Seguidores

sábado, 4 de junho de 2022

AS ORIGENS DE ZÉ RUFINO | CNL | 1089

 Por Cangaço na Literatura

https://www.youtube.com/watch?v=gmG2yFfatmE&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

RESULTADO SARAMAGO https://linktr.ee/bienaldequadrinhosctba

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO E EU - KIKO MONTEIRO

Por Aderbal Nogueira 

https://www.youtube.com/watch?v=Z1TFGeua1ok&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

irei postar alguns vídeos onde os colegas pesquisadores falam um pouco de suas vidas no mundo do cangaço. 

Link do vídeo: https://youtu.be/Z1TFGeua1ok

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

REEDIÇÃO - HISTÓRICA O SERTÃO, A POLÍTICA E OS CANGACEIROS

 Por Kiko Monteiro

Passados 14 anos desde que comecei o “Lampião Aceso”, (1º blog dedicado inteiramente ao tema cangaço), ele ainda me proporciona pouquíssimos “recebidos”, mas de indeléveis alegrias.

Temos o orgulho de ver nosso nome estampado em mais um livro. E este é um trabalho ispiciá…

Trata-se de uma reedição histórica de “O sertão, a política e os cangaceiros” uma plaquete de autoria de G. Pinto de Souza, lançada em edição única há 102 anos.

Fizemos a simples doação de uma cópia que me foi presenteada pelo filho do autor e graças aos contatos do confrade Angelo Osmiro Barreto, cabra que detém a maior biblioteca do gênero no país e do empenho do editor Adriano de Carvalho Duarte, ele agora está ao alcance dos amantes da historiografia nordestina.

Muito obrigado a estes vaqueiros! 

Para adquirir este livro entre em contato com Adriano zap (88) 9 9956 - 1897

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2022/05/reedicao-historica.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

HOJE É O ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE VIRGOLINO FERREIRA DA SILVA, O FAMOSO CAPITÃO LAMPIÃO

Por Mateus Brandão de Souza

Serra Talhada, Pernambuco, aos 4 dias do mês de junho de 1898, uma parteira gritou de dentro da camarinha de José Ferreira: "É um menino!" No parto a jovem Maria Sulena da Purificação ainda com dores, respirou aliviada, o rebento chorava como é natural a todo recém-nascido, Maria aconchegou a criança em seu seio e a amou como é peculiar a toda mãe, ao menino deram o nome Virgulino... Ha 124 anos, o resto da história vocês já sabem...

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5060128570690864&set=gm.1920428064832795

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CABEÇAS DE CANGACEIROS DE LAMPIÃO

Por Leonardo Oliveira

Rara fotografia das cabeças de Zabelê, Maria, Azulão e Canjica.
Lagoa do Lino, 1933.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ABLAC REALIZA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA NA GRANDE FESTA DO CARIRI CANGAÇO PAULO AFONSO 2022

 

Sessão Solene da ABLAC no Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022

Ainda dentro da Programação da segunda noite do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022, o auditório da Escola João Bosco Ribeiro recebeu a Sessão Solene Extraordinária da ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço. Sob a presidência do pesquisador e escritor; Conselheiro Cariri Cangaço; Archimedes Marques e sua esposa, Secretária do prestigioso sodalício, Elane Marques; também pesquisadora e escritora além de Conselheira Cariri Cangaço; a sessão marcou a posse coletiva de novos membros, Titulares e Correspondentes.

Secretária Elane Marques

Tomaram posse como membros titulares da ABLAC os pesquisadores; Raul Meneleu Mascarenhas dos Santos, Adriano de Carvalho Duarte, Mucio Robério Procópio de Araújo, Afrânio Oliveira Alves, Emmanuel Conserva de Arruda e Leonardo Ferraz Gominho. Como membros correspondentes tomaram posse; Maria Otília Cabral Souza e Sulamita de Souza Buriti. "É um momento de grande importância para a Academia quando recebemos nossos novos integrantes que nos enchem de orgulho e alegria" ressalta Elane Marques, Secretária da ABLAC.

Raul Meneleu, Adriano Carvalho, Mucio Procópio e Afrânio Oliveira
Emmanuel Arruda e Leonardo Gominho
Otília Souza e Sulamita Burity

Seguindo a programação da Sessão, o presidente Archimedes Marques homenageou três acadêmicos com réplicas em papel machê de personalidades do sertão. "Dentro das minhas sete artes, também criei uma técnica inusitada na construção de estatuetas, arte essa em que reproduzo com muito prazer os amigos, ou suas personalidades de estudos". Foram homenageados os pesquisadores, Ivanildo Silveira , Luiz Ruben Bonfim e Mucio Procópio.

Ivanildo Silveira, Luiz Ruben Bonfim e Mucio Procópio

Ainda ficaram registrados nos anais da Sessão, a homenagem póstuma a três importantes membros; em 12 de dezembro de 2020 a ABLAC perdeu o Confrade Acadêmico Titular José Sabino Bassetti, ocupante da Cadeira nº 04, cujo Patrono é o escritor Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha, em 20 de janeiro de 2021, perdeu o Confrade Acadêmico Titular Voldi de Moura Ribeiro, ocupante da Cadeira nº 11, cujo Patrono é o grande Delmiro Augusto da Cruz Gouveia e por fim no dia 26 de fevereiro de 2021, a história do cangaço perdeu o seu grande ícone, o Confrade Acadêmico Honorário Antônio Amaury Correa de Araújo.

Paulo Medeiros Gastão

"A ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço nasceu do sonho do pesquisador Paulo Medeiros Gastão; sonhador inveterado, ousado, empreendedor e acima de tudo, apaixonado pela historia, cultura e arte do sertão; sonho assumido por Archimedes, Elane e todos nós. Não podemos esquecer que Gastão também foi o fundador da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e um dos responsáveis pela construção do Cariri Cangaço. Quis o destino que na noite de 25 de julho de 2019, na cidade do Juazeiro do Norte no meu Ceará e dentro de nosso Cariri Cangaço - 10 Anos, realizássemos o lançamento da Academia e hoje mais uma vez dentro do Cariri Cangaço realizamos essa Sessão Solene" relata Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço e acadêmico fundador da ABLAC.

Sessão Solene da ABLAC no Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022

Fotos: Rossi Magne

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/06/ablac-realiza-sessao-extraordinaria-na.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

INFELIZMENTE, MAIS UMA VEZ, O TRIO MOSSORÓ FICA FORA DAS FESTAS JUNINAS DE SUA CIDADE MOSSORÓ

 Por José Mendes Pereira

Mais uma vez, "O Trio Mossoró" ficou fora das festas juninas da sua cidade Mossoró. Os três irmãos Carlos André, Hermelinda Lopes e João Mossoró são mossoroenses de corpos e almas, estão com os seus corações partidos, por terem sidos excluídos das festividades juninas da sua terra natal.

https://www.youtube.com/watch?v=iOIZnRz1rLQ&ab_channel=lucianohortencio

Quem fez o nome de Mossoró ser reconhecido por esse Brasil afora, foi "O Trio Mossoró", e hoje ele não é visto com bons olhos pelas autoridade municipais.

https://www.youtube.com/watch?v=VnXG1lBlDRw&ab_channel=RaridadeMusical

Esse ano completam 60 anos de existência, e como presente de aniversario, os artistas foram excluídos das festas juninas, simplesmente por serem amigos da ex prefeita Rosalba Ciarline. Mas mesmos magoados, os três irmãos amam a sua cidade de origem.

https://www.youtube.com/watch?v=P887d4JLsxA&ab_channel=LuciaRochaOficial

É uma falta de respeito aos artistas da terra, que não só eles, como tantos outros ficaram fora das festividades. Muito dinheiro será pago a outros artistas de outros Estados, mas os daqui, são eliminados e muito menos, convidados.

https://www.youtube.com/watch?v=6v2R3cUheOM&ab_channel=FestarMuito

Mas os componentes do Trio Mossoró, que hoje cantam solos, não deixarão de ser grandes artistas.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com