Seguidores

quinta-feira, 9 de julho de 2020

REI DO CANGAÇO – SEU ANIVERSÁRIO E SUA HISTÓRIA



Hoje, se vivo fosse, Virgolino Ferreira da Silva, estaria completando 123 anos. Conforme sua certidão de nascimento, ele nasceu no dia 07 de julho de 1897, no Sítio Passagem das Pedras, em Vila Bela, atual Serra Talhada.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SINHÔ PEREIRA FOI ENTREVISTADO PELO SEU PARENTE LUIZ CONRADO DE LORENA E SÁ.

Por José Mendes Pereira
Sinhô Pereira

Um dos maiores e mais antigos cangaceiros do Nordeste do Brasil o Sinhô Pereira que em 1971, em uma visita à sua terra natal, Serra Talhada, no Estado de Pernambuco, concedeu uma entrevista ao seu parente Luiz Conrado de Lorena e Sá, e no momento falou sobre o seu passado. Na sequência, detalhou tudo sobre a sua vida após o abandono ao cangaço no ano de 1922. Também fez comentários sobre a sua amizade com os Ferreiras Lampião, Antônio e Livino. A sua história está envolvida em vinganças,  sofrimentos e além do mais, muito sangue derramado em sua terra natal.

Luiz Conrado de Lorena e Sá fez as perguntas que seguem a Sebastião Pereira da Silva o Sinhô Pereira, primeiro e úncio patrão de crime de Virgolino Ferreira da Silva o capitão Lampião.

Lorena - Qual seu dia de maior alegria?

Respondeu o Sinhô Pereira: 

- Chegar à Serra Talhada 50 anos depois e ser recebido por todos os parentes com carinho que me dispensaram. Foi na verdade motivo de muita alegria.

Luiz Conrado de Lorena e Sá 

Luiz Conrado de Lorena e Sá perguntou-lhe:

- Qual seu dia de maior tristeza?

E o Sinhô Pereira respondeu-lhe:

- Estando eu em Lagoa Grande, distrito de Presidente Olegário no Estado de Minas Gerais, recebi a noticia do falecimento de Luiz Padre (primo dele) em Anápolis, Goiás. Nem ao sepultamento compareci.

Luiz Padre

A gente sabe que o Sinhô Pereira e Luiz Padre eram primos legítimos, mas pareciam mais para dois irmãos do que para primos. Luiz Padre tinha um respeito pelo Sinhô Pereira, igualmente o Sinhô Pereira pelo o Luiz Padre.

Olhando para o tamanho do ex-cangaceiro Sinhô Pereira, quem não teria medo desta fera humana? Sou admirador do Sinhô Pereira e do Luiz Padre.

Se você quiser ler a entrevista completa que o Sinhô Pereira cedeu ao seu parente Luiz Conrado aqui está o link que deverá ser clicado para este fim.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HISTÓRIA



O município de Lagoa Grande surgiu da religiosidade do seu povo. Em um local chamado Bairro do Campo, os habitantes que por ali residiam, construíram um cruzeiro e um rancho de palhas, nas proximidades de uma lagoa habitada por graças, saracuras, paturis, peixes e outras belezas naturais. Rodeada de fazendas, deram nome à localidade.

Aos domingos, as pessoas reuniam-se ao redor da cruz para rezar as domingas, que consistia de uma capela, a qual foi edificada de pau a pique por volta do ano de 1942, e mais tarde foi substituída por uma igreja de alvenaria e coberta por telha, com a frente voltada para a lagoa. Esta construção durou aproximadamente 40 anos e no mesmo local, foi construída outra, com mais comodidades e utilizada até hoje para as celebrações católicas, sendo essa, voltada para a avenida pública principal, a Avenida Santos Dumont.

Com o passar do tempo, várias casas foram construídas para abrigar aqueles que chegavam e o município foi expandindo. A renda dos seus moradores baseava-se na criação de porcos, gado e na produção de leite em pequena escala, o qual era utilizado na fabricação de queijos artesanais. A agricultura era tipicamente familiar e os principais produtos cultivados eram o milho, arroz, feijão, mandioca e cana-de-açúcar caracterizando-se basicamente como agricultura de subsistência. A cana-de-açúcar era utilizada na fabricação de rapadura, utilizada na substituição ao açúcar, e todo este processo era realizado nos engenhos existentes nas próprias fazendas.

O lugarejo necessitava de uma escola, para seu maior crescimento e para o desenvolvimento intelectual das crianças da região e, assim, um grupo de voluntários se uniu e construiu uma escola com duas salas de assoalho e, logo após, foi levantada a base de uma nova escola. Mas os recursos da população foram insuficientes, e a escola ficou inacabada por um certo tempo.

O desenvolvimento do município nos primeiros anos foi lento. Foram aproximadamente 10 anos de estagnação. O fato que fez com que a localidade reagisse, foi a criação da escola pública em 1º de Março de 1944, denominada Padre Anchieta, pois a partir daí, muitos fazendeiros mudaram-se com suas famílias para oferecer estudos aos seus filhos, e em 1º Julho de 1949, a Escola Municipal foi transferida para o estado com o nome de “Escolas Combinadas Santa Terezinha", mas a sua instalação somente se consolidou no dia 02 de Fevereiro de 1952, com a cessão de um prédio construído pela Prefeitura Municipal de Presidente Olegário.

O Distrito de Lagoa Grande foi criado pela lei 6.769 de 13 de Maio de 1976, e solenemente instalado em 13 de Novembro de 1977. Assim, a localidade foi se expandindo e organizando, e vários serviços se instalaram para atender as necessidades da população como COPASA, CEMIG, CTBC e Polícia Militar, além de serviços básicos de saúde. Devido ao aumento populacional considerável do Distrito de Lagoa Grande, apresentando o desenvolvimento mais acentuado de todos aqueles que pertenciam a Presidente Olegário, conseguiu-se então a emancipação política e administrativa no dia 7 de abril de 1993, que trouxe melhorias consideráveis na vida da comunidade.

Com o aumento da população local, aliado à chegada de outros habitantes através, dos assentamentos agrários, vários serviços e oportunidades foram surgindo. Sua economia de comércio se expandiu e o nível de escolaridade continua elevando-se. Após a ligação asfáltica do município à MG 410 o desenvolvimento tornou-se significativo, as facilidades são cada vez evidentes e a história continua.

Fonte: Prefeitura Municipal de Lagoa Grande - MG


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CHICO MARANHÃO - O FAMOSO ( SINHÔ PEREIRA ) O HOMEM QUE COMANDOU O LAMPIÃO

Por Cultura de Lagoa Grande MG

Em meados da década de 1920, alguns ex-cangaceiros, entre eles um dos mais afamados e temíveis representantes do movimento, pisaram em solo patense. Era ele, nada mais e nada menos, do que o mentor de Virgulino Ferreira da Silva, o afamado e terrível Lampião. Trata-se de Sebastião Pereira da Silva (Sinhô Pereira), nascido em Vila Bela-PE (Serra Talhada) no dia 20 de janeiro de 1896. Entrou para o cangaço no intuito de vingar a morte de um irmão, com a aquiescência da família, em 1916, tornando-se um de seus maiores e cruéis expoentes. Um dia recebeu em seu grupo o jovem Lampião, a quem ensinou todos os segredos da decantada guerrilha social na Caatinga. Quando, em 1922, resolveu abandonar a vida de cangaceiro, antes de partir para Davinópolis-GO, deixou o comando nas mãos do pupilo.

Após rodar por várias regiões goianas ele acabou aportando em Patos sem ainda o “de Minas” com alguns de seus colegas. Por aqui, o afamado forasteiro adotou vários nomes e acabou tendo como protetor um dos chefes políticos mais poderosos da região, Cel. Farnese Dias Maciel. Por que ou qual o motivo suscitou a vinda de Sinhô Pereira e outros ex-cangaceiros daquelas lidas cizânicas da Caatinga? Qual o interesse tinha Farnese ao acolhê-los? Coincidência ou não, a época era de altíssima beligerância política entre as famílias Borges e Maciel, um ódio mútuo entre os dois representantes da elite patense que nos proporcionou cenas de extrema violência¹.

Muito provavelmente a pequena população patense da época sabia o porquê o Cel. Farnese adotara aqueles homens, mas não se sabe qual a reação dos simpatizantes do lado Maciel. Quanto ao lado Borges, inevitavelmente houve demasiado descontentamento. Em meio aos imbróglios políticos entre as duas famílias, houve uma tumultuada eleição em março de 1928. Foi instalada na Câmara Municipal uma das quatro seções eleitorais da Cidade. Deiró Eunápio Borges Júnior em seu livro “De Deiró a Deiró − Memórias de um Menino de Recados”, relata:

Então o presidente da seção única instalada, Diniz de Medeiros Diniz, cercado e apoiado por indivíduos mal-encarados, jagunços, quatro dos célebres maranhenses, inclusive o de nome Florentino Araújo, que no momento do tumulto sacou de uma arma e foi desarmado por um investigador, não se lembrando o autor se se encontrava no recinto o Francisco Araújo, Chico Maranhão, Chico Piauí, Sebastião Pereira ou Sinhô Pereira, que comandara Lampião e seu bando e por muito tempo “teve fama de ser o terror do Nordeste” e informa que, após andarem por seca-e-meca, vieram para Minas − para Patos − “sempre procurando paz” (Mirabile dictu!) sob a proteção do Cel. Farnese Dias Maciel (Rev. Manchete de 13/08/77).

Sinhô Pereira se adaptou muito bem aos ares patenses. Aproveitando a vastidão do sertão mineiro e as dificuldades de comunicação na região, que não só prejudicavam o desenvolvimento econômico, como facilitavam se manter escondido, Sinhô envia uma carta para Lampião, provavelmente nos idos das eleições citadas acima, chamando-o para vir a Minas Gerais. A carta animou Lampião, apesar de ele não ter respondido. E ele estava decidido a vir, quando afirmou a Manoel Félix, um de seus coiteiros²: Nós vamos roubar no estado de Minas Gerais. O negócio lá vai ser pesado. Quem quiser ir, vai. Quem não quiser, fica. Estou fechando minhas contas por aqui e cuidando de ajuntar cem homens. Felizmente, Lampião não veio.

Fato é que Sinhô Pereira e seus amigos estiveram, como jagunços, sob as ordens do Cel. Farnese Dias Maciel na guerra política entre as famílias. Só não se sabe o quantitativo de suas ações, o que eles produziram para o bem ou para o mal em prol de seu protetor e principalmente por quanto tempo ficaram por aqui. Certo é que um dia Sinhô Pereira cansou de ser cangaceiro na Caatinga. Certo é que um dia Sinhô Pereira cansou de ser jagunço em Patos, e resolveu dar um fim a essa vida desgranhenta, ancorando-se no anonimato no então Distrito de Lagoa Grande, na época pertencente ao Município de Presidente Olegário³. Quanto aos demais, não há informações confiáveis sobre quais e quantos eram na totalidade e ainda sobre o destino de cada um deles.

Na pequena vila, ninguém sabia quem era Sinhô Pereira, conhecido simplesmente como Francisco ou Chico Maranhão, dono de uma farmácia e capaz de dar um bom conselho a respeito de doenças. Ao seu lado, a neta e vários bisnetos. Na farmácia de Sinhô Pereira, também funcionou uma agência de correio. Em 21 de agosto de 1979, esquecido na pequena comunidade, findou-se a vida de Sebastião Pereira da Silva, o Sinhô Pereira, um dos mais atarantados representantes do Cangaço, mentor de Lampião, e que faz parte da História de Patos de Minas.

Raul Sausmikat, residente em Belo Horizonte e sobrinho-neto de Sinhô Pereira, comenta:

Sou descendente de cangaceiros que foram morar em Patos de Minas (devo dizer que não tenho orgulho desta condição). O Florentino tem um filho que trabalha aqui em Belo Horizonte na Radio Itatiaia (José Lino Souza Barros). Eu sou sobrinho neto do Sinhô Pereira, irmão do Quincas, que também morava em Lagoa Grande. O Quincas Maranhão era casado com minha avó Lica Maranhão, mãe de minha mãe, que morava até sua morte na Rua Juca Mandú, n.º 47. Sinhô Pereira está enterrado em Lagoa Grande.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CASO DE SERGIPE.


Por Antônio Corrêa Sobrinho

AMIGOS, "O CASO DE SERGIPE" já se encontra inserido no site www.antoniocorreasobrinho.com.
Trouxe, aqui, apenas a apresentação desta reunião de textos jornalísticos.


APRESENTAÇÃO

Sempre que passo pelas praças Fausto Cardoso e Olympio Campos, no centro histórico de Aracaju, capital do estado de Sergipe, minha terra de nascimento e vida, o que faço regularmente, pego-me, às vezes, admirando as estátuas destes dois valorosos homens públicos do passado sergipano. Admiração que, naturalmente, me conduz à lembrança do mais trágico e emblemático dos acontecimentos políticos vividos pelos sergipanos ao longo de sua história, que muito entristeceu, conturbou e atemorizou a população, de grande repercussão na imprensa nacional e intenso debate no mundo político, numa República que, embora proclamada, nos seus 18 anos ainda engatinhava nos seus propósitos de nação.

Faz 114 anos, no corrente 2020, exatamente no dia 10 de agosto de 1906, que a polícia sergipana, com seu alto comando, revoltada com o governo do conservador Dr. Guilherme de Campos, especialmente por conta de atrasos no pagamento de soldos, apoiada por considerável número de civis, alguns deles em armas, animada e confiante com a presença em Sergipe do líder oposicionista do Estado, o deputado Fausto de Aguiar Cardoso, em duas frente de ataque marchou em direção ao Palácio, para destituir os governantes dos seus respectivos cargos de presidente e vice- presidente do Estado, os doutores, o já citado Guilherme Campos e Pelino Francisco de Carvalho Nobre, respectivamente. Consta que, após breve tiroteio com a guarda palaciana, logo vencida, a corporação militar invadiu o palácio e depôs os referidos governantes; estes, desprotegidos, refugiaram-se na casa do capitão do Porto, Amintas Jorge.

Amintas, que acabou, neste conflito, atuando como mediador e moderador, de logo, telegrafou pra Fausto Cardoso chamando-o a vir garantir a vida dos governantes destituídos. Fausto que, durante a sublevação, se encontrava no interior do Estado, retorna às pressas a Aracaju, com alguns amigos, para atender ao chamado. Foi justamente aí, ao interferir no caso, que Fausto Cardoso, líder da oposição, fez-se também chefe do movimento sedicioso.

Em telegrama passado ao presidente da República, Rodrigues Alves, Fausto Cardoso, a respeito desse decisivo encontro na casa do capitão Amintas Jorge com os dirigentes depostos, relata o seguinte:

“Telegrama – Aracaju, 9 da manhã – Presidente da República – Rio – Cheguei Sergipe aconselhando paz. Tanto jornal oficial elogiou conduta, na noite, recebi comissão policial, chamando-me quartel dar ordens, recusei peremptoriamente, embarcando 5 horas da manhã interior, visita túmulos meus pais, filha, declarando sair evitar revolução. Antes povo interior pedia licença queimar tronco, algumas palmatórias, chicotes existentes todas localidades Minha resolução saí interior para tomar vapor dia 12 quando recebi telegrama comandante chamando-me capital garantir vidas adversários, chegando fui casa destes, onde estavam presidente Estado, senador Olympio Campos e amigos, conferenciei cordialmente; resignaram escrito entregando-me título resignação pedindo garantia vidas, mandei desarmar populares que cercavam casa e percorriam rua, falei multidão, que jurou respeitar adversários. Ficando todos garantidos jamais concorra movimento revolucionário, sendo presidente da República o mais justo dos cidadãos brasileiros. Recebida resignação convidei sucessores legais assumindo Governo Dr. Tavares, juiz Relação. Reina completa paz todo Estado. Saudações. – Fausto Cardoso.”

O estado de Sergipe, então, a partir desta data passa a ser governado pelo desembargador Dr. Serapião de Aguiar, eleito presidente do Estado pela Assembleia revolucionária.

Guilherme de Campos, por sua vez, encaminhou pedido de ajuda ao presidente da República: “Presidente da República – Como preceitua o art. 6º da Constituição, requisito intervenção do Estado para manter a ordem e minha autoridade desrespeitada pelo deputado Fausto Cardoso, que revoltou a polícia”.

O Presidente Rodrigues Alves termina enviando mensagem ao Congresso Nacional para apreciação do pedido de intervenção em Sergipe formulado pelo deposto Guilherme Campos, Parlamento que considerou as renúncias do presidente e do vice-presidente resultantes de um processo extorsivo, portanto, não válidas, e baixou resolução, autorizando o governo federal a intervir em Sergipe, para fazer retornar aos cargos os legalmente escolhidos Guilherme Campos e Pelino Nobre.

28 de agosto, era o décimo oitavo dia da tomada do poder pelos revolucionários.

O contratorpedeiro Gustavo Sampaio que, dias atrás, trouxera da Bahia a tropa do Exército comandada pelo general Firmino Lopes Rego, com a ordem expressa do presidente da República, Francisco Alves, de restaurar a legalidade em Sergipe, sinaliza, neste dia, com bandeira a presença a bordo dos depostos e renunciantes Guilherme Campos e Pelino Nobre.

Pela manhã, o general Firmino Rego procura o deputado Fausto Cardoso, na casa do parlamentar, na rua Pacatuba, próximo ao palácio do governo. Cientifica-o da sua intenção de cumprir a ordem presidencial. Fausto, por sua vez, procura dissuadir o general, alegando que as renúncias dos doutores Guilherme e Pelino são legítimas e a intervenção federal em Sergipe, no caso, fere a Constituição, é ilegal. O General, rispidamente, rebate-o dizendo que não viera para ouvir discursos, e sim, repor nos cargos Guilherme e Pelino; Dr. Fausto replica: “O governo que salta sobre o cadáver do presidente do Mato Grosso e recua ante o caso jurídico de Sergipe não deve ser obedecido, referindo-se ao problema ocorrido neste Estado do Centro Oeste, que guardava semelhança com o de Sergipe, no entanto a União não interviu.

Deu-se que, encerrada nada proveitosa conversa Firmino Rego deixa a residência de Fausto Cardoso, que logo é recebido por amigos que buscam acalmá-lo, mui afetado emocionalmente que estava, e fazerem-no desistir; esforço em vão; nem mesmo o seu maior amigo em Sergipe, o jurista Gumersindo Bessa, nada pode detê-lo.

Fausto Cardoso, a seguir, convida estes seus amigos a “morrer com ele”, e parte quase correndo para o palácio, seguido dos senhores: João Alfredo de Marsilac Mota, Alberto Rola, seu filho Humberto Cardoso, Marinho Pontes, João Rollemberg, Artur Fortes, Alfieri Silva, Artur Bezerra, Nilo Gonzaga, Adolfo Xavier, Seroa da Mota, Marcilio Duarte, João Mendes, Armando Barros, Serafim Aguiar, Ricardo Lopes, Demócrito Diniz, Antônio Ribeiro, Temístocles Leal Gomes e Nicolau Nascimento, o saverista.

Na porta do palácio, proclama: “O palácio é dos sergipanos. Suba quem quiser morrer comigo!” Alguns subiram com ele.

Conta-nos muito bem, os momentos finais da existência de Fausto Cardoso, o ex-senador Francisco Rollemberg, na sua lúcida e esclarecedora biografia – FAUSTO, que aqui reproduzo: “O general Firmino Rego, que a tudo assiste, determina, então, ao tenente Franco, seu ajudante-de-ordens, a evacuação do palácio. De imediato os soldados sobem as escadarias e o invadem com inaudita violência. João Alfredo de Marsilac Mota, atingido no braço, esgotava-se e só não faleceu ali por hemorragia porque o companheiro Seroa da Mota fizera-lhe um torniquete com a gravata. Fausto estava atingido no punho e sangrava.

A coice de armas e ponta de baionetas os fautistas eram empurrados escada abaixo. Agarrado pelo braço, pelo tenente Franco, Fausto descia as escadas do palácio em desvario, conclamando o povo à luta. No saguão, o homem do povo, o saverista Nicolau do Nascimento, cobrindo com raro heroísmo e invulgar dedicação o corpo de Fausto Cardoso, cai massacrado a tiros de fuzil e baioneta. Vendo o massacre de Nicolau, e não suportando o sacrifício do amigo, desesperado, ofende a tropa do Exército com violência, e, num gesto derradeiro, abre o seu colete, ergue o braço e exclama: “Miseráveis, exército de bandidos, covardes, atirem, matem um representante da Nação! Atirem, bandidos! Da linha de atiradores não se ouviu uma voz de comando, mas um tiro só prostra-o mortalmente ferido.

Agonizante, faz o mesmo trajeto que o levou ao palácio, desta feita, de volta, não mais correndo, mas nos braços dos amigos Euclides Santos, Artur Bezerra, Coronel Raimundo Ribeiro, João Rollemberg, Antônio Ribeiro, e seu filho Humberto Cardoso.
No caminho, já a esvair-se com hemorragia interna, sente turvar-lhe a vista e secar-lhe a língua. Pede água. Vacilam. Alguém lhe dá água e ele, ainda num último esforço, diz antes de bebê-la: ‘Bebo a alma de Sergipe...’

Chega ao fim da caminhada. Os médicos Theodoreto Nascimento, Moacir Rabelo Leite e Daniel Campos prestam-lhe os últimos socorros. Resta-lhe o sentir da morte que se avizinha. Sente, sofrendo, o abdômen a distender-se, acumulando seu sangue heroico; sente dor, pede que o aliviem. Sua voz começa a apagar-se, a vista escurece, empalidece, esfria, agoniza. Morre.”

Morreu assim o talentoso tribuno de Lei e Arbítrio, o filósofo da Taxinomia Social, o poeta de “Taças”, o “Sonhador”, o grande jornalista e advogado, o respeitado jurista, o idealista, o famoso político brasileiro, Fausto de Aguiar Cardoso, que voltara ao seu Sergipe para revolucionar, sim, libertar seu pobre povo do olimpismo oligárquico e tirano, todavia, pelas urnas e não pelas armas.

Fausto Cardoso veio a Sergipe, fundar um partido de oposição ao governo, agradecer os que o elegeram de novo deputado federal, e visitar o túmulo dos pais na sua natal Divina Pastora. Mas que terminou se confrontando com uma realidade que o enredou, traiu e o matou. A luta contra a opressão e a favor dos direitos e as liberdades individuais ganhou um mártir.

E quando tudo parecia caminhar para a mais absoluta normalidade, com o Sergipe de volta à legalidade, com os revoltosos anistiados e com a morte de Fausto Cardoso sem sequer se saber da autoria do crime, eis que, no meio da tarde do dia 9 de novembro do ainda 1906, no antigo largo do Paço, a então e ainda hoje praça 15 de Novembro, na capital federal, Rio de Janeiro, é barbaramente assassinado a tiros e facadas, o senador monsenhor Olympio de Souza Campos, o chefe máximo da situação em Sergipe, o jornalista, professor, o ex-vereador, ex-deputado federal e ex-presidente do Estado, irmão do presidente Guilherme de Campos.

O crime foi praticado pelos dois filhos de Fausto Cardoso, Armando e Humberto Cardoso, os quais, ao serem presos, confessaram a autoria do assassinato, e disseram que vingaram a morte do pai. Os dois estavam, no momento do crime, com o amigo Delio Guaraná, que também foi processado criminalmente.

Embora eu já tenha lido textos sobre este assunto, sempre desejei conhecer a sua narrativa jornalística, saber em detalhes, da Revolta de Fausto Cardoso, da sua trágica morte, do assassinato do monsenhor Olympio Campos e do julgamento dos filhos de Fausto Cardoso.

Vontade que satisfiz ao mergulhar, nestes dias de isolamento por conta da pandemia, nas páginas da época, do Jornal do Brasil (RJ), O Paiz (RJ), Diário de Pernambuco (PE), Pacotilha (MA), Correio de Aracaju (SE), Revista Moderna (PE), A Província (PE), Commercio de Joinville (SC), Os Anais (RJ), Pharol (MG), Correio da Manhã (RJ), Cruzeiro do Sul (AC), Evolucionista (AL), O Estado de Sergipe, O Malho (RJ), A República (PR), Jornal do Commercio (AM), Gazeta de Joinville (SC), O Século (RJ), Gazeta de Notícias (RJ) e Correio de Notícias (RJ). Li notícias, informes, notas, opiniões, discursos, comentários, análises, informações, pormenores, curiosidades, enfim, o que disseram os jornais e revistas, os grandes tradutores dos fatos e acontecimentos dos tempos anteriores ao rádio e à televisão.

E, diante de tanta história produzida num espaço de tempo tão curto, que foi a Revolução de Fausto Cardoso e suas consequências; diante de tantas boas narrativas; diante de tantas lições, ao mesmo tempo, saber o quão esquecido é este nosso passado, senti-me na obrigação de trazer das velhas gazetas, à contemporaneidade, à internet, estes valiosos textos.

Assim procedi, digitalizando-os e reunindo-os neste que eu chamo

O CASO DE SERGIPE.

Dizer que providenciei índice remissivo no final e juntei algumas imagens ilustrativas.

É conteúdo que pertence a todos nós.

Finalizo, agradecendo à Biblioteca Nacional, pela disponibilização da sua hemeroteca digital, e ao meu filho Thiago Corrêa, pela diagramação e capa do livro.

Aracaju, 29 de junho de 1959, data do meu 61º aniversário natalício.

Antônio Corrêa Sobrinho


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AUTOBIOGRAFIA DE CLERISVALDO B. CHAGAS - ROMANCISTA – CRONISTA – HISTORIADOR - POETA


Clerisvaldo Braga das Chagas nasceu no dia 2 de dezembro de 1946, à Rua Benedito Melo ( Rua Nova) s/n, em Santana do Ipanema, Alagoas. Logo cedo se mudou para a Rua do Sebo (depois Cleto Campelo) e atual Antonio Tavares, nº 238, onde passou toda a sua vida de solteiro. Filho do comerciante Manoel Celestino das Chagas e da professora Helena Braga das Chagas, foi o segundo de uma plêiade de mais nove irmãos (eram cinco homens e cinco mulheres). Clerisvaldo fez o Fundamental menor (antigo Primário), no Grupo Escolar Padre Francisco Correia e, o Fundamental maior (antigo Ginasial), no Ginásio Santana, encerrando essa fase em 1966.Prosseguindo seus estudos, Chagas mudou-se para Maceió onde estudou o Curso Médio, então, Científico, no Colégio Guido de Fontgalland, terminando os dois últimos anos no Colégio Moreira e Silva, ambos no Farol Concluído o Curso Médio, Clerisvaldo retornou a Santana do Ipanema e foi tentar a vida na capital paulista. Retornou novamente a sua terra onde foi pesquisador do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Casou em 30 de março de 1974 com a professora Irene Ferreira da Costa, tendo nascido dessa união, duas filhas: Clerine e Clerise. Chagas iniciou o curso de Geografia na Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca e concluiu sua Licenciatura Plena na AESA - Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde, em Pernambuco (1991). Fez Especialização em Geo-História pelo CESMAC – Centro de Estudos Superiores de Maceió (2003). Nesse período de estudos, além do IBGE, lecionou Ciências e Geografia no Ginásio Santana, Colégio Santo Tomaz de Aquino e Colégio Instituto Sagrada Família. Aprovado em 1º lugar em concurso público, deixou o IBGE e passou a lecionar no, então, Colégio Estadual Deraldo Campos (atual Escola Estadual Prof. Mileno Ferreira da Silva). Clerisvaldo ainda voltou a ser aprovado também em mais dois concursos públicos em 1º e 2º lugares. Lecionou em várias escolas tendo a Geografia como base. Também ensinou História, Sociologia, Filosofia, Biologia, Arte e Ciências. Contribuiu com o seu saber em vários outros estabelecimentos de ensino, além dos mencionados acima como as escolas: Ormindo Barros, Lions, Aloísio Ernande Brandão, Helena Braga das Chagas, São Cristóvão e Ismael Fernandes de Oliveira. Na cidade de Ouro Branco lecionou na Escola Rui Palmeira — onde foi vice-diretor e membro fundador — e ainda na cidade de Olho d’Água das Flores, no Colégio Mestre e Rei.

Sua vida social tem sido intensa e fecunda. Foi membro fundador do 4º  teatro de Santana (Teatro de Amadores Augusto Almeida); membro fundador de escolas em Santana, Carneiros, Dois Riachos e Ouro Branco. Foi cronista da Rádio Correio do Sertão (Crônica do Meio-Dia); Venerável por duas vezes da Loja Maçônica Amor à Verdade; 1º presidente regional do SINTEAL (antiga APAL), núcleo da região de Santana; membro fundador da ACALA - Academia Arapiraquense de Letras e Artes; criador do programa na Rádio Cidade: Santana, Terra da Gente; redator do diário Jornal do Sertão (encarte do Jornal de Alagoas); 1º diretor eleito da Escola Estadual Prof. Mileno Ferreira da Silva; membro fundador da Academia Interiorana de Letras de Alagoas – ACILAL.

Em sua trajetória, Clerisvaldo Braga das Chagas, adotou o nome artístico Clerisvaldo B. Chagas, em homenagem ao escritor de Palmeira dos Índios, Alagoas, Luís B. Torres, o primeiro escritor a reconhecer o seu trabalho. Pela ordem, são obras do autor que se caracteriza como romancista: Ribeira do Panema (romance - 1977); Geografia de Santana do Ipanema (didático – 1978); Carnaval do Lobisomem (conto – 1979); Defunto Perfumado (romance – 1982); O Coice do Bode (humor maçônico – 1983); Floro Novais, Herói ou Bandido? (documentário romanceado – 1985); A Igrejinha das Tocaias (episódio histórico em versos – 1992); Sertão Brabo CD (10 poemas engraçados).

Até setembro de 2009, o autor tentava publicar as seguintes obras inéditas: Ipanema, um Rio Macho (paradidático); Deuses de Mandacaru (romance); Fazenda Lajeado (romance); O Boi, a Bota e a Batina, História Completa de Santana do Ipanema (história); Colibris do Camoxinga - poesia selvagem (poesia).

Atualmente o escritor romancista Clerisvaldo B. Chagas também escreve crônicas diariamente para o seu Blog no portal sertanejo Santana Oxente, onde estão detalhes biográficos e apresentações do seu trabalho.



 Se quiser adquirir estes livros entre em contato com Francisco Pereira Lima o professor Pereira, que reside em Cajazeiras no Estado da Paraíba através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO E EU - PAULO GASTÃO

Por Aderbal Nogueira - Cangaço

Cangaço e eu - Paulo Gastão 

Paulo Gastão foi meu amigo e meu maior companheiro de pesquisas. Juntos viajamos tantos quilômetros que dá até medo de falar, por estradas esburacadas, areias e carrascais. Nesse vídeo Paulo fala à jornalista Louise Farias um pouco de sua vida e da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço. Gravamos esse vídeo em 2010. Link desse vídeo: https://youtu.be/gyuMIjpnSaM

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

O ATAQUE DE SINHÔ PEREIRA AS FAZENDAS PIRANHAS E UMBURANAS DOS CARVALHOS.


 Por Luiz Ferraz Filho

Clássica foto de Sinhô Pereira e Luis Padre

Geograficamente falando, no inicio do século XX não havia possibilidade nenhuma de frequentar a léndaria Vila de São Francisco (antigo distrito de Villa Bella - Serra Talhada-PE), sem passar nas terras das familias Pereira ou Carvalho. E foi exatamente nesse epicentro das antigas questões que estive visitando. A vila era na época um arruado de comércio pujante. Muitas habitantes frequentavam o povoado que crescia rapidamente as margens do Rio Pajeú. 

Qualquer sertanejo da Vila de São Francisco que desejasse visitar a cidade de Serra Talhada pela estrada velha, teria que passar nas fazendas Barra do Exu, Caldeirão, Escadinha, Varzea do Ú, Piranhas, Três Irmãos, Surubim e Umburanas, todas redutos de familiares dos "Alves de Carvalho". Esse grande número de habitantes fez prosperar essas localidades e conseguentemente da famosa vila, fundada na metade do século XIX por Francisco Pereira da Silva, patriarca dos "Pereiras".

Região rica, tal como todo o solo encontrado nas fazendas do oeste serratalhadense, a Fazenda Umburanas surgiu atraves de um dote recebido pelo fazendeiro Manoel Alves de Carvalho (filho de Jacinta Maria de Carvalho e João Barbosa de Barros - o Janjão da Quixabeira) pelo casamento com a prima Joana Alves de Carvalho, herdeira desta parte de terra que pertencia ao seu pai, o coronel José Alves da Fonseca Barros, que morava do outro lado do Rio Pajeú na Fazenda Barra do Exu. 

Marca de bala na Umburanas...

Deste quartel-general dos "Carvalhos das Umburanas", nasceram os celebres irmãos Jacinto Alves de Carvalho (Sindário), Enoque Alves de Carvalho, José Alves de Carvalho (Zé da Umburana) e Antônio Alves de Carvalho (Antônio da Umburana), e posteriomente os outros irmãos Isabel (Yaya), João de Cecilia (falecido jovem), Aderson Carvalho, Enedina e Adalgisa (Dadá). Foi lá, nesta fazenda, que esses celebres irmãos enfrentaram a questão com os primos Sinhô Pereira e Luis Padre.

Aparentados do major João Alves Nogueira, da Fazenda Serra Vermelha, e de Antônio Clementino de Carvalho (Antônio Quelé), que na época já enfretavam questão com Manoel Pereira da Silva Filho (Né Pereira), era somente questão de tempo e de proposito para que os irmãos Carvalhos (vizinhos da vila São Francisco, onde morava os Pereiras) aderissem a essa questão familiar. E o estopim foi justamente o assassinato de Né Pereira, em outubro de 1916, na Fazenda Serrinha, cerca de 6km da Fazenda Umburanas, dos Carvalhos.

Né Pereira, assassinado em outubro de 1916 pelo jagunço Zé Grande, que levou e entregou o chapéu e o punhal para os familiares dos Carvalhos.

O crime foi cometido pelo ex-presidiario Zé Grande (natural de Palmeira dos Indios-AL), que segundo os Pereiras, era ex-jagunço dos Carvalhos e havia fugido da cadeia para em sigilo incorpora-se ao bando de Né Pereira com a intenção de assassina-lo traiçoeiramente. Após matar Né Pereira quando ele tirava um conchilo, Zé Grande levou o chápeu e o punhal do morto para entregar aos Carvalhos, na Fazenda Umburanas, como prova do crime cometido. Revoltado, Sebastião Pereira e Silva (Sinhô Pereira - irmão de Né Pereira) entra na vida do cangaço ao lado do primo Luis Padre, que teve o pai assassinado em 1907, na Fazenda Poço da Cerca, cerca de 6km para as Umburanas.

Casa velha da Fazenda Umburanas, antiga propriedade de 
Manoel Alves de Carvalho e filhos. 
Francisco Batista da Silva (Chico Julio), 67 anos, morador antigo das fazendas Umburanas e Piranhas relembrando alguns episodio e mostrando as casas 
que foram incendiadas.

Localizada no epicentro da questão "Carvalho" e "Pereira", o comercio da Vila de São Francisco regredia devido a infestação de bandos armados. Em julho de 1917, Sinhô Pereira e Luis Padre, juntamente com mais 23 jagunços, resolveram fazer sua maior vingança com os "Carvalhos", cercando e atacando as Fazendas Piranhas e Umburanas. 

Os proprietarios Lucas Alves de Barros (da Fazenda Piranhas), Antônio Alves de Carvalho (da Fazenda Umburanas) e Jacinto Alves de Carvalho (da Fazenda Varzea do Ú) resistiram ao ataque, juntamente com os Pedros - jagunços e moradores da familia - em um combate épico que durou duas horas. O cabra Manuel Paixão, do bando de Sinhô Pereira, morreu ferido na calçada quando tentava entrar na casa velha da fazenda. "Tomamos a casa do Lucas, que fugiu para a casa de Agnelo (Alves de Barros - irmão de Lucas das Piranhas), bem perto. Depois chegaram mais jagunços, amigos dele. O combate durou quase duas horas. Manuel Paixão e outros três ficaram feridos. Um foi preciso a gente carregar. Era Antônio Grande. Por isso, tivemos que nos retirar. Dizem que morreu um deles e dois ou três ficaram feridos", revelou Sinhô Pereira, em entrevista nos anos 70.

Sindário Carvalho, que juntamente com os irmãos Zé e Antônio das Umburanas, resistiu ao ataque de Sinhô Pereira e Luis Padre as fazendas Piranhas e Umburanas
Casa velha da Fazenda Piranhas, propriedade de Lucas Alves de Barros e filhos.
Escombros da casa de Antonio Alves de Carvalho (Antonio da Umburanas), morto em um duelo com Sinho Pereira. 

Furioso, Sinhô Pereira pôs fogo nos roçados e nas cercas das fazendas, como também, queimou 13 ou 14 casas de moradores e agricultores que trabalham na terras dos Carvalhos, situadas bem próximas uma das outras. Depois, Sinhô Pereira, ainda matou algumas criações, cortando o couro para não ser aproveitado, e "arrombou" os pequenos açudes para os peixes morreram sem água. "A casa grande das Umburanas foi incendiada, como (também) as (casas) das Piranhas, e a minha casa nesta fazenda. Atualmente ali não reside ninguém", falou o fazendeiro João Lucas de Barros (filho de Lucas das Piranhas), em entrevista nos anos 70. 

Após esse ataque de Sinhô Pereira os Carvalhos abandonaram suas moradas e vieram residir em Serra Talhada (PE), onde devido a influência com a política da época, se aliaram aos militares e iniciaram uma tenaz perseguição ao bando de Sinhô Pereira e Luis Padre. Iniciava assim a fase mais obscura de uma guerra de vindictas familiares que culminaram na morte de Antônio das Umburanas e a ida de Sinhô e Luis Padre para o sudeste brasileiro. "A impunidade em Vila Bela (Serra Talhada) teve o auge em minha juventude", lamentou Sinhô Pereira, em entrevista meio século depois dos acontecimentos. 

Luiz Ferraz Filho, pesquisador - Serra Talhada,PE
(FONTE): (FERRAZ, Luis Wilson de Sá - Vila Bela, os Pereiras e outras historias) - (LORENA, Luiz - Serra Talhada: 250 anos de historia) - (MACEDO, Nertan - Sinhô Pereira, o comandante de Lampião) -  (AMORIM, Oswaldo - Entrevista de Sinhô Pereira ao Jornal do Brasil em fev.1969) - (FEITOSA, Helvécio Neves - Pajeú em Chamas: O Cangaço e os Pereiras)



http://blogodmendesemendes.blogspot.com

RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 006/2020, DE 20.06.2020 INSTALA, NO DIA 09.07.2020, OFICIALMENTE O SITE DA ASCRIM ACADEM NA INTERNET E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS PERTINENTES.



SITE ASCRIM ACADEM, EM CARÁTERINAUGURAL “EDIÇÃO COMEMORATIVA EM HOMENAGEM PÓSTUMA AO 80º ANIVERSÁRIO DO DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS(IN MEMORIAM)”

REENVIADO A PEDIDOS

*TEMA SUGERIDO: “A LITERATURA, REBENDITA PELOS HOMENS DE BOA VONTADE, PODEM REVELAR OS CAMINHOS DE PAZ NA HUMANIDADE, SEM VISAR A ECONOMIA EM DETRIMENTO DA VIDA, NOS TEMPOS ADVENTÍCIOS DO PANDÊMICO COVID19”

* OS INTELECTUAIS QUE OUSAREM ESCREVER SOBRE O “TEMA SUGERIDO”, OU QUIZEREM OPTAR POR OUTRO TEMA DE REFLEXÃO LIVRE, A SERVIÇO DA CONSCIENTIZAÇÃO E DO FORTALECIMENTO DE UNIÃO ENTRE OS HOMENS. AS MATÉRIAS PODEM SER ENVIADAS PARA PUBLICAÇÃO NA PÁGINA INTRODUTÓRIO INTELECTUAL, NO SITE DA ASCRIM ACADEM(CONTATE-NOS – FALE COM A ASCRIM/ACADEM: EMAIL asescritm@hotmail.com  CELULAR:84-99150-8664.

I - Na qualidade de Presidente da ASCRIM e da ACADEM, conforme me faculta a alínea “a”, do § único do Art. 36, Albergado no Art. 35: item 1, inciso I, item 2 inciso II, item 1 da alínea “d” do inciso III, combinados com o parágrafo único, todos do Estatuto da ASCRIM:

1. CONSIDERANDO que, O SITE DA ASCRIM FOI CRIADO E PUBLICADO, PROVISORIAMENTE, EM 07.09.2014.

2. CONSIDERANDO que, EM 22.08.2015, POR RAZÕES TÉCNICAS SUSPENDEMOS A EDITORAÇÃO MENSAL, E ALGUNS MESES DEPOIS, POR FALTA DE CONDIÇÕES, AINDA EM FASE EXPERIMENTAL, O SITE DA ASCRIM FOI SUSPENSO EM 22.07.2018.

3. CONSIDERANDO que, ATUALMENTE TRANSFORMAMOS O PROJETO DO SITE DA ASCRIM, SIMBIOTICAMENTE, COMO INSTITUCIONAL DA ASCRIM ACADEM.

4. CONSIDERANDO que, ADQUIRIMOS, ESTE ANO, O DOMÍNIO DO NOSSO SITE, ATUALMENTE DENOMINADO academiadosescritoresmossoroensesacademascrim.com
PORTANTO, PERTENCENTE A "ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM" E A "ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ACADEM".

5. CONSIDERANDO que, O SITE DISPOSTO NO INCISO I. ITENS 4 E 5 , DESTA RESOLUÇÃO, OBJETIVANDO INTERAGIR COM AS ACADEMIAS,  INSTITUIÇÕES CULTURAIS CONGÊNERES, ENTIDADES GOVERNAMENTAIS PÚBLICAS, PRIVADAS E ORGANIZACOES NÃO GOVERNAMENTAIS, BEM ASSIM COM AS PESSOAS INTERESSADAS, EM DEFENDER A LITERATURA, EM TODOS OS NÍVEIS E ÁREAS DO CONHECIMENTO HUMANO E CIENTÍFICO, É UM INSTRUMENTO INTELECTUAL DE VANGUARDA, COM EXCLUSIVIDADE, TAMBÉM PARA HOMENAGEAR AOS MOSSOROENSES QUE DEFENDERAM, DEFENDEM E DEFENDERÃO NOSSA TERRA MOSSORÓ, PRINCIPALMENTE O PATRIMONIO CULTURAL, ESPECIALMENTE A LITERATURA MOSSOROENSE(OBJETIVOS SOCIAIS DA ASCRIM E DA ACADEM),

R E S O L V O

II) INSTITUCIONALIZAR, NESTE ATO E, ATIVAR PUBLICAMENTE O SITE ASCRIM ACADEM, DE ORDEM INAUGURAL “EDIÇÃO COMEMORATIVA EM HOMENAGEM PÓSTUMA AO 80º ANIVERSÁRIO DO PATRONO DA ASCRIM, DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS(IN MEMORIAM)” MANTENDO-O EM CARÁTER PERMANENTE NA INTERNET, RESERVADAS AS CONDIÇÕESDE DE PROPORÇÃO,  PARA O CUMPRIMENTO DE TODOS OS CONSIDERANDOS DESTA RESOLUÇÃO, CONSOANTE O INCISO I, ITENS 1.2.”a” “b” E “c”, COMBINADO COM O INCISO II E III, TODOS DA RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 005/2020, de 20.06.2020, ADMITINDO:

a) DIVULGAR, NO SITE DA ASCRIM ACADEM, NOTÍCIAS VERSANTES DOS ATOS E ATIVIDADES OFICIAIS DA ASCRIM E ACADEM, BEM ASSIM, INTERACADEMICAMENTE, DAS ACADEMIAS, DAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS CONGÊNERES, ENTIDADES GOVERNAMENTAIS PÚBLICAS, PRIVADAS E ORGANIZACOES NÃO GOVERNAMENTAIS, INCLUSIVE OS ACADEMICOS DESSAS E/OU AS PESSOAS INTERESSADAS, EM DEFENDER, PRINCIPALMENTE, A LITERATURA VERNACULAR,

b) DIVULGAR, NO SITE DA ASCRIM ACADEM EDIÇÃO ESPECIAL – BIMESTRE JUL/AGOSTO 2020, OS PRINCIPAIS ATOS E EVENTOS DA ASCRIM E DA ACADEM, INCLUIDOS NO “CALENDÁRIO ANUAL DE CULTURA TRADICIONAL ASCRIM/ACADEM-CACTA”(PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE), entre outros:

1. CONVOCAÇÃO PARA ASCRIM 1ª ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL-AGEV Nº 001/2020, PREVISTA PARA 09.07.2020.

2. LANÇAMENTO DO 1º OPÚSCULO VIRTUAL DA ASCRIM "O INTELECTO CONVERSACIONAL DO VICE-PRESIDENTE DA ASCRIM, DR. MILTON (IN MEMORIAM), COM O PRESIDENTE, SILVA NETO.

3. LANÇAMENTO DO 2º OPÚSCULO VIRTUAL DA ASCRIM “CRONÓLOGO DAS HONRARIAS LAUREADAS PELA ASCRIM A DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS”. DATA DO EVENTO: 29.09.2020.

4. ATO PRESIDENCIAL ASCRIM Nº 001/2020, QUE CRIA A “COMISSÃO ASCRIM DE APOIO AOS NECESSITADOS ATINGIDOS POR PANDEMIA ENQUANTO ELA PERDURE-CANAPE”. OS INTERESSADOS PODEM SE CANDIDATAR.

5. RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 004/2020, DE 31.05.2020, QUE AGUARDA CONFIRMAÇÃO DOS FAMILIARES DO HOMENAGEADO, PARA RECEBER O TÍTULO "ASCRIM "LEGADO CENTENARIO DE IMORTAL". E UM DIPLOMA ESPECIAL AO PARENTE VIVO MAIS PRÓXIMO, COM O JUS DO MÉRITO DESIGNADO de "GUARDIÃO DO DIPLOMA LEGADO CENTENARIO DE IMORTAL".

6. RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 007/2020, INSTITUIÇÃO DO “LEGADO DE HERÓI, IMORTALIZADO PELO COMBATE AO COVID19 NO BRASIL””, COM ATRIBUIÇÃO DE DIPLOMA,

7. RESOLUÇÃO QUE TRATA DA PUBLICAÇÃO DO RELATÓRIO DEFINIÇÃO CONCLUSIVA DO MARCO ZERO DE MOSSORÓ, REF. 2ª ETAPA DO “I FORUM PERMANENTE HISTORIOGRAFIA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ-I FOPHPM”.

8. RESOLUÇÃO QUE DEFINE O FORMATO E O NÚMERO DE CADEIRAS VACANTES RESTANTES PARA A ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSORONSES-ACADEM.

9. RESOLUÇÃO QUE REDEFINE O FUNCIONAMENTO DO ABLEM-ASCRIM LIVRO ABERTO AO ESCRITOR MOSSOROENSE, INCLUINDO A ANASCRIM E A COLEASCRIM.

10. RESOLUÇÃO QUE ESTIPULA REGRAS DE JUBILAMENTO DOS ACADEMICOS DA ASCRIM QUE AINDA NÃO ADERIRAM A “CARTA DE AJUSTE DE PENDÊNCIAS NA ASCRIM-CAPA”, DE 20.09.2019. 

11. RESOLUÇÃO QUE ESTIPULA NÚMERO DE VAGAS (KIT INSCRICIONÁRIO) PARA OS POTENCIAIS CANDIDATOS A ACADEMICOS DA ASCRIM.

III - DETERMINAR QUE, AS COLABORAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES(tipo sugestões, envio de fotos, artigos, esclarecimentos de dúvidas, reclamações, elogios, etc.) RELACIONADAS OU NÃO COM OS ASSUNTOS COLIMADOS NA PRESENTE RESOLUÇÃO, DEVEM SER ENCAMINHADAS PARA O CONTATO - FALE COM A ASCRIM, VIA EMAIL asescritm@hotmail.com , OBSERVADO QUE:

TODAS AS COLABORAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES, DEVERÃO SER SUBSCRITAS E DE ÚNICA RESPONSABILIDADE DOS SUBSCRITORES, QUE DEVERÃO ESTAR CADASTRADO NO SITE DA ASCRIM ACADEM.

AS COLABORAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PODERÃO SER VETADAS, CASO INFRINJAM A ÉTICA, PRINCÍPIOS E VALORES DE UMA SOCIEDADE, ASSEGURADO O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA.

3. A CEPLEA RECEBE E SUBMETE AS COLABORAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES, 15 DIAS ANTES E 15 DEPOIS DA PUBLICAÇÃO DO MÊS DE EDIÇÃO QUE VIGER O SITE DA ASCRIM ACADEM.

TERMOS EM QUE SE EXPEDE E CUMPRA-SE, REVOGANDO-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

MOSSORÓ(RN), 21 DE JUNHO DE 2020,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM E DA ACADEM

Enviado pela ASCRIM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com