Seguidores

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

LAMPIÃO NAS ÁREAS DA CHAPADA DO ARARIPE - CANAL CANGAÇO EM FOCO

 Por Cangaço em Foco

https://www.youtube.com/watch?v=b_ePlsD583s&ab_channel=CANGA%C3%87OEMFOCO

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

𝑫𝑬 𝑷𝑬𝑹𝑵𝑨𝑴𝑩𝑼𝑪𝑶 𝑷𝑨𝑹𝑨 𝑶 𝑹𝑰𝑶 𝑫𝑬 𝑱𝑨𝑵𝑬𝑰𝑹𝑶

 Acervo do Jaozin Jaaozinn

Registro do ex-volante Andrelino Marcolino Nogueira, para o jornal “Manchete/RJ” em 1981.

Andrelino Marcolino Nogueira, era pernambucano da região de Serra Talhada/PE, nasceu no dia 30 de setembro de 1909, sendo filho de Camilo Marcolino Nogueira e Possidônia Nogueira da Silva. Andrelino tinha nove irmãos. Ele e sua família tiveram contato com Virgulino e os demais Ferreiras. Era vizinho da casa de Manoel Pedro Lopes e Jacoza da Soledade (avós de Virgulino e pais do Sr. José Ferreira), e apenas o riacho São Domingos o separavam um pouquinho, entretanto, se criaram juntos.

Segundo o mesmo para o Jornal Manchete, disse que Lampião era almocreve e artesão no sertão do Pajeú. Em uma cajazeira que tinha na casa da irmã do volante, a Dona Águeda Possidônia Nogueira, o jovem Virgulino passava horas mexendo com os artigos de couro. Porém, a mesma mandou cortar a árvore por desgosto.

Foi testemunha desde a juventude dos irmãos Ferreira até às desavenças que se iniciaram em meados dos anos de 1916. Cita que ainda lembra de Virgulino, Antônio e Livino quando eram trabalhadores, cuidando do gado e dos bodes da propriedade. Complementa também que foram almocreves, transportando mercadorias para as regiões de Arco-Verde, Garanhuns, Águas Belas, Triunfo, Piranhas, entre outros locais. Dá detalhes certeiros sobre a evasão dos Ferreiras e das mortes de seus pais.

Entrou na força volante entre os anos de 1931/1932, fugindo do seu pai (não se sabe por qual motivo). Relata que pagavam 95 mil réis por mês, utilizavam roupa cáqui ou mescla e a indumentária era extremamente semelhante com a dos cangaceiros. E por causa da estética ser muito parecida, além dos encontros de outras volantes onde, ocorriam um fogo amigo por se pensar em ser os bandoleiros, um comandante ordenou que as tropas utilizassem chapéu de massa fina.

Andrelino relata que andavam 45 volantes em um comando, em outro já eram 30, e quando se juntavam, chegavam à numeração de 100 militares, a cavalo, a pé, de todo jeito. E quando sabiam da notícia de cangaceiro na região, tomavam animais de quem tivesse para a melhor locomoção.

Atuou nas regiões da Bahia por oito meses, perambulando pelas regiões do Juazeiro, Bonfim, Barro Vermelho, Canudos, Raso da Catarina, Chorrochó e Uauá. Diz que, nas horas de se alimentarem, matavam as criações dos sertanejos.

Possivelmente participou até o fim da campanha contra o cangaceirismo (ou até os anos de 1933/1934). Se casou com Maria Anália de Moura, com quem teve cerca de onze filhos. Não tenho as informações da data de falecimento de ambos, porém, viveram sua velhice nas regiões de Pernambuco.

𝑭𝑶𝑵𝑻𝑬𝑺: 𝑱𝒐𝒓𝒏𝒂𝒍 𝑴𝒂𝒏𝒄𝒉𝒆𝒕𝒆/𝑹𝑱 - 1981; 𝑮𝒆𝒏𝒆𝒂𝒍𝒐𝒈𝒊𝒂 𝑷𝒆𝒓𝒏𝒂𝒎𝒃𝒖𝒄𝒂𝒏𝒂.

.𝐂𝐀𝐍𝐆𝐀𝐂̧𝐎 𝐁𝐑𝐀𝐒𝐈𝐋𝐄𝐈𝐑𝐎.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=304746149280851&set=gm.1842933716177796&idorvanity=471177556686759

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


 

LUIZ GONZAGA...

Acervo do pesquisador e historiador do cangaço Guilherme Machado

 Seu Luiz com o Padre Jesus e João Caiçara na paróquia de nossa senhora da Penha em Serra Talhada, missa em sufrágio da alma do Poeta Zé Marcolino.

https://www.facebook.com/groups/893614680982844/?multi_permalinks=2143039739373659%2C2142371456107154&notif_id=1708026256539540&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PALAVRAS DO AMIGO ANTÔNIO JOSÉ. LÍDER ATIVISTA APOSENTADO DA COMUNIDADE DA BOA VISTA SERRINHA BAHIA.

Por Guilherme Machado

GUILHERME MACHADO E A PUBLICAÇÃO DOS SEUS DOIS LIVROS

Pela exiguidade de tempo associada ao peso dos anos que aos poucos "rouba" a nossa inspiração na interpretação dos fatos, sintetizo apenas seu mais recente trabalho LUIZ GONZAGA E A BAHIA.

Começo registrando parte da história do autor: Guilherme Machado nasceu na cidade de Muritiba-Bahia em 1960. Mais tarde passou a residir em Salvador, onde estudou no Colégio de Artes e Ofício. Constituiu família, e, há trinta e cinco anos trabalha como representante comercial de uma grande empresa de móveis. É um atuante pesquisador de campo e bibliográfico da saga do cangaço e demais fatos dos nossos sertões nordestinos.

Em 2020 escreveu e publicou o livro LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS. Agora, em 2023 publicou seu segundo trabalho, LUIZ GONZAGA E A BAHIA.

Quando li o título, achei que o autor não teria muito o que escrever sobre GONZAGA apenas em nosso estado, mas quando passei a lê-lo amplamente, cheguei à conclusão que muitas foram as visitas e os shows do Rei do Baião em nossa Bahia.

Feira de Santana em 1973 nos salões do renomado clube Euterpe Feirense local de um dos seus brilhantes shows e desfilou ao lado de José Fróes da Motta e de muitas jovens da Cidade Princesa, onde em outra ocasião receberia o título de Cidadão Feirense. Em 1977, mais uma vez Gonzaga visitava a cidade.

Em 1952/53 Seu Luiz fazia turnê em cidades da Bahia: Itabuna, Santo Antonio de Jesus, e outras.

Em 1968 estava Seu Luiz fazendo um show em Riachão do Jacuípe. Passando mais uma vez por Feira de Santana recebeu o título antes citado, e realizou show no Clube Campo Cajueiro.

Na Cidade de Cachoeira, o Rei do Baião esteve em três períodos1967, 1969, 1971.

Em novembro de 1961 em viagem de férias, Seu Luiz estava ali no Grande Hotel de Cipó, construído pelo Presidente Getúlio Dorneles Vargas.

Em 1979, estava Gonzaga na festa de fundação do Parque Manoelito Argolo na cidade de Entre Rios, retornando outras vezes, chegando a batizar João Luiz Argolo, filho do fazendeiro. Lá na fazenda Rancho Alegre foi criado um museu e erguido um busto em homenagem ao Rei do Baião.

Em 1974, passava Gonzaga pela cidade de Euclides da Cunha onde fizera boas amizades, e, por outras ocasiões voltava a visitá-la para o bate-papo com os amigos.

Em 1988, a convite do prefeito de Heliópolis, Zé do Sertão, chegava naquela cidade o Rei do Baião já com a saúde abalada para animar o a festividade do São Pedro.

Em 1968 foi a vez das cidades de Ibicuí, Itabuna e Ilhéus receberem Seu Luiz.

Em 1967 quem recebeu Luiz Gonzaga foi a jovem cidade de Ichu na gestão do Prefeito Renato Cedráz, numa festa religiosa em que o Padre Lucas de Nuzza juntamente às famílias ichuenses e autoridades locais realizaram uma festa de grande importância para o município. Seu Luiz tocou e cantou no palanque do Circo Palácio do Riso de propriedade do palhaço Supapo.

Em 1976 Gonzaga fez show em Vitória da Conquista . Naquele mesmo ano esteve em Itaberaba na campanha das Bicicletas Monark. Patrocinado pela Monark do Brasil, Gonzaga esteve em várias cidades da Bahia.

Gonzaga esteve também em Juazeiro onde recebeu o título de Cidadão Juazeirense em 1986.

Na cidade de Monte Santo, Seu Luiz visitou diversas vezes, assim como Morro do Chapéu. Nesta última foi em 1976 onde se hospedou na residência do Coronel Jubilino Conegundes.

Esteve também nas cidades de Paulo Afonso, Cruz das Almas, Tanquinho, Santa Luz, Tucano, Ribeira do Pombal, Queimadas, Cansanção, Itiúba, Senhor do Bonfim.

Em 1968 Seu Luiz esteve fazendo a festa do São João em Ruy Barbosa.

Em 1985, Gonzaga tocava no São João da cidade de Jaguarari.

Em 1968 foi a vez do seu show no Parque de Vaquejada do pecuarista Valdete Carneiro na cidade de Serrinha.

Foram muitos amigos que o Rei do Baião fizera no Estado da Bahia durante sua relativa longa vida abraçado ao acordeon.

RESSALTO a admiração do pesquisador e escritor Guilherme Machado pela vida e obra do Rei do Baião Luiz Gonzaga. Em 1981 Guilherme esteve com Seu Luiz e, num proveitoso diálogo chegou a receber de presente do cantor, um LP. Ali foi o primeiro contato do radialista com o Rei do Baião. Em 30 de março de 1985 Guilherme teve mais um encontro com Seu Luiz e recebeu do mesmo, um autógrafo com caligrafia esgarranchada por já está com a saúde debilitada. Mesmo assim dialogou com o pesquisador que mais tarde criou o Museu Gonzagão em Serrinha, cidade essa que o recebera como filho.

Quem ler o livro LUIZ GONZAGA NA BAHIA vai com certeza parabenizar o pesquisador e escritor GUILHERME MACHADO pela sua maneira coerente no esclarecimento dos fatos, e pela comprovação mostrada nas dezenas de nítidas fotos conseguidas no decorrer da sua ampla pesquisa. SÓ POSSO DIZER : PARABÉNS CONTERRÂNEO GUILHERME MACHADO PELO SEU PROFÍCUO TRABALHO.

Serrinha, 15 de dezembro de 2023.
Antonio José de Oliveira

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6925239690913230&set=a.420488464721751

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREVISTA COM FILHO DO EX-CANGACEIRO BALÃO (GUILHERME ALVES) DO BANDO DE LAMPIÃO. PARTE II.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=2tzjJzqZpP8&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Segunda parte da entrevista com um dos filhos do ex-cangaceiro Balão (Guilherme Alves) que fez parte do bando de Lampião e que foi um dos cangaceiros sobreviventes de Angico que mais contribuiu com informações que contribuíram para a construção da história cangaceira no formato que hoje conhecemos. Nesse vídeo Juscelino Alves, filho de Balão, fala sobre a vida durante e pós-cangaço de seu pai e sobre toda a sua luta para a sobrevivência do antigo comandado de Lampião na cidade grande. Um depoimento sensacional que nos permite um melhor entendimento sobre fatos que envolveram a trajetória desse polêmico e interessante personagem histórico. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Colaborem com o crescimento e com as melhorias do canal. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / @cangacologia   INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente:
Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaceirismo e cultura nordestina e Arquivo Nordeste.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SILA REZANDO NA GROTA DO ANGICO.

Por Antonio Ferreira

 SILA REZANDO NA GROTA DO ANGICOS . primeira veis q vi essa foto.

https://www.facebook.com/groups/471177556686759

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO MENINO DE OURO "OLIVEIRA" - RELATO BIOGRÁFICO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=7GpbAGXLLCE&si=ZFw9CVLIrsTwotLo&fbclid=IwAR1ChtsRALhrgJgO1YStCsbG4khpL0dyB1ShijrLor4ZyxN-8v2JmvreEjo

A vida pós-cangaço do ex-cangaceiro Menino de Ouro, também conhecido na história do cangaço como Oliveira ou Alagoano, que fez parte do bando de Lampião, contada de forma clara e direta pelo historiador Luiz Bento de Souza que conheceu pessoalmente o antigo Cabra que fez parte do bando de Lampião na década de 1920.

 Menino de Ouro foi um ex-angaceiro que contribuiu imensamente para o resgate e o entendimento histórico através dos depoimentos que prestou no decorrer de sua vida.

 Conheçam a história. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Colaborem com o crescimento e com as melhorias do canal. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:   

 / @cangacologia  

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. 

Forte abraço! 

Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, 

Cangaceirismo e cultura nordestina e Arquivo Nordeste.

http://blogdomendesemendes.blgospot.com

ESTA SEQUOIA É A MAIOR ÁRVORE EM VOLUME NO MUNDO.

 

Esta árvore está no Giant Forest of Sequoia National Park no condado de Tulare, na Califórnia, EUA.

Ela foi nomeada como General Sherman, e apesar de não ser a mais alta, é a mais volumosa do mundo.

Ela tem 275 pés (83 m) de altura e mais de 36 pés (11 m) de diâmetro na base. Os troncos de sequoia permanecem largos no alto. Sessenta pés acima da base, a Sherman Tree tem 17,5 pés (5,3 m) de diâmetro. Estima-se que tenha cerca de 2.300 a 2.700 anos.

As sequoias são árvores gigantes que estão inseridas no grupo das gimnospermas. Elas são extremamente altas e apresentam uma grande quantidade de madeira. As folhas das sequoias são semelhantes às dos pinheiros e suas sementes são nuas, ou seja, não possuem frutos envolvendo-as.

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com