Por Musical Brasuca
Seguidores
segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
FRANKITO LOPES: O FIM TRISTE DO ÍNDIO APAIXONADO | A VERDADE POR TRÁS
O CANGACEIRO BALÃO SENDO ENTREVISTADO POR AMAURY | CNL | 1676.
Por O Cangaço na Literatura
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
ESCRITOR ANTÔNIO AMAURY NA GROTA DE ANGICO - PARTE I
QUEM ENTERROU OS CORPOS NA GROTA DO ANGICO? | CNL | 1711.
Por O Cangaço na Literatura
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
A HISTÓRIA DO CANGAÇO.
Por Paulo Rezzutti
Em 1953, os cinemas da França foram invadidos por um grande sucesso. A história falava a respeito de um bando de criminosos que aterrorizam uma terra árida e sem lei, onde os poderosos mandam, até que o amor de uma moça causa um conflito entre eles. Parece a trama de um faroeste, mas não é. Eu estou falando do filme “O Cangaceiro”, que ganhou como melhor filme de aventura no Festival de Cannes de 1953 e é considerado o primeiro filme a lançar o cinema brasileiro lá fora.
O cangaço, retratado no filme, foi um fenômeno social do interior do Nordeste que acabou romantizado na cultura popular brasileira, do mesmo jeito que o modo de vida do oeste norte-americano. Mas afinal, o que foi o cangaço? É o que você vai saber neste vídeo.
Para ajudar o canal:
Pix: canalpaulorezzutti@gmail.com
Torne-se membro do Clube do Canal
/ @paulorezzuttiescritor
** INSCREVA-SE NO CANAL: http://goo.gl/vjSyge **
*** PARA COMPRAR MEUS LIVROS E PRODUTOS:
https://www.casadosmundos.com.br/cata...
+++MINHAS OUTRAS MÍDIAS+++
Twitter:
/ paulorezzutti
Instagram:
/ paulorezzutti
Facebook:
/ prezzutti
#PauloRezzutti #HistoriaNaoContada
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
O BLOG HOMENAGEIA HOJE ALDENORA SANTIAGO.
Por José Mendes Pereira
Segundo o escritor Lindomarcos Faustino Aldenora Santiago de Aquino era natalense e nasceu no dia 05 de junho de 1944. Seus pais Manoel Lourenço de Aquino e Francisca Santiago de Aquino. Em companhia dos pais veio morar em Mossoró quando tinha sete anos de idade e, aos 18 anos, se apresentou como caloura no programa da Rádio Rural de Mossoró, na companhia do Conjunto Totõezinho, de quem recebeu uma proposta para se integrar ao grupo. Esta cantora encantou a sociedade mossoroense nas décadas de 60 e 70.
Esta senhora eu a conheci muito de vista e sombrinha, e não de conversar, de ter amizade, de contatos diários, mas pelo talento que tinha, como uma grande cantora nos anos sessenta e setenta do século XX, e que eu assistia sempre as suas apresentações no Cine Caiçara, da sociedade que eu trabalhava. Ela também foi cantora do conjunto de Totõezinho, e com a morte deste, a banda passou para ser regida pelo músico Batista.
Aldenora Santiago era uma senhora morena, bem parecida, mas infelizmente, devido gostar de beber alguns goles a mais, a cantora foi impossibilitada de chegar à fama artística.
O seu aparecimento como futura artista foi nos programas de auditório da Rádio Difusora de Mossoró, apresentado por José Genildo de Miranda, no Programa “Vesperal das Moças”.
Quando o radialista Zé Maria Madrid criou aos domingos às 9 horas da manhã, um programa de auditório no cine Caiçara de Mossoró, com o nome "Zy & 20" ela sempre participava, sendo aplaudida pelos seus fãs que tinham uma grande admiração pela futura cantora. Ela sempre foi bem recebida pelos mossoroenses, mas infelizmente não passou disso, porque vivia um pouco ébria. Ela é um patrimônio da história de Mossoró.
Além destes programas já citados ela também cantava na Rádio Difusora, na ACDP, nos cabarés de Copacabana, Casa Blanca e outros lugares.
Aldenora foi convidada para fazer gravações no Rio de Janeiro, mas infelizmente a nossa cantora não aceitou o convite.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

