Seguidores

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

UM ANO SEM DULCE MENEZES

Manoel Belarmino

Dulce Menezes dos Santos, a cangaceira Dulce que foi a segunda mulher do cangaceiro Criança, faleceu há exatamente um ano. A passagem aconteceu na manhã do dia 9 de dezembro de 2022, em São Paulo, aos 99 anos de idade. Dulce era a única cangaceira até aquele dia.

Dulce completaria um século de vida no dia 23 de maio de 2023.

A cangaceira nasceu em Sergipe, em Canindé de São Francisco, nos arredores da Fazenda Jerimum, de propriedade do senhor "Antônio Menino" (Antônio José Gomes de Britto) e “Sinhô do Jerimum” (Francisco Correa de Britto), este último era sogro do Cel. João Bezerra, o comandante da volante que participou do "Fogo do Angico" no dia 28 de julho de 1938. Filha de lavradores de alugado, Dulce ingressou no cangaço ainda menina, resistiu à dureza da vida nas caatingas e sobreviveu ao “Fogo do Angico” em Poço Redondo em 28 de Julho de 1938.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=7195251800496744&set=a.608577935830863

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

A MORTE DE CAIXA DE FÓSFOROS NA REVOLTA DE PRINCESA

José Tavares de Araújo Neto

Nada se sabe sobre as origens do cangaceiro Caixa de Fósforos, chamado pelos seus comparsas de “Caixa de Fósco”, apelido ganho em virtude do hábito de sempre estar portando em mãos este pequeno recipiente, necessário para atender o seu vício de fumante inveterado. Era um exímio batuqueiro neste tipo de instrumento musical improvisado.

Embora tenha se destacado ao lado de Lampião, Caixa de Fósforos algumas vezes integrou o bando de Luiz Leão e até chegou a comandar um grupo autônomo. Esteve presente em muitos eventos criminosos ocorridos naquela época, a exemplo do assalto à cidade de Sousa, o latrocínio que vitimou o fazendeiro de Piancó João Clementino e os sangrentos combates de Serrote Preto e Serra Grande.

A morte de Quintino Pereira, ocorrida durante o histórico combate da fazenda Patos, em 24 de março de 1930, causou enorme comoção junto as hostes rebeldes. O cabo João Paulino, que após o combate da fazenda Patos aderiu a causa do Coronel José Pereira, foi o grande incentivador da retaliação contra a força que havia matado o importante membro da família Pereira do Pajeú. Ele conhecia muito bem o local onde as forças policiais estavam acantonadas, nos arredores do povoado de Alagoa Nova, atual cidade de Manaíra.

Um grupo, constituído por cerca de 100 pessoas, se dirigiu a Alagoa Nova, a fim de atacar o acampamento da Coluna Oeste, mas lá chegando não encontrou mais ninguém. Precavidos, os militares haviam se retirado. No povoado, os libertadores se dividiram em dois grupos: Um iria permanecer em Alagoa Nova e o outro seguiria para Tavares, a fim de reforçar o contingente que se encontrava na defesa daquela vila.

Os homens que permaneceram em Alagoa Nova ficaram bem à vontade, não havia nenhum sinal de anormalidade que pudesse quebrar a monótona rotina do lugar. Era tanto a tranquilidade, que o grupo se deu ao luxo de disputar uma partido de futebol. Caixa de Fósforos, que não estava participando do jogo, decidiu ir a procura de cigarros e fósforos em uma venda, localizada nas proximidades.

Ao se aproximar do pequeno estabelecimento comercial, Caixa de Fósforos, surpreendido por uma saraivada de tiros, foi gravemente atingido. Após um intenso combate entre os libertadores e as forças oficiais, Caixa de Fósforos, ferido, foi resgatado e conduzido para Princesa, entretanto, não resistiu, falecendo no caminho.

O jornalista João Lélis, correspondente de “A União”, assim relatou o episódio em matéria pulicada em 6 de abril:

“Confirma-se por informações inequívocas, a morte do perigoso bandoleiro Caixa de Fósforos, criminoso muito temido em Pernambuco, e que era um dos lugares tenentes de confiança de José Pereira.

Depois do covarde assalto aos 50 homens da polícia que estavam em Patos, o chefe dos trabuqueiros mandou esse famanaz salteador, com 30 homens, atacar Alagoa Nova. A nossa força, porém, teve aviso da vinda do grupo e entrincheirou-se nas casas do povoado, de modo que quando esse chegou a Alagoa Nova apresentava o aspecto de um lugar abandonado. Os bandidos puseram-se então à vontade, tendo até alguns deles começado a bater numa bola de futebol.

Foi quando a força rompeu fogo contra eles, de modo violento, obrigando-os a fugir em completa desordem. Alguns dos bandidos ficaram mortos no campo e outros correram com ferimentos.

Entre os que receberam lesões graves figurou o célebre Caixa de Fósforos, que foi conduzido com destino a Princesa, onde, todavia, não chegou, morrendo numa fazenda já perto da cidade.

Já não há, também nenhuma dúvida sobre a morte do conhecido cangaceiro Quintino, um dos ajudantes de ordens de José Perera, e primo do não menos famoso bandido Luiz do Triangulo. Esse faleceu no ataque a Patos, caindo em consequência da heroica resistência da vanguarda do tenente Nonato.

Desta proximidade de Princesa é possível saber alguns pormenores sobre a situação da infeliz cidade transformada em Meca do cangaço pelos instintos ferozes de José Pereira

A situação ali permanece igual desde que se colocou em pé-de-guerra o cangaceiro-mor. A cidade e os arredores não têm mais uma única família, porque todas se retiraram tomadas de pânico diante da horrenda catadura dos homens que acudiram ao toque de reunir do bandido para formação do seu enfático exército libertador.”

Em Princesa, Caixa de Fósforos foi sepultado no “Cemitério Campo Santo”, com direito a um travesseiro sob a cabeça, honra exclusiva dedicada àqueles que se destacaram por atos de heroísmo e bravura.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=7021979791196627&set=a.529294893798515

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PIRANHAS NÃO É SERGIPANA, E ALAGOANA...

 Por Antônio Corrêa Sobrinho

Piranhas não é sergipana, é alagoana, mas existe com os sergipanos, separada fisicamente da nossa Canindé pelo Velho Chico mas ligada pela ponte da Chesf e pelo compartilhamento da Usina Xingó e Canion, e pela história do cangaço. Fotografia que tirei no dia 28 de julho de 2011, quando, com alguns dos meus, visitei o coito de Angicos, no nosso território, lugar da morte do famanaz Lampião, de sua mulher Maria e mais outros nove cangaceiros, cujas cabeças, decepadas que foram após o fatal ataque das tropas comandadas por João Bezerra, ao grupo de cangaceiros, era início da manhã do dia 28 de julho de 1938, cabeças levadas primeiramente para a monumental Piranhas.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6636118206516999&set=a.290440857751464

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

CAPITÃO PHILADELPHO NEVES.

 Por Beto Klöckner Rueda

O capitão Philadelpho Neves entrega aos sertanejos João e Cícero, a recompensa pela morte de Hortêncio Gomes, o cangaceiro "Arvoredo".

Fonte:
DANTAS, Sérgio Augusto de Souza Dantas. Corisco, a sombra de Lampião. Natal: Polyprint, 2015.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=7429572557053544&set=gm.3561788460777321&idorvanity=1995309800758536

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A PASSAGEM

Por ( Alanderson Hudson )

Nos últimos tempos ele bebia, não por prazer e sim para disfarçar a tristeza e principalmente para enganar a dor.

Ele estava doente, porém o mundo estava muito mais.

Chegou trôpego e precisou de ajuda para entrar no elevador...

Entrou no apartamento e ainda teve forças para vestir o Pijama, afinal de contas para ele era permissivo sair na rua de Pijama, mas jamais se deitaria com a roupa da rua.

Falando em rua, naquela noite e em outras tantas, constatou tristemente que ele era apenas mais um...

Ledo engano.

Nas imediações de seu apartamento a cidade mantinha seu ritmo frenético num vai e vem de carros e pessoas que sequer supunham que a vida passava rápido demais entre a massa e o caminhão.

Falando em passar, ele pensou:

"Os homens passam e as músicas ficam".

Depois teve um sobressalto:

Será que minhas músicas também vão passar?

Seu maior medo, era ser esquecido.

Outro engano...

Colocou um VHS do Elvis, tomou a derradeira saideira, fumou um cigarro e foi dormir quase em paz. Sonhou com um caminho bonito rasgado na mata que outrora havia sido virgem. Encontrou um igarapé e se banhou nele. Raul adorava água e além de haver perdido o medo da chuva ele agora era amigo dela. Lembrou de Dias D'avila, sentiu saudade de suas lindas fontes e chorou baixinho junto com a chuva fina que insistia em lhe acompanhar sem deixar vestígios.

Estava sentindo que encontraria naquele caminho que ele mesmo havia escolhido, a dama misteriosa vestida de cetim que ele sempre havia detestado, mas que amava ao mesmo tempo... Um flashback lhe passou pela cabeça, as filhas, a família, os palcos, os amores que ele não soube viver e alguns poucos amigos verdadeiros.

Leu numa plaquinha na trilha:

" Viver é ser feliz e nada mais..."

Voltou a sorrir e no mesmo instante procurou ver as coisas como elas realmente eram, sem falsas conclusões, e compreendeu imediatamente que precisava tentar uma coisa nova. Ele já havia feito sua parte e a semente que havia ajudado a plantar já havia nascido. Estava chegando o momento de Raul encarar o Raul Seixas...

Olhou para cima e notou que aquele céu já não era o mesmo céu que ele havia conhecido, era um céu carregado e rajado, suspenso no ar. Sentiu uma dor forte no peito e o sabor de um beijo, abriu os olhos assustado e percebeu que estava novamente em seu quarto e a última coisa que viu nesse plano espiritual foi o Elvis se despedindo no palco.

Fechou os olhos outra vez e em seguida tornou a abri-los aliviado, despertando para sempre do curto sonho da vida em algum lugar do universo...

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/posts/pfbid02vSsQxthztjPUuTmnGuaMwpZg3Skihg4AgU1PFhacHtZC6jXmB3y3YWxwVLRvaEKNl?notif_id=1702285751506913&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

𝑆𝐼𝑁𝐻𝑂𝑍𝐼𝑁𝐻𝑂

Acervo do Jaozin Jaaozinn

Registro do Tenente Sinhôzinho Alencar, quando este participava da campanha contra o cangaço no Nordeste brasileiro, possivelmente na década de 1920.

Em reportagem para o Jornal Diário de Pernambuco, o já Coronel José Alencar de Carvalho, relata sobre o pensamento do envenenamento de Lampião, Maria e dos nove cangaceiros. Veja a seguir:

“– 𝑁𝑎𝑞𝑢𝑒𝑙𝑒𝑠 𝑑𝑖𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑖𝑟𝑎𝑚 𝑎̀ 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑒 𝑑𝑒 𝑉𝑖𝑟𝑔𝑢𝑙𝑖𝑛𝑜 𝐹𝑒𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎, 𝑓𝑎𝑡𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑖𝑚𝑝𝑟𝑒𝑠𝑠𝑖𝑜𝑛𝑜𝑢 𝑜 𝐵𝑟𝑎𝑠𝑖𝑙 𝑖𝑛𝑒𝑡𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑒 𝑚𝑒𝑟𝑒𝑐𝑒𝑢 𝑚𝑎𝑛𝑐𝒉𝑒𝑡𝑒𝑠 𝑒𝑚 𝑡𝑜𝑑𝑜 𝑜𝑠 𝑗𝑜𝑟𝑛𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑖́𝑠, 𝑡𝑖𝑣𝑒 𝑜𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑛𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎𝑟 𝑐𝑜𝑚 𝑢𝑚 𝑑𝑜𝑠 𝑠𝑜𝑙𝑑𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑑𝑎 𝑡𝑟𝑜𝑝𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑎𝑛𝑑𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑇𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐽𝑜𝑎̃𝑜 𝐵𝑒𝑧𝑒𝑟𝑟𝑎.

- 𝐸𝑙𝑒 𝑡𝑜𝑚𝑜𝑢 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑏𝑎𝑡𝑒 𝑑𝑒 𝐴𝑛𝑔𝑖𝑐𝑜, 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑛𝑒𝑙?

– 𝑇𝑜𝑚𝑜𝑢 𝑠𝑖𝑚. 𝐷𝑖𝑠𝑠𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝐿𝑎𝑚𝑝𝑖𝑎̃𝑜 𝑡𝑖𝑛𝒉𝑎 𝑠𝑖𝑑𝑜 𝑒𝑛𝑣𝑒𝑛𝑒𝑛𝑎𝑑𝑜. 𝐸 𝑑𝑖𝑠𝑠𝑒 𝑚𝑎𝑖𝑠, 𝑞𝑢𝑒 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑜𝑠 𝑠𝑜𝑙𝑑𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑐𝒉𝑒𝑔𝑎𝑟𝑎𝑚, 𝑜𝑠 𝑐𝑎𝑛𝑔𝑎𝑐𝑒𝑖𝑟𝑜𝑠 𝑗𝑎́ 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑣𝑎𝑚 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑜𝑠. 𝐴𝑝𝑒𝑛𝑎𝑠 𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝐵𝑜𝑛𝑖𝑡𝑎 𝑠𝑜𝑏 𝑜𝑠 𝑒𝑓𝑒𝑖𝑡𝑜𝑠 𝑣𝑖𝑜𝑙𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑜 𝑎𝑟𝑠𝑒𝑛𝑖𝑐𝑜, 𝑝𝑎𝑟𝑒𝑐𝑖𝑎 𝑔𝑎𝑙𝑖𝑛𝒉𝑎 𝑠𝑒𝑚 𝑐𝑎𝑏𝑒𝑐̧𝑎, 𝑏𝑎𝑡𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑐𝒉𝑎̃𝑜.

- 𝑇𝑒𝑟𝑖𝑎 𝑒𝑛𝑡𝑎̃𝑜 𝒉𝑎𝑣𝑖𝑑𝑜 𝑙𝑢𝑡𝑎 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑐𝑎𝑛𝑔𝑎𝑐𝑒𝑖𝑟𝑜𝑠 𝑒 𝑣𝑜𝑙𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠?

– 𝐶𝑒𝑟𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎̃𝑜. 𝐿𝑢𝑡𝑎𝑟 𝑐𝑜𝑚 𝑞𝑢𝑒𝑚? 𝐶𝑜𝑚 𝑐𝑎𝑑𝑎𝑣𝑒𝑟𝑒𝑠? 𝑁𝑎̃𝑜 𝑡𝑒𝑛𝒉𝑜 𝑐𝑒𝑟𝑡𝑒𝑧𝑎, 𝑚𝑎𝑠 𝑎𝑐𝒉𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑞𝑢𝑒𝑙𝑒 𝑠𝑜𝑙𝑑𝑎𝑑𝑜 𝑚𝑒 𝑓𝑎𝑙𝑜𝑢 𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒.”

E então, acredita no que foi dito por Alencar sobre a possível morte dos bandoleiros?

Para mim não, pois existem inúmeras provas, incluindo fotos e depoimentos, afirmando e mostrando que houve sim combate, até que "curto", na Grota do Ângico.

Na questão do envenenamento, poucos relataram esse feito, como Sinhôzinho e Zé Sereno, além também da Reportagem do Jornal A Noite-RJ, mostrando um frasco de veneno que estava a posse de Lampião, entretanto, pelo jeito, não se teve grandes comprovações sobre a possível morte destes sob efeitos de arsênico.

𝑭𝑶𝑵𝑻𝑬: 𝑫𝒊𝒂́𝒓𝒊𝒐 𝒅𝒆 𝑷𝒆𝒓𝒏𝒂𝒎𝒃𝒖𝒄𝒐, 1959.

.𝘾𝘼𝙉𝙂𝘼𝘾̧𝙊 𝘽𝙍𝘼𝙎𝙄𝙇𝙀𝙄𝙍𝙊.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=262862203469246&set=gm.2331132650428999&idorvanity=179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TROCOU O LAÇO DE VAQUEIRO PELO GATILHO DO PAPO AMARELO.

 Guilherme Velame Wenzinger


Publicação jornalística do "Diário de Notícias" onde publicaram essa foto dos famosos nazarenos. Identificação na legenda da própria foto.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2330928633782734%2C2331132077095723%2C2330892520453012%2C2330891350453129%2C2330662853809312%2C2330331233842474&notif_id=1702192648789997&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIROS DO CAPITÃO

 Guilherme Velame Winzinger

 Esquerda para direita: Pancada, Maria de Pancada, Vila Nova, Peitica, Cobra Verde, Santa Cruz e Vinte e Cinco. Cangaceiros já entregues. Fotografia tirada na rua da estação ferroviária de Piranhas(AL).

Ano 1938. Acervo Eduardo Barbosa.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2330928633782734%2C2331132077095723%2C2330892520453012%2C2330891350453129%2C2330662853809312%2C2330331233842474&notif_id=1702192648789997&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ERRO AO LEGENDAR A FOTO.

Por Guilherme Velame Winzinger

Fotograma da Aba Film, filmado por Benjamin Abrahão. A legenda da revista está errada, sendo eles: Durvinha, Virgínio e Luiz Pedro.
Fatos e Fotos, 1962.

 https://www.facebook.com/photo/?fbid=7464602150295020&set=gm.2330928633782734&idorvanity=179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVIDADE NO ESTUDO CANGACEIRO.

Por Rubens Antônio

Ninguém havia descoberto, ainda, uma foto da cangaceira Mariquinha. Foi encontrada uma por Sandro Lee, que a passou Robério Santos, que sugeriu que eu a recuperasse. Aqui, a original e o resultado de 8 horas de trabalho meu, usando 3 programas.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=24655267620753533&set=a.7023735381000029

http://blogdomendesemendes.blogspot.com