Seguidores

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Estudar o cangaço é fantástico

Por: José Mendes Pereira

Lampião e Maria Bonita

               Sou um humilde estudante do cangaço, e até hoje não me canso de visitar as páginas do Cariri Cangaço, Lampião Aceso e demais blogs com credibilidade no tema. 
              Tenho acompanhado os diversos escritores e pesquisadores do cangaço, e   em 2008 fiz alguns trabalhos por curiosidade, e logo tomei gosto sobre o tema, encontrando em meu caminho, o amigo Francisco das Chagas do Nascimento, sendo este membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, aqui em Mossoró, o qual me fez ficar iludido pelas boas histórias sobre os cangaceiros.

 
Francisco das Chagas do Nascimento

               Não sei o porquê de não ter escolhido o curso de “História” quando fiz faculdade, e que na verdade, nunca gostei do curso de Letras, passando trinta anos em sala de aula, fazendo o que realmente eu nunca gostei. Lecionar Português.
              Tudo sobre história é além de fantástico, e principalmente quando se tem tempo suficiente para acompanhar esses cangaceiros pelas caatingas do Nordeste, observando os seus coitos, as suas invasões, os constantes tiroteios; jogar cartas ao anoitecer nas bancadas improvisadas, vez por outra bebericar uma bela pinga; rezar juntamente com eles o ofício de Nossa Senhora, assistir de perto as covardias de alguns cangaceiros e cangaceiras. Fofocar sobre as traições das mulheres. Fugir do acampamento quando Zé Baiano se preparou para assassinar a sua linda Lídia.

Zé Baiano

              Presenciar uma bronca de Lampião com um dos seus comandados. Acompanhar o mensageiro até a fazenda de um latifundiário, com um bilhete solicitando valores. Participar dos bailes perfumados que os cangaceiros e cangaceiras faziam nas caatingas. Fugir com eles quando a polícia não dava trégua.
             Testemunhar a grande discursão que aconteceu nas caatingas de Lampião com o seu comandado, causada pela desobediência do subordinado Antonio dos Santos. 

O Cangaceiro Volta Seca

             Ficar ouvindo os conselhos de Virgínio Fortunado da Silva, ex-cunhado de Lampião, dirigido ao cangaceiro Volta Seca, que bem melhor seria ficar calado e obedecer ao seu grande chefe. 
  
Virgínio ao lado de Lampião

             Fechar os olhos para não ver Lampião decepando   cabeças de policiais  pegos pelos cangaceiros. Participar de acampamentos lá no Raso da Catarina. De metido, participar dos treinos de guerra do bando. Sair correndo para não ser pego pelas volantes como se fosse marginal. Tudo isso para se estudar, é fascinante.
              Ver de perto e escondido entre as pedras que repousam lá pelo Raso da Catarina, a linda Maria Bonita se banhando, mas com um olho para frente e o outro em direção ao coito, temendo a suçuarana humana perceber.

Alcindo Alves da Costa

            Todos nós, loucos, como nos chama  o escritor Alcindo Alves da Costa, apesar de várias décadas passadas, para nós estudantes, escritores e pesquisadores, é como se tudo isso estivesse acontecendo nos dias atuais.
             A literatura lampiônica mudou a minha maneira de viver, pois se me tirarem das pesquisas sobre o cangaço, é como se  estivessem me enterrando vivo.


Observação

Senhor leitor: Não confundir estudar com maldades.
Nós que gostamos do tema cangaço, jamais queremos
que isso volte a acontecer.



32 comentários:

  1. Eu sou Carlos Frota. Gosto muito de histórias do Cangaço até porque minha bisavó chegou a conhecer Lampião quando era adolescente em Pernambuco. Isso criou em um desejo enorme de ser uma autoridade sobre o cangaço. Porém, a foto acima não é de Lampião. É do cangaceiro "Candeeiro" hoje conhecido como "Seu Né", Manoel Dantas Loyola, com 93 anos e mora em São Domingos, Pernambuco, natural de Buíque. Podem observar sua idumentária que ela nada tem a ver com Lampião.
    Agradeço o espaço e continuem este trabalho fantástico.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Carlos Frota:
    Fico grato, primeiro por você ter perdido um tempinho para ler o meu humilde texto. E foi muito valiosa a sua informação sobre a foto, que não é Lampião, e sim, Candeeiro.
    Se o amigo encontrar em outros trabalhos meus, algumas informações que não estão de acordo com o tema, não deixe de me comunicar, pois eu não sou pesquisador, sou apenas um estudante do cangaço. E jamais ficarei chateado com uma correção dos amigos que estudam o tema, pois a literatura lampiônica não pode e nem poderá ser contrariada com informações incorretas.
    Por enquanto ela irá permanecer como se fosse Lampião, pois eu não tenho a mínima ideia como se faz essa mudança na página depois de postada. Vou procurar um amigo para ele fazer a correção.

    Muito obrigado pela correção.

    José Mendes Pereira - Mossoró-Rn.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo08:47:00

    Parabens Jose, continue sua pesquisa!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo08:51:00

    Jose, voce ja leu este maravilhoso livro:

    "Estrelas de Couro, a Estetica do Cangaco", de Frederico Pernambucano de Mello? Eu recomendo!

    Um abraco

    ResponderExcluir
  5. Amigo anônimo:

    Ainda não o li, mas vou procurá-lo aqui na Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço em Mossoró.

    Muito obrigado pela indicação.

    José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:23:00

    Gostei muito do seu Blog

    Magnolia - SP

    ResponderExcluir
  7. Magnólia:
    Muito obrigado por você ter gostado do meu blog.
    Continue visitando-o, pois eu muito agradeço.

    Leia: João Maleável se prepara para passar férias na Escócia.

    José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo13:04:00

    Uma ótima surpresa descobrir hoje seu blog. Cresci na Espanha ao embalo das Cantigas do Cangaço, um LP de Volta Sêca que meu pai comprara no Brasil, por volta de 1956, quando de nossa breve estada no Brasil. Desde então,Lampião e Maria Bonita são a imagem mítica e venerada que o passar dos anos não lograram esmaecer.Hoje em dia vivo radicado no Nordeste, em Maceió. Ainda bem que há a internet e alguns blogs apaixonantes sobre o cangaço !

    ResponderExcluir
  9. Amigo que cresceu na Espanha, continue estudando o cangaço e visitando o meu blog. Estudar o cangaço é melhor do que assistir programas de televisão, porque todos são repetidos de outros canais..

    José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo13:25:00

    Sr. Jose Mendes. Pouco foi dito sobre o cerco de Ipueiras e a reação dos Xavier, ocorrido no dia 27/02/1927., quando lampeão cercou a fazednda do Major Pedro Xavier de Sousa. Sou neto do Maj Pedro, pis sou filho do heroi do combate, Dezinho Xavier.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo13:28:00

    O senhor não menciona nada sobre o cerco de Ipueiras no sertão de Pernambuco, onde Lampeão foi derrotado pela familia do Major Pedro Xavier de Soua, no dia 27 de Fev. de 1927. Sou filho de Dezinho Xavier, o heroi do combate.

    ResponderExcluir
  12. Amigo Edilson Grangeiro:

    Se você interessar estudar algo sobre o combate de Ipueiras, leia no blog "Cariri Cangaço", ou neste: “O COMBATE DA FAZENDA IPUEIRAS - Serrita - escrito pelo pesquisador e colecionador do cangaço, IVANILDO ALVES DA SILVEIRA, pois é um ótimo texto e com muitas informações sobre os seus parentes.

    Agradeço muito você ter perdido um pouquinho de tempo para fazer leitura em minhas páginas.

    José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo18:52:00

    adoro as histórias de lampião...quando criança
    ao invés de nos contar histórias sobre reis e rainhas que moravam em castelos...minha mãe contava histórias de um homem chamado lampião...
    toda noite antes de dormi...na maioria das vezes pra enfeitar mais ela inventava pq meu irmão diziam não pode terminar ai conta mais e ela dizia acabou mais nao aceitavamos e ela continuava inventando algumas coisas.rsrsrs......mais era mto legal.....

    ResponderExcluir
  14. Anônimo18:54:00

    Amei o seu blog...escreve mais...

    ResponderExcluir
  15. Anônimo13:21:00

    Prezado José Mendes
    Também gosto de ler sobre o cangaço,obviamente sobre Lampião e equipe;Sou engenheiro e gosto muito de aprender sobre Liderança e principalmente,Extratégia.Considero o Virgulino,o maior e melhor extrategista militar que o Brasil ja teve.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Atc
    Deusdedit(BH,MG)

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Engenheiro Deusdedit, de Belo Horizonte, do Estado de Minas Gerais, por ter feito uma leitura neste blog.
    Sempre que tiver um tempinho, visite-o novamente. Isto me deixa orgulhoso por saber que neste Brasil a fora existem pessoas interessadas no estudo do cangaço.

    José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

    ResponderExcluir
  17. EU SOU LICENCIADA EM HISTÓRIA PELA UFRN, APOSENTADA COMO PROFESSORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, TENHO UM BLOG QUE VERSA SÓ SOBRE O PASSADO - ESPECIALMENTE O DA MINHA CIDADE SÃO JOSÉ DE MIPIBU/RN; VOU LANÇAR ESTE ANO O MEU SEGUNDO LIVRO SOBRE HISTÓRIA. DISSE ISSO APENAS PARA ME APRESENTAR,PORQUE O MEU "ÍDOLO" É LAMPIÃO E TUDO DELE ME FASCINA. PARABÉNS PELA INICIATIVA. VOU SEGUÍ-LO E SE LHE INTERESSAR, VEJA "PELAS TRILHAS DA HISTÓRIA".

    ResponderExcluir
  18. Anônimo16:12:00

    Parabens Edilson Grangeiro por ser filho do grande Dezinho Xavier, homem honrado e valente. Hoje faz parte da historia do sertão pernanbucano. Sou neto de Aristides Sampaio Xavier. Antônio Xavier-antoniochurros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Amigo Carlos Frota:

    Retornei para comunicar ao amigo que finalmente encontrei uma pessoa amiga que me ensinou a corrigir fotos, e neste, você havia me informado que o cangaceiro que aparecia na foto com Maria Bonita não é Lampião, e sim, Candeeiro.

    Valeu Carlos Frota, só assim eu agora posso errar e mesmo consertar.

    Só está valtando a sua presença com comentários, mesmo que seja para me corrigir, muito te agradeço.

    Continue comentando os nossos trabalhos, pois este blog não é meu, é nosso.

    Muito grato!

    José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo21:20:00

    oi sou de itabuna a terra da tocaia feita pelos coroneis do cacau,adoro o cangaço,se tivesse e logico que entraria,me indentifico muito com o jeitos de todos os cabras de lampiao,vista que aqui tambem e assim,ainda existem muitas tocaias.um abraço. telys itabuna ba

    ResponderExcluir
  21. Sou estudante de jornalismo e farei estes dias uma entrevista com um Sr. que estuda o cangaço, vim parar no seu blog por acaso, mais gostei muito das suas colocações sobre, continui com esse belissimo trabalho pois muitos ainda não imaginam como realmete foi a história e ficam julgando...
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Antonio Cabral14:28:00

    Sou Pernambucano e sempre que estou de férias viajo até a cidade de Serra Talhada, onde nasceu Lampião - Rei do Cangaço. Quero pabanenizar o (os) idealizador (es) deste blog, que leva ao conhecimento do povo, as histórias fascinantes de Lampião. É sempre espetacular e trás curiosidades quando conversamos ou falamos sobre o Cangaço, e cada vez perguntamos o seguinte: Será que Lampião estava entre os mortos na Gruta de Angicos??? Minha opinião é que, como Lampião era muito estrategista, inteligente, tinha uma visão muito longa, não iria andar só com um grupo de Cangaceiro, sabendo que estava sendo procurado por muitos... seiq ue muita coisa ainda deverá vir a tona a respeito do verdareio paradeiro final de Lampião. Muito admirador do Cangaço, como também Luiz Gonzaga foi, desde já ficam meus abraços. Antonio Cabral - Pernambuco.

    ResponderExcluir
  23. Meu Prezado José Mendes:
    Já estou de volta "pro meu aconchego" que é o meu blog; espero ter a honra de sua visita.
    OBS. Não sei porque a minha foto não saiu nos seus seguidores; como eu não entendo muito dessa máquina, vou pedir ajuda, pois quero vê-la junto as demais. Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo12:05:00

    Gostei muito de tudo que foi revelado nestes comentarios, sao os meus favoritos.

    ResponderExcluir
  25. Francisco Borges - Jardim de Piranhas - RN11:07:00

    Prezado José Mendes:
    Casualmente descobri seu blog, que maravilha, é pura aula de história executada por quem realmente interessa o assunto, isso faz a diferença. Aproveito para pedi a Sra. Lúcia Amaral de São José de Mipibu o endereço do blog da mesma - abraço e continue na lida, estamos com você.

    ResponderExcluir
  26. Amigo Francisco Borges, muito obrigado pelo elogio ao blog que postamos o que os nossos escritores e pesquisadores do cangaço nos mandam. Outros,adquiridos em bons blogs.
    Amigo Borge, eu acho que o mais fácil de você contactar-se dona Lúcia Amaral, será você postar um comentário no seu blog.

    Link:
    http://pelastrilhasdahistoria.blogspot.com/

    Às vezes a gente se contacta, mas eu não tenho o seu e-mail.

    Abraço e tenha um bom início de 2012, e que continue sempre.

    Continue sempre acessando este blog, pois muito o agradeço.

    José Mendes Perereira

    ResponderExcluir
  27. Francisco Borges09:29:00

    Obrigado José Mendes Pereira, pela dica. Quanto ao meu email éis o endereço: fborgesaraujo@hotmail.com, fique à vontade, ademais quero informar que sou professor de matemática, porém sou facinado pela história, principalmente de nossa região, inclusive com suas personagens. Tenho uma cunhada morando aí em Mossoró, qdo eu for aí, desejo conhecer o meu mais novo amigo online - abraço.

    ResponderExcluir
  28. OBRIGADO JOSE ME AJUDOU NE UM TRABALHO

    ResponderExcluir
  29. Obrigado, Jaqueline, pela sua valiosa participação neste blog.

    José Mendes Pereira

    ResponderExcluir
  30. 。◕‿◕。 Ative mais de 500 canais em sua Smart TV www.smarttvhd.com.br

    ResponderExcluir
  31. AMIGO EU ESTOU PEGANDO ALGUMAS COISA DO SEU BLOG E POSTANDO NO MEU PARA QUE SEJA MAIS DIVULGADO, AS PESSOAS PRECISAM SABER DE TODAS ESSAS HISTORIAS DO CANGAÇO.

    ResponderExcluir
  32. Amigo Nivaldo José de Santana: Não há nada que possa impedir você transferir os conteúdos do meu blog para o seu. Gostaria que você me enviasse o link para que eu possa acessá-lo.
    A única coisa que o amigo deve fazer é colocar a fonte e o nome do escritor do texto, pois se eles virem sem os seus nomes, ficarão chateados. Mas exceto isso, o que tem na minha página pode transferi-las sem nenhum escrúpulo.
    Mande-me o seu link para que eu possa publicá-lo em meu blog.

    Abraço.

    José Mendes Pereira

    ResponderExcluir