Seguidores

domingo, 16 de outubro de 2022

SÓ COMO ARQUIVO EM NOSSO BLOG - ESPAÇONAVE DA NASA PASSARÁ PELA TERRA NESTE DOMINGO (16)

 Por Zoe Sottileda CNN

Em algumas localidades será possível observar a passagem da espaçonave "Lucy" pelo céu

Esta ilustração mostra a espaçonave Lucy passando por um dos asteroides troianos perto de JúpiterSouthwest Research Institute.

Neste domingo (16), uma espaçonave chamada Lucy estará no céu – mas sem diamantes.

A espaçonave Lucy da Nasa contornará a Terra, chegando a apenas algumas centenas de quilômetros de nós em sua jornada para os distantes asteroides troianos de Júpiter.

A espaçonave passará a 220 milhas, mais de 350 quilômetros, acima da superfície da Terra na manhã de domingo, no horário local, de acordo com um comunicado de imprensa da Nasa. E alguns observadores sortudos poderão localizar Lucy da Terra, diz a Nasa.

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/espaconave-da-nasa-passara-pela-terra-neste-domingo-16/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RETROSPECTIVA DE LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS.

Por Kiko Monteiroro









Documentário
  




















É isso! Obrigado aos autores e colaboradores que acreditam na nossa parceria. Que 2012 traga muitas outras novidades para nossas páginas e estantes. 

Que cada Estado nordestino, sulista, enfim, de qualquer parte do planeta possa instituir um grupo de pesquisa. À exemplo do GECC que acaba de nascer na terra da Iracema e inspirando os irmãos potiguares, paraibanos e outros que serão acolhidos pela SBEC e pelo Cariri Cangaço, (se nossa sugestão for acatada o coroné deverá butá mais água no feijão este ano).  Bem vindos à nossa"Grande Familia cangaceiróloga" uma confraria que se amplia diariamente tanto no mundo real quanto no virtual.

Desejando muita sorte, sucesso e saúde aos que nos incentivam através de suas visitas e comentários. Por falar nisso: Continuo rogando pelo bom senso e principalmente complacência aos "ilustres anônimos". Se apenas a depreciação lhes bastam... Atirem a vontade, estamos na trincheira.

Nossa política ainda prima pela amizade. Se houve indiferença foi pela manutenção da verdade e harmonia. Verdade no cangaço é algo tão intuitivo não é mesmo? Eu continuo discípulo de mestres de uma confraria que sabem como preservá-la, dinstingui-la, lapidá-la e apresentá-la sem ferir a honra e nem subestimar a inteligencia de ninguém.  

Que haja mais cuidado com a Ciência Lampiônica.

Feliz Ano novo! 
Abraço fraterno 
Kiko Monteiro 

http://lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/Delmiro%20Gouveia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RÓSEO MORAES FALOU A REVISTA CRUZEIRO... "EU NÃO MATEI DELMIRO GOUVEIA"

 Reportagem de Antônio Sapucaia com fotos de Paulo Cavalcante publicada na revista O Cruzeiro de 23 de março de 1968 com o título original Cinquenta anos depois: “Eu não matei Delmiro Gouveia”.


“Eu não matei Delmiro Gouveia e até hoje ignoro o motivo pelo qual me apontaram como responsável por este crime que não cometi. Não guardo rancores de ninguém, mas, apesar de haver cumprido a pena que me foi imposta, só morrerei tranquilo se antes ver a Justiça apontar o verdadeiro assassino de “seu” Delmiro.”

Quem diz isso é um homem de cabeça branca, 72 anos de idade, e que esteve preso na Penitenciária de Maceió durante 14 anos, 9 meses e 15 dias, após ter sido condenado a 30 anos de prisão. Chama-se Róseo Morais do Nascimento e, juntamente com José Inácio Pia (Jacaré) e Antônio Félix, foi processado e condenado como autor do assassinato de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, acontecimento que repercutiu em todo o Brasil, particularmente no Nordeste, onde era tido como um rei, sobretudo pelo seu espirito realizador e pioneiro.

Róseo é um homem que não sabe rir, e em cada palavra que pronuncia deixa transparecer a revolta de injustiçado. Não acusa, apenas se defende. Fala com assombrosa segurança, sobretudo quando alude a datas, e não cai em contradição, mantendo sempre uma conversa equilibrada.

 

Recorrerá à Justiça


Embora não tenha ainda batido à porta da Justiça, protestando inocência e pedindo que seja restaurada a verdade, Róseo está disposto a fazê-lo o mais breve possível e, já agora, reúne elementos para a batalha judicial. Diz que não quer morrer e deixar essa herança para os filhos e netos — a de ser apontado como criminoso —, quando vive de consciência tranquila, embora constrangido e inconformado. O crime realmente existiu, entretanto — diz ele —, eu e compadre Jacaré, que morreu inocente, nada tivemos com ele. Apenas fomos vítimas de um erro forjado, que tanto prejuízo nos causou, deixando em liberdade o verdadeiro matador de Delmiro. E muita gente boa sabe disso, embora teime em fazer segredo — acrescenta, em tom de revolta.

Para a luta que vai travar, conta principalmente com o apoio e incentivo de uma filha com quem vive — Laurentina Morais do Nascimento —, que diz incisivamente: “Cedo ou tarde, todos irão saber que meu pai é inocente. Se ele morrer antes de tudo ser devidamente esclarecido, continuarei a luta, pois, apesar dos pesares, ainda acredito na Justiça. E estou certa de que a verdade verdadeira há de aparecer de qualquer modo, doa a quem doer”.

 

O assassinato de Delmiro

 

Róseo afirmava ter as mãos limpas

Consta que no dia 10 de outubro de 1917, exatamente uma quarta-feira, Delmiro Gouveia encontrava-se lendo jornais no alpendre de sua essa, quando, inesperadamente, apagaram-se as luzes e, logo a seguir, foram ouvidos três tiros, deflagrados contra Delmiro. Residindo a uns 50 metros da casa de Delmiro, o capitão Firmino Rodrigues, tão logo ouviu os tiros, correu para lá e à margem da calçada, viu que três homens altos corriam; e indagou:

— Rapazes, que tiros foram esses?

Um deles respondeu:

— Foi tapa em cara de homem…

O desaparecimento de Delmiro Gouveia, denominado “Rei do Sertão”, repercutiu no Brasil inteiro, particularmente no Nordeste, onde ocasionou terrível abalo social e econômico. Dotado de larga visão administrativa, foi o primeiro homem a aproveitar a força hidrelétrica da Cachoeira de Paulo Afonso e foi quem primeiro usou automóvel nas terras sertanejas, semeando civilização onde outrora apenas existiam terras sáfaras e esturricadas. Até hoje, positivamente, não se sabe quem foi o responsável (ou responsáveis) pela sua morte. Dizem uns que a iniciativa partiu de trustes estrangeiros, outros afirmam que se trata de um crime com raízes em vingança por questões amorosas, dentre outras versões.

Do mesmo modo, há dúvida quanto aos verdadeiros mandatários. Róseo Morais do Nascimento, por exemplo, diz que nada teve com o fato e chegou até a ser insinuado pelo capitão Pedro Nolasco, da Policia de Alagoas, a afirmar que a Iniciativa do assassinato havia sido do coronel José Rodrigues, então residindo em Piranhas, e um dos inimigos de Delmiro.

— “O pior é que eu e Jacaré — acrescenta Róseo — nem sequer conhecíamos o coronel José Rodrigues. Entretanto, depois de termos sido barbaramente seviciados e espancados, e prevendo que íamos mesmo morrer, resolvemos confessar um crime que não praticamos, apesar dos nossos depoimentos serem cheios de contradição, como não poderia deixar de ser.”

Sobre Delmiro Gouveia, Róseo diz que era um dos melhores homens deste mundo. Gostava da ordem e do respeito e jamais teve a menor queixa dele. “Seria melhor — diz ele — que a metade do povo de Alagoas tivesse morrido, mas que o “seu” Delmiro estivesse vivo!”
Conta que trabalhou na Fábrica da Pedra durante um ano, tendo saído de lá simplesmente porque “o ordenado não dava para ganhar minha vida”.

 

O álibi

 


Róseo e Jacaré, com a mão no queixo.

Róseo Morais do Nascimento narra com riqueza de detalhes que no dia 10 de outubro de 1917, exatamente no dia em que Delmiro Gouveia foi assassinado, ele se encontrava em Japaratuba (Sergipe), juntamente com Jacaré, pois, viajando de trem de Propriá para Aracaju, rumo à Bahia, dormiram naquela localidade em virtude de um desarranjo no comboio, que pernoitou ali. E Róseo invoca o testemunho do coronel Manuel de Sousa Brito (Neco de Brito), proprietário de uma fábrica de tecidos em Propriá, onde ele e Jacaré trabalharam e pediram demissão no dia 9 de outubro, por causa do salário, que era insuficiente. E lembra, também, vários outros testemunhos, além de haver exposto documentos ao capitão Nolasco, quando preso, provando a sua inocência, documentos estes que foram rasgados sob a alegação de que nada valiam.

Recorda ainda que, ao ser interrogado pelo juiz que presidia ao inquérito, o capitão Firmino Rodrigues, que vira os matadores de Delmiro correndo após o crime, afirmara incisivamente que os três indivíduos não pareciam de maneira alguma com nenhum dos réus presentes. Mas as suas declarações de nada valeram.

O verdadeiro criminoso


— “Trabalhei 50 anos, até que vim a descobrir o verdadeiro matador de “seu” Delmiro”, declara Róseo. “Trata-se de Herculano Soares Vilela, filho de Antônio Soares Vilela, morador na Serra dos Cavalos, município de Água Branca. E muita gente boa e importante aqui do Estado sabe disto, embora não queira assumir a responsabilidade de publicar a verdade.”

Esta declaração de Róseo foi confirmada ao repórter pelo sr. Cícero Torres, ex-deputado estadual e ministro aposentado do Tribunal de Contas do Estado, acrescentando que realmente fora Herculano o assassino, uma vez que os seus irmãos moram numa propriedade sua, em Água Branca, e não negam o fato. Adiantou mais que a dita confissão havia sido feita pelo próprio Herculano, antes de morrer, tendo a família guardado o segredo. O sr. Cícero Torres é filho do dr. Miguel Torres, à época Juiz de Direito de Água Branca, que não quis funcionar no processo, tendo sido substituído pelo dr. Nestor dos Santos Selva.

Sabe-se, por outro lado, que a causa do assassinato teria sido um espancamento sofrido por Herculano por parte de Delmiro Gouveia.

 

Revisão criminal

 


Róseo não quer legar aos seus netos herança de um crime que afirma não ter cometido.

Embora não tenha ainda constituído advogado, Róseo Morais do Nascimento e sua filha Laurentina estão no firme propósito de recorrer à Justiça, requerendo a revisão do processo. Já estão reunindo material e — afirmam — “Só descansaremos quando vermos tudo colocado em pratos limpos”. Acrescentam que, apesar de pobres, não estão preocupados com a indenização que o Estado possa lhes pagar. O mais importante para Róseo e a família é a questão moral, é tirar-lhe a pecha de criminoso, quando está de consciência tranquila e certo de que nenhum crime cometeu.

 

Detento bem-comportado


No contato mantido com o repórter, Róseo evoca sua vida carcerária, onde tivera um comportamento digno de nota. Salienta o indulto a que teve direito, dadas as suas qualidades pelo que, posteriormente, se tornou funcionário público estadual, lendo sido nomeado servente e depois contínuo, servindo no Palácio do Governo. Ao se aposentar, no ano de 1963, recebeu do governador da época major Luís de Sousa Cavalcanti, a seguinte comunicação: “Maceió, 7 de março de 1963. Sr. Róseo, participo-lhe que, atendendo a seu pedido acabo de assinar o ato de sua aposentadoria pelo que agradeço sua valiosa colaboração prestada ao Estado durante tentos anos de bons serviços.  Na oportunidade apresento-lhe meus votos de felicidade. Atenciosamente, Luís Cavalcanti, Governador”.

Publicada originalmente no Portal História de Alagoas

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2019/07/roseo-moraes-falou-revista-cruzeiro.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"LAMPIÃO E BENJAMIM ABRAÃO - UMA DAS MAIS IMPORTANTES REPORTAGENS FOTOGRÁFICAS DOS ÚLTIMOS TEMPOS" ;

 de Ângelo Osmiro Barreto.

O historiador, pesquisador e escritor Angelo Osmiro Barreto, nos brinda a todos com mais um importante trabalho literário saído da sua talentosa lavra.

Publicação com o prestigioso selo da Editora Sebo Vermelho, de Natal, RN. Adquira entrando em contato com o autor: (85) 99987-1646

Ângelo Osmiro, entre inúmeras outras atribuições, é presidente do insigne Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará - GECC.


"Manoel Neto no rastro de Lampião"de Leonardo Ferraz Gominho.

Interessado? Pode enviar mensagem via zap (82) 99949 - 9831R$ 60,00 (incluso correio), pagamento por PIX ou depósito em conta corrente Banco do Brasil ou Caixa Econômica.

 

“Lampião e a aliança de Gonzaga”Novo livro de Valdir Nogueira

No alvorecer do dia 20 de outubro de 1922 a pacata cidade de São José do Belmonte teve a sua paz abalada ante a invasão e um massacre impiedoso, impetrado por um bando de cangaceiros que tinha como objetivo específico dar um fim a vida do industrial e bem sucedido coronel Luiz Gonzaga Gomes Ferraz. Envolvendo as duas tradicionais famílias do lugar, Pereira e Carvalho, esse triste episódio por muito tempo permaneceu velado na cidade, deixou cicatrizes profundas. Até hoje, há quem se emocione ou evite falar sobre o fato que espalhou sangue e dor pelo município.

Assim como outros pesquisadores, desvendando mistérios, Valdir Nogueira, tenta elucidar, através dessa sua nova obra literária, a grande trama que foi o cruel assassinato, daquele que tentou desenvolver São José do Belmonte: Luiz Gonzaga Gomes Ferraz, empresário ousado e empreendedor, um homem que ascendeu socialmente por esforço próprio, e que, infelizmente, teve a sua vida ceifada pelas balas assassinas do famigerado banditismo.

Sobre o novo livro de Valdir comentou o historiador e escritor Sérgio Augusto de Souza Dantas, prefaciador da referida obra:

“O presente trabalho chega em excelente hora. Pretende o autor – e o consegue com êxito – analisar devidamente um dos icônicos eventos protagonizados por Lampião, quando ainda incipiente chefe de grupo de cangaceiros e recém egresso da confraria capitaneada pelo célebre Sebastião Pereira, o “Sinhô”. Sem dúvida, cuida o presente trabalho do mais ousado episódio do início da carreira do hoje famoso cangaceiro pernambucano. Evento importante, mas que tem sido repetidamente desconsiderado pelos estudiosos do controvertido personagem. O assalto a Belmonte e o consequente assassinato de importante figura política do lugar – não nos custa destacar – são marcos em sua turbulenta vida de crimes. Será através destas duas ações que o apelido “Lampião” se consolidará em definitivo pelos sertões”.

A apresentação é do artista plástico Manuel Dantas Vilar Suassuna, e Orelha do historiador e escritor Igor Cardoso, ora editado sob a chancela do Centro De Estudos De História Municipal - CEHM, que promete trazer luz a um dos mais polêmicos episódios do cangaço, que no dia 20 de outubro do corrente ano completará 100 anos.

Para adquirir entre em contato com o autor pelo (87) 99652-9650

"Lampião: a construção de um mito" ; de Maria Otilia Souza.

 

Nesta obra, da  professora e escritora capelense Maria Otília Cabral Souza, que tem apresentação do ilustre Dr. Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço; a autora aborda a criação da imagem de Lampião como elemento simbólico do Nordeste, e por esse viés semiótico mostra os elementos que influenciaram esse processo, a exemplo da fotografia e seu caráter simbólico na construção e perpetuação do mito Lampião, a literatura de cordel como gênero épico na construção do herói popular, a visão midiática que o cinema propõe e sua postura crítica, a visão romanceada do herói bandido no romance e na música e por último, o papel da cultura de massa na descaracterização de Lampião.

Segundo a autora, "O desejo de transformar pessoas complexas e lendárias como Lampião em imagem símbolo torna-se cada dia mais forte, e na fronteira entre o passado e o presente quando impera o desconhecimento predomina a necessidade de reinventa-lo. Não importa ser, importa parecer. É nesse momento que o passado histórico doloroso se perde ancorado em novas interpretações. Destroem-se os valores históricos e se refaz uma nova imagem de Lampião. Ele se transforma em um produto de consumo exótico, extravagante e deixa para trás sua história, sua verdade.

Nesta obra a autora dá relevante destaque a dois importantes episódios de Lampião em Capela. História que há mais de 90 anos encontrava -se esquecida.

Após árdua tarefa de compilar informações, dirimir dúvidas, filtrar narrativas passadas, na incessante busca da verdade comparada, procurou narrar com extrema fidelidade fatos já conhecidos e vários outros inéditos com riqueza de detalhes e registros fotográficos desses dois episódios: Uma entrada inesperada em 1929 e uma tentativa frustrada em 1930 graças a coragem dos capelenses que lutaram com heroísmo em defesa da cidade.

A obra está à venda ao preço de R$ 50,00 + R$ 13,00 = 63,00 para qualquer parte do Brasil. Pix (79) 9 9909-6309.

"Quem Matou Delmiro Gouveia?"de Gilmar Teixeira.

A obra que está em sua segunda edição, traz um dos mais polêmicos episódios do começo do século passado, quando o um dos mais ousados empreendedores da história do nordeste, o cearense de Ipu, Delmiro Gouveia é alvejado a bala na varanda de seu chalé, no final da tarde, na localidade de Pedra, atual Delmiro Gouveia.

O livro é uma verdadeira odisseia na busca da elucidação dos fatos, confrontando depoimentos e notícias da época, rastreando fatos que passaram despercebidos quando ainda no calor dos acontecimentos. Vale a boa leitura e o conhecimento dos registros. Agora é esperar o lançamento do livro de Gilmar Teixeira e colocar mais lenha na fogueira das "mentiras e mistérios" das histórias do nordeste.

Para adquirir entre em contato com o autor pelo (75) 99199-1601

http://lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/Delmiro%20Gouveia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BIOGRAFIA DE DELMIRO GOUVEIA

Por Dilva Frazão

Delmiro Gouveia (1863-1917) foi um industrial brasileiro, pioneiro na instalação de uma fábrica nacional independente no Nordeste brasileiro. A Fábrica de Linhas Estrela era um modelo para a época. Explorou o potencial energético da Cachoeira de Paulo Afonso com a construção da primeira usina hidrelétrica de Paulo Afonso.

Delmiro Augusto da Cruz Gouveia nasceu na Fazenda Boa Vista, em Ipu, Ceará, no dia 5 de junho de 1863. Filho de Delmiro Porfírio de Farias e Leonila Flora da Cruz Gouveia. Seu pai lutou como voluntário na Guerra do Paraguai e não mais voltou. Sua mãe foi para o Recife onde casa-se com o advogado Meira Vasconcelos, seu patrão.

Primeiros trabalhos

Em 1878, Delmiro ficou órfão de mãe e com quinze anos arranjou seu primeiro emprego, como condutor e bilheteiro do bonde que ia do bairro de Apipucos para o centro do Recife. Em 1881, muda de profissão e vai para o comércio ser caixeiro viajante.

Em 28 de agosto de 1883, casa-se com a filha do tabelião da cidade de Pesqueira, interior de Pernambuco, Anunciada Cândida (Iaiá), com apenas treze anos de idade. A festa durou oito dias.

Delmiro volta com a esposa para o Recife, mas os negócios não vão bem e o casal vai para a casa de um tio da esposa. Resolve então entrar para o comércio de couro. Começou viajando pelo norte, de onde trazia peles para exportar através do porto do Recife para exportação. Levava produtos manufaturados e vendia nas fazendas por onde passava.

Em 1889, passa a trabalhar para o curtume Keen Sutterly, que se instalou no Recife, sob a gerência do americano John Sanford. Logo aprendeu inglês e se tornou o melhor empregado do curtume.

Sem os resultados esperados, a filial é transferida para Fortaleza. Delmiro vai aos Estados Unidos e na volta assume a gerência. Mais uma vez, a empresa não conseguiu o lucro esperado e terminou fechando.

Delmiro viaja novamente para a Filadélfia e adquiriu as instalações do escritório e dos armazéns, e em 1895 volta como patrão. A empresa prospera e Delmiro é chamado de rei das peles do Nordeste.

Mercado-Modelo do Derby - Recife - 1899

Em 1898, Delmiro assina um contrato com a prefeitura do Recife para instalar um Mercado-Modelo, no Recife, em um terreno comprado ao Derby Club. A exploração duraria 25 anos, com isenção de impostos municipais. Findo o prazo, o mercado passaria para o domínio municipal.

No dia 7 de setembro de 1899 o Mercado-Modelo do Derby é inaugurado. A área tem 129 metros de comprimento por 28 de largura, dezoito portões, 112 janelas e 264 boxes com balcão de mármore.

A novidade que mais agradava o povo eram os preços baixos. A área em volta do mercado vai se urbanizando. Constrói-se um hotel de luxo no local. Delmiro manda erguer um palacete perto do mercado e vai ali morar.

Na época, o poder político em Pernambuco estava nas mãos de Rosa e Silva, vice-presidente da República, que representava os grandes interesses agrícolas. Desligado dos políticos dominantes, Delmiro era visto como ameaça aos grandes interesses estabelecidos.

Constantemente Delmiro tinha suas mercadorias apreendidas e recebia ameaça de morte. Vai ao Rio de Janeiro, se entender com Rosa e Silva, que condiciona a pacificação à exigência de apoio por parte de Delmiro e de seus amigos que hostilizavam o governo.

No dia 2 de janeiro de 1900, seu mercado é incendiado e reduzido a cinzas. Delmiro é preso, por ter agredido o vice-presidente. No dia seguinte um habeas corpus restitui sua liberdade. Em 1901, Iaiá abandona o palacete do Derby e retorna a casa dos pais, em Pesqueira.

Pioneiro na Industrialização do Sertão

Delmiro Gouveia volta ao comércio de couro e constitui nova firma a Iona & Krause. Quase quarentão, no dia 21 de setembro de 1902, foge com uma jovem menor de idade e se escondem na Usina Beltrão. No dia 2 de outubro a jovem é resgatada pela polícia e Delmiro foge num vapor e desembarca em Penedo, Alagoas.

Em Alagoas, Delmiro dirige-se para os lados da Cachoeira de Paulo Afonso e chega à região chamada de Pedra, região seca, mas com extensa cultura algodoeira e uma estação da Estrada de Ferro Paulo Afonso.

Mesmo com poucos recursos Delmiro inicia a construção de um império.  Manda buscar a jovem que havia raptado Carmélia Eulina do Amaral Gusmão. Com ela tem três filhos, Noêmia (1904), Noé (1905) e Maria (1907).

Em 1907, instala sua firma a Iona & Krause. Troca dezenove bois por uma fazenda. Sua firma prospera, a Estação da Pedra transforma-se num grande entreposto comercial de peles de bode e carneiro. Eulina resolve deixar Delmiro e voltar para Pernambuco.

Fabrica de Linhas Estrela

Delmiro Gouveia parte para o próximo passo, a exploração do potencial energético da Cachoeira de Paulo Afonso. Foram dois anos de trabalho intenso e em 1913, é inaugurada a primeira Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso. Em janeiro, a força elétrica aciona a bomba que conduz água diretamente do rio até Pedra.

Delmiro contrata técnicos europeus e no dia 5 de junho de 1914, sua fábrica inicia a produção de fios e linhas Estrela. Foram abertas estradas, construída uma vila operária, escolas e seus funcionários recebiam vários benefícios.  Em pouco tempo exportava para o Peru e Chile.

Fábrica Estrela - Penedo - Alagoas - 1914

Morte de Delmiro

A Fábrica de Linhas Estrela era um modelo para a época, empregava mil operários só na produção, mas o poderio econômico de Delmiro estava ameaçado pela poderosa fábrica inglesa, a Machine Cottons. Operando no mesmo ramo da Fábrica Estrela, a fábrica propôs a Delmiro a compra de suas instalações. Delmiro reage bem à sua maneira e amplia a fábrica, instalando 2000 teares para a produção de tecidos.

A segunda ameaça de Delmiro eram os “coronéis” apegados à exploração da terra sem melhorias ou benefícios para a população. A intriga política foi o terceiro problema para Delmiro que se agravou com sua indicação do coronel Aureliano Gomes de Menezes para chefe político do município.

No dia 10 de outubro de 1917, Delmiro Gouveia estava na varanda de seu chalé, perto da Fábrica da Pedra, quando foi assassinado com três tiros. O processo, cheio de dúvidas, coações e ameaças, acabou condenando a trinta anos de prisão, os executores do crime.

Os filhos de Delmiro conseguiram manter a fábrica, porém em 1929, a Machine Cotton adquire a indústria brasileira e aos poucos vai substituindo a marca Estrela pela Corrente. Começam então a destruir uma por uma as máquinas da Fábrica da Pedra.

Delmiro Gouveia faleceu em Pedra, Alagoas, no dia 10 de outubro de 1917.

https://www.ebiografia.com/delmiro_gouveia/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com