Seguidores

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ESCREVENDO NA GUERRA

A terra dos verdes canaviais confirma programação dinâmica e rica no Cariri Cangaço 2011

Secretário Dorivan, Presidente do ICVC Hugo Rodrigues e Manoel Severo

Barbalha, a terra dos verdes canaviais, será a anfitriã de uma das mais ricas e dinâmicas programações dentro do Cariri Cangaço 2011. Em reunião acontecida entre os representantes do prefeito José Leite; Secretário de Cultura Dorivan Amaro, Presidente do ICVC, Hugo Rodrigues e o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, foram confirmados ponto a ponto todos os momentos do Cariri Cangaço em Barbalha.

Para o Secretário Dorivan Amaro "O Cariri Cangaço é um sucesso e acredito que esse sucesso é fruto da união de todo o cariri em torno de uma grande e sensacional idéia. Aqui em Barbalha estamos nos desdobrando para proporcionar a todos que nos visitarem, um  dia inesquecível, para isso estamos trabalhando com o apoio firme do prefeito Zé Leite e todos os colaboradores ".


 

Já o presidente do ICVC - Instituto Cultural do Vale Caririense, Hugo Rodrigues, "O Cariri Cangaço já se consolidou como o maior evento do Brasil e Barbalha, parceiro de primeira hora se sente orgulhosa em mais um ano fazer parte dessa história".

A programação do Cariri Cangaço 2011 reservou o dia 22, quinta-feira, para o município de Barbalha que proporcionará um conjunto significativo de visitas técnicas e grande conferência em seguida no Cine Teatro Nelory.

Associação de Poetas de Barbalha presença garantida no Cariri Cangaço 2011

Manoel Severo e Rosário Lustosa

A Associação dos Poetas de Barbalha é presença garantida no Cariri Cangaço 2011; a confirmação se deu por ocasião de visita do Curador do evernto, Manoel Severo à reunião mensal da entidade na manhã da última sexta-feira na biblioteca municipal de Barbalha. Para o Curador do Cariri Cangaço, o convite especial e oficial aos poetas de Barbalha era um dever de gratidão e hoje, nos congratulamos com a presença dessa importante associação em nosso Cariri Cangaço.



Associação dos Poetas de Barbalha, 
a mais nova confirmação de presença
no Cariri Cangaço 2011!

Independência do Brasil

Independência ou Morte: 7 de setembro de 1822 - quadro de Pedro Américo

História da Independência do Brasil, Dom Pedro I, Grito do Ipiranga, 7 de setembro, História do Brasil Império,
Dia da Independência, transformações políticas, econômicas e sociais, dependência da Inglaterra no Brasil.
  
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes.


Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.


Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.


O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: "Independência ou Morte!". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.


Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

Vídeo da laser vídeo

Por: Aderbal Nogueira



Olá amigo Mendes, tudo bem? 
Olha, no ano 2000 gravei aí com o monossilábico


Paulo Gastão

alguns locais que foram palco do ataque de Lampião a Mossoró.


Talvez muita gente não conheça estes locais. Se o amigo achar interessante pode publicar ok.

Aderbal Nogueira


O GOLPE DO BOTIJÃO DE GÁS

Por: José Mendes Pereira


Espertos para isso não faltam. Sim senhor!
Todos os tipos de trambicagens existem, mas fiscal de botijão de gás, eu sendo sessentão, nunca tinha ouvido falar.
Chegou e se identificou. “-Sou fiscal de botijão de gás”. Pasta, camisa branca, gravata, de boa pinta e um crachá.
A minha irmã, Luzia Mendes Pereira, nascida e criada nos tabuleiros, estava diante de um grande homem, pelo menos como trambiqueiro; acreditou nas primeiras palavras do esperto.
- Sim senhor! As suas ordens! Pode entrar para verificar o botijão. Não há nenhuma irregularidade.
Assim que o esperto encostou-se ao botijão de gás, com um isqueiro, fez chamas e tocou fogo na mangueira do registro.
- Olhe, está com vazamento. – Disse ele já se apoderando do talão para fazer a multa. Eu vou fazer a multa.
- Multa? Mas por que multa? - Admirou-se Luzia.
- O botijão está irregular, e...
- Quanto é o valor da multa? – Perguntou-lhe Luzia já trêmula. 
- Para esse caso é 50,00.
- 50,00 Reais? Eu não tenho senhor!!
- Mas tem que pagar.
Luzia visitou a vizinhança, finalmente juntou a quantia e o entregou.
Jean Galdino, um filho, havia acompanhado o esperto trambiqueiro, e percebeu que ele propositalmente tocara fogo na mangueira do registro.
Paga a multa, o esperto trambiqueiro foi-se embora, tentando ganhar mais dinheiro com essa sua nova invenção.
Jean Galdino não se conformara. Pôs-se a dizer à mãe que não acreditava nesse tipo de fiscalização de botijão de gás. Rumou à delegacia, um posto policial que fica a 200 metros de sua casa.
Registrada a queixa, saiu em companhia dos policiais à procura do esperto fiscal de gás. Encontraram-no em um pequeno restaurante, já almoçando, e ao seu lado, uma bela e geladinha cerveja.
Assim que chegaram, um policial disse:
- Queremos falar com o senhor.
O folgado, disse-lhe:
- Deixe-me terminar de almoçar!?
- Sim senhor! À vontade!
Lógico que talvez, não sei, a sua intenção era que os policiais se distraíssem, e com isso seria fácil ele sair correndo de qualquer jeito.
Terminado o almoço, o folgado quis mais outra chance, que os policiais o deixassem fumar um cigarrinho...
Mas os policiais não aceitaram, e logo o algemaram e o conduziram para a delegacia.
Lá, na peia, informou às autoridades que queria voltar a sua terra natal, Pernambuco. Como não tinha condições para pagar a passagem, foi obrigado a usar este tipo de esperteza.
Três dias depois, Jean foi retirar a queixa para liberar o esperto, pois ele não tinha família em Mossoró, e não estava sendo alimentado.
O esperto foi-se embora sem que pagasse o seu erro. Apenas levou boas lapadas para limpar a alma da safadeza. 
Minhas simples histórias

Rádio Chapada do Araripe chega ao Cariri Cangaço


Desde ontem que aqueles que acessam o cariricangaco.com, estão percebendo o novo aplicativo que nossa página na internet está trazendo.

 Para nossa grande satisfação, se une à família Cariri Cangaço, a Rádia Chapada do Araripe; uma das mais exitosas iniciativas do mundo digital, em nosso nordeste.

A empreitada é resultado do talento, dedicação e amor à todas as artes, do estimado amigo
Dihelson Mendonça; a rádio digital Chapada do Araripe, com sua programação diferenciada, primando pela boa musica não só do Nordeste, do Brasil, mas de todos os lugares do mundo, veio trazer ainda mais qualidade ao blog que virou mania de todos aqueles que pesquisam as coisas do nordeste.

Dihelson Mendonça nos estúdios da Radio Chapada do Araripe

A você que já se acostumou a visitar o cariricangaco.com, agora também estará entrando em contato com o que de melhor temos em termos de música, noticia e entretenimento digital, através da Rádiio Chapada do Araripe. Seu Player se encontra em nossa barra lateral. Agora é só apreciar o tamanho do talento de nosso Ceará.




Produção Cariri Cangaço
http://cariricangaco.blogspot.com/2011/09/radio-chapada-do-araripe-chega-ao.html

Napoleão Tavares Neves e a Saga de Guaribas no Cariri Cangaço 2011


Napoleão Tavares Neves e Danielle Esmeraldo

Confirmado! O município de Porteiras, o mais novo anfitrião do Cariri Cangaço 2011, promove na manhã do dia 24 de setembro, a visita técnica inédita ao Sítio Guaribas, cenário de um dos mais famosos episódios do ciclo do cangaço em nosso Ceará. Ali, no ano de 1927 houve um dos mais renhidos e supreendentes combates; o cerco e a morte do coronel Chico Chicote das Guaribas.

Por mais de 30 horas Chico Chicote ao lado de sua esposa e alguns cabras, suportou o fogo de mais de 100 homens das polícias do Ceará, Paraiba e Pernambuco; entre esses Arlindo Rocha e Manoel Neto; que pensavam que brigavam com Lampião. 


Ao final 27 mortos e uma história para não se esquecer. Por isso, Porteiras sedia a manhã do dia 24, do Cariri Cangaço 2011, como visita ao Sítio Guaribas e Palestra com o rebomado memorialista Napoleão Tavares Neves.

A confirmação se deu em visita de cortesia do curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo e sua esposa, Danielle Esmeraldo, ao memorialista e historiador Napoleão Tavares Neves, em Barbalha na manhã desta segunda-feira. 


Na oportundidade a Secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, ressaltou a chegada de Porteiras e a palestra de Napoleão Tavares: "Ter Porteiras ao nosso lado é muito importante, por tudo que seus cenários representam, principalmente Guaribas e ter mais uma vez a presença marcante do Dr. Napoleão, que na verdade é o padrinho do Cariri Cangaço, é sempre uma grande honra".


CARIRI CANGAÇO - 2011

 
A Prefeitura de Juazeiro do Norte é um dos parceiros da III Edição do Cariri Cangaço, que este ano terá como tema: “da Insurreição a Sedição” e será realizado de 20 a 25 de setembro. O apoio do prefeito Dr. Santana foi confirmado durante reunião do idealizador e realizador do projeto Manoel Severo Gurgel Barbosa com assessores do gabinete Gabriel Santana e Renata Luciano. Também participaram do encontro a Secretária de Cultura de Crato, Danielle Esmeraldo e o jornalista Heldemar Garcia.

Gabriel disse que o prefeito Dr. Santana havia orientado no sentido de apoiar, mais uma vez, o Cariri Cangaço, “pela importância do resgate histórico de um evento que promove um novo debate e um olhar sobre homens e mulheres que no século passado exerceram papel papéis interpretados por historiadores e memorialistas com considerações que vão de heróis a bandidos”. Para Gabriel, “o Cariri Cangaço é uma referência de evento histórico e cultural em pleno Cariri Cearense”.


Manoel Severo, por sua vez, externou seu agradecimento ao prefeito juazeirense pelo apoio. “Dr. Santana, mais uma vez, mostra sua visão apoiando o maior evento do gênero em todo o Brasil e que reunirá 128 pesquisadores de 17 estados, ou seja, as maiores personalidades que estudam a temática do Nordeste”, reconheceu. Severo explicou também que na programação haverá um debate especial sobre a Sedição de Juazeiro. “Esse foi um grande momento vivido pela nossa ‘Meca Nordestina’ em que as figuras do Padre Cícero e de Floro Bartolomeu se consolidaram de uma vez por todas como grandes lideres desta parte aqui do Nordeste”, afirmou.

O Cariri Cangaço será aberto em Crato, no Teatro Municipal Salviano Arraes com conferencia da professora Salete Libório sobre Bárbara Pereira de Alencar e a Insurreição tendo na mesa de debate Carlos Rafael, José Flávio Teixeira, George Macário , Alessandra Bandeira e Alexandre Lucas.

Também, em Crato, no dia 22, haverá o lançamento da Minissérie e debate sobre a Sedição de Juazeiro, tendo como conferencista o roteirista e jornalista Jonasluís de Sousa, de Icapuí e na mesa de debates - Renato Casimiro, Daniel Abreu, Renato Dantas e Humberto Cabral. No dia 24, será a vez de O Cariri Cangaço ter palco em Juazeiro, mais especificamente no auditório da Fundação memorial Padre Cícero Romão Batista a partir de 19h00. Inácio Loiola Damasceno e José Humberto Dias serão os conferencistas dos temas “Lampião, as Volantes e o Mito” e “Dadá e Corisco”. Na mesa dos debates Aderbal Nogueira, Ângelo Osmiro, Renato Casimiro e Alcino Alves da Costa.

Serviço:
 
Seminário Cariri Cangaço 2011 – 3ª Edição
Tema: “Da Insurreição a Sedição”
Cidades participantes: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras.
Realização: Cariri do Brasil
Coordenação Geral e Curadoria: MANOEL SEVERO GURGEL BARBOSA manoelsevero@bol.com.br
Fonte: SECULT - Secretaria de Cultura -
Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

noticia/lista/04752.prefeitura,de,juazeiro,apoia,a,iii,edicao,do,cariri,cangaco/