Seguidores

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

OSÉAS GOMES DE OLIVEIRA


Este é o pesquisador do cangaço Andre Areias e Ozéas Gomes de Oliveira, irmão de Maria Gomes de Oliveira, a ex-cangaceira Maria Bonita, na casa onde ela nasceu em Santa Brígida, no Estado da Bahia.


Fonte: facebook
Página: Andre Areias‎ 
Página: O Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CAPITÃO OSÓRIO e o CAVALO QUE FOI DE LAMPIÃO...!

Foto: João De Sousa Lima/ Revista O Hgvet Cruzeiro

Fonte: facebook
Pàgina: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS...


Ontem (22/12/2015) completou oitenta e seis anos da entrada de lampião e seu bando na cidade de Queimadas/BA.

Nesta localidade Lampião extorquiu a população local, cortou os fios do telégrafo e sequestrou os telegrafistas os quais só foram libertados após o pagamento de 500 mil Réis pelo resgate exigido.

Nesta mesma ocasião Lampião e seus comandados se dirigiram à Cadeia local e soltaram todos os presos, prendendo nas celas os sete soldados do destacamento, além do Sargento Evaristo Costa comandante da tropa.

Em seguida os cangaceiros foram almoçar e depois retornaram até a cadeia, onde retiraram os Soldados e os assassinaram friamente. Dessa chacina sobreviveu apenas o Sargento Evaristo por causa de um pedido feito por uma senhora conhecida como Dona Santinha que usava um trancelim de ouro muito bonito no pescoço. Lampião entrando em sua casa notou o trancelim de ouro maciço, joia valiosíssima e fez elogio ao trancelim. Dona Santinha imediatamente retirou a joia e a ofereceu ao Capitão Virgulino. Este, aliás muito contente, recebeu a joia, agradeceu e disse:

- “Dona Santinha, agora a senhora tem o direito de me fazer um pedido, pois dizem que bandido não tem palavra”.

Ela pediu então que poupasse a vida do Sargento Evaristo Costa, no que foi atendida. Escapando o Sargento do triste fim que tivera seus companheiros de farda.

Lampião ainda saqueou o comércio e a noite foi ao cinema da cidade assistir um filme e depois mandou fazer um baile na cidade.
ACONTECEU...

NAS QUEBRADAS DO SERTÃO.
Fonte das informações: Livro Santo Antônio das Queimadas de Nonato Marques.
Foto: Blog Santo Antônio das Queimadas.
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MARIA BONITA; MARIA DO CAPITÃO; D. MARIA OU SANTINHA ?

Por José Sabino Bassettii no blog do Cariri Cangaço/Cangaceiros Cariri
OBS: Foto de Maria Bonita, acima... Abraão/Abafilm/Família Ferreira

"Já a vários anos, diversos pesquisadores, historiadores e, principalmente a imprensa escrita, falada e televisada, vem chamando Maria Bonita por SANTINHA. Aqueles que realmente pesquisaram o assunto, sabem que isso não é verdade. O pesquisador Antonio Amaury, com certeza foi o estudioso no assunto que conversou com o maior número de ex cangaceiros, chegando o total por volta de 38 criaturas. Todos eles quando perguntados, disseram que jamais ouviram qualquer pessoa chamar Maria por esse apelido. Disseram que Maria Bonita era chamada por Lampião, e por aqueles elementos mais chegados, simplesmente por MARIA. Que quando alguém da cabroeira se dirigia a ela a chamavam por D. MARIA, e quando se referiam a ela a chamavam por MARIA DO CAPITÃO. Quando dos acontecimentos de Angico que culminou com a morte de onze cangaceiros, foi encontrado num dos dedos de Maria, um pequeno anel que trazia gravado o nome SANTINHA. Isso não quer dizer que ela era chamada por esse vulgo, pois, esse anel pode ter sido presente de pessoa amiga ou provavelmente foi tomado de alguém, porém, foi o suficiente para que muitos entendessem que ela assim era chamada. Se na realidade Maria fosse chamada por Santinha, certamente aqueles que conviveram com ela no cangaço teriam tomado conhecimento. 

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

" TEM BOI NO PASTO "...

(Foto fonte: Doc. Rede Globo)

Texto do telegrama cifrado, enviado ao Tenente João Bezerra, que estava com sua volante na Pedra de Delmiro, informando que Lampião e seu grupo estavam nas proximidades da cidade de Piranhas, no Estado de Alagoas.

Quem passou esse telegrama a pedido de Dona Cyra Britto e do Sargento Aniceto, foi o Sr. WALDEMAR DAMASCENO.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASA DE CARIDADE DO CRATO, ONDE A BEATA MARIA DE ARAÚJO FICOU RECLUSA


Casa de caridade do Crato, onde a Beata Maria de Araújo ficou reclusa, sofrendo privações e castigos físicos. As casas de caridades são uns dos muitos legados do Padre Ibiapina, homem que cortou esse sertão, numa época em que não existiam estradas como as que hoje conhecemos, e as dificuldades eram imensas, mas ele sempre olhou o lado dos mais vulneráveis e assim deixou um dos mais belos exemplos de humanidade do nordeste.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MITO OU ÍCONE, E AÍ HEIN, VIRGULINO?!

Por Heldemar Garcia
       
"Lampião foi, em nossa opinião: fora da lei, assassinou; matou; castrou; extorquiu; sequestrou; ferrou; incendiou; destruiu bens públicos e particulares, em outras palavras, foi um bandido.... Mas, por outro lado, foi uma pessoa inteligente, com QI acima da média, astuto, religioso; em certo período de sua vida, ele e sua família foram injustiçados, perseguidos, porém , depois fez do cangaço "um meio de vida"; esqueceu seus inimigos nºs 1 e 2 ( Zé saturnino e Ten. Lucena ), porque não interessava mais a contenda com os mesmos, para não quebrar o seu "escudo ético", na lição do mestre Frederico Pernambucano.

O bravo Optato Gueiros escreveu em seu famoso livro, que ele daria um bom general. Por seu turno, o valente Ten. João Bezerra, em entrevista concedida, disse: "que se fosse hoje, teria dado um tratamento diferenciado ao Rei vesgo do Cangaço, ou seja, não o mataria. Lampião, é o 2º personagem mais bibliografado na América Latina (o 1º é Che Guevara), é estudado em Universidades em todo mundo, quando o tema é " banditismo ", para mim, ele é história; e um mito, e os mitos, nunca morrem. Respeito quem pensa de modo diferente, pois, faz parte da democracia, e, do estudo do cangaço." Afirma o pesquisador e colecionador do cangaço, Ivanildo Silveira, Conselheiro Cariri Cangaço.
  
Ivanildo Silveira, Rostand Medeiros e Kiko Monteiro, Conselheiros Cariri Cangaço no Cariri Cangaço Piranhas 2015

"Justificando minha definição de Virgulino, o Lampião; ele ficou para a história como um MITO, (uma palavra que seria uma boa sugestão) mas como sempre o assunto arremete a polarizações, e das mais diversas, uso um termo mais contemporâneo, algo midiático. Como justificativa final diria que MITO- o celebra como algo bom. Porém, Ícone, o deixa como uma referência, a história do tema que o traz à tona: Cangaço." Opina o Assessor de Marketing Institucional do Cariri Cangaço, Heldemar Garcia.         

Heldemar Garcia e Louro Teles

Mito ou Ícone?
Enquanto Você Pensa, vem aí:
Cariri Cangaço Floresta 2016
em Maio...

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ESCOMBROS DA CASA DE GOMES JURUBEBA LOCALIZADA NAS MEDIAÇÕES DE NAZARÉ DO PICO/PE.


Escombros da casa de Gomes Jurubeba localizada nas mediações de Nazaré do Pico/PE, incendiada por Lampião no ano de 1926.

Antes de incendiar a casa de Gomes Jurubeba, Lampião colocou um oratório debaixo dessa quixabeira (Foto), árvore que ainda hoje permanece no local.

Fonte: facebook
Página: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador
Grupo: O Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

A GRANDE MARCHA DE LAMPIÃO PARA MOSSORÓ Parada 13 - ASSALTO A FAZENDA SERROTA E A CHACINA EM CABORÉ (RN)

Por Geziel Moura

Ao deixar a Fazenda Cacimba de Vaca, Lampião tinha em mente, prosseguir até a outra Fazenda de Joaquim Dias, chamada Serrota, e que era administrada pelo seu filho Egídio Dias, este era seu alvo, como havia prometido ao pai, o cego queria mesmo era sequestrá-lo.

 Fazenda Castelo, atualmente;
 Fazenda Castelo, atualmente;

Antes de chegar na Serrota, o bando fez rápida visita na Fazenda Castelo de João Raulino, encontrava-se dormindo, seu cunhado, Raimundo Alves de Oliveira, que fora acordado com a gritaria, e sob pedidos de dinheiro e surra, informou que nem a irmã e o cunhado estavam em casa, na primeira oportunidade, este fugiu, porém um tiro o levou ao chão, mesmo ferido conseguiu se rastejar pela caatinga, até a casa de Francisco Henrique da Costa e escapou da morte.

Fazenda Serrota, atualmente;

Como já era usual, o povo em Serrota, ficou sabendo da presença de cangaceiros na região, mas como sempre, não acreditaram que estes fossem chegar na Fazenda, mesmo com os avisos de D. Tila, a esposa de Egídio Dias, este continuou dormindo tranquilamente.

Fazenda Serrota, atualmente;

Por volta das 23 h os cabras chegaram na Fazenda Serrota, a porta principal fora arrombada e Egídio Dias Preso, após roubos e depredações, sai a sentença: Egídio vale 10 contos de réis, e é conduzido ao grupo de reféns que, ainda se encontram com o bando.

Fazenda Serrota, atualmente;

Dois acontecimentos, vale relatar, deste episódio com Egídio Dias, o primeiro é que houve grande repercussão, do sequestro dele, seu irmão Emídio Dias, arregimentou alguns moradores de Gavião, hoje, Umarizal (RN) para tentar fazer uma ofensiva contra o grupo de Lampião, e resgatar seu irmão, dentre os componentes deste frágil exército, estavam os impetuosos jovens: Bartolomeu Dias, Francisco Canela, e Sebastião Trajano.

Marca de cano de fuzil, deixado pelos cangaceiros na porta de Serrota.

O encontro se deu no Sítio Caboré, onde os cangaceiros passaram a noite, os pobres moradores caíram numa emboscada, sendo alvejados os três jovens anteriormente mencionados, o resto correram sem parar, em direção a Serra do Martins.

Monumento dos três heróis de Caboré, chacinados pelo bando de Lampião, no dia 12 de junho de 1927.

O segundo fato inusitado, é que nesta mesma madrugada, Egídio consegue fugir de seu cárcere, aproveitando o sono dos cangaceiros, só foram perceber sua fuga, após a chacina em Caboré.Portanto, Egídio Dias foi o primeiro refém a conseguir, por meio próprio, sua liberdade.

Monumento dos três heróis de Caboré, chacinados pelo bando de Lampião, no dia 12 de junho de 1927.

Foto 6 : Marca de cano de fuzil, deixado pelos cangaceiros na porta de Serrota.

Todas as fotos foram flagradas por Geziel Moura

Fonte: facebook
Página: Geziel Moura

http://blogdomendesemendes.blogspot.com