Seguidores

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

JOGO DE BICHOS

Por: José Mendes Pereira

Jogo de bicho é proibido em todo Território Nacional. Mas como o Brasil cria suas leis e não as cumpre, devido o sofrimento do seu povo, por não ter emprego, vira o rosto e deixa o sofrido desempregado arranjar o seu alimento através do jogo do bicho.
Para quem está desempregado é um bom meio de vida, pois  o percentual oferecido pelos bicheiros de jogo de bichos, é 25%. São dois meios de vida que o brasileiro gosta de ganhar o seu pão: Jogo de bicho e moto táxi.
Não é difícil trabalhar com jogo de bichos. Existe uma tabela que serve para você se orientar muito bem.

Todo bicho tem:

4 dezenas,
40 centenas e 
400 milhares.

Dezenas: começa de 01 a 00
Centenas: de 101 a 999
Milhares: 1001 a 0000, que dá um total de dez mil milhares.

O que vale é os dois últimos números de uma milhar.

Por Exemplo:

5640 - o bicho é coelho

Por tanto para saber mais com precisão, basta multiplicar o número do bicho por 4. isto quer dizer que se coelho é o número 10, tudo que terminar em:  37, 38, 39 e 40, é o bicho coelho.

Outro exemplo:

Milhar 0020 - Dvidindo o número 20 por 4 o resultado é 5. Então o bicho é cachorro. Você vai para tabela e ver que 5 é cachorro. Os dois primeiros algarismos não atrapalham o seu raciocínio


Se for centena, são os três números. 056.
O primeiro algarismo não vale para o seu raciocínio.

Se for dezena, são  dois números. -56

Se for milhar são os quatro números. 4330
Os dois primeiros algarismos não valem para o seu raciocínio

Concluindo:

Toda dezena que terminar em: 12 é o bicho 03 - burro
Toda centena que terminar em 012 -  é burro
Toda milhar que terminar em 4512 - é burro

01, 02, 03, 04 – avestruz - 01
05, 06, 07, 08 – águia - 02
09, 10, 11, 12 – burro - 03
13, 14, 15, 16 – borboleta - 04
17, 18, 19, 20 – cachorro - 05
21, 22, 23, 24 – cabra - 06
25, 26, 27, 28 – carneiro - 07
29, 30, 31, 32 – camelo - 08
33, 34, 35, 36 – cobra - 09
37, 38, 39, 40 – coelho - 10
41, 42, 43, 44 – cavalo - 11
45, 46, 47, 48 – elefante - 12
49, 50, 51, 52 – galo - 13
53, 54, 55, 56 – gato - 14
57, 58, 59, 60 – jacaré - 15
61, 62, 63, 64 – leão - 16
65, 66, 67, 68 – macaco - 17
69, 70, 71, 72 – porco - 18
73, 74, 75, 76 – pavão - 19
77, 78, 79, 80 – peru - 20
81, 82, 83, 84 – touro - 21
85, 86, 87, 88 – tigre - 22
89, 90, 91, 92 – urso - 23
93, 94, 95, 96 – veado - 24
97, 98, 99, 00 – vaca - 25

Se está desempregado cuida de ganhar dinherio com jogo de bichos.
Para se ganhar dinheiro, aprende-se tudo 

ARTIGO:

Por: José Cícero

Um dedo de prosa sobre o assassinato de Muamar Kadafi


Supostas imagens de Kadafi morto após o bambardeio

As agências de notícias internacionais deram hoje pela manhã em primeira mão, a informação acerca do suposto assassinato do então presidente da Líbia Muamar Kadafi. Para tanto, até um vídeo gravado em celular provavelmente pelas forçar armadas da OTAN ou pelos chamados rebeldes, está sendo divulgado para o mundo como forma de comprovar o fato. Ou seja, a morte de Khadafi.
Uma festa para os pseudodonos do mundo, os governos dos EUA e da Grã-Bretanha que, logo se apressaram para ocupar a mídia-marrom querendo sair bem na foto, ou seja, faturar politicamente com mais este intromissão arquitetada contra mais uma nações do Globo. Um atentado contra a soberania dos povos do planeta.
Diante de toda essa triste trama, fico a imaginar relembrando o que também ocorrera recentemente noutros momentos com


Saddan Hussein no Iraque,


Bin Laden(no Paquistão),


Mubarack(Egito),


Bem Ali(Tunísia) e por aí vai...

A imprensa capitalista não apenas internacional, chega a encher a boca quando pronuncia os “ditadores”, no entanto querem que esqueçamos que todos eles(os ditadores) foram inspirados, patrocinados, apoiados, defendidos e parceiros de todos os governos norte-americanos e ingleses, assim como de diversos outros do chamado 1º mundo. Alguns destes famigerados “ditadores”, até contaram com o apoio decisivo, a indicação e o voto dos Estados Unidos e seus asseclas para ocuparem(pasmem) cadeiras importantes no Conselho de Segurança das nações Unidas(ONU). Aliás, uma coisa que até hoje, mesmo com toda a campanha de Lula, o Brasil não conseguiu, em parte pela objeção dos EUA.


Sempre de olho no petróleo, no expansionismo bélico e geopolítico os EUA manteve parcerias históricas e deu apio, diplomático, financeiro e militar a todos “eles”(os ditadores). Então, como querem agora passar uma imagem cínica e mentirosa ao mundo de que estão empenhadosem pôr fim ao ‘império do mal?’ Basta ver, quem de fato construiu Bin Laden? Assim como, as relações até pouco tempo atrás dos ianques com o governo de Kadafi. Como ainda agora, continuam apoiando o governo sangrento e imoral de Israel contra o povo palestino que vem sendo acossados, expulsos da sua própria terra, bem como sendo morto em terríveis massacres que a imprensa internacional faz de tudo para esconder da opinião pública mundial. Por que não podem ferir os interesses dos Estados Unidos, tampouco do resto da sua corriola imperialista.
Complicado perante o eleitoral americano, não somente pela crise financeira em encontra mergulhado os EUA; o presidente Barack Obama temendo comprometer o sonho da sua reeleição tenta a todo custo, salva sua performance eleitoral.


Primeiro foi com a ordem para o assassinato de Bin Laden na invasão sorrateira e criminosa ao Paquistão e, agora tenta “faturar” com a de Kadafi através dos bombardeios da OTAN e Cia.
Não surtindo efeito(que por certo não surtirá), fico pensando. Quem será o próximo bode expiatório?


Será Fidel?

Ahmadinejad no Irã.

Ahmadinejad


ou Hugo Chávez? O futuro certamente nós dirá...

Portanto, não nos alegremos muito com mais esta farsa encenada pela política criminosa dos EUA ajudada pelas reportagens floridas do nosso atual empastelamento midiático... Posto que assim, eles almejam passar uma mensagem ao mundo de que podem tudo – como se fossem os verdadeiros donos do planeta. Mas no fundo, estão dando prosseguimento ao pior dos terrorismos – o terrorismo de estado.
Sejamos vigilantes. Vivamos a democracia, mas sem nunca perder de vista a soberania das nações.
LEIA MAIS EM:


LIVRO GARANTE QUE LAMPIÃO PASSOU SEUS ÚLTIMOS ANOS DE VIDA NO NORTE DE MINAS

Por: José Mendes Pereira


A história que segue sobre a não acontecida morte de Lampião no dia 28 de julho de 1938, na grota de Angico, no Estado de Sergipe, não é do historiador Avay Miranda, apenas ele fala do que escreveu o fotógrafo José Geraldo Aguiar.

 Avay Miranda (Brasília-DF) e Dário Cotrim (Montes Claros-MG)
Diz o historiador: "A morte do mais famoso cangaceiro brasileiro, Lampião, tem causado muitos debates, informações desencontradas e dúvidas, ao longo da história, desde aquele dia fatídico, 28 de julho de 1938, quando as forças policiais promoveram uma emboscada a um grupo de cangaceiros, na localidade de Angico, Município de Poço Redondo, no Estado de Sergipe, matando 11 pessoas e apresentando às autoridades suas cabeças, dizendo que se trata de Virgulino Ferreira da Silva, sua mulher Maria Bonita e de alguns seguidores.
A grande imprensa do país tem se dedicado ao assunto e nos últimos 15 anos vem noticiando que um fotógrafo de São Francisco estava fazendo pesquisa para publicar um livro, provando que Lampião não foi degolado naquele dia, mas, armou um esquema com as autoridades e fugiu para Minas Gerais, tendo residido em várias cidades do Norte Minério, usados diversos nomes e faleceu em 1993, na cidade de Buritis, no Noroeste de Minas Gerais".
Certo que Lampião fazia todo tipo de acordo quando se tratava de ser beneficiado. Mas ficar no coito esperando ser atacado pelos policiais para depois fugir, isso é invenção absurda.

 Os cangaceiros: 
 Sila,
Zé Sereno,
 o coiteiro Mané Félix,



o cangaceiro Balão...,

todos disseram que Lampião estava no coito. E para que Lampião se escondeu, já que todos os cangaceiros foram beneficiados com o indulto de Getúlio Vargas?
Continua o historiador: "Trata-se de José Geraldo Aguiar, 59 anos, que, como fotógrafo, em São Francisco, com muitos contatos, tomou conhecimento dos rumores na região de que Lampião estaria vivendo naquele Município.
José Geraldo Aguiar faleceu no dia 19 de maio de 2011
Passou a pesquisar e encontrou um homem sisudo, estranho, com um defeito no olho direito, usava óculos escuros e que não era de ter amigos. Procurou se aproximar daquela pessoa, travando conversas, puxando assunto, até que ficou sabendo de se tratar de João Teixeira Lima".
Quem domina um bando de delinguentes, tem que ter moral. Mas fora, todo marginal é descarado, até fazendo gracinha com as suas vítimas. Com certeza Lampião não era diferente. Em alguns momentos ele se abria.
Continua: "Os contatos foram aumentando. João Teixeira Lima passou a ter confiança em Geraldo Aguiar, como é conhecido em São Francisco. Muitas informações foram transmitidas ao fotógrafo, até que num determinado dia, João Teixeira confessou que era, na realidade, Virgulino Ferreira da Silva, narrando toda a história de sua vida e como ele renunciou ao cangaço e fugiu para Minas".
Se foi no momento do ataque, não há razão para ter renunciado, pois se ele  estava presente na madrugada da chacina, como afirmou os seus remanescente, não renunciou, saiu às carreiras.
Segue: "Certo dia, em 1992, Geraldo Aguiar disse para João Teixeira que queria escrever a sua história, para corrigir o equívoco daquele episódio de Angico".
Que equívoco é este, e o que ainda está faltando sobre a morte de Lampião em Angico?
Continua: "Ele disse: meu passado foi muito problemático, não posso aparecer. Faça o que for possível, mas, não anuncie nada antes da minha morte. Vou morrer no ano que vem. Deixo minha mulher autorizada a colaborar com você em tudo que for possível.”
Teria sido Lampião ou o espírita Zé Arigó, que sabia até o dia de sua morte?
Continua: "Realmente, João Teixeira Lima veio a falecer no ano seguinte, o óbito foi registrado em nome de Antônio Maria da Conceição e a sua então mulher, Severina Alves de Morais, conhecida por Firmina, outorgou procuração para José Geraldo Aguiar, prestou todas as informações necessárias e entregou documentos importantes".
De João Teixeira Lima passou para Antônio Maria da Conceição.
 Por que, se o conheciam como João Teixeira Lima o enterraram com outro nome?  
Segue: "Geraldo Aguiar pesquisou o assunto durante 17 anos, entrevistou dezenas de pessoas ligadas ao cangaço e terminou de escrever o livro, com o título “LAMPIÃO, o Invencível: duas vidas e duas mortes.” Na pesquisa, especialmente com as entrevistas com familiares de Lampião, Geraldo Aguiar conseguiu obter informações importantes e inéditas, que irão mudar o rumo da história do cangaço no Brasil".
Rumo para outra história do cangaço não existe mais. O que os escritores, pesquisadores e historiadores têm feito aos longos anos de estudos, não há mais espaço para criações de fatos inexistentes. 
Vamos deixar Lampião morto lá na Grota de Angico?

Observação:
Eu não me refiro ao escritor José Geraldo Aguiar, mas a este falso Lampião, que deu depoimentos como se fosse o famoso Virgulino. Se Lampião não tivesse se tornado um bandido famoso, ninguém queria ser Lampião.


Melquíades Pinto Paiva no ICC

Por: Emerson Monteiro
 
Neste dia 21 de outubro de 2011, sexta-feira, às 20h, será a vez do agrônomo cearense Melquíades Pinto Paiva preencher uma das cadeiras do Instituto Cultural do Cariri, em sessão solene que ocorrerá na sede da agremiação em Crato, de portas abertas ao público.
 
Melquíades Pinto Paiva

Natural de Lavras da Mangabeira, filho de José Rodrigues Tavares Paiva e Creusa Pinto Paiva, Melquíades nasceu em 06 de março de 1930. Pertence ao clã dos Augustos, núcleo familiar originário da matriarca sertaneja Fideralina Augusto Lima. Nos anos 1957 e 1958, ele estagiou no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, especializando-se em Ictiologia. Cientista respeitado, obteve o título de doutor em Ciências, através do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Na Universidade Federal do Ceará, foi o diretor-fundador do atual Instituto de Ciências do Mar (1961 a 1976) - Labomar, e o primeiro chefe do Departamento de Engenharia de Pesca (1973 a 1976), havendo contribuído para a implantação do curso de Engenharia de Pesca da UFC. Agora, é diretor-emérito do Instituto de Ciências do Mar (desde 2003).

Outros títulos de sua vida acadêmica: Professor visitante na Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotado no Departamento de Biologia Marinha (1992 a 1998); pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (1993 a 2003); e coordenador da equipe responsável pelo levantamento dos dados pretéritos referentes a recursos pesqueiros, estuarinos e marinhos do Brasil, junto ao Programa de Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva, conduzido pelo Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal (1996). Permanece desenvolvendo atividades de natureza científica e técnica. No ano de 1944, Melquíades Paiva estudou no Cariri, sendo aluno do então Ginásio Diocesano do Crato.

Intelectual e escritor de largo prestígio, são de sua autoria centenas de artigos científicos e obras quais: Nordeste do Brasil, Terra e Gente; Ecologia do Cangaço; Conservação da Fauna Brasileira; Administração Pesqueira do Brasil; Represas e os Peixes Nativos do Rio Grande; As Bacias do Paraná – Brasil; Breves Memórias do Espaço e do Tempo; A Contribuição Portuguesa para o Estudo das Ciências Naturais do Brasil Colonial; Fauna do Nordeste do Brasil; Grandes Represas do Brasil; Os Naturalistas e o Ceará; e Trabalhos Esparsos, Agora Reunidos; isto para citar apenas algumas das publicações desse autor destacado, que representou o País em 19 missões científicas internacionais e desempenhou importantes delegações junto a órgãos da comunidade mundial em nome da Ciência brasileira. Melquíades Pinto Paiva ocupa cadeira também no Instituto do Ceará e na Academia Lavrense de Letras, dentre outras instituições culturais.

Emerson Monteiro

Postado por: Manoel Severo

Município de Janduis vai sediar III Encontro de Vereadores e Vereadoras do Partido dos Trabalhadores do Alto e Médio Oeste Potiguar.

Através da articulação feita pelo Vereador Raimundo Canuto (PT), de Janduís estará sendo realizado neste sábado (22), na cidade de Janduis, o III Encontro de Vereadores e Vereadoras do Partido dos Trabalhadores do Alto e Médio Oeste Potiguar, que terá inicio as 9:h da manhã, na sede da secretaria de ação social.

Segundoo Vereador Raimundo Canuto (PT), está sendo mobilizados os vereadores e vereadoras do PT das duas regiões. " Vamos dar continuidade aos debates visando o fortalecimento dos mandatos através do planejamento e discussões de temas relevantes para a nossa região, bem como a socialização de projetos e ações dos mandatos”, informou o vereador petista

O I Encontro foi realizado em Patu, no mês de abril e o segundo no mês de julho, em Luiz Gomes.” A idéia é avaliarmos um pouco os encaminhamentos dos dois encontros já realizados”, esclareceu Raimundo.


Fonte: Blog do Pôla Pinto


Conferência Territorial do Sertão do Apodi reuniu 220 delegados.

Das Conferências Territoriais de Juventude já realizada no estado do Rio Grande do Norte, a Conferência Territorial de Juventude do Território Sertão do Apodi, realizada na quarta-feira (19), foi a que mais reuniu participantes e onde os debates foram intensos.

Ao todo participaram 220 delegados e mais de 50 participantes como observador. “Foi um evento muito participativo e com um bom nível de debate”, avaliou Francisca Cícera, representante da rede dos territórios que vem acompanhando todas as conferências.

Durante a mesa de abertura do evento todas as entidades envolvidas no processo de mobilização das Conferências Territoriais de Juventude do estado fizeram uso da palavra. O poeta Antonio Francisco também foi um destaque quando recitou vários poemas de sua autoria.

As discussões e propostas contendo várias reivindicações criadas em dez grupos de trabalho e em seguida foram debatidas e aprovadas pela plenária final.

Ao final foram eleitos 44 delegados que irão representar o Território Sertão do Apodi na Conferência Estadual de Juventude que será realizada nos dias 27, 28 e 29 de outubro, em Natal.


http://polapinto.blogspot.com/2011/10/conferencia-territorial-do-sertao-do.html

LANÇAMENTO DO LIVRO LAMPIÃO EM SERGIPE (Comentário)

Por: Archimedes Marques

Foto: O grande Alcino, Archimedes e sua esposa Elane no evento do lançamento o livro "Lampião em Sergipe", na Socedade Semear em Aracaju.


A Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe, através da SEGRASE, lançou oficialmente em Aracaju, no dia de ontem, 19 de outubro de 2011, às 18 horas, na Sociedade Semear, o livro "Lampião em Sergipe", excelente obra do escritor, pesquisador e historiador do cangaço, o decano memorialista de Poço Redondo, Alcino Alves da Costa. Vale ressaltar que este livro contabiliza a oitava publicação que leva o selo de qualidade da Editora Diário Oficial.

Apesar da forte chuva que desabava na capital sergipana o público se fez presente ao evento cultural em excelente número, lotando as dependências da Sociedade Semear, em comprovação do quanto é querido e importante para o cenário cultural sergipano a figura carismática do nosso amigo Alcino Alves Costa, tão amado também por personalidades do mundo jurídico, cultural, artístico, jornalístico, pessoas do povo em geral que ali testemunharam o lançamento de mais essa obra desse magnífico homem da cultura sergipana, em especial da cultura do cangaço.
Absoluta certeza tenho que aqueles que fazem o Cariri Cangaço comandado pelo amigo Manoel Severo, Cariri Cangaço esse que é um dos amores do velho-jovem Alcino que se torna menino nas paragens do Crato e adjacências, também estiveram presentes em pensamento ao evento, como de igual modo, plena certeza tenho que todos que fazem a família Cariri Cangaço gostariam de ter tomado um avião e abraçado o Alcino, pois o Alcino é uma dessas pessoas que possuem almas perfumadas e iluminadas, que atrai amigos, que atrai os bons fluidos, que atrai o bem e o bom, que irradia a luz e o amor.

Falar das 292 páginas da grandiosa obra "Lampião em Sergipe" é imergir nos fatos ocorridos na época do cangaço, é sentir a forte influência do coronelismo e do misticismo nos tórridos sertões, é presenciar o sofrimento e agonia do povo com a seca abrasante e com o descaso do governo da época, é ver o bravo sertanejo sofrer avassaladoramente as consequências do cangaço, as atrozes maldades comandadas por
Virgulino Lampião, é imaginar tudo isso, bem discorrido em palavras simples do autor, com vasto embasamento calcado nos muitos anos da sua dedicação a leituras, pesquisas e entrevistas com remanescentes da época, além dos longos anos de andanças pelas veredas por onde percorreu o bando cangaceiro, fazendo o seu rastro no Estado de Sergipe, pesquisa essa, pautada com responsabilidade e fidelidade para com a história numa narrativa sobre esse universo, sem subterfúgios, invencionices, uma obra de destaque que o transportará para o mundo dos imortais, a exemplo das outras antecedentes.
Autor: Archimedes Marques (Delegado de Polícia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Universidade Federal de Sergipe). archimedes-marques@bol.com.br

Diocese de Crato ganha novo sacerdote nesta 6ª feira


A diocese de Crato ganhará nesta sexta-feira, dia 21, o seu mais novo sacerdote. Em solenidade às 17:00 horas,  na Catedral de Nossa Senhora da Penha,  – presidida por dom Fernando Panico –  e com a presença do bispo de Iguatu, dom frei João Costa e de vários sacerdotes das dioceses de Crato, Iguatu e Quixadá – será ordenado presbítero o diácono Francisco Wesley Barbosa Barros.

Biografia

O Diácono Wesley, nasceu em 23 de julho de 1985, na cidade de Quixadá (CE). É o filho primogênito de Antônio Jocélio Barbosa Barros e de Hilda Maria Barbosa Barros numa prole de quatro filhos. Recebeu o batismo aos 25 de maio de 1986, na Sé Catedral da Sagrada Família, em Quixadá, e foi crismado aos 11 de dezembro de 1999 na mesma Igreja.
Ingressou no Seminário Diocesano Pio XII, em Quixadá, sob recomendação da Paróquia Jesus Maria e José (Catedral), aos 16 de fevereiro de 2003. Concluiu os estudos seminarísticos de Filosofia em 2005, obtendo o bacharelado em Teologia pela Faculdade Católica Rainha do Sertão, em Quixadá, aos 28 de dezembro de 2009. Foi admitido às Sagradas Ordens aos 18 de maio de 2006 por dom Adélio Tomasin e recebeu o ministério de leitor aos 24 de fevereiro de 2008, conferido por dom Ângelo Pignoli.
Por desígnio da Divina Providência passou a residir na Diocese de Crato aos 11 de março de 2010, sendo acolhido pelo Bispo Diocesano, em comum acordo com o Conselho Presbiteral no dia 7 de abril do mesmo ano, data em que foi acolhido nesta Paróquia e Igreja Catedral para o estágio pastoral em vista do ministério ordenado, em cujo decurso foi instituído no ministério de acólito por dom Fernando Panico aos 27 de março de 2011.
Recebeu nesta Catedral a Sagrada Ordem do Diaconado aos 7 de abril de 2011, das mãos de Dom Fernando Panico. Na ocasião foi designado, pelo bispo, como vigário paroquial da Paróquia da Sé, lugar onde exerceu seu ministério diaconal em preparação para o sacerdócio.

Maria Bonita: Uma foto inédita e sua breve biografia

Por: João de Sousa Lima

Maria Gomes de Oliveira  nasceu em janeiro de 1910 (dado novo que virá relatado na segunda edição do livro Lampião em Paulo Afonso e que será lançado em dezembro de 2011), na fazenda Malhada da Caiçara, distrito de Santo Antonio da Glória do Curral dos Bois. Desde 28 de julho de 1958, quando Paulo Afonso foi emancipado de Glória, o povoado Malhada da Caiçara ficou nas terras pertencentes a Paulo Afonso.


 Uma foto inédita de Maria costurando em uma máquina manual.

Maria Bonita foi a segunda filha do casal José Gomes de Oliveira, conhecido como Zé Felipe e Maria Joaquina Conceição Oliveira, apelidada de dona Déa.
Ela teve onze irmãos: Benedita Gomes Oliveira, Joana Gomes de Oliveira (Nanzinha), Amália Gomes de Oliveira (Dondon), Francisca Gomes de Oliveira (Chiquinha), Antonia Gomes de Oliveira, Olindina Gomes de Oliveira (Dorzina), Ozéas Gomes de Oliveira, José Gomes de Oliveira, Arlindo Gomes de Oliveira, Ananias Gomes de Oliveira e Izaías Gomes de Oliveira.
Foi casada com o primo José Miguel da Silva, conhecido por Zé de Nenê, sapateiro.


Entrou para o cangaço no finalzinho de 29, sendo a primeira mulher a fazer parte de um grupo de cangaceiros. Morreu no dia 28 de julho de 1938, junto com Lampião e mais nove cangaceiros, na Grota do Angico, em Poço Redondo, Sergipe.

Uma clásssica fotografia da Rainha do cangaço

  
Maria com os cães ligeiro e guarany


Maria e Lampião


Maria e seu grupo


Maria e Lampião


O fotógrafo Benjamin Abraão, Maria e Lampião


Os Reis do cangaço


Extraído do Blog do escritor João de Sousa Lima