação Bibliográfica. Nova e caprichada reedição, com Xilogravuras, do excelente livro VELHOS COSTUMES DO MEU SERTÃO, de Juvenal Lamartine. Quem desejar adquiri-lo entrar em contato com o Professor Pereira. Whatsapp 83 9 9911 8286.

Indicação Bibliográfica. Nova e caprichada reedição, com Xilogravuras, do excelente livro VELHOS COSTUMES DO MEU SERTÃO, de Juvenal Lamartine. Quem desejar adquiri-lo entrar em contato com o Professor Pereira. Whatsapp 83 9 9911 8286.


360 páginas. Reserva Professor Pereira
Whatsapp 83 9 9911 8286

PELOS SERTÕES DO NORDESTE, um livro Coletânea da professora Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros, com 618 páginas, tratando do Mundo Beato: Padre Ibiapina, Padre Cícero, Antônio Conselheiro e Zé Lourenço. O Mundo Cangaço e suas concepções. Excelente livro. Quem desejar adquirir essa obra, entrar em contato com o professor Pereira pelo Whatsapp 83 9 9811 8286.

Adendo: 
Este último livro é bom para o acervo do professor, poeta, escritor, pesquisador do cangaço, gonzaguiano e do Trio Mossoró Kydelmir Dantas de Oliveira, lá da cidade de Nova Floresta no Estado da Paraíba

(José Mendes Periera).
https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BLACK FRIDAY.

 Por Robério Santos

BLACK FRIDAY (de verdade). Separamos 20 livros de cada, na compra dos 2, 50% de desconto! Não é demais? Corre que tá acabando! Fale no WhatsApp 79 99969-5819.

https://www.facebook.com/roberio.santos

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AINDA ESTAMOS VENDENDO!

Por Robério Santos 

Ainda estamos vendendo! Peçam no WhatsApp 79 99969-5819

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ROBÉRIO SANTOS.

     Por Robério Santos

Não sou rico, meu dinheiro é limitado. Não sou bonito, sou um gordo, cabeludo, espinhento e grisalho. Sou doente, meus nervos não se controlam. Mas, de uma coisa tenham certeza: cheguei exatamente onde sempre disse que chegaria com minha literatura. Sempre ocultei meus dons como um relógio de sol na sombra, não mais. Ver meu crachá da Bienal do Rio de Janeiro @bienaldolivro deste ano me fez chorar, olhar para trás e ver tudo que passei e passo; enxergo exatamente cada passo que darei de hoje em diante e não deixarei que ninguém me atrapalhe. Obrigado a todos!


https://www.facebook.com/photo/?fbid=10159622454292840&set=a.10150374243192840

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LANÇAMENTO!

 

O delegado da Polícia Civil em Sergipe, Dr. Archimedes Marques, um dos valorosos e profícuos pesquisadores do banditismo nordestino de outrora, atual presidente da Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço, lança, neste exato momento, no Sebo Xique, localizado na Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 2100 - Entrada B, Loja 02 - bairro Grageru, Aracaju/SE, o 3º Volume da importante obra LAMPIÃO E O CANGAÇO NA HISTORIOGRAFIA DE SERGIPE.

Dr. Archimedes que também escreveu LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE e O CAÇADOR DE CANGACEIROS.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=4318052234990286&set=a.290440857751464

http://blogdomendesemendes.blogspot.com