Seguidores

domingo, 21 de agosto de 2016

PADRE MANOEL FIRMINO PINHEIRO, O PADRINHO DE CRISMA DE L A M P I Ã O...


O Padre Manoel Firmino Pinheiro, procedente da freguesia de Nossa Senhora de Mata Grande-AL, onde possuía a propriedade Urubu, com engenho de cana e alambique, era, também, prestigioso chefe político democrata. Anteriormente, tinha sido vigário de Viçosa e deputado à Câmara Legislativa Estadual. Nasceu no dia 12 de dezembro de 1870, na cidade de Penedo – AL. Foi ordenado Padre em 1º de novembro de 1896, no Recife – PE, tendo falecido em 23 de junho de 1954, na cidade de Itaporanga, no Estado da Paraíba, onde havia assumido o vicariato daquela paróquia desde o dia 1º de dezembro de 1935. 


Assumiu a Paróquia de São José de Belmonte em 26 de abril de 1914, onde ficou até 26 de dezembro de 1916. Foi um sacerdote inteligente, enérgico, culto, zeloso e trabalhador, músico e compositor. Escrevia e falava corretamente as línguas: português, francês e alemão; além de conhecer o latim, o grego e o hebraico. Pelo que contavam os mais antigos, o Padre era contra a família Malta em Mata Grande, e, devido às constantes desavenças políticas, teve de sair às pressas da cidade. O coronel Zé Malta, seu desafeto não lhe deu tréguas. O Padre, ao sair, jogou uma praga na família, dizendo que os descendentes, até a quinta geração, haveriam de viver brigando entre si. Segundo me contou uma vez o Sr. Hermes Primo de Carvalho, ex-prefeito de Belmonte, Padre Manoel Firmino tinha o sangue da política correndo em suas veias. Tanto é que, quando saiu às pressas de Mata Grande veio parar em Belmonte, pertencente, na época, à Diocese de Floresta. Nesse período comprou, pela quantia de dois contos de réis, uma propriedade ao Sr. Genézio Lopes de Siqueira e denominou-a de “Barraca”. Eram 352 braças de frente e légua e meia de fundos, com uma casa e benfeitorias, limitando-se ao nascente, poente e sul, com terras de Manoel Alves de Carvalho; ao norte com terras de Norberto Gomes dos Santos Sidé. Nessa propriedade, o padre instalou várias famílias de pretos que o acompanhavam. Na cidade, alugou a casa da Oiticica ao Major Quinca Leonel, na antiga Rua do Comércio, e passou a residir com outros pretos dentre os quais a velha Felisbela, que era uma exímia cozinheira, e Amélia, que era uma excelente costureira, a qual, na ocasião, confeccionou a bandeira da “Euterpina Belmontense”, banda de música local.

Sua residência era uma espécie de jardim zoológico. Além de grande número de animais domésticos, criava também macacos, gatos do mato, raposas e até gambás. Orgulhava-se de ser possuir o melhor e mais belo casal de cães da região.

Contam-se histórias interessantes sobre o Padre. Uma delas era do casal de cachorros que criava, chamados de VOSMICÊ para o macho e SUA PRIMA para a cadela. Certo dia de sábado, chegou um matuto na casa do Padre, que sempre estava lotada de pessoas, e perguntou como era o nome daquele cão tão bonito. O Padre então respondeu: VOSMICÊ. Então todos caíram em gargalhadas e o matuto ficou desconfiado e acanhado. Após alguns minutos, eis que passa pela sala a cadela e o matuto perguntou: Padre está é a mãe de VOSMICÊ?

A memória do cangaço atesta que, em 1912, aos quatorze anos de idade, Virgulino Ferreira da Silva, o futuro “Lampião”, foi crismado, tendo como padrinho o Padre Manoel Firmino Pinheiro. A celebração aconteceu em Floresta e foi presidida pelo primeiro bispo da diocese D. Augusto Álvaro da Silva.

O Padre Manoel Firmino marcou época quando de sua passagem pela Paróquia de Belmonte. Portando sempre uma pistola parabelo na cintura, definia-se ele próprio através de uns versos que gostava de recitar:

Me chamo Mané Firmino
Fui vigário em Viçosa
Visto batina custosa
Do ornamento mais fino
Para tudo tenho um destino
Dou provas nesta cidade
Na igreja ao pé da grade
Fazendo a lei de Cristo
Conforme a roupa que visto
Na batina sou um Padre
Sou chefe municipal
Sou homem particular
Gosto da sociedade
Sou amante da vaidade
E quero que cresça o meu nome
Para que ninguém o tome
Sou protetor de assassino
Sou Padre Mané Firmino
E na batina sou bom Padre.
Nos panos sou forte homem
Na pena faço figura
Na farda sou bom soldado
Na justiça magistrado
Nas armas faço bravura
Gosto também da fartura
Ando garboso e faceiro
Sou galo do meu terreiro
Isto herdei do meu avô
Morro, mato, apanho e dou
Nas armas sou cangaceiro.

Valdir José Nogueira de Moura - pesquisador/ escritor


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=549238025278176&set=gm.516958398513109&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


O CANGAÇO NA LITERATURA - TOP 10 LIVROS - S01E07

https://www.youtube.com/watch?v=FcbnGobQ2iE&feature=youtu.be

Publicado em 21 de agosto de 2016

O Cangaço na Literatura é um programa que levará o leitor até locais que a maioria apenas lê em livros ou nem sabia de sua existência no universo do Cangaço. 
Todo programa será baseado em uma obra e no final uma outra indicação de leitura. 
É um projeto independente e sem fins lucrativos. O programa é apresentado por Robério Santos. 
O sétimo episódio é sobre livros do Cangaço, os 10 que mais influenciaram o apresentador.

Quem estiver afim de comprar os livros de Robério Santos entre em contato (79) 999695819

Categoria

Licença
Licença padrão do YouTube

Material do acervo do professor e pesquisador do cangaço 
Rubens Antonio

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PARABÉNS PARA WILMA MARIA FERREIRA LEITE


Hoje (21 de agosto de 2016) a nossa amiga Wilma Maria Ferreira Leite (moderadora do grupo “o cangaço”) está completando mais um ano de vida.
Em nome de todos (as) os membros do grupo “O Cangaço” quero agradecer pelo apoio e contribuição que tem prestado ao nosso trabalho, e parabenizá-la e desejar muitos anos de vida com saúde, paz e prosperidade.

Feliz Aniversário!!!
Geraldo Antônio de Souza Júnior e todos os amigos do grupo.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO DO ESCRITOR SABINO BASSETTI - LAMPIÃO O CANGAÇO E SEUS SEGREDOS


Através deste e-mail sabinobassetti@hotmail.com você irá adquirir o  mais recente trabalho do escritor e pesquisador do cangaço José Sabino Bassetti intitulado "Lampião - O Cangaço e seus Segredos".

O Livro custa apenas R$ 40,00 (Quarenta reais) com frente já incluído, e será enviado devidamente autografado pelo autor, para qualquer lugar do país.
Não perca tempo e não deixe para depois, pois saiba que livros sobre "Cangaço" são arrebatados pelos colecionadores, e você poderá ficar sem este. Adquira já o seu.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AGRADECIMENTO!

Por Benedito Vasconcelos Mendes

Desejo agradecer aos confrades, confreiras e amigos que estiveram presentes, na noite da última sexta-feira, ao lançamento do meu livro "História da Minha Vida Profissional", especialmente, ao Advogado e escritor Marcos Araújo, que fez um belíssimo discurso, apresentando ao público o citado livro.


Quero externar também, a minha gratidão ao escritor Clauder Arcanjo, que coordenou o referido lançamento, no estande da Editora Sarau das Letras, na XII Feira do Livro de Mossoró.

Enviado pelo professor

http://blogdomendeseendes.blogspot.com

JUNIOR ALMEIDA: A VOLTA DO REI DO CANGAÇO NO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS


Eu fui presenteado com esta obra pelo autor Júnior Almeida, e já iniciei a leitura. Nela, são revelados fatos que aconteceram no "Instituto Nina Rodrigues", e que são fatos gravíssimos. 

Não deixe de adquiri-la, para você saber o que aconteceu com o material genético dos cangaceiros mortos na madrugada de 28 de julho de 1938, lá na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, e mais outros assuntos do seu interesse. 

Não deixe para depois, vez que livros escritos sobre "Cangaço" são arrebatados por leitores, escritores e pesquisadores, principalmente pelos colecionadores, e você poderá ficar sem ele.

O livro custa 45,00 Reais, e basta clicar no link abaixo e pedir o seu.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-638907377-a-volta-do-rei-do-cangaco-_JM


MAIS PONTOS DE VENDA EM CAPOEIRAS

Amigos, nosso trabalho, A VOLTA DO REI DO CANGAÇO, além vendido direto por mim, no MERCADO ALMEIDA JUNIOR E também pode ser encontrado na PAPELARIA AQUARELA, ao lado do Correio, também na PANIFICADORA MODELO, com Ariselmo e Alessilda e no MERCADO POPULAR, de Daniel Claudino Daniel Claudino e Gicele Santos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMUNICAÇÃO!


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

APRENDER SEMPRE, E FALTA UMA VIDA AINDA MENINO.

Fonte da foto - Carla Mota

Neste mês de agosto de 2016, aconteceu em São Paulo o encontro do renomado escritor/pesquisador Antonio Amaury  Corrêa de Araújo com o garoto do cordel e do baião Pedro Motta Popoff.

Fonte da foto: Carla Motta

Pedro Motta Popoff desde criancinha que tem interesse pela cultura do nordeste brasileiro, principalmente pelo cordel, baião e o estudo do cangaço.

Veja abaixo este vídeo do Pedro Motta Popoff: 

https://www.youtube.com/watch?v=bP4Y8HT3Piw

Pedro Motta Popoff no Festival Ação Saudável Luiz Gonzaga
Publicado em 11 de fevereiro de 2016
Um show no Festival Ação Saudável da Mondeléz .
Menino Pedro do Cordel e do Baião, o Pedro Motta Popoff
Um resuminho do show cantando muito Baião, Luiz Gonzaga, Alceu Valença e muito mais!
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=IYZS355SpJs 

Assista Encontro com Fátima Bernardes Pedro do Cordel e do Baião

Publicado em 19 de ago de 2016
Encontro com Fátima Bernardes Pedro tem 10 anos e é apaixonado pelo nordeste.
Pedro do Cordel e do Baião conversa com Fatima Bernardes
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=gF5aQI1ClWg

Menino Pedro Motta Popoff cantando Forró com TRIO URUCUM, Ilha Cardoso - Pedro Do Cordel e do baião Pedro Motta popoff
Publicado em 18 de janeiro de 2015
Criança de 8 anos arrebenta no forró com o Trio Urucum de Sorocaba, Dezembro de 2014 no Marujá, Ilha do Cardoso Sp
menino Pedro do Cordel e do baião
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O PESQUISADOR DO CANGAÇO GERALDO FERRAZ NA ACADEMIA RECIFENSE DE LETRAS


É com muita satisfação que o Conselho Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço, convida a todos para a posse de seu Conselheiro Geraldo Ferraz na Academia Recifense de Letras. 

Uma grande honra para toda a família Cariri Cangaço!


Cangaceiros Cariri

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AS DIVISAS DE 3º SARGENTO DE MARIA BONITA

Foto do perfil de Sálvio Siqueira

Em análises e análises, queimando constantemente as pestanas, o pesquisador Rubens Antonio chamou-me atenção, quando citou sobre as divisas que contém nas mangas do vestido de Maria Gomes de Oliveira, a Maria de Déa, Maria do Capitão, tão conhecida como “Maria Bonita”, a “Rainha dos Cangaceiros”.

Vale, e muito, um estudo focado nesse detalhe, pois, queiram ou não, esse detalhe vem nos mostrar uma forma, maneira, de que existira uma espécie de hierarquia militar, ou militarista, dentro do grupo e subgrupos cangaceiros.


Militarmente, no sentido próprio da palavra, claro que não podemos falar, simplesmente por não se tratar de um pelotão, coluna, tropa ou batalhão de soldados. No entanto, tendo, ou portando, as divisas de “Capitão do Exército Patriótico”, divisa essa que o renomado pesquisador/historiador da história do cangaço, Antônio Amaury, autor de vários livros sobre o tema, respondeu a uma pergunta minha, se são válidas as divisas recebidas por Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, “Rei dos Cangaceiros”, em Juazeiro do Norte, CE, dizendo que são sim válidas, pois estão em, constam nos, registros no Ministério da Guerra.


Logicamente, Lampião condecora as divisas de 3º sargento a Maria para que a mesma fique destacada e exerça liderança e autoridade perante as outras mulheres do bando. Assim como, os ‘cabras’ tenham respeito e considerações à mesma.


Sabemos, através de literaturas, que seu cunhado, o cangaceiro Moderno, usava uniforme militar, e essa vestimenta foi o que fez com que fosse reconhecido, pois os próprios companheiros “danificaram” sua face completamente, a golpes de faca peixeira, para que os membros da Força Pública não o reconhecesse. A notícia da morte do um renomado membro do bando deixava os soldados e contratados com mais coragem, assim como diminuía o medo que a população sentia por ele e seus comandados do grupo ou subgrupo. E o medo é uma arma eficaz e terrível. 

Com a palavra, os especialistas...
Foto Benjamin Abrahão

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO NO PIAUÍ


 Mais um livro do escritor e fundador da SBEC -  (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço) Paulo Gastão.


Entre em contato com o autor através deste e-mail: 
paulomgastao@hotmail.com

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO NA PRAÇA SOBRE O TEMA CANGAÇO


Trata-se de uma obra do amigo Luiz Serra, que já teve seu lançamento na capital do país, Brasília.
Linda e glamorosa noite de autógrafos. Breve será lançado na capital norte rio grandense, Natal.

Para contatos com o autor, enviar mensagens pelo e-mail: anarquicolampião@gmail.com
Outras formas de aquisição, são em diversos pontos de vendas na capital. Ou entrar em contato com o professor francisco pereira lima, pelo e-mail: 
franpelima@bol.com.br


http://blogdomendesemendes.blogspot.com