Seguidores

quarta-feira, 27 de julho de 2016

SÍNTESE DA ATA ASCRIM “QUINTANAS LITERÁRIAS”


ENCONTRO PARA ORGANIZAÇÃO FORUM PERMANENTE DA HISTORIOGRAFIA DA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ - COFOPHPM.
DATA: 14.07.2016
HORA: 10:00
LOCAL: SALA DAS ENTIDADES CULTURAIS NA BIBLIOTECA M. NEY PONTES DUARTE.

COMPARECIMENTO:
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO
JOSÉ ROMERO CARDOSO DE ARAÚJO

JUSTIFICARAM AUSENCIA:
ELDER HERONILDES DA SILVA
MILTON MARQUES MEDEIROS
BENEDITO VASCONCELOS MENDES
WILSON BEZERRA MOURA
CONSTATAÇÕES:
O ENFQUE DO MARCO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DO POVO DE MOSSORÓ DEVE SER ANALISADO À LUZ DE TRÊS MOMENTOS:
1.1) PRIMEIRO MOMENTO – CARMELITAS
1.2) SEGUNDO MOMENTO – FAZENDA DE ANTONIO DE SOUZA MACHADO
1.3) MOSSORÓ NA PERCEPÇÃO DE HENRY KOSTER
COMISSÃO DO COFOPHPM:
WILSON BEZERRA DE MOURA (COORDENADOR)
TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO
BENEDITO VASCONCELOS MENDES
ELDER HERONILDES DA SILVA
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
GERALDO MAIA DO NASCIMENTO
JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO
LEMUEL RODRIGUES DA SILVA
MILTON MARQUES MEDEIROS
RICARDO LOPES
JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO

TEMA DO PRIMEIRO EVENTO: “O GEODÉSICO DO RIO DO CARMO”
EXPOSITOR: DAVID LEITE DUARTE
DEBATEDORES: GERALDO MAIA DO NASCIMENTO
BENEDITO VASCONCELOS.
EIXOS TEMÁTICOS PARA DEATES:
VISÃO HISTÓRICA
VISÃO ANTROPOLÓGICA
VISÃO SOCIOLÓGICA
VISÃO LITERÁRIA
VISÃO CONTEMPORÂNEA, EM MOSSORÓ.

DATA: ? 25 DE AGOSTO

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ATA DA REUNIÃO FEITA NO DIA 14.07.2016, PARA ORGANIZAÇÃO DO FORUM PERMANENTE DA HISTORIOGRAFIA DA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ-FOPHPM E COMISSÃO DO FORUM PERMANENTE DA HISTORIOGRAFIA DA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ-COF


ASCRIM/PRESIDENCIA OF. Nº 155/2016 -ATA DO ENCONTRO PARA ORGANIZAR "QUINTANAS LITERÁRIAS E FORUM
MOSSORÓ (RN), 23 DE JULHO DE 2016-

PREZADO PRESIDENTE DO CONS. FISCAL, PROF. WILSON BEZERRA MOURA,

EMBORA, FORA DO PRAZO, SEGUE, ANEXO, EM ARQUIVO E CÓPIA ABAIXO, DA ATA DA REUNIÃO FEITA NO DIA 14.07.2016, PARA ORGANIZAÇÃO DO FORUM PERMANENTE DA HISTORIOGRAFIA DA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ-FOPHPM E COMISSÃO DO FORUM PERMANENTE DA HISTORIOGRAFIA DA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ-COFOPHPM.

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,
SILVA NETO -  PRESIDENTE DA ASCRIM 

ATA DA REUNIÃO FEITA NO DIA 14.07.2016, PARA ORGANIZAÇÃO DO FORUM PERMANENTE DA HISTORIOGRAFIA DA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ-FOPHPM E COMISSÃO DO FORUM PERMANENTE DA HISTORIOGRAFIA DA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ-COFOPHPM.

EM 14.07.2016–CONFORME ANUNCIADO, NOS EXPEDIENTES ASCRIM/PRESIDÊNCIA OFICIOS Nºs 027/2016, 122/2016 E 147/2016, O PRIMEIRO ENCONTRO PARA ORGANIZAÇÃO DO FORUM PERMANENTE PARA DEBATER SOBRE OS PRIMEIROS POVOADORES DE MOSSORÓ, DENTRO DO PROJETO “QUINTANAS LITERÁRIAS”, ACONTECEU ÀS 10HS NA SALA DAS ENTIDADES CULTURAIS DE MOSSORÓ (BIBLIOTECA M. NEY PONTES DUARTE).
  
FORAM CONVIDADOS PELO PRESIDENTE DA ASCRIM FCO. JOSÉ DA SILVA NETO, OS SENHORES: BENEDITO VASCONCELOS MENDES, ELDER HERONILDES DA SILVA, GERALDO MAIA, JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO, LEMUEL RODRIGUES DA SILVA, MILTON MARQUES MEDEIROS, RICARDO LOPES, WILSON BEZERRA MOURA, ALÉM DE TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO.
   
COMPARECERAM A REUNIÃO, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO(PRESIDENTE DA ASCRIM), DRA. TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO (DIRETORA DE CERIMONIAL E DE EVENTOS DA ASCRIM) E DR.JOSÉ ROMERO CARDOSO DE ARAÚJO(PROF GEOGRAFIA/UERN E NEÓFITO DA ASCRIM). JUSTIFICARAM AUSENCIA E AUTORIZARAM DECIDIR O QUE MELHOR FOSSE PRA ASCRIM: DR. ELDER HERONILDES DA SILVA-DIREITOR DE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS DA ASCRIM (VIAGEM/NATAL), DR. MILTON MARQUES MEDEIROS-VICE-PRESIDENTE DA ASCRIM(COMPROMISSO ASSUMIDO ANTERIOR), BENEDITO VASCONCELOS MENDES-NEÓFITO DA ASCRIM/PRESIDENTE DO MUSEU DO SERTÃO(VIAGEM/ AMAZONAS),PROF. WILSON BEZERRA MOURA-PRESIDENTE DO CONS. FISCAL DA ASCRIM(COMPROMISSO ASSUMIDO ANTERIOR). NÃO RESPONDERAM AO CONVITE PARA ESTA REUNIÃO RICARDO LOPES-FOTÓGRAFO, GERALDO MAIA(HISTORIADOR E ACADÊMICO DA ACJUS E LEMUEL RODRIGUES DA SILVA-HISTORIADOR E PROFESSOR DA FAFIC/UERN(LOCALIZADOS E CONVIDADOS INTEMPESTIVAMENTE).
   
DANDO CONTINUIDADE AO ENCONTRO, SILVA NETO, TANIAMÁ BARRETO, E ROMERO CARDOSO FORMARAM A COMISSÃO DO FORUM PERMANENTE DA HISTORIOGRAFIA, (ORIGEM E CONTINUIDADE) DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ-COFOPHPM QUE FICOU COMPOSTA POR: BENEDITO VASCONCELOS MENDES, ELDER HERONILDES DA SILVA, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO, GERALDO MAIA, JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO, LEMUEL RODRIGUES DA SILVA, MILTON MARQUES MEDEIROS, RICARDO LOPES, TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO E WILSON BEZERRA MOURA. POR UNANIMIDADE, FOI ESCOLHIDO, PARA COORDENAR, TANTO A MESA DOS DEBATES DO FORUM PERMANENTE DA HISTORIOGRAFIA DOS PRIMEIROS POVOADORES DE MOSSORÓ, O PROF WILSON BEZERRA DE MOURA. NO MESMO ENCONTRO FICOU DECIDIDO QUE O TÍTULO DO FORUM E DA COMISSÃO SERÃO, RESPECTIVAMENTE: FORUM PERMANENTE DA HISTORIOGRAFIA DA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ-FOPHPM E COMISSÃO DO FORUM PERMANENTE DA HISTORIOGRAFIA DA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ-COFOPHPM. FICOU DEFINIDO, AINDA, NA MESMA REUNIÃO, QUE, PARA INÍCIO DOS DEBATES DO FOPHPM, TOMAR-SE-Á POR MARCO HISTÓRICO DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ, “O GEODÉSICO DO RIO DO CARMO”, NO MUNICÍPIO DE MOSSOR-RN. DECIDIU-SE, TAMBÉM QUE SERIA CONVIDADO PARA PRIMEIRO EXPOSITOR, O HISTORIADOR DR.DAVID LEITE DUARTE, E PARA DEBATEDORES, OS HISTORIADORES: GERALDO MAIA E BENEDITO VASCONCELOS.
      
O SR. FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO, NA QUALIDADE DE PRESIDENTE DA ASCRIM, DETERMINOU FOSSE DE REGISTRADO NESTA ATA QUE BAIXARÁ ATO PRESIDENCIAL OFICIALIZANDO O FUNCIONAMENTO DA COMISSÃO DO FORUM PERMANENTE DA HISTORIOGRAFIA DA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ-COFOPHPM, CRIADA EM 14.07.2016, BEM COMO A INSTALAÇÃO OFICIAL DA COMISSÃO DAS QUINTANAS LITERÁRIAS DA ASCRIM”...
      
NA OPORTUNIDADE, FICOU DECIDIDO QUE OS MEMBROS DA COFOPHPM(BENEDITO VASCONCELOS MENDES, ELDER HERONILDES DA SILVA, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO, GERALDO MAIA, JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO, LEMUEL RODRIGUES DA SILVA, MILTON MARQUES MEDEIROS, RICARDO LOPES, TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO E WILSON BEZERRA MOURA,PROFERIRÃO FRASES VERSANTES DE 1 MINUTO COM ENFOQUE SOBRE O TEMA “HISTORIOGRAFIA PRIMEIROS POVOADORES DE MOSSORÓ, DA LAVRA DE CADA, AS QUAIS SERÃO PUBLICIZADAS NOS “ATOS SOLENES DA ASCRIM”, EVENTO A REALIZAR-SE NA AGE Nº 06A,NO DIA 28.07.2016.
CONFORME ESTABELECE O EXPEDIENTE ASCRIM OFÍCIO Nº 027/2016, PREDOMINANTEMENTE A HISTORIOGRAFIA DA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ, CONSTITUIR-SE-Á DE SEGMENTOS ELABORATIVO DE ANÁLISE PARA DEBATES: 1.1. VISÃO HISTÓRICA; 1.2. VISÃO ANTROPOLÓGICA; 1.3. VISÃO SOCIOLÓGICA;1.4. VISÃO LITERÁRIA; 1.5. VISÃO CONTEMPORÂNEA, EM MOSSORÓ.

ESTA ATA SERÁ ENCAMINHADA AO COORDENADOR DA COMISSÃO DO FORUM (COFOPHPM), PROF. WILSON BEZERRA E AOS DEMAIS INTEGRANTES DA COFOPHPM(BENEDITO VASCONCELOS MENDES, ELDER HERONILDES DA SILVA, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO, GERALDO MAIA, JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO, LEMUEL RODRIGUES DA SILVA, MILTON MARQUES MEDEIROS, RICARDO LOPES, TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO  E WILSON BEZERRA MOURA DA SUPRAMENCIONADA COMISSÃO.

OS ATOS SEGUINTES DA COFOPHPM, A PARTIR DA DATA DESTA REUNIÃO, FICARÃO A CARGO DO CORRDENADOR PROF. WILSON BEZERRA MOURA, TAIS COMO, CALÉNDÁRIO DO FOPHPM(DATAS DOS DEBATES), VISITA AO LOCAL DO MARCO HISTÓRICO DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ, “O GEODÉSICO DO RIO DO CARMO”, NO MUNICÍPIO DE MOSSOR-RN;FIXAÇÃO DO PERFIL A SER DOCUMENTADO PARA PUBLICAÇÃO LITERÁRIA/ORGANIZAÇÃO DRA. TANIAMÁ (MÍDIA, FOTOGRAFIA DIGITAL,  TV, JORNAL IMPRESSO, ETC), CONFECÇÃO DO PORTFÓLIO OU FOLDER, PARA O PRIMEIRO FOPHPM DEBATE QUE ACONTECERÁ DENTRO DAS QUINTANAS LITERÁRIAS DA ASCRIM, ENTRE OUTROS ASSUNTOS. POR ENCERRAMENTO DESTA, NO ENCONTRO PARA INÍCIO DE ORGANIZAÇÃO O FOPHPM, EU FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO, PRESIDENTE A PRESENTE QUE VAI SUBSCRITA POR MIM E PELOS COMPONENTES PRESENTES AO ENCONTRO DR. JOSÉ ROMERO CARDOSO DE ARAÚJO E DRA. TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO.MOSSORÓ(RN), 14.07.2016.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TODAS AS SAUDADES DO MUNDO

*Rangel Alves da Costa

Todas as saudades do mundo possuem as suas razões, ainda que incompreendidas e chacoteadas. Ninguém abre baús sem desejar encontrar o passado. Ninguém folheia velhos álbuns de fotografias para não se sentir comovido. Ninguém lê cartas antigas, desbotadas de tempo, para não se sentir tomado de emoções. Ninguém se põe no umbral da janela, em noites de lua e estrelas, para não chamar à memória um retrato amado ou uma recordação de fazer doer e chorar.

As saudades surgem assim, do nada e do tudo, por nada e por tudo. Do nada porque qualquer coisa pode motivar sua chegada. As cores do entardecer, uma folha seca que esvoaça, uma canção antiga, uma feição parecida, um olhar, qualquer coisa e tudo podem despertar a chama do reviver. E por tudo porque tudo na vida acaba se ajustando ao vazio de alguém. Assim, as ausências, as distâncias, os lutos, os adeuses, as despedidas e as melancolias, vão sendo preenchidas segundo os inesperados saudosos de cada ser humano.

A velha Sinhá tinha razão ao afirmar que a saudade é o sofrimento mais triste e doloroso da vida. Não há remédio que cure no instante da chegada, não há o que fazer senão recordar e sofrer, não há sequer como fingir que não existe e que não vai traz aflição, pois impossível negar o mais profundo da alma e dos sentimentos. Assim porque a saudade independe do querer da pessoa saudosa, apenas surge, apenas desponta como se quisesse afirmar: não adianta me esquecer, em você sempre estarei!

E quem bem conhece de saudade é a velha Sinhá. Já se diz um mar ressecado de lágrimas. Também se distancia dos lenços que encharcavam a cada entardecer. Depois que seu esposo partiu, e já passados mais de dez anos, nunca mais ficou um só dia sem ter a sua presença em memória. A saudade se fez tamanha, a qualquer hora do dia, que ela resolveu escolher a tarde, sentada na cadeira de balanço ao lado da janela, como seu momento de relembrar e reviver. Sentava, começava a mirar os horizontes, depois ia fechando lentamente os olhos. Por trás das pálpebras cerradas todo um percurso de vida ao lado de quem tanto amou. Às vezes adormecia e sonhava, e no sonho o mistério da eterna presença: um afago nos cabelos esbranquiçados, um beijo na face enrugada, um sorriso triste. Era ele que sempre retornava.


Com a solteirona Carmita de repente irrompia uma saudade diferente, mas igualmente profunda a ponto de transtorná-la. Diz-se saudade diferente porque não era sofrimento por alguém ausente ou distante, mas ilusões que iam surgindo na mente e acabavam ganhando vida e a transtornando inteira. Tinha saudade de homem, de qualquer um, como se fosse um amor que a qualquer momento voltaria para preencher os seus dias de solidão e tristeza. Guardava, ano após ano, um baby-doll rendado para quando ele voltasse, um vinho para servir à luz de vela. O pior é que de vez em quando se via fazendo compotas, preparando comidas, assando bolinhos, para quando ele retornasse. Mas quem, e quando? E assim ia vivendo os seus dias de saudades e tormentosos desejosos, mas um justo querer a quem tanta falta sentia.

Existem saudades tão tormentosas que parecem querer prostrar ou sucumbir de vez a pessoa. Não adianta, pois toda vez que passa diante do velho retrato na parede começa a se atormentar. Ali o seu pai, sua mãe ou em ente querido já chorado e enlutado, mas ainda presente como necessidade da alma. Irrompe em choro, lamúrias, mortificações, ainda que muitos anos já passados do último adeus. Não muito diferente ao reencontrar recortes do passado. Cartas, adornos, rascunhos, bilhetes, roupas, pequenos objetos, relicários e imagens, tudo para aproximar daquele que não mais existe para compartilhar. Com o cheiro do café a lembrança, porque bem forte era sua preferência. O rádio ecoa uma canção que se transmuda em verdadeira presença. E quanto dói sofrer assim.

Outras saudades inusitadas, mas sempre saudades. O saudoso vaqueiro aboiando plangência de dor e lamento ao relembrar seus tempos de pega-de-boi, seus galopes entre garranchos e tocos de paus, os laços de longe lançados sobre boi valente e novilha arredia. O entristecido sertanejo ao relembrar passados de chuvaradas e farturas, de terra molhada, sementes jogadas e colheitas da sobrevivência. As saudades ocultas e tão presentes naqueles sentados em cadeiras sobre as calçadas, sempre distanciados da realidade ao redor e trazendo à memória outros caminhos e paisagens. E é como se ainda avistassem os viajantes de outrora, os caminhantes rumos aos desconhecidos, os animais de carga e seus cestos de rapadura, farinha, carne seca, pedaços de pano.

A saudade entristece, aflige, mas também se torna em coisa boa, essencial ao ser humano. Através dela se mantém contato com o de impossível presença e com o que se deseja conviver novamente. Saudade do beijo de ontem ao da bola de gude da infância, tudo é saudade que vai sendo guardada para um dia dizer: sim, não morri, eu estou aqui!

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


LAMPIÃO NO DIÁRIO OFICIAL DE SERGIPE


O tema do cangaço, constantemente, nos surpreende, reaparecendo, a cada dia, em novas versões sobre suas marcas na história e na cultura nordestinas. Desde quando ainda era um problema social, o cangaço foi tema frequente na imprensa brasileira e a morte de Lampião teve repercussão até em jornais estrangeiros, como o New York Times, como registrado no Diário Oficial do Estado de Sergipe, em 1938. O maior dos cangaceiros, inclusive, sabia manipular as imagens que eram veiculadas, como é perceptível na famosa fotografia feita por Abraão Benjamin, em 1936, em que posa lendo, provavelmente, a Noite Ilustrada, ao lado da amada Maria Bonita. A repercussão destas imagens veiculadas na imprensa da época incomodava, sobejamente, os governadores nordestinos e o próprio Getúlio Vargas. 

A iniciativa de Gilfrancisco de compilar as menções ao bando de Lampião durante os anos 1930 presentes no Noticiário Oficial de Sergipe, quando o famigerado bandoleiro se estabeleceu nas fronteiras dos Estados de Sergipe, Bahia e Alagoas, revela a preocupação dos governantes ao longo daqueles anos de afirmar a inexistência da presença de cangaceiros em terras sergipanas, quando sabemos de notícias de Lampião na região desde os idos de 1929. 

De um modo geral, a imprensa sergipana, durante essa década, apresentava os cangaceiros como bandidos abjetos, sistematicamente violentos, inimigos da civilização e da sociedade. Assim, o cangaço aparecia como um dos elementos desestabilizadores da sociedade por conta da ausência da monopolização da violência pelo Estado e da necessidade de se civilizar o sertão. Portanto, o combate ao banditismo rural fazia parte de estratégias discursivas da governamentalidade, no sentido foucaultiano do termo. Assim, para além da temática do cangaço, o que percebemos neste livro é que a imprensa oficial de Sergipe registra ao longo do período de 1930-1938 as disputas entre as frações dominantes pela hegemonia política do Estado, especialmente a chamada Reação Conservadora (1935-1937), tão bem analisada pelo professor Ibarê Dantas, em Revolução de 1930 em Sergipe. Aliás, existe a preocupação recorrente do governador Eronides de Carvalho em se desvincular da imagem de coiteiro de cangaceiros, atribuída ao seu pai, o coronel Antonio Carvalho.

Governador Eronides de Carvalho e seu pai Antonio Caixeiro

A atual produção intelectual sobre o cangaço tem, sistematicamente, descartado as interpretações de que os cangaceiros eram meros bandidos assassinos e que o fim do cangaço representou o avanço da modernidade nos sertões brasileiros, tão presente na imprensa sergipana dos anos 1930 e acriticamente reproduzida, posteriormente, em determinadas pesquisas desenvolvidas por historiadores e sociólogos locais. Não se pode esquecer que a presença da violência e da criminalidade fez parte da formação da sociedade rural nordestina, com evidente associação entre coronelismo e cangaceirismo.

Penso que o livro de Gilfrancisco contribui para reafirmar a importância de se trazer a lume vestígios do cangaço presentes na história nordestina, contribuindo para que, finalmente, possamos ter, em Sergipe, um Museu do Cangaço do Nordeste. 
Aos leitores, boa leitura.

Antônio Fernando de Araújo Sá - Professor do Departamento de História da UFS

http://www.primeiramao.blog.br/post.aspx?id=9905&t=lampiao-no-diario-oficial-de-sergipe

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/PRESIDENCIA OF. Nº 158/2016 – FRASE FOPHPM” - MOSSORÓ(RN), 26 DE JULHO DE 2016-


ASCRIM/PRESIDENCIA OF. Nº 158/2016 – FRASE FOPHPM”  -
MOSSORÓ (RN), 26 DE JULHO DE 2016-

PREZADOS SENHORES MEMBROS DA COFOPHPM,

(ORDEM ALFABÉTICA).: BENEDITO VASCONCELOS MENDES, ELDER HERONILDES DA SILVA, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO, GERALDO MAIA, JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO, LEMUEL RODRIGUES DA SILVA, MILTON MARQUES MEDEIROS, RICARDO LOPES, TANIAMÁ VIERA DA SILVA BARRETO E WILSON BEZERRA MOURA(COORDENADOR DA COFOPHPM),

CONFORME ANUNCIADO, EM NOSSA CONVOCAÇÃO E CONVITE PARA AGE 06B, PREVISTO PARA O DIA 28.07.2016, CADA UM DOS SENHORES TERÁ UM MINUTO CRONOMETRADO PARA LER(E COMENTAR SE QUISER) SUA FRASE ENFOCANDO A TEMÁTICA DO “FORUM PERMANENTE HISTORIOGRAFIA DA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ-FOPHPM”:
SEGUE, ABAIXO, A RELAÇÃO DOS QUE JÁ ENVIARA A FRASE. AGUARDAMOS A SUA, PRA QUE POSSAMOS COLOCAR NO CERIMONIAL DO EVENTO “ATOS SOLENES DA ASCRIM” SUPRAMENCIONADO:

=FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO:“EXTASIO-ME ANTE A CAPACIDADE VELOZ DA LITERACIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES, LUZÍDIO QUE DESCORTINA ANTIGOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS COMO DIAGNÓSTICO DE NOVAS PERSPECTIVAS ÀS MUDANÇAS SOCIAIS E AOS EMPREENDIMENTOS CULTURAIS”.(08.MAR.2016).

=BENEDITO VASCONCELOS MENDES:
=ELDER HERONILDES DA SILVA:
=GERALDO MAIA:

=JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO: “Terra dos Monxorós, colonizada inicialmente por Religiosos Carmelitas, relicário de grandes e sagradas causas humanas guiadas pelo estoicismo de sua gente impávida e guerreira.” (26.07.2016).

=LEMUEL RODRIGUES DA SILVA:
=MILTON MARQUES MEDEIROS:
=:RICARDO LOPES:
=TANIAMÁ VIERA DA SILVA BARRETO:
=WILSON BEZERRA MOURA(COORDENADOR DA COFOPHPM):

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO, PRESIDENTE DA ASCRIM

Enviado pelo professorm escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MOACIR ASSUNÇÃO FALA SOBRE LAMPIÃO, MARIA BONITA E O CANGAÇO

https://www.youtube.com/watch?v=47c51Q6dycI

Publicado em 6 de jun de 2011

Luciana Ferreira entrevista o escritor e jornalista Moacir Assunção falando sobre a lembrança de Lampião e Maria Bonita como personagens da cultura brasileira.

Pra quém se interessa pelo assunto, é uma ótima entrevista de um dos maiores pesquisadores do assunto no Brasil.

Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VISITA A OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO DETECTA QUE ABANDONO DA MENDES JUNIOR IMPOSSIBILITARÁ CHEGADA DAS ÁGUAS EM 2016


Em visita de inspeção as obras da Transposição do Rio São Francisco, a Frente Parlamentar das Águas constatou um problema que deve adiar a conclusão da obra para o final de 2016 como prevê o ministro da Integração Nacional. Acompanhado de membros da imprensa, o deputado Jeová Campos (PSB), viu de perto o andamento dos trabalhos apreciando a grandiosidade daquele investimento que tem por objetivo mudar o cenário do Sertão nordestino levando água do Velho Chico.

A exemplo do que foi detectado na visita anterior de inspeção pela Frente Parlamentar das Águas, onde foi descoberto a inexistência de licitação para concluir o trabalho na barragem de Caiçara até o açude de Engenheiro Ávidos, outro problema foi verificado que pode adiar a conclusão desse sonho de todos nordestinos.

O abandono da construtora Mendes Junior de uma parte do serviço impossibilitará que as águas da transposição cheguem às regiões atingidas pela seca e que passam dificuldades sérias.

Dona de dois contratos do projeto da transposição, que somam mais de 1,2 bilhão de reais, a Mendes Júnior tem feito demissões em massa na obra desde o fim de 2014. As paralisações teriam relação direta com as dificuldades financeiras enfrentadas pela empresa.

O contrato com a Mendes Junior engloba a construção de canais, estações de bombeamento, túneis e reservatórios. Só que resta ainda a construção de três pontes e finalização de outros serviços como as estações de bombeamento 2 e 3 e uma parte de canal.

Diante da situação, foi sugerido a criação de um Fórum que terá objetivo de buscar uma solução juntos os deputados e senadores e o próprio Tribunal de Contas da União (TCU), para viabilizar uma forma de sanar o problema sem a necessidade de uma nova licitação que demandaria muito tempo.

A solução mais viável seria a empresa Serveng Civilsan que tem intensificado seus serviços em um trecho da obra, inclusive, concluiu cinco barragens na região, tocar os serviços abandonados pela Mendes Junior. Dessa forma, poderíamos vislumbrar a chegada das águas até o início de 2017.

Liberdade PB com Portal CZN


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM


EDITAL DE CONVOCAÇÃO

AGE-ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA Nº 06B
   
I. O Presidente da Diretoria Executiva da ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM, DR. FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO, no cumprimento das atribuições que lhe conferem o Art. 36, Inciso I do Estatuto Social da ASCRIM, convoca os associados regulares inscritos para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a se instalar, sob sua presidência, NO DIA 28 DE JULHO DE 2016, (QUINTA-FEIRA), ÀS 17:00H, em primeira chamada com a presença de metade de seus membros mais um e, em segunda chamada, após 20(vinte) minutos, com qualquer número de “ASSOCIADOS REGULARES INSCRITOS”, no Auditório da Biblioteca Municipal “Ney Pontes Duarte”, sito à Praça da Redenção Jornalista Dorian Jorge Freire, em Mossoró, conforme o Estatuto da ASCRIM para tratarem dos ATOS SOLENES DA ASCRIM, nas seguintes ordens do dia:

1–DIPLOMAÇÃO DO DIRETOR EXECUTIVO DA ASCRIM: ANTONIO CLAUDER ALVES ARCANJO/1º SECRETÁRIO, obedecido a ritualística dos atos obrigatórios da ASCRIM.

2–DIPLOMAÇÃO DA DIRETORA (INTERINA) DE CERIMONIAL E DE EVENTOS DA ASCRIM: TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO, indicada em ATO PRESIDENCIAL Nº 03/2016, que exercerá a função até o término do mandato da atual DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM, obedecido a ritualística dos atos obrigatórios da ASCRIM.

3. ENTRONIZAÇÃO E DIPLOMAÇÃO DOS SEGUINTES ASSOCIADOS REGULARES INSCRITOS: BENEDITO VASCONCELOS MENDES, JERONIMO DIX-SEPT ROSADO MAIA SOBRINHO E JOSÉ ERIBERTO DE OLIVEIRA MONTEIRO, JOSÉ ROMERO CARDOSO DE ARAÚJO, obedecido a ritualística dos atos obrigatórios da ASCRIM.

4. ENTRONIZAÇÃO E DIPLOMAÇÃO DAS SEGUINTES ASSOCIADAS REGULARES INSCRITAS: FRANCISCA DAS CHAGAS DANTAS, LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA, MARIA CONCEIÇÃO MACIEL FILGUEIRA, SUSANA GORETTI LIMA LEITE, VANDA MARIA JACINTO, obedecido a ritualística dos atos obrigatórios da ASCRIM.

5. O Presidente da ASCRIM outorgará TÍTULOS HONORÍFICOS aos homenageados, abaixo relacionados, que confirmaram presença ao presente EDITAL AGE Nº 06B.:

-MÉRITO CULTURAL ASCRIM: ESCRITORES MOSSOROENSES, ANTONIO FILEMON RODRIGUES PIMENTA-IDEALIZADOR EM MOSSORÓ DO COMFOLK. BENEDITO VASCONCELOS MENDES- IDEALIZADOR e FUNDADOR DO MUSEU DO SERTÃO-MUSEO. ACADÊMICO, JUDAS TADEU DE AZEVEDO-IDEALIZADOR DA ACADEMIA MAÇONICA DE LETRAS DO RIO GRANDE DO NORTE-AMLERN.

-MÉRITO ATOR DE RUA: ATORES E ATRIZES, FRANCISCA LENILDA DA SILVA, JOSÉ AUGUSTO PINTO, MARIA DO SOCORRO ASSUNÇÃO, MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO E RAIMUNDO NONATO SANTOS DA COSTA. COMPONENTES DO “ARRUÁ”, TRUPE IDEALIZADORA DA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DO TEATRO DE RUA DE MOSSORÓ.

-ASSOCIADOS CORRESPONDENTES: ESCRITORES MOSSORENSES, GILBAMAR DE OLIVEIRA BEZERRA – AUTOR DO LIVRO “A DERROTA DE LAMPIÃO”. ILZA FERNANDES QUEIROZ – AUTORA DO LIVRO “MULHERES NO - CANGAÇO/AMANTES E GUERREIRAS. ESCRITOR ASSUENSE, ALDO CARDOSO DE LIMA. ESCRITOR MARTINENSE, FRANCISCO VIEIRA FILHO (ALAM)

II. A Assembleia Geral Extraordinária-AGE Nº 06B, podem comparecer convidados e familiares dos associados, privados, contudo, de voz e voto.

III. As deliberações serão tomadas por maioria simples de votos dos associados presentes com direito de votar e só poderão tratar sobre os assuntos constantes do edital de convocação.

IV. Neste mesmo ATO, o Presidente da Diretoria Executiva da ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM, no cumprimento das atribuições que lhe conferem o Art. 36, Inciso I do Estatuto Social da ASCRIM, albergado no inciso VII do Art. 25 do estatuto da ASCRIM, CONVIDA, DIGNEM-SE FAZEREM PARTE DOS ANAIS da ASCRIM, os EXCELENTÍSSIMOS SENHORES PRESIDENTES E DIRIGENTES DE: ASSOCIAÇÕES CULTURAIS CONGÊNERES, ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES, ENTIDADES UNIVERSITÁRIAS, INSTITUIÇÕES CULTURAIS PRIVADAS E PÚBLICAS, ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS, MAÇONARIAS, EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS, ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS, juntamente com seus excelentíssimos familiares, para assistirem a Assembleia Geral Extraordinária AGE-06B compreendendo  “OS ATOS SOLENES DA ASCRIM”,  a se instalar, sob sua presidência, NO DIA 28 DE JULHO DE 2016, (QUINTA-FEIRA), ÀS 17:00H, data em que sentir-se-á honrado em contar com a especial presença de todos.

V. Este EDITAL DE CONVOCAÇÃO AGE-ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA Nº 06B, sem causar prejuízo aos associados, SUBSTITUI O EDITAL DE CONVOCAÇÃO AGE-ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA Nº 06A, DE 11.07.2016, NA FORMA ESTATUTÁRIA.
TERMOS EM QUE SE EXPEDE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE O PRESENTE EDITAL Nº 06B, PODENDO SER RETRANSMITIDO POR TODOS OS MEIOS DISPONÍVEIS AOS CONVOCADOS E CONVIDADOS INTERESSADOS.
MOSSORÓ(RN), 22 DE JULHO DE 2016

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
- PRESIDENTE DA ASCRIM 

Enviado pelo professorm escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMUNICADO AOS ESCRITORES, PESQUISADORES E ESTUDANTES DO CANGAÇO

Marcos de Carmelita sendo levado de ambulância para o Hospital Santa Terezinha.

Eu, Silvânia, esposa de Marcos, venho comunicar:

Mais uma vez o guerreiro encontra-se correndo grande risco de vida. Até o momento foi detectado uma sinusite gravíssima e nem mesmo morfina, tramal, diazepan de 10 mg conseguem controlar as terríveis dores e nem o fazer dormir.


Estava internado no Hospital do Servidor em Recife, mas agora à noite foi transferido às pressas para o Santa Teresina (antigo Neuro). Peço a todos os amigos orações para ele. Marcos está com um quadro de depressão profunda, ansiedade, síndrome do pânico, mania de perseguição.


Infelizmente, segundo os especialistas, alguns fatos desagradáveis e insensatos acontecidos ultimamente contribuíram consideravelmente para o agravamento da doença. E venho à público para comunicar a todos os leitores que sua carreira de escritor se encerra definitivamente por aqui.


Pedimos desculpas e a compreensão de todos, mas o psiquiatra aponta esse trabalho como o grande responsável pelo surgimento dessas doenças. Ainda temos uns 500 exemplares, aproveitem para adquirir, pois serão os últimos.

Hoje, ele estava totalmente roxo, e todos pensaram que ele estava enfartando. Os neologistas pediram para que essas pessoas insensíveis se afastem dele, pois devido a esses problemas, poderá acontecer algo desagradável. Ele já perdeu 22 kg.

Obrigada, e beijo no coração de todos!
Silvânia esposa do escritor Marcos de Carmelita

https://www.facebook.com/


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Amigos estudantes ou pesquisadores do cangaço, durante anos, todos sabem da luta do Marcos de Carmelita que tenta preservar a cultura do nosso Nordeste Brasileiro, e se ainda não adquiriu o livro "AS CRUZES DO CANGAÇO" de sua autoria e do Cristiano Ferraz, adquira logo através do facebook: Marcos De Carmelita Carmelita, pois estará ajudando nas despesas do seu tratamento. 

Os amigos aparecem nesta hora de dificuldades. Tenho real certeza que o seu apoio em orações e na compra de um exemplar do livro "As Cruzes do Cangaço", ajudará nas despesas do seu tratamento. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO JÁ DEU E AINDA VAI DAR MUITO QUE FALAR.

Por Geraldo Júnior

Nesse último final de semana o programa EXPRESSÃO apresentado pelo Jornalista Pascoal Maynard da TV ARARIPE (Sergipe) entrevistou o nosso amigo o pesquisador/escritor José Bezerra Lima Irmão autor do fantástico Livro “LAMPIÃO – A RAPOSA DAS CAATINGAS”, que na ocasião falou sobre a história cangaceira e sobre o seu trabalho.


Ainda na capital sergipana ocorreu a Roda de Leitura na Academia Sergipana de Letras, tratando a respeito do referido livro, com a presença dos acadêmicos José Anderson Nascimento, Professor Uchôa, Luzia Nascimento, Domingos Pascoal, Murillo Mellins, José Anselmo de Oliveira, Carlos Pina de Assis, Lúcio Prado Dias, Jácome Góes, Estácio Bahia Guimarães.

Ainda no evento estavam presentes; José Geraldo Dantas Bezerra (Academia de Medicina), o romancista Antônio Saracura, Vasko Vasconcelos, da ALAS, as poetisas Cris Souza e Martha Hora, a cordelista Salete Nascimento.

A nós que fazemos o Grupo e Comunidade O CANGAÇO só resta parabenizar o escritor/pesquisador José Bezerra Lima Irmão pelo trabalho que vem desenvolvendo em prol do resgate da história cangaceira e do Nordeste e pelo seu sensacional Livro “LAMPIÃO – A RAPOSA DAS CAATINGAS” que eu particularmente sem medo de errar o coloco entre os melhores livros escritos até o presente momento sobre a saga cangaceira e que é uma referência para estudiosos e pesquisadores do fenômeno cangaço.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo o Cangaço)


https://www.facebook.com/groups/ocangaco/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E A CIDADE DE SOL


Nos primeiros cinco anos como chefe de cangaceiros, entre os anos de 1922 e 1927, Virgulino Ferreira, o Lampião, tinha conquistado fama de sanguinário. Seu nome se fazia presente em inúmeros jornais, que denunciavam uma longa lista de ações criminosas. O cangaço em seu reinado pouco parecia com os seus antecessores e em todos os combates que participou provocou baixas significativas entre seus oponentes. 

O temido cangaceiro foi invencível neste período. O espantalho, como também ficou conhecido, entendia princípios básicos no campo da estratégica, que os elementos críticos na guerra são: rapidez, capacidade de adaptação, conhecimento do terreno e do inimigo. Porém, a sequência de intermináveis “vitórias”, os aplausos de seus comandados e a vaidade provocada pela notoriedade adquirida; pode ter provocado o esquecimento de que, toda tropa tem seus limites e que por maior que seja o ímpeto guerreiro ela só consegue levar o seu líder até certo ponto. Sendo assim, o comandante de qualquer grupamento armado é obrigado a ponderar e escolher com cuidado suas batalhas. Ignorar tal dinâmica levou Lampião ao seu maior equívoco estratégico. Sair do sertão pernambucano até a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, cooptar cangaceiros pertencentes a outros bandos, atuar em um cenário de operações desconhecido, foram erros agudos. Mossoró, possuía cerca de 20.000 habitantes, um centro comercial significativo, linha férrea, agencia bancária e um setor salineiro importante. Uma cidade em pleno desenvolvimento. 

Como se não bastasse, a população tomou conhecimento prévio da aproximação do bando. O cangaceiro, usou inúmeras táticas de intimidação: sequestro de pessoas para forçar pagamento de resgate, constantes deslocamentos de bandos menores e bilhetes exigindo dinheiro para deixar a região sem lutar. Ao esbarrar com o determinismo da população em não se curvar ao temido invasor, Lampião é duramente afrontado e muito provavelmente não considerou a possibilidade de recuar e deixar a região. Parte da cidade foi ocupada, por três grandes ondas de cangaceiros, sendo a terceira falange comandada pelo próprio Virgulino. 

Em alguns pontos o tiroteio foi acirrado, tendo os cangaceiros entrado em uma dinâmica de luta desconhecida, pois tiveram de confrontar citadinos bem abrigados nos telhados das casas, o que gerava uma significativa vantagem bélica. Os líderes da resistência perceberam que a melhor chance diante do experiente bando, era trocar espaço por tempo; manobra conhecida no meio militar como: estratégia do não compromisso, resistiram à tentação de combater em campo aberto, e permitiu ao cangaceiro aparentemente dominar a zona rural, enquanto ganhavam tempo para planejar e organizar a exitosa defesa. Graças a tal iniciativa foi possível retirar da cidade quase toda a população inapta para a luta, alertar autoridades vizinhas e pedir reforços. Perder homens e ser obrigado a deixar a cobiçada Mossoró após uma constrangedora derrota não foi a pior parte da malfadada campanha. Retornar para terras pernambucanas foi um verdadeiro flagelo. 

Acuado por inúmeras volantes, que foram alertadas de sua localização e possíveis rotas de retorno, abandonado por coiteiros aliados e enfrentando indisciplina entre os seus comandados, foi a primeira vez que Lampião sentiu na pele o peso do fracasso, aprendendo na prática que “cidade de duas torres não era lugar para cangaceiro”.

André Carneiro de Albuquerque*
Mestre em História Militar/ Autor do Livro –Capitães do fim do Mundo
Para adquirir este livro entre em contato com o autor através destes e-mails:
a.c.albuquerque@hotmail.com/andre@historiasolidaria.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EU GOSTARIA DE SABER

Por Antonio Corrêa Sobrinho

Já imaginaram os amigos se todos os enigmas e as coisas ocultas, aqueles que a história não alcançou, num toque de mágica, fossem revelados? Se as práticas ilícitas, as falcatruas e roubalheiras praticadas contra o povo, pelos nossos governantes, os detentores perpétuos do poder político e econômico deste país, desde os tempos coloniais, fossem revelados? Muitas seriam as surpresas.

Em Sergipe, mesmo, eu adoraria saber como neste tão ínfimo território, com tão pequena área de sertão, por outro lado, tão densamente povoado, de cidades, povoas e lugarejos quase se tocando, distantes entre si, muitos deles, apenas poucos quilômetros, ou seja, num espaço tão ínfimo e tão fácil de ser monitorado, vigiado, cercado, LAMPIÃO levou quase uma década para ser capturado, perambulando por aqui de 1929 a 1938, quando, finalmente, lhe acertaram em Angicos. 


Um homem como ele, espreitado por mil desafetos, alvo de vinditas, caçado por volantes de quatro Estados, as quais viviam por aqui praticamente batendo cabeça, mas sem lhe causar sequer um arranhão, sem mencionarmos, como atrativo à sua captura, o valoroso prêmio oferecido pelo governo baiano, de cinquenta contos de réis (quantia que no tempo comprava boa casa em zona valorizada de São Paulo, ou umas três aqui em Aracaju, conforme vi em jornais), a quem matasse ou prendesse o temível cangaceiro pernambucano; prêmio que acho ter sido o mais caro pela prisão de um fugitivo oferecido no Brasil. Outra coisa, o Brasil, neste tempo, vivia sob uma ditadura, de um Getúlio Vargas que sempre soube ser eficiente na defesa e no ataque aos seus inimigos, aos que lhe contestavam, e que, em Sergipe, contou com dois militares de peso - Augusto Maynard e Eronides de Carvalho, que se quisessem pegavam Lampião logo, logo, pois tinham plenas condições de fazê-lo. 

A verdade é que Sergipe foi para Lampião um oásis no seu deserto de ilicitudes, de refregas, mortes, sofrimentos, fugas, lugar onde ele, não raro, comeu do bom e do melhor, dormiu em cama macia e “trabalhou” relativamente tranquilo, interagindo, inclusive, com o sobredito Eronides de Carvalho, que o fotografou, dito pelo próprio governante. Lampião em Sergipe tanto ousou que se deu ao luxo de deixar o sertão e as proximidades do rio São Francisco para incursionar na zona da mata canavieira, como o fez espetacularmente na cidade de Capela, em novembro de 1929, onde até ao cinema ele foi. 

Eu bem que gostaria de saber qual foi o 'modus operandi' deste bandoleiro, nas suas longas andanças por Sergipe, saber de seus escusos negócios, de suas tratativas, de seus fornecedores de armas e os pagos por elas, dos mimos dados e recebidos, se ele esteve em tratamento com o oftalmologista de Laranjeiras, se ele visitou Aracaju, enfim.

https://www.facebook.com/antonio.correasobrinho?fref=hovercard

http://blogdomendesemendes.blogspot.com