Seguidores

sábado, 7 de maio de 2022

CANGAÇO_BATE-PAPO EM ANGICO_PARTE 1

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=pwVycHddWfs&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

83 anos após o cerco a Angico estivemos juntos com os pesquisadores Jairo Luiz Oliveira, Afrânio Gomes e Beto Sousa, o perito Victor Portela, os cinegrafistas Felipe Mafuz e André Feijó e o jornalista e documentarista João Marcos revisitando a grota. 

Nesse dia, tivemos um grande bate-papo in loco sobre como teria acontecido o cerco à Grota do Angico em 1938. 

Link desse vídeo: https://youtu.be/pwVycHddWfs

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUTA ENTRE DOIS GIGANTES - SABINO E LAMPIÃO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=Wxv_CjR-YUg&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Uma história fantasiosa que foi fruto da imaginação do ex-cangaceiro Volta Seca e que foi contada ao jornalista Berliet Júnior do jornal Diário da Noite e que foi apresentada em matérias que foram produzidas e exibidas no supracitado jornal entre os meses de dezembro de 1949 e janeiro de 1950.

De forma errônea e floreada, Volta Seca conta o motivo que levou Lampião ao cangaço e fala sobre um suposto duelo que nunca houve entre Lampião e Sabino das Abóboras. Importante não esquecer que Volta Seca entrou no cangaço no ano de 1929 e Sabino das Abóboras foi morto em março de 1928, portanto não foram contemporâneos no cangaço.
Sem mais delongas. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


OS IRMÃOS DE LAMPIÃO | O CANGAÇO NA LITERATURA #155

Por O Cangaço na Literatura 

https://www.youtube.com/watch?v=Vb3nbTS8HRg&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

Conhece a história de todos os irmãos de Lampião? Hoje nosso programa foi em busca do lugar onde João Ferreira foi enterrado.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOTO RARÍSSIMA - Os donos da Carnaúba

Por Kiko Monteiro

A foto é de 1920.- Acervo: Leandro Cardoso Fernandes.

O casal Napoleão Franco da Cruz Neves, da fazenda Carnaúba em São José do Belmonte,PE (em cujas terras Lampião assume em 1922 a chefia do bando) e Donana Neves do Jardim (Ana Pereira Neves, irmã do coronel Manoel Pereira Lins, o "Né da Carnaúba). Ao lado dela se terno escuro um dos vários Pereiras que se homiziaram em suas terras (segundo Dr. Napoleão estava se recuperando de ferimentos sofridos nas pelejas do Pajeú).

Atrás dele, Joaquim Pereira Neves, pai do Dr. e escritor Napoleão Tavares Neves.

Nesta mesma propriedade, em 1926, Lampião recebera a carta do padre Cícero Romão para ir até o Juazeiro.

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2020/06/foto-rarissima.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS FAMOSOS BILHETES DE LAMPIÃO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=JWVOuCz5IGc&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCG8-... Luiz de Cazuza e Neco de Pautilha: - Morte dos irmãos Antônio e João Néo - Os bilhetes de Lampião - Ganhava dinheiro na volante? - A morte de Lampião - Água no Raso da Catarina Link desse vídeo: https://youtu.be/JWVOuCz5IGc

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

CAPARAM PEDRO BATATINHA | O CANGAÇO NA LITERATURA #189

Por O Cangaço na Literatura 

https://www.youtube.com/watch?v=nWprK_CPyS0

QUER AJUDAR O CANAL COM R$ 10,00? MANDE UM E-MAIL PERGUNTANDO COMO roberiosantos@hotmail.com Interpretação de Pedro Batatinha https://www.youtube.com/watch?v=sloGN...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NO RASTRO DOS CABRAS - TENENTE ALFREDO E O CANGACEIRO MORENO

 Por Luís Bento

          

Alfredo Dias da Cruz, Tenente  Alfredo. 

Tenaz perseguidor  ao grupo de Antônio Inácio da Silva o cangaceiro " Moreno ".

Por ordem do chefe maior do cangaço, Lampião, o cangaceiro moreno encontrava-se no sul do Cariri cearense, por volta do ano de 1937 a início de 1938. O cangaceiro Moreno e seu grupo, tinham com finalidade  um acerto de conta com o fazendeiro Antônio Teixeira Leite seu Tonho da Piçarra. Uma dívida do passado, a morte do Cangaceiro Sabino Gomes, lugar tenente  em 27 de março de 1928. Essa missão foi determinada  por Lampião  a Moreno, por ele conhecer muito bem a região, antes mesmo  de ingressar no cangaço,  morou no município de Brejo Santo, bem próximo da Fazenda Piçarra.

 


Essa missão imposta por Lampião ao cangaceiro Moreno, era matar Antônio da Piçarra e levar a orelha como prova cabal do assassinato. Depois de várias tentativas,o cangaceiro Moreno terminou desistindo, e seu Tonho continuou vivo com sua invejável  lucidez, memória e simpatia irradiante.

Moreno

Em perseguição ao grupo de cangaceiros  que assolavam a região, o tenente Alfredo Dias, montou pontos estratégicos para prender ou até mesmo eliminar o grupo. A primeira  estratégia sugerida  pelo tenente, segundo informações dos moradores do antigo Macapá atual Jati, foi: vigiar todos as fontes d'águas da região, proibiu a venda de feira grandes, que  na época era suspeitas, feira pra cangaceiros. Segundo moradores da região, era oferecida posição de destaque perante a força do governo, a quem fornecerá informação privilegiada.           

Na passagem do Cangaceiro Moreno pela região, houve um desentendimento entre os moradores: Manoel Gomes da Rocha, Nóia Gomes e Pedro Carolino de Sousa no sítio São Francisco em Macapá, Jati. 

Esquerda p Direita, circulados Manoel Gomes da Rocha, Nóia Gomes, Pedro Carolino de Sousa e o Tenente Alfredo.

 

Aconselhados pelo tenente Alfredo Dias, Nóia Gomes e Pedro Carolino, procuraram o Q.G. Quartel General da Cidade de Juazeiro do Norte, incorporaram  a volante do tenente Alfredo Dias da Cruz e deram continuidade a campanha de combate aos cangaceiros em solo nordestino.
           

  *É Diretor de Cultura no município de Jati, CE/19/02/22/.

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2022/02/no-rastro-dos-cabras.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASO CARLINHOS - UMA HISTÓRIA QUE NÃO TERMINOU.

 Por José Mendes Pereira

Você que conhece a história do Carlinhos, um dos sete filhos da dona de casa Maria da Conceição Ramires da Costa e do industrial João Mello da Costa, precisa ler o livro "Caso de Carlinhos - Uma História que Ainda não Terminou", que foi sequestrado na noite de 2 de agosto de 1973, por um homem mascarado, que invadiu a casa onde a família morava no Rio de Janeiro, na Rua Alice. O livro é dos escritores Carlos Henrique Pontes e Isnard Martins. 

Mas o Carlos Pontes me revelou algo através de e-mail, o qual recebi hoje. Não ponho aqui, porque faz parte do seu trabalho que deverá sair logo.

Adquira através deste e-mail: - casocarlinhosolivro@gmail.com

PADRE ASSIS É NOMEADO CHANCELER DA CÚRIA METROPOLITANA - ARQUIDIOCESE DE NATAL

 Por Edvaldo Morais

O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, nomeou o Padre Francisco de Assis de Melo Barbosa, como Chanceler da Cúria Metropolitana de Natal. Padre Assis acumula a função de pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macaíba. Até o momento, a função de Chanceler vinha sendo exercida pelo Padre Rodrigo Fernandes de Souza Paiva, que irá para Roma, onde fará Mestrado em Teologia Fundamental. Padre Assis Melo foi Vigário Paroquial de Ceará-Mirim por doze anos.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=10209761281904764&set=a.2007843371719

http://blogdomendesemendes.blogspot.com