Seguidores

segunda-feira, 20 de maio de 2019

PALESTRA NO ESPAÇO CÔNEGO BULHÕES

Clerisvaldo B. Chagas, 20 de maio de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.112
SALA DA FRENTE DO MUSEU DARRAS NOYA. (FOTO: B. CHAGAS).
Encerrando a Semana do Museu, a prefeitura de Santana do Ipanema, apontou o Espaço Cônego Bulhões, como ideal para o evento. Estive lá às 20 horas da última sexta-feira, ficando deslumbrado com tudo o que vi. Na área enorme bem iluminada, inúmeras crianças e adolescentes passeavam de bicicleta. Mães conduziam bebês em carrinhos; gente circulava com animais de estimação, notadamente cachorros de porte diversos; caminhadas sem atropelo que parecia a praça de Roma. Bastante movimento de ônibus, motos, automóveis no entorno da praça, onde um bom público aguardava a programação da noite.
A solenidade foi aberta com palavras da diretora de Cultura, Gilcélia Gomes e do Dr. Isnaldo Bulhões, prefeito da cidade. Em seguida houve apresentações da banda Ivaldo Bulhões da Escola Maria Nepomuceno Marques, do povoado Areias Brancas; a nossa palestra e o encerramento com Messias dos Teclados e o cantor da terra, Arly Cardoso. A primeira dama – ex-prefeita e atual senadora – não se pronunciou naquele momento.
FÓSSEIS NO MUSEU. (FOTO: B. CHAGAS).
Com a plateia formada por autoridades, funcionários, estudantes, escritores, professores e público em geral, discorremos sobre o Museu Darras Noya, o quarteto arquitetônico do Monumento e a trinca dos edifícios históricos construídos pelo Coronel Manoel Rodrigues da Rocha no quadro comercial. Sobre o museu exibimos algumas peças de valores inestimáveis ali abrigadas, bem como o prédio em questão que pertenceu ao ilustre Manoel Queirós. “Seu Queirós” era coletor federal, fundador da primeira banda de música de Santana – a Santa Cecília (1915) – e membro fundador de teatro.
Após a palestra – com assistência técnica do parceiro literário, escritor Marcello Fausto – abrimos para interatuar com a plateia pelo sistema de perguntas e respostas que ilustraram a nossa apresentação. Nesta fase, a senadora Renilde Bulhões participou ativamente relatando fatos acontecidos na história santanense o que elevou o grau de conhecimento aos espectadores. Alunos e pessoas outras fizeram perguntas sobre Virgulino Ferreira e a igrejinha/monumento de N. S. Assunção. Tudo foi respondido e dialogado.
Noite agradável e riquíssima para a história e as artes de Santana do Ipanema.
Agradecendo o convite e


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

“TOTINHA, TODA SIBITE, SEI QUE SE ENGRAÇOU DEU. MAI TÔ MEIO ENVREGONHADO”

*Rangel Alves da Costa

Totinha é uma frô, juro pru Deus. Nunca vi muié mai bonita, prefumosa, de deixá o cabra doidim. E o cabra doidim sou eu. Inté que eu vendia uma vaquinha pra me ajuntá com Totinha. Quem sabe um cabrito tomem. Mai o probema é que Totinha sorriu pa ieu e adespoi sumiu de vista, sem mai sorriso esperançoso. Mai oiô bonito pa ieu, sorriu bonito pa ieu, inté com sibiteza no oiá. Mai será que Totinha vai querer morar no mato, entrá em casa de barro, fazê cumida em fogão, dá mio a galinha e ouvi musga em raidim de pia. Acho difici, munto difici, inté pruque as muié de hoje num gosta munto de roça não, num gosta munto de se afastá da zanzanice da cidade não. Bonita cuma ela ié, toda jeitosa cuma ela ié, num sei não. Só se eu amarrasse a protera, passasse a tranca na prota, e me arribasse pa cidade tomem. Mai o que seria do meu bichim, da minha vaquinha, do meu guiné, do meu cabrito? Sei não, sei não. Totinha parece uma frô, tem as anca caridosa demai, inté parece muié de novela. Mai num posso trancá a protera. E cuma vou fazê a feira, cuma vou sustenté Totinha e os seus luxamento? E cuma vou vivê sem o chero do bicho e sem o relinchá do caralo? Quero essa vida não, seu moço, quero não. Que Totinha me adescupe, mai ou ela vai pro mato cum ieu ou vorto pro mato sozim. Tomem num sô pa Totinha não. Sô da peda e do calango, do brasero e das cinza, da jurubeba e do preá. E muié da cidade num gosta disso não. Entonce Totinha, inté. Meu caminho é de chão. Gosto de asfarto não.  


Mai pensano bem, inté que Totinha esquentava eu nas noite de friação. Sim, Totinha bem que podia isquentá ieu nas noite de friação. É tom ruim drumi na friação sem ter uma costelinha pra isquentá. Mai o probema é Totinha, é ieu não. Inté que sei pruque Totinha é assim, inté já dixe. Totinha é das moda, das sibiteza, dos afloramento, e ieu sou apena um moço da roça. Será que Totinha ia querer lavanda, pano de chita, chinelo de dedo? Acho difici. Mai difici aina Totinha se adispô a levantar cedim, com o galo aina cantando, pa fazer cuscuiz e torrar tripa de porco. Munto difici tomem que ela quera debuiá mio, catar feijão, alimpar pé de melancia, moiá rosera do quinta. Mai a dana é bonita demai, mai parece uma frô cherosa. Sei que num dá certo eu vendê dois berro, me ajuntá com Totinha e ela fica na rua e eu aqui. E ela vai querê uma casa bonita, mobiada, cum tudo trincano, sei disso. Tomem os luxo de muié luxenta. Eu de ropa veia, de carça de pano grosso, camisa de trabaio, e ela toda nos trinque. Ela num vai querê ficar pertim deu de jeito ninhum. Cuma que eu vou chamá de muié minha uma muié assim? Tá difici demais. A num sê que ieu endoide de veiz. Mai quano penso naquela frô tom bonita deitada na cama entonce me reviro todim, fico em tempo de endoidar mermo. Achava que frô de mandacaru era a coisa mai bonita do mundo. Achava que a prantação adespois da chuva era a coisa mais bonita do mundo. Mai me enganei de tudim adespois que cunheci Totinha. Ontem mermo ela mandou um biete pra eu e pedino dois conto de réis. Dixe que ia dar um bejo por um conto e uma coisa mió ainda pelo outo conto. Mai o que será? Mai se eu der vai fazer munta farta na comida de minha vaquinha. Num sei se dou ou num dou. Acho que...
Pensano bem, eu vou dar só um conto a Totinha. E num vou querer nada dela não. Ela já me deu. Deu essa coisa que o povo chama de vontade de amar, de namorar, sei lá... Eu num sabia nem o que era isso. E Totinha me deu.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


LIVRO NOVO NA PRAÇA.

Por Geraldo Antônio De Souza Júnior

Passando para agradecer... ... ao amigo Sebastião Pereira Ruas (Tião Ruas) pelo formidável presente que acabo de receber e desejar todo o sucesso de críticas e consecutivas vendas do livro "Dulce - A boneca cangaceira de Deus, que trás em sua páginas a biografia da ex-cangaceira Dulce Menezes dos Santos a última cangaceira do bando de Lampião ainda viva e a última testemunha ocular dos acontecimentos envolvendo a morte do grande líder cangaceiro do Nordeste. Lampião. 


O livro conta a história de uma jovem que, aos quatorze anos de idade, foi retirada contra sua vontade do ambiente familiar e forçada a acompanhar e conviver maritalmente com um cangaceiro conhecido como Criança (Vitor Rodrigues Lima), pertencente ao subgrupo liderado pelo cangaceiro Zé Sereno (José Ribeiro Filho), ambos integrantes do bando de Lampião. Durante aproximadamente sete meses, Dulce Menezes permaneceu sob a vida da canga e após a morte de Lampião ocorrida no dia 28 de julho de 1938, na Grota do Angico em Sergipe, ela e outros cangaceiros se entregaram às autoridades, tendo pouco tempo após obtido a anistia (Perdão Presidencial), concedido pelo então presidente Getúlio Vargas. 


Com a liberdade restabelecida, Dulce, seu companheiro e outros antigos integrantes do bando seguem em direção à região sudeste do país, passando primeiro pelo estado da Bahia, onde trabalharam em fazendas como forma de obter recursos para seguir viagem. Após longa jornada os antigos companheiros de Lampião chegam ao estado de Minas Gerais, onde recebem o apoio de um antigo aliado conhecido como Jacó (João Toró). 

O resto da história e tantos outros acontecimentos envolvendo a personagem cangaceira, vocês conhecerão ao ler o livro "Dulce - A boneca cangaceira de Deus" de autoria de Sebastião Pereira Ruas. 

Um trabalho comprometido com a verdadeira história e repleto de particularidades sobre a vida dessa última "peça" da história cangaceira. Dulce Menezes dos Santos. 

Quem desejar adquirir a obra é só entrar em contato diretamente com o autor através do número (33) 98718-8242 (Whatsapp) e partir para o ataque... ou melhor... para a leitura. Recomendo. 

Geraldo Antônio De Souza Júnior


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MAIOR TRUNFO DE LAMPIÃO FOI O DE CULTIVAR UMA GRANDE REDE DE COITEIROS.

Por Fábio Costa

Isso garantiu a longevidade de sua carreira e a extensão de seu domínio. A atuação de seu bando estendeu-se por Alagoas, Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. 

Lampião chegou a comandar um exército nômade de mais de 100 homens, quase sempre distribuídos em subgrupos, o que dava mobilidade e dificultava a ação da polícia. 

Em 1926, em tom de desafio e zombaria, chegou a enviar uma carta ao governador de Pernambuco, Júlio de Melo, propondo a divisão do estado em duas partes. 

Júlio de Melo que se contentasse com uma. Lampião, autoproclamado “Governador do Sertão”, mandaria na outra.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS DO CANGAÇO


São vários os autores que estarão autografando seus rebentos. Eis algumas das novidades e relançamentos que estarão a disposição durante o evento que ocorre de 20 a 25 de setembro no Cariri cearense.


O livro faz uma análise e uma nova versão sobre a polêmica morte do industrial Delmiro Gouveia, com suas contradições e mistérios. Quase 90 anos depois Gilmar Teixeira realizou uma verdadeira odisseia na busca da elucidação dos fatos, confrontando depoimentos e notícias da época, rastreando detalhes que passaram despercebidos quando ainda no calor dos acontecimentos. Vale a leitura e o conhecimento dos registros.

Para falar com o autor (75) 9117-5594.


É uma das mais expressivas obras do grande mestre Antonio Amaury. O livro narra fatos desconhecidos dos estudiosos do cangaço e torna-se obrigatório para quem pretende aprofundar seus conhecimentos.

Com apresentação de João de Sousa Lima o livro sai na sua 3ª edição, mais uma oportunidade para quem ainda não o possui.


João de Sousa Lima relança Maria Bonita, a Rainha do Cangaço. 2ª Edição da mais completa biografia da mulata da terra do Condor. O livro narra do nascimento à morte da cangaceira, assim com pontua coitos, coiteiros e fatos inéditos relacionados com a Região onde Lampião conheceu sua amada: Paulo Afonso.


Também de João de Sousa "Cangaceiro Gato: Um Rastro de Ódio e de Sangue". É um filme-documentário produzido pelo NEC- Núcleo Experimental de Cinema de Paulo Afonso e foi produzido com recursos próprios, em parcerias com os diversos seguimentos culturais da cidade.

A história baseada em fatos reais tornou-se um documento a mais para quem busca conhecimento sobre as histórias do cangaço. Gato era um índio da tribo Pankararé e foi um dos mais perversos cangaceiros que se tem notícia.


Lampião conquista a Bahia. É o mais novo filho de Luiz Ruben. Um apanhado dos fatos registrados nos jornais da época. Noticias vinculadas com informes geralmente fornecidos pelas volantes.
Mais uma ferramenta com capítulos desconhecidos que servirá para compor o intrincado mundo do cangaceirismo.

Contatos com o autor:
(75) 3281-5080 (Graf Tech)

Pesquei no Açude do primo João

TERÁ SIDO DESVENDADO UM DOS MAIORESMISTÉRIOS POLICIAIS DO SÉCULO XX?

Por Clerisvaldo B. Chagas  

(Adendos do Lampião Aceso)

A morte do coronel Delmiro da Cruz Gouveia, assassinado em 1917, causou comoção nacional. Um dos maiores empresários do Brasil, ao lado de Irineu Evangelista, o Barão de Mauá, passou a ser incluído e respeitado na história, sendo o precursor da energia elétrica no Nordeste, bem como de estrada de rodagem.

Dono de uma fábrica de linha nas brenhas da Pedra (hoje cidade de Delmiro Gouveia) tinha o seu produto concorrendo em escala mundial com os ingleses. Enriquecido pela segunda vez, com venda de couros e peles, Delmiro foi o primeiro homem em Alagoas a possuir automóvel. Sua morte foi um desastre para o Brasil, entrando numa polêmica sem fim e que só agora parece ser desvendada. 

Vai ser lançado o livro “Quem matou Delmiro?”, do historiador, pesquisador do cangaço e documentarista, de Feira de Santana, Bahia, Gilmar Teixeira.

Sua pesquisa teve início em Paulo Afonso, no ano de 2008, quando obteve dados paralelos do mundo inteiro, resolveu investigar a morte do empresário e publicá-la em livro, a ser lançado no “Cariri Cangaço 2011”. Teixeira propoe assim a conclusão de um dos maiores crimes do século XX..

Em artigo no blog Lampião Aceso, o ilustre pesquisador resolveu adiantar indícios surpreendentes. Com o título:“Assassinato de Delmiro, uma trama estrangeira ou cangaceira?” Clique aqui .

Conforme o artigo seriam “autores intelectuais: A família Torres (e outras famílias reunidas na casa da baronesa de Água Branca, Dona Joana Vieira Sandes de Siqueira Torres) (Por ciúme pelo crescimento político de Delmiro); Lionelo Iona (sócio de Delmiro, tutor da fortuna dos filhos de Delmiro – para ficar rico); capitão Firmino (compadre de Delmiro que teve uma filha seduzida pelo coronel – vingança); Herculano Soares (fazendeiro que apanhou de Delmiro na rua - e jurou vingança). Ele e o cunhado Luiz dos Anjos; José Gomes (cunhado do capitão Firmino - rixa com Delmiro, pois este apoiara seu adversário político em Jatobá para prefeito).

Autores materiais: Cangaceiro chefe de bando em Alagoas, Sebastião Pereira, “Sinhô Pereira” (Aquele em que Virgulino estreou antes de formar seu próprio grupo, herdando essa chefia); Luiz Padre, primo de Sinhô Pereira (os dois cangaceiros mais famosos da época) e mais três indivíduos.

Dois deram cobertura. Como o pistoleiro Róseo foi acusado e cumpriu sentença em trama para que ele fosse declarado culpado, o autor deixou para depois o nome dele e outros nomes que estão no esperado ‘Quem matou Delmiro?’”.

Materia enviada pelo autor. Publicada originalmente no: Portal Maltanet

 --------------------------------------------------------------------------------

Lançamento oficial dia 24 de Setembro no:


Mas você pode adquirir o seu agora mesmo visse:
Entre em contato com o autor
E-mail: gilmar.ts@hotmail.com
Valor: R$ 30,00 + R$ 5,00 (Frete simples) - Total R$ 35,00



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEMORIAL LUIZ GONZAGA INAUGURA AUDITORIO PATATIVA DO ASSARÉ EM REUNIÃO CONJUNTA DA ALMECE E ACLA

Por Manoel Severo
Franklin Maxado e Manoel Severo

Aconteceu na manha do sábado, dia 11 de maio, a reunião itinerante das;  Academia de Letras ALMECE e da Academia de Ciências, Letras e Artes -ACLA nas dependências do Memorial Luiz Gonzaga em Fortaleza. Na oportunidade houve a inauguração do Auditório Patativa do Assaré e o Lançamento do Livro: “Os dois grandes profetas da cultura nordestina “ - Toinha do Assaré; afilhada do Patativa. 
Prof.Jornalista Emanuel Freitas, Mailson Furtado(Vencedor prêmio Jabuti-livro do ano/2018)- ambos membros eméritos da ALMECE, Presidente Nicodemos Napoleão, Mauricio, Toinha, Paulo Neves.
Foto6: Descerramento da Placa nominando Auditório Patativa do Assaré.
Marcelo Leal, anfitrião da manha, ao lado dos presidentes da Almece, 
Nicodemos Napoleão e da ACLA, Paulo Neves
Manoel Severo apresenta o Cariri Cangaço na reunião itinerante das Academias
Paulo Tadeu, Nair Lima, Manoel Severo e Mailson Furtado

Onze de maio de 2019, um dia para ficar na história da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará - ALMECE e da Academia de Ciências, Letras e Artes de Columinjuba - ACLA Capistrano de Abreu (Maranguape). O que era uma simples sessão conjunta transformou-se numa festa: inauguração do Auditório Patativa do Assaré com a presença do Coronel Acadêmico Marcelo Leal e da poetisa Antônia do Carmo Araújo (Toinha do Assaré); 

Presidente Nicodemos Napoleão ao lado de Mailson Furtado e Paulo Neves
Marcelo Leal
Mailson Furtado recebe o Diploma da ALMECE
Toinha do Assaré e Gilson Moreira

Dentro da programação houve a outorga de títulos honoríficos a duas importantes figuras do mundo literário e cultural: Mailson Furtado Viana e Emanuel Freitas; homenagem às mães; recebimento de Menção de Congratulação concedida pela Câmara Municipal da querida cidade de Iracema; presença da imprensa dentre outros.

Frankilin Maxado
Alberto George e Frankilin Maxado
Ingrid Rebouças, Nair Lima e Suely
Paulo Tadeu, Mailson Furtado e Manoel Severo

Aina na programação, homenagem póstuma a uma mulher que foi grande em sua região; município de Lavras da Mangabeira e na educação do Ceará: Professora Maria Ester Lemos; homenagem póstuma a um gigante da medicina e da cultura no Vale do Jaguaribe: Dr. Ari de Santiago Lima Verde. Tudo isso emoldurado pela estética e pela preservação da história vislumbrada nas peças do Memorial Luiz Gonzaga, a "menina dos olhos" do Coronel Marcelo e sua distinta família. 

Reunião ALMECE E ACLA
Memorial Luiz Gonzaga
Fortaleza, 11 de maio de 2019


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM

ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM 

EDITAL DE CONVITE E CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA Nº 013/2019.
EDITAL ASCRIM AGE-013/2019, DE 25.04.2019

REENVIADO A PEDIDOS

I. O Presidente Executivo da ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO, no cumprimento das atribuições que lhe conferem o Art. 36, Inciso I do Estatuto Social da ASCRIM, através desteEDITAL ASCRIM AGE-013/2019,de 25.04.2019, TENDO EM VISTA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA a se instalar, sob sua presidência, NO DIA 30 DE MAIO DE 2019, (QUINTA- FEIRA), ÀS 17h00min, em primeira chamada com a presença de metade de seus membros mais um e, em segunda chamada, após 15(quinze) minutos, com qualquer número de “ASSOCIADOS”, no Auditório da Biblioteca Municipal “Ney Pontes Duarte”, sito à Praça da Redenção Jornalista Dorian Jorge Freire, em Mossoró-RN:
1. convoca,HONRADAMENTE,com supedâneo no item I deste EDITAL, os *Associados Regulares Inscritos, os *Regularmente Inscritos, e os NEÓFITOS, para participarem, com suas ExcelentíssimasFamílias, dos “ATOS SOLENES DA ASCRIM”, nas ORDENS DO DIA contempladas neste EDITAL.
2. convIDa,HONRADAMENTE neste mesmo ATO,com supedâneo no item I deste EDITAL,  independentemente DO ENVIO PROTOCOLAR do convite físico,DIGNEM-SE FAZEREM PARTE DOS ANAIS DA ASCRIM,EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES, REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS, MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES, EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS, EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES, EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES EDUCACIONAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES, EXCELENTÍSSIMOS SENHORES PRESIDENTES E DIRIGENTES DE ASSOCIAÇÕES CULTURAIS CONGÊNERES, EXCELENTÍSSIMOS PRESIDENTES E DIRIGENTES DE ACADEMIAS CULTURAIS E CIENTÍFICAS, ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS E DE CIDADANIA, ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES, DIGNOS ACADÊMICO(A)S DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES, DIGNOS ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM,DIGNOS ACADÊMICO(A)S DA ACADEM, DIGNOS POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM, juntamente com seus excelentíssimos familiares, a PARTICIPAREM dos “ATOS SOLENES DA ASCRIM”, nas ORDENS DO DIA contempladas neste EDITAL.
II-ORDENS DO DIA:
1. SESSÃO INSTITUCIONAL ASCRIM: 17:OOHS
a) DAS LAUREADAS HOMENAGENS, “IN MEMORIAN”, AO NOSSO SAUDOSO E INSIGNE PRESIDENTE DE HONRA DA ASCRIM DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS.
b) DO LANÇAMENTO “MEMORIAL DO CENTENÁRIO DOS IMORTAIS” PARA QUE JAMAIS SE APAGUE NA ATUALIDADE E NO FUTURO O LEGADO dos INTELECTUAIS DESTA TERRA: 1º TITULAR RAIMUNDO NONATO CAVALCANTI NUNES/GUARDIÃO DO TÍTULO,Pe. SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS. 
c) DA PROGRAMAÇÃO DO 5º ANIVERSÁRIO DA ASCRIM, COM DISTRIBUIÇÃO DO CONVITE FÍSICO ÀS PERSONALIDADES E AUTORIDADES DO MUNDO INTELECTUAL E/OU INTERESSADAS, PRESENTES A AGE-013/2019(VAGAS LIMITADAS).
1.2. PUBLICAÇÃO OFICIAL DO EDITAL DE INSTALAÇÃO E FUNDAÇÃO DA ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ACADEM, CHANCELADONASTÉLICASRESOLUÇÕESQUE INSTRUI OS PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS DA:
a) CONSTITUIÇÃO, ELEIÇÃO E NOMEAÇÃO DOS ACADÊMICOS QUE COMPORÃO A DIRETORIA EXECUTIVA E O CONSELHO FISCAL DA ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ACADEM.
b) ABERTURA DE VAGAS PARA AS 30 CADEIRAS E OS SEUS PATRONOS DE TITULARES DA ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ACADEM.
2.1. DIPLOMAÇÃO E POSSE DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020,(Art.28), ELEITOS POR ACLAMAÇÃO NAS ELEIÇÕES/2018 DA ASCRIMNOSCARGOS DE:

-PRESIDENTE EXECUTIVO: FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO.
-VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO: TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO.
-1ª SECRETÁRIA: MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO.
-1º TESOUREIRO: EXPEDITO DE ASSIS SILVA.
-2º TESOUREIRO: (VAGO)
-DIRETOR DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS: ELDER HERONILDES DA SILVA
-DIRETOR DE ACERVOS: GERALDO MAIA DO NASCIMENTO.
-DIRETORA DE ASSUNTOS ARTÍSTICOS:MARTHA CRISTINA ELEUTÉRIO MAIA.
-DIRETORA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS: MARIA CONCEIÇÃO MACIEL FILGUEIRA.
-DIRETOR DE ASSUNTOS JURÍDICOS: LÚCIO NEY DE SOUZA

2.1.2 OS DIRETORES EXECUTIVOS ELEITOS QUE NÃO COMPARECEREM PARA A DIPLOMAÇÃO E POSSE, MESMO QUE APRESENTEM JUSTIFICATIVA DA AUSÊNCIA, DEVERÃO REQUERER NO PRAZO DE 30 DIAS, VIA EMAIL, NOVA DATA PARA SEREM CONVOCADOS, A INVESTIDURA NO CARGO CONFORME DISPÕEO REGEA.

2.2. DIPLOMAÇÃO E POSSE DO CONSELHO FISCAL DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020,(disposto no Art.44), ELEITOS POR ACLAMAÇÃO NAS ELEIÇÕES/2018 DA ASCRIMNOSCARGOS DE:

-PRESIDENTE: WILSON BEZERRA DE MOURA.
-VICE-PRESIDENTE: MANOEL VIEIRA GUIMARÂES NETO.
-SECRETÁRIA: MARIA DO SOCORRO DE ALBUQUERQUE GURGEL.
-SUPLENTE: EXPEDITO DE ASSIS SILVA

2.2.1. OS CONSELHEIROS ELEITOS QUE NÃO COMPARECEREM PARA A DIPLOMAÇÃO E POSSE, MESMO QUE APRESENTEM JUSTIFICATIVA DA AUSÊNCIA, DEVERÃO REQUERER NO PRAZO DE 30 DIAS, VIA EMAIL, NOVA DATA PARA SEREM CONVOCADOS A INVESTIDURA NO CARGO, CONFORME DISPÕE O REGEA.

2.3.ENTRONIZAÇÃO E DIPLOMAÇÃO DOS NEÓFITOS, CONFORME RELAÇÃO A SER PUBLICADA EM RESOLUÇÃO ASCRIM, obedecido a ritualística dos atos obrigatórios da ASCRIM.
2.3.1. OS NEÓFITOS CONVOCADOS QUE NÃO COMPARECEREM PARA A ENTRONIZAÇÃO E DIPLOMAÇÃO, MESMO QUE APRESENTEM JUSTIFICATIVA DA AUSÊNCIA, DEVERÃO REQUERER NO PRAZO DE 30 DIAS, VIA EMAIL, NOVA DATA PARA SEREM CONVOCADOS A ENTRONIZAÇÃO NA CATEGORIA APROVADA.
3.1. OUTORGA, PELO PRESIDENTEEXECUTIVO DA ASCRIM, DE TÍTULOS HONORÍFICOS a PLÊIADE DOS HOMENAGEADOS, que confirmarem presença formal aIII TEMPORADA DE INSCRIÇÃO AOS TÍTULOS HONORÍFICOS DA ASCRIM-III/TITHA, protocolados no “ASCRIM PROTOCOLO ENTREGA DE OBJETO-APEO,conformeRELAÇÃO A SER PUBLICADA EM RESOLUÇÃOASCRIM.
3.2. OUTORGA, PELO PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM, DE TÍTULOS HONORÍFICOS: COMENDA ESTRELA ASCRIM TRIBUTO PRESIDENCIÁVEL AOS PRESIDENTES E VICE-PRESIDENTES DE ACADEMIAS CULTURAIS E ENTIDADES CONGÊNERES QUE SE DESTACARAM, RECONHECIDAMENTE, EM 2 MANDATOS ININTERRUPTOS E CONSECUTIVOS.

III. A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA-AGE-013/2019 ASCRIM, é aberta a todas as pessoas afinadas com a cultura, privados contudo, de voz e voto.

IV. As deliberações serão tomadas por maioria simples de votos dos associados presentes com direito de votar e só poderão tratar sobre os assuntos DAS ORDENS DO DIA DESTA AGE-013/2019.

V. O PRAZO DE CONFIRMAÇÃO PARA OS CONVIDADOS E PÚBLICO, INTERESSADOS EM PARTICIPAR DOS ATOS SOLENES DA ASCRIM, RESPEITADAS AS JUSTIFICATIVAS PRÉVIAS E EXTEMPORÂNEAS, EXPIRA 10 DIAS CORRIDOS ANTES DO DIA 30.05.2019, OBSERVADO O ESTABELECIDO NESTE PRESENTE EDITAL ASCRIM AGE-013/2019, TENDO EM VISTA ATENDER OS PROCEDIMENTOS OFICIAIS DE ORGANIZAÇÃO E CONTROLE DO CERIMONIAL.

VI. OS INTERESSADOS, (NÚMERO NUNCA SUPERIOR A 05), EM SUBIR À TRIBUNA DA ASCRIM-AGE-010/2018, PARA PRONUNCIAMENTO RELACIONADO COM O EVENTO SOBREDITO, DEVEM PROTOCOLAR O REQUERIMENTO, ENCAMINHANDO-O DIRETAMENTE AO PRESIDENTE DA ASCRIM, VIA EMAIL asescritm@hotmail.com , ATÉ 24 HORAS ANTES DO INÍCIO DOS “ATOS SOLENES”, SOB PENA DO PEDIDO SER VETADO. (tempo previsto: 03 MINUTOS P/ PRONUNCIAMENTO/CADA REQUERENTE).

VII. RECOMENDA-SE TRAJE ESPORTE E/OU FINO PARA OS CONVIDADOS E VESTES TALARES PARA ASSOCIADOS E ACADÊMICOS DE ENTIDADES CULTURAIS CONGÊNERES.

VIII. TERMOS EM QUE EXPEDE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE O PRESENTE EDITAL ASCRIM AGE-013/2019, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES CONTRÁRIAS, PODENDO SER RETRANSMITIDO, QUEM INTERESSAR POSSA, POR TODOS OS MEIOS DISPONÍVEIS AOS CONVOCADOS E CONVIDADOS INTERESSADOS.
MOSSORÓ (RN), 25 DE ABRIL DE 2019.
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
- PRESIDENTE DA ASCRIM –

*Associados Regulares Inscritos:DE ACORDO com normasdo ESTATUTO da ASCRIM, Consideram-se “ASSOCIADOS REGULARES INSCRITOS”, na categoria que os identifica, os ASSOCIADOS FUNDADORES, ATIVOS E TITULARES.

*Associados Regularmente Inscritos:NA MESMA SINTONIA ESTATUTÁRIA SUPRAMENCIONADA, Consideram-se “ASSOCIADOS REGULARMENTE INSCRITOS”, os ASSOCIADOSBENEMÉRITOS, COLABORADORES VOLUNTÁRIOS, CORRESPONDENTES E EMÉRITOS EX-PRESIDENTES E VICE-PRESIDENTES.

 Enviado pela Ascrim.

http>;;blogdomendesemendes.blogspot.com