Seguidores

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

CANGAÇO - COMBATE COM GATO E PRISÃO DE INACINHA

 Por Aderbal Nogueira

Vídeo..!

Combate com o cruel cangaceiro GATO e, a prisão de sua companheira Inacinha..

Mais um belo vídeo, com o selo e qualidade, Aderbal Nogueira ...

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

 Por Raquel Negreiros


NA SEGUNDA EDIÇÃO DO MEU LIVRO TERÁ MAIS:

1- Fotos.

2- Um capítulo dedicado às Mulheres Ferradas.

3- Um capítulo chamado Zé Baiano Castigado pelo Racismo.

4- Falarei também sobre o preconceito com relação ás Mulheres de Cabelo curto no Brasil e do penteado Chamado Coco a La Garçone ou A Lá Home no qual eu falarei um pouquinho sobre uma das pioneiras do Feminismo no Brasil: Anayde Beriz Paraibana, contemporânea do Cangaço e envolvida na Revolução de 1930.

5- Falarei um pouco sobre o Romance de Afrânio Peixoto chamado também de Maria Bonita.

6- Falarei também sobre o Umbuzeiro da Bandida.

O que vocês acham? Deixem a opinião de vocês.

 https://www.facebook.com/groups/414354543685373

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MAR DE CORISCO

Por Pedro da Rocha 

https://www.youtube.com/watch?v=atXq0d8PSeY&t=672s&ab_channel=PedrodaRocha

VÍDEO..!

A HISTÓRIA DE SÍLVIO BULHÕES...!

POR QUE AS CINZAS DO CANGACEIRO CORISCO, SEU PAI, FORAM JOGADAS AO MAR ?....etc..etc...

Filho do casal de cangaceiros Corisco e Dadá, o menino Sílvio assusta-se ao confrontar suas verdadeiras origens; o rapaz Sílvio parte em busca da mãe biológica; e o homem Sílvio inicia uma jornada para dar aos restos do pai um mínimo de dignidade.

FONTE: Pedro da Rocha/ YOUTUBE

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MAIOR DAS BATALHAS COMBATE DA SERRA GRANDE - 95 ANOS DEPOIS

Por Valdir Nogueira

“O tenente Arlindo Rocha, anteontem chamado ao Recife, pelo senhor chefe de polícia, é atualmente o comandante das forças pernambucanas no sertão. Vimo-lo ontem a noite na Chefatura, conferenciando demoradamente com o Dr. Eurico de Souza Leão. 

As indicações que prestava, no mapa todo assinalado da Repartição Central da Polícia, e o justo renome que usufrui aquele oficial em todo sertão nordestino, levaram-nos a procurá-lo no intuito de conseguirmos um testemunho seguro da situação do cangaceirismo, afora o prazer natural de ouvir um homem que, anos a fio, dia e noite, tem batido cerrados  e caatingas numa luta de vida ou morte contra os mais ferozes bandoleiros. 

 O tenente Arlindo Rocha  é um homem moreno, alto e magro, muito tímido e que não fala nunca; tem que ser provocado para responder então. Na face esquerda ostenta um gilvaz profundo: uma bala de rifle em pleno rosto, às duas e meia da tarde, no dia 26 de novembro de 1926, no combate de Serra Grande.


- Onde foi esse combate? Perguntamos logo com nossa curiosidade despertada!
- Serra Grande fica perto de Custódia. Comandava as forças o bravo tenente Hygino José Bellarmino. 

Foi o início da campanha do atual governo estando no poder o saudoso Dr. Júlio de Mello contra Lampião. Este tinha, ao tempo, sob seu comando 125 homens. Estavam todos entrincheirados no alto da serra. A brigada começou às 8 e meia da manhã e terminou as 6 horas da tarde. Nós tínhamos duas metralhadoras, que Antônio Ferreira, irmão de Lampião, procurou cercar três vezes pela retaguarda. E gritava: - Hoje tomo uma costureira dessas.
 

- E tomou?
- Não. Parece que tomou foi uma bala, pois parece que morreu três dias depois do tiroteio. Os bandidos fugiram e desde então começou a debandada. O grupo fragmentou-se em quadrilhas que operavam em zonas diferentes. Ferido nessa luta, acrescentou o tenente Arlindo só escapei devido a meu irmão que me amparou. Os cangaceiros me alvejaram a poucos passos de distância, no momento em que eu chamava por Manoel Netto, ocupado em botar uma retaguarda.”

Esse é uma parte do depoimento que prestou o tenente Arlindo Rocha ao “Jornal Pequeno” (PE) e que foi publicado na edição de n.241 de 20/10/1928, p.1
De acordo com o inquérito procedido foram mortos os seguintes policiais da Força Pública durante o Combate da Serra Grande em 26 de novembro de 1926:

Luiz Torres Barros
Severino Pereira da Silva
Pedro Aureliano da Silva
Targino Ferreira Primo
Octávio de Sá Araújo
João Terto
José dias dos Santos
Ângelo Inácio da Silva
José Arcôncio dos Santos e
Antônio Braz de Lima.

Da mesma Força Pública, policiais que saíram feridos:

Arlindo da Rocha
Sargento José Olinda de Siqueira Ramos
Manoel de Souza Netto (cabo)
Vicente Ferreira da Silva
Eduardo Pinheiro de Souza
Cícero Aistides Pereira
José Francisco Bezerra
José Caetano de Souza
Antônio Basílio de Souza
João Antônio de Souza
Luiz José de Souza
Antônio Alves de Lima.

CANGACEIROS QUE PARTICIPARAM DO COMBATE:

Virgulino Ferreira da Silva (Lampião chefe do grupo)
Antônio Ferreira da Silva (irmão de Lampião)
Vicente Feliciano
Antônio José da Silva (Beija-Flor)
Antônio Frazão (Pai Velho)
Luiz Pedro
Hermínio Xavier da Silva (Chumbinho)
José de Souza (Tenente)
João Soares (Juriti)
João Mariano (Andorinha)
Joaquim Mariano
Manoel Mariano
Severino da Silva (Nevoeiro)
Sabino Gomes
Isaias Vieira
Manoel Nogueira
Manoel Marcelino (Bom de Vera)
Ignácio de Medeiros (Jurema)
Felix Preto
Caetano da Silva (Moreno)
João Donato (Gavião)
Pedro Gomes
João Henrique
Antônio Rosa
José Lopes da Silva (Mormaço)
João Cesário (Coqueiro)
Manoel Antônio
Francisco Antônio
José Marinheiro
André Marinheiro
Antônio Marinheiro
Antônio Caboclo (Sabiá)
José Benedicto
José Angélica
José Generosa
Josias Vieira (Gato)
José Luiz (José Procópio)
José Preto
Cipriano da Pedra
Antônio Coelho
José Pedro da Silva (Barba Dura)
José dos Santos (Seu Chico)
Jorge Salu (Maçarico)
Raimundo da Silva (Aragão)
Antônio Francisco
João José da Silva Nunes
Marcelino Antônio dos Santos (Cobra Verde)
Antônio da Silva (Noite Braba)
Antônio Mancinho (Curise)
Marcelino Nunes da Cruz
Luiz Pedro do Retiro
José dos Santos (Três Pancadas)
Nunes Magalhães (Pensamento)
João de Brito
Euclides Bezerra (Criança)
Manoel Vieira da Silva (Coça Bomba)
Antônio Maneca
João Felix (Gasolina)
Urbano Pinto
Antônio de Tal (Antônio Romeiro)
Justo de Tal (Lua Branca)
Genésio de Tal (Genésio Vaqueiro)
 Vicente de Tal (Vicente Preto)
Antônio de Tal (Antônio Caboclo)
Pedro de Tal (Pedro de Quelé)
José de Tal (José Vaqueiro).

O Combate da Serra Grande travado no dia 26 de novembro de 1926, no município de Calumbi, bem próximo a Vila Bela deixou sua marca dolorosa gravada nos anais da guerra cangaceira, oportunidade em que as forças comandadas por nada menos que seis experientes comandantes, os temidos Gino, Mané Neto, Arlindo Rocha, Zé Olinda, Domingos e Euclides Flor foram espetacularmente derrotados pelo terrível cangaceiro Lampião. 

Para assinalar os 95 anos do ocorrido na última sexta-feira (26), um grupo de amigos liderados pelos historiadores Luiz Ferraz Filho (Serra Talhada) e Lourinaldo Teles (Louro Teles) de Calumbi, visitou o local do respectivo combate











Além destes dois historiadores o evento contou também com a participação dos pesquisadores Clênio Novaes (São José do Belmonte), Marrael Siqueira (Nazaré do Pico, em Floresta), Criscélio e Cristiano Carvalho (Tupanaci, em Mirandiba), Valdir Nogueira (São José do Belmonte), Wilton Santana (Jati-CE), Luiz Emanuel Nogueira (Nazaré do Pico, em Floresta), Amélia Araújo (Floresta), entre outros que colaboraram na visita. 

Uma cruz foi afixada para demarcar o local de sepultamento dos soldados mortos no triste combate, em seguida foi rezada uma oração em sufrágio de suas almas.

Valdir José Nogueira de Moura 

https://lampiaoaceso.blogspot.com/2021/12/a-maior-das-batalhas.html?fbclid=IwAR0iDpUfJzIwMoLxQUTKI1_ZDR2yvVD1vFxU6-11q5u9DvD1dpj76shQgWE

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EX-PREFEITO DE NATAL, NEY LOPES JÚNIOR MORRE AOS 47 ANOS.

 Por Isabela Santos, jornalista e repórter da agência Saiba Mais

O ex-prefeito e ex-vereador de Natal Ney Lopes Júnior (PDT) foi encontrado sem vida em casa pela noiva, Eli Oliveira, nesta terça-feira (30), aos 47 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.

Advogado e jornalista, ele foi eleito vereador em 2008 pela primeira vez, com 5.820 votos. Nessa legislatura foi vice-presidente da Câmara Municipal e temporariamente, por oito dias em dezembro de 2012, foi prefeito da capital potiguar.

Assumiu o cargo após o aastamento da prefeita Micarla de Sousa e a renúncia ao cargo do vice Paulinho Freire e do presidente da CMN, Edivan Martins. Dias depois, a Justiça determinou que Edivan teria que assumir o cargo ou renunciar ao de vereador e Presidente da Câmara. Ney Lopes prontamente respeitou a decisão.

Candidato em 2012, não conseguiu a reeleição, voltando à Câmara Municipal de Natal nas eleições de 2016 após receber 3.197 votos, ficando até o fim do mandato em 2021.

“Neste momento de dor, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire, em nome dos vereadores e vereadoras, bem como dos servidores da Casa, dirige seus pensamentos e orações aos familiares e admiradores de Ney Lopes Júnior.”, destacou nota de pesar da Câmara Municipal de Natal.

Ney Lopes Júnior é filho do ex-deputado federal, procurador federal e professor de direito constitucional da UFRN Ney Lopes de Souza (deputado federal por 06 mandatos) e da professora Abigail de Andrade Souza.

Desde jovem demonstrou interesse em ingressar na vida pública. Começou na política estudantil. Foi o fundador da juventude do DEM, como Secretário Geral Nacional e Presidente no Rio Grande do Norte.

Apresentou o programa de rádio “Conversando com Ney Lopes Jr.”, por 8 anos, o “Procure seus Direitos”, na TV Tropical, por 6 anos, e o programa “De Olho na Cidade”, na Band Natal. O foco da atividade jornalística sempre foi prestação de serviços à comunidade, informações e esclarecimentos jurídicos. Foi também diretor do Procon Natal.

https://www.saibamais.jor.br/ex-prefeito-de-natal-ney-lopes-junior-morre-aos-47-anos/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HOMEM FOI OBRIGADO VER O CANGACEIRO GATO MATAR SEUS COMPARSAS.

Por Sandro Lee

O pesquisador Sandro Lee no Povoado da Cerquinha, entrevistando o senhor José Guilherme de Sena. Filho do senhor Guilherme Ladislau de Sena. Ele relatou, o cangaceiro ( GATO), obrigou o meu pai assistir, ele mesmo matar os seus comparsas.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=906641096892499&set=a.123148121908471

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE PESAR

 Por Lindomarcos Faustino

O Relembrando Mossoró vem comunicar o falecimento do radialista J. Jota Belmont, que ocorreu hoje pela manhã, nossos sentimentos aos familiares e amigos.

José Janildo Belmont nasceu no dia 17 de dezembro de 1944, no município de São José Campestre-RN. Filho de Severino da Costa Belmont e Maria da Conceição do Nascimento. Ele era casado com a médica Jarda Jacinta e dessa união nasceu duas filhas: Helena Jacinta Belmont e Eloah Jacinta Belmont.

Seu estudo primário foi cursado em sua cidade natal, no Grupo Escolar Padre Tomaz de Aquino – Ginasial; no Ginásio Diocesano Seridoense, em Caicó e o Clássico no Atheneu Norte Rio-grandense, em Natal. Iniciou o 2º Grau no Instituto Padre Miguelino, em Natal-RN.

Os primeiros trabalhos de J. Belmont foi de vendedor da Loja Big Lar, em Natal, uma loja de eletro doméstico. Depois ingressou no rádio em 1964, quando passou a trabalhar na Rádio Trairi, em Natal; em seguida trabalhou na Rádio Cabugi, em 1967, onde permaneceu até 1974. Chegou à Mossoró em 1975 e logo ingressou na Rádio Difusora. Este radialista trabalhou na Rádio Trairi, atualmente Tropical, Nordeste e Cabugi, todas de Natal; mais tarde ingressou na Rádio Libertadora e Tapuyo de Mossoró. Ao longo de sua carreira já apresentou diversos Programas: “Show J Belmont”, “A Discoteca do Belmont”, “Cidade Aflita” e muitos outros. Atualmente desde 2001, ele apresenta o Programa “J. Belmont nas Tardes da Difusora”. Estes programas foram apresentados nos anos 70, 80, 90.

Em 1976 se elegeu vereador em Mossoró, pelo MPB, tendo recebido 3000 votos para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, onde foi o segundo secretário daquele período. Em 1978 concorreu uma vaga de Deputado Federal, onde conseguiu 12 mil votos, mas ficou na suplência. Em 1982 foi eleito deputado estadual, quando obteve 21 mil votos, quando renunciou no dia 12 de março de 1984. J. Belmont possui o Título de Cidadão Mossoroense, Baraunense e Apodiense. Foi ainda Deputado Estadual de 1982 a 1986. Ele permaneceu na Rádio Difusora de Mossoró até o dia 28 de dezembro de 2018.

 https://www.facebook.com/photo/?fbid=275679941199722&set=gm.4434891999927529

http://blogdomendesemendes.blogspot.com