Seguidores

sábado, 4 de junho de 2022

ABLAC REALIZA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA NA GRANDE FESTA DO CARIRI CANGAÇO PAULO AFONSO 2022

 

Sessão Solene da ABLAC no Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022

Ainda dentro da Programação da segunda noite do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022, o auditório da Escola João Bosco Ribeiro recebeu a Sessão Solene Extraordinária da ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço. Sob a presidência do pesquisador e escritor; Conselheiro Cariri Cangaço; Archimedes Marques e sua esposa, Secretária do prestigioso sodalício, Elane Marques; também pesquisadora e escritora além de Conselheira Cariri Cangaço; a sessão marcou a posse coletiva de novos membros, Titulares e Correspondentes.

Secretária Elane Marques

Tomaram posse como membros titulares da ABLAC os pesquisadores; Raul Meneleu Mascarenhas dos Santos, Adriano de Carvalho Duarte, Mucio Robério Procópio de Araújo, Afrânio Oliveira Alves, Emmanuel Conserva de Arruda e Leonardo Ferraz Gominho. Como membros correspondentes tomaram posse; Maria Otília Cabral Souza e Sulamita de Souza Buriti. "É um momento de grande importância para a Academia quando recebemos nossos novos integrantes que nos enchem de orgulho e alegria" ressalta Elane Marques, Secretária da ABLAC.

Raul Meneleu, Adriano Carvalho, Mucio Procópio e Afrânio Oliveira
Emmanuel Arruda e Leonardo Gominho
Otília Souza e Sulamita Burity

Seguindo a programação da Sessão, o presidente Archimedes Marques homenageou três acadêmicos com réplicas em papel machê de personalidades do sertão. "Dentro das minhas sete artes, também criei uma técnica inusitada na construção de estatuetas, arte essa em que reproduzo com muito prazer os amigos, ou suas personalidades de estudos". Foram homenageados os pesquisadores, Ivanildo Silveira , Luiz Ruben Bonfim e Mucio Procópio.

Ivanildo Silveira, Luiz Ruben Bonfim e Mucio Procópio

Ainda ficaram registrados nos anais da Sessão, a homenagem póstuma a três importantes membros; em 12 de dezembro de 2020 a ABLAC perdeu o Confrade Acadêmico Titular José Sabino Bassetti, ocupante da Cadeira nº 04, cujo Patrono é o escritor Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha, em 20 de janeiro de 2021, perdeu o Confrade Acadêmico Titular Voldi de Moura Ribeiro, ocupante da Cadeira nº 11, cujo Patrono é o grande Delmiro Augusto da Cruz Gouveia e por fim no dia 26 de fevereiro de 2021, a história do cangaço perdeu o seu grande ícone, o Confrade Acadêmico Honorário Antônio Amaury Correa de Araújo.

Paulo Medeiros Gastão

"A ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço nasceu do sonho do pesquisador Paulo Medeiros Gastão; sonhador inveterado, ousado, empreendedor e acima de tudo, apaixonado pela historia, cultura e arte do sertão; sonho assumido por Archimedes, Elane e todos nós. Não podemos esquecer que Gastão também foi o fundador da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e um dos responsáveis pela construção do Cariri Cangaço. Quis o destino que na noite de 25 de julho de 2019, na cidade do Juazeiro do Norte no meu Ceará e dentro de nosso Cariri Cangaço - 10 Anos, realizássemos o lançamento da Academia e hoje mais uma vez dentro do Cariri Cangaço realizamos essa Sessão Solene" relata Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço e acadêmico fundador da ABLAC.

Sessão Solene da ABLAC no Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022

Fotos: Rossi Magne

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/06/ablac-realiza-sessao-extraordinaria-na.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário