Seguidores

quarta-feira, 3 de abril de 2024

RELÍQUIAS DO CANGAÇO EM CALUMBI-PE

 Por O Caçador de Histórias

https://www.youtube.com/watch?v=VzhmeI3iNdE&ab_channel=OCA%C3%87ADORDEHIST%C3%93RIAS

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A EX-CANGACEIRA DADÁ AO CENTRO.

Por Robério Santos
https://www.facebook.com/photo/?fbid=10161255050312840&set=gm.2171753749835591&idorvanity=893614680982844

A amiga Indaiá, Dadá e Helenito Barreto Pinto (acredito que então prefeito) na sepultura de Corisco antes da exumação. Miguel Calmon-BA. Década de 70. Acervo: Indaiá.

https://www.facebook.com/groups/893614680982844/?multi_permalinks=2171132429897723%2C2171199569891009%2C2169910806686552%2C2169918306685802&notif_id=1712065033485316&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A TARDE É QUENTE

 Clerisvaldo B. Chagas, 3 de abril de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3030

ANTES DOS TROVÕES (FOTO: B. CHAGAS).

Os trovões passaram hoje à tardinha por Santana do Ipanema.  Negócio invocado. Às três e meia eu havia tirado uma foto do céu muito bonito: fundo azul e mancha branca soberba, completando o desenho Divino. Acabara de sair do Posto de Saúde São José, onde fora tomar vacina contra a Influenza. Mas ao chegar a casa, o céu transmudou-se para desmentir a foto (abaixo). Formaram-se, então, nuvens de chuvas escuras, mas não tão escuras assim. E eu, naquele velho costume sertanejo de interpretar os céus: afirmei que ela não viria para a cidade e, se viesse seria para trazer apenas um sereno. Sim, o tempo escureceu, o calor se acentuou, o vento foi modesto e os trovões ensaiaram seus arroubos. Desliguei tomadas, fiquei sem Internet, mas não passou disse, como eu previra.

Um sereno mesmo, apenas.  A água foi despejar em lugar mais distante, enquanto os trovões ameaçavam como quem dizia: “Não foi agora, mas logo voltaremos”. E cadê a Internet querer retornar! Melhor mexer nos meus romances inéditos do “Ciclo do Cangaço” e deixá-los no ponto de publicação quando chegar a hora. E novamente fui consultar o calendário que nos mostra ainda no início do outono. E de fato, pode começar o período chuvoso tradicional que para nós é de outono/inverno. Assim a fotografia de estio não saiu por mentirosa. E agora, minhas amigas e amigos, vamos  vivendo esses tempos esquisitos que começaram com a epidemia e não mais ousam retornar ao que era. E para que aguardar a gripe que já matou milhões por esse mundo velho de meu Deus!

Mostrei a marco do braço da vacina da infância na época do Grupo Escolar Padre Francisco Correia. A mesmo vacina contra a gripe espanhola que na época era aplicada com bico de pena de escrever arranhando a pele, deixando a marca para contarmos a história cerca de setenta anos depois. Continuamos, desde os tempos do grupo, acreditando na Ciência, na inteligência humana e usufruindo da evolução científica. Uma vacina de pena de escrever, de pistola, de agulha... E brevemente não invasiva. Mas a expiação na terra não terminará tão cedo.

Só resta ver o tempo e acreditar.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TENENTE ZÉ LUCENA MATOU O PAI DE LAMPIÃO A VINGANÇA FEROZ DO REI DO CANGAÇO.

 Por História da Vida Real.

https://www.youtube.com/watch?v=JlXpRvxGa-g&t=333s&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

Veja a História Tenente Zé Lucena Matou o Pai de Lampião na maior covardia veja A VINGANÇA FEROZ DO REI DO CANGAÇO, Lampião tentou dar cabo de Lucena várias vezes, mas este Fugiu para Maceió Alagoas. E de Alagoas o Tenente nunca mais colocou o pé em um sitio siquer, só andava rodeado de seguranças, foi prefeito de Maceió, em eleições duvidosas, este é o Tenente Lucena, que Lampião botou pra correr. #historiasdavidareal #historiasdelampião Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TOCANDO EM FRENTE

 Por José Mendes Pereira

https://www.youtube.com/watch?v=_OfXk5C9Mu4

Uma interpretação que já foi gravada "Tocando em Frente", pelo João Mossoró, e que  no meu pouco conhecimento sobre música, nem o autor Almir Sater a interpretou com tanta harmonia. 

https://www.youtube.com/watch?v=cqkjWthhbfw&ab_channel=RaizesNordestinasMusic

João Batista de Almeida Lopes, ou simplesmente João Mossoró, começou a sua carreira artística no ano de 1958, quando fundou, com seus irmãos Oséas Carlos André Almeida Lopes, o Carlos André e Hermelinda de Almeida Lopes Lopes o Trio Mossoró. Dois anos depois, o trio foi apadrinhado por João do Vale, e, por ele, foi levado para a gravadora Copacabana. Ao todo, o trio gravou uma série de doze LPs. João Mossoró reside na cidade Maravilhos - no Rio de janeiro e continua fazendo shows. 

Parabéns, conterrâneo João Mossoró! 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com