Seguidores

sábado, 28 de outubro de 2017

DEPOIMENTO DOS CANGACEIROS E GUARÁ

Por Ian Fermon Queiroz

Disponível na Biblioteca Nacional. Vejam que lá embaixo consta os depoimentos dos cangaceiros ZABELÊ E GUARÁ, presos em 1926, por isto na lista os cangaceiros Massilon, Ás de Ouro e Antônio Ferreira são citados.


Clique no link para ver melhor: 

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=722047324670881&notif_id=1509229220130686&notif_t=group_activity

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO NA PRAÇA "O PATRIARCA: CRISPIM PEREIRA DE ARAÚJO, IOIÔ MAROTO".


O livro "O Patriarca: Crispim Pereira de Araújo, Ioiô Maroto" de Venício Feitosa Neves será lançado em no próximo dia 4 de setembro as 20h durante o Encontro da Família Pereira em Serra Talhada.

A obra traz um conteúdo bem fundamentado de Genealogia da família Pereira do Pajeú e parte da família Feitosa dos Inhamuns.

Mas vem também, recheado de informações de Cangaço, Coronelismo, História local dos municípios de Serra Talhada, São José do Belmonte, São Francisco, Bom Nome, entre outros) e a tão badalada rixa entre Pereira e Carvalho, no vale do Pajeú.

O livro tem 710 páginas. 
Você já pode adquirir este lançamento com o Professor Pereira ao preço de R$ 85,00 (com frete incluso) Contato: franpelima@bol.com.br 
fplima1956@gmail.com

http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2016/08/novo-livro-na-praca_31.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SERÁ QUE NÓS, SERVIDORES PÚBLICOS DO RIO GRANDE DO NORTE, TEMOS O QUE COMEMORAR HOJE, DIA 28 DE OUTUBRO, DIA DO SERVIDOR PÚBLICO?

 Por Zezé Costa

Será que nós, servidores públicos do Rio Grande do Norte, temos o que comemorar hoje, dia 28 de outubro, dia do Servidor Público? 

Quase 60 dias de salários atrasados, e quando recebemos é parcelado. Faz anos que não recebemos nenhum tipo de aumento. 

Por que outros Estados do Nordeste, alguns mais pobres que o RN, estão com os salários de seus servidores em dia? 

Pra passar num concurso público, são necessários anos de dedicação e estudo, não vem de graça não. 

Michel Temer e o amigo da onça, mas o amigo da onça teme Temer.

Já não basta os ataques do governo Temer aos trabalhadores a nível nacional, aqui no RN estamos pagando duplamente um preço muito alto. 

O servidor público não pode pagar a conta da corrupção e má gestão de décadas dos diversos políticos. Vivemos um quadro de total incerteza do futuro...


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MAIS UM LIVRO NA PRAÇA SOBRE O CANGAÇO...!


Mais uma vez compartilho com vocês o lançamento do meu 17º livro: LAMPEÃO EM 1926 é o 11º do tema cangaço.


O lançamento será na próxima edição do já consagrado evento Cariri Cangaço, em Floresta PE, na comemoração do Centenário de Nazaré do Pico.

Saudações cangaceiras,

Obs: O livro já está a venda e, pode ser adquirido diretamente com o autor, através deste e-mail: 

luiz.ruben54@gmail.com
franpelima@bol.com.br

O valor é R$ 60,00 incluindo o frete.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=731857117016265&set=gm.703439453198335&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VÍBORA DO RABO SAFADO

Por Rangel Alves da Costa

A pior espécie das peçonhentas, certamente assim ela é. Víbora astuta, venenosa, traiçoeira, vil, ardilosa, a pior espécie de cobra ruim. E também uma serpente vulgar, safada, prostituta, de rabo sempre pronto a ser cortejado. Para depois envenenar e dizimar sua presa.
Como é própria de toda cobra ruim, de toda víbora perigosa e peçonhenta, sempre se mostra a mais afável, a mais inocente, a mais pura do mundo. Mas em tudo o jogo da artimanha e ludibriação, em cada gesto sedutor apenas a expectativa para dar o golpe certeiro e fatal.
Comparando os reinos animais. Acaso mulher, a víbora seria uma deslavada e barata prostituta, acaso travestida de gente a serpente seria a perfeição da falsidade, da traição e da desonestidade, acaso vestida em pele humana e feminina a peçonhenta seria aquela vagabunda cujo maior prazer na vida é atrair para sugar aquilo que lhe interessa como vítima.
Cobra ruim por que age em surdina, na espreita, pelos escondidos. Cobra da pior espécie por que se reveste de animal inofensivo para atrair sua vítima e depois ferir o calcanhar e a vida. Cobra maléfica por que quando mais veneno produz mais vai resguardando para soltar aos pouquinhos assim que alcança o calcanhar desejado.
Cobra da perdição por que depois que seu olhar frio e calculista avista e persegue não haverá mais salvação a ninguém. Cobra suja e asquerosa mas que se reveste de brilho e perfume para se transformar em atrativa beleza. Cobra pecadora, imoral, lasciva, banal. Por onde anda sorrateira, espalhando sonsice e docilidade, sempre um rastro imundo e lamacento.
Cobra ruim e puta ruim. Víbora peçonhenta e quenga da mais asquerosa espécie. Cobra adulterina, traiçoeira, maléfica. Víbora ruim e prostituta ruim. Mostra-se como a mais bela de todas, como a mais atraente de todas, como a mais fascinante de todas, mas no seu interior de cascavel apenas a reles e nojenta vulgaridade, apenas a fria e asquerosa vulgaridade.


Uma puta na pele de cobra. Uma rampeira por dentro da víbora. Uma devassa e libertina fazendo de tudo para esconder as venenosas escamas. Uma pérfida e infiel se passando como exemplo de virtude, caráter e honestidade. A vulgaridade rastejante querendo erguer uma honra inexistente. Uma lasciva de cabaré querendo se mostrar como dotada de fidelidades.
Uma puta ruim, desprezível e vulgar, na pele de cobra. Uma rampeira ruim, abjeta e lodacenta, por dentro daquela escama repelente camuflada de perfeição. Ou uma cobra que se perdeu na estrada em busca de favores e favorecimentos. Ou uma víbora safado cujo rabo foi entregue de vez às traições mais adulterinas já praticadas em devassos escondidos.
Conheço alguém assim. Conheci muito bem alguém assim. Uma vadia que se passa por mocinha, uma meretriz que se passa por inocente, uma Messalina que ainda quer se passar como a mais virtuosa das mulheres. Puta barata, puta de qualquer um, puta pelo gosto da putaria, e ainda, perante a sociedade, querendo ser vista como honrada e respeitada.
Mas engana qualquer um. A cobra bonita e suave em seu estado de perfeição. A víbora mais peçonhenta em seu estado de maior fingimento. Aquele que a avista logo quer se aproximar, logo deseja tocar sua pele, sentir seu perfume, abraçar, beijar e tudo o mais. E ela, por ser fria e maliciosa, vai apenas deixando que a futura vítima se achegue mais.
Uma víbora que deixa ser possuída muitas vezes e de todas as formas. Uma cobra venenosa que ama como a mais perfeita das amantes. Uma viperina que esconde a língua bifurcada para mostrar somente os lábios apetitosos e o corpo mis que sedoso. Mas que sobre si não carrega senão a frieza mais devoradora da falsidade.
E depois, depois de se deixar seduzir, então passa a agir ao seu modo de cobra ruim e puta safada. Envenena, tira da vítima tudo o que pode, e depois o esvai em corpo, alma e bolso. E sorrindo, apenas segue adiante em busca da próxima vítima, balançando o rabo, chamando quem o deseja ter.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO (ATUALIZADAS) AO CONVITE DA ACJUS ”SESSÃO MAGNA/ACADÊMICOS ELDER HERONILDES DA SILVA e ZÉLIA MACEDO HERONILDES –) OFICIO. Nº 126/2017.


MOSSORÓ-RN, 27 de OUTUBRO de 2017.

EXCELENTÍSSIMO DR.JOSÉ WELLINGTON BARRETO, M.D. PRESIDENTE DA ACADEMIA DE CIENCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS,

 ‘RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(a).’ 

     É DA PRAXE DESTA PRESIDENCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO, DIGNAR-SE RESPONDER AOS ECLÉTICOS CONVITES DO PRESIDENTE DE ACADEMIAS DE LETRAS, EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE UM PRESIDENTE CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE NO INTERCÂMBIO ENTRE OS QUE PRESTIGIAM OS ABNEGADOS DEFENSORES DA CULTURA  MOSSOROENSE.
   NESTA SINTONIA, UM CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS E A CONFIRMAÇÃO, INTERCAMBIADOS ENTRE PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E INTEGRANTES DE SEUS CORPOS ADMINISTRATIVOS/SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO DIRIGENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E SERVIDORES   DESSAS PLÊIADES.

   DESTA FORMA, AGRADECENDO PELO CONVITE, AO EXCELENTÍSSIMO DR.JOSÉ WELLINGTON BARRETO, M.D. PRESIDENTE DA ACADEMIA DE CIENCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS, RESERVO-ME ATRIBUIR MESMO VALOR DE PARTILHA, DIZENDO QUE É UMA HONRA CONFIRMAR PRESENÇA DOS ACADÊMICOS DA ASCRIM(*ROL ATUALIZADO ABAIXO), A ”SESSÃO MAGNA DE ELOGIO AOS PATRONOS DAS CADEIRAS 12 E 31, RESPECTIVAMENTE PROFERIDAS PELOS ACADÊMICOS ELDER HERONILDES DA SILVA e ZÉLIA MACEDO HERONILDES.
A REFERIDA SESSÃO ACONTECERÁ NO PRÓXIMO DIA 28/10/2017(SÁBADO), ÀS 19H30MIN, NO REQUINT BUFFET(PRÓXIMO AO SESC) ”, LOCALIZADO A RUA DRACON DE ALBUQUERQUE, 113, ABOLIÇÃO I, NESTA URBE. NA OPORTUNIDADE, A EMÉRITA JORNALISTA SOCIAL, ERUDITA MESTRA CERIMONIALISTA ZÉLIA MACEDO, LANÇARÁ, ESPECIALIDADE DO SEU LAVOR, O INÉDITO CLÁSSICO LIVRO “A CRONICA SOCIAL DO MEU TEMPO”.:

*ROL ATUALIZADO-ACADÊMICOS DA ASCRIM
-FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO-PRESIDENTE EXECUTIVO.
-MARIA GORETTI ALVES ARAÚJO-DIRETORA DE A.ARTÍSTICOS.
-FRANCI DANTAS.

    AVISAMOS QUE FAREMOS A ATUALIZAÇÃO DAS CONFIRMAÇÕES ATÉ “ZERO HORA” DE HOJE”.

   PORTANTO, REPASSO A TÍTULO DE LEMBRETE O ASSUNTO DO ALVO CONVITE(ANEXO) DE IGUAL MODO, POR CÓPIA, A0S INSIGNES DIGNITÁRIOS ELENCADOS NO “POST SCRIPTUM”,POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS PRESENÇAS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES.  
    COMUNICO, AOS ACADÊMICOS DA ASCRIM, QUE COMPARECEREM AO EVENTO SUPRAMENCIONADO, DEVEM CUMPRIR O RIGOR OBRIGATÓRIO ESTATUTÁRIO DE USO DO UNIFORME OFICIAL (VESTE TALAR), CONSOANTE NORMA ESTATUTÁRIA, ATRIBUTO DIGNITÁRIO DO DECORO INTELECTUAL E ORGULHO DA MORAL QUE ASSIM OS IDENTIFICA, ENTRE OS PARES, EM ATIVIDADES CULTURAIS DESSA GRANDEZA.

  NA OPORTUNIDADE, ESTE PRESIDENTE REITERA REQUER DIGNE-SE O EXCELENTÍSSIMO PRESIDENTE DR. JOSÉ WELLINGTOM BARRETO, AUTORIZAR SEJA A BANDEIRA OFICIAL DA ASCRIM COLOCADA JUNTO AO PAVILHÃO DA ACJUS NA SOBREDITA SESSÃO MAGNA.

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE DA ASCRIM-

P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS:

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.
REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.
MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES.
ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.
ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.
ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.
POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM. 


De: ACJUS - Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró <acjus@bol.com.br>
Enviado: segunda-feira, 9 de outubro de 2017 20:02

Assunto: CONVITE ACJUS
 
Boa noite.
Cumprimentado-o(a), segue anexo o convite da sessão magna de elogio aos patronos das cadeiras 12 e 31, respectivamente proferidas pelos acadêmicos ELDER HERONILDES DA SILVA e ZÉLIA MACEDO HERONILDES. 
A referida sessão acontecerá no próximo dia 28/10/2017 às 19h30min, no requint buffet.
Atenciosamente,
 
Josilene Morais
Secretária Executiva
Contatos: (84) 98868-4824 / 99917-5970 / 98806-0073
                        
 
Facebook: ACJUS - Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró
Twitter: @acjus2
Endereço: Alameda das Oiticicas, 17 - Conj. Urick Graff - Bairro Costa e Silva
Mossoró-RN                       CEP: 59.625-440

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MANHÃ CULTURAL NO MUSEU DO SERTÃO

Por Lúcia Rocha - 
luciaro@uol.com.br - 
Fotos: Dedê

O Museu do Sertão abriu seus portões na manhã da sexta-feira, dia 13 de outubro de 2017, para um evento cultural, com a presença de crianças da rede municipal de ensino de Mossoró. Crianças, professores e diretores tiveram a oportunidade de receber uma aula de cultura e, por que não dizer, uma manhã de lazer nas dependências da Fazenda Rancho Verde, sede do Museu do Sertão, às margens da Estrada da Alagoinha, zona rural de Mossoró.
          
De propriedade do engenheiro agrônomo, Benedito Vasconcelos Mendes, ex-diretor da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - e hoje aposentado, que com recursos próprios idealizou e montou oMuseu do Sertão, em 2003, com sua esposa, educadora Susana Goretti.
        
O Museu do Sertão é um espaço que visa conservar equipamentos e utensílios usados pelo sertanejo. Expostos em mais de uma dezena de galpões temáticos, divididos em casa de cera, casa de farinha, engenho de rapadura, alambique de cachaça, queijaria, cocheira, bodega, casa de taipa, utensílios domésticos e tudo o que compõe o universo de quem viveu nos séculos passados e até recentemente, quando não havia a modernidade da luz elétrica, por exemplo.    
         
As crianças acompanhadas de professores e diretores, tiveram acesso a todas as dependências da casa da fazenda, bem como as dependências de uma casa de taipa, construída e ambientada como vivia-se antigamente, tudo sob a orientação da esposa do professor Benedito, Susana Goretti, que no papel de guia turística, munida de microfone e caixa de som explicava tudo.
                       
Crianças e adolescentes visitam animais e pavilhões do Museu do Sertão

Além dos estudantes, o casal Benedito e Susana, recebeu a visita de convidados especiais, captaneados pelo empresário Herbert de Souza Vieira, presidente daCIMSAL, que produz e exporta as marcasFlor de Sal e Sosabor.   
                        
Auditório do Museu do Sertão
O professor Benedito Vasconcelos Mendes fez uma explanação sobre a origem do Museu do Sertão, citou todos os tipos de manifestações culturais do sertanejo, como artes, música, poesia, cordel, que surgiram na civilização da seca, a arte estética baseada nos desenhos, arte do semi-árido. “Este museu é diferente porque retrata os nossos antepassados, o dia a dia de um povo diferente, que aqui vivia. Ele é ímpar, não há outro em todo o país, são onze pavilhões e mais de quatro mil peças. Cada um precisa conhecer para  entender, para que se lembre da nossa história, da história do semi-árido”, disse o professor Benedito Mendes. O professor lembrou o aniversário de 90 anos da resistência ao bando de Lampião, homenageando os 153 heróis que mantiveram-se na linha de frente para defender Mossoró e enfatizou que o cangaceiro é patrimônio nacional. Ele também fez uma demonstração da sua atuação em Mossoró, a partir de 1970, desde quando chegou procurou montar o acervo de peças da vida do nordestino: “Isso aqui foi feito com o meu salário de professor. Foi construído com os meus vaqueiros, que aprenderam a ser pedreiros, soldador, pintor. Comprei material a amigos, com descontos, para pagar em até cinquenta vezes. Aqui, nunca entrou um centavo de dinheiro público, nem nunca cobramos ingressos. É uma satisfação receber visitantes. Vou passar todo esse acervo para um instituto, vocês não sabem a alegria que é receber estudantes de escolas públicas para fazer essa mesma palestra para eles”, desabafou.
         
Durante a visitação e palestra, foi servido água mineral, água de coco e suco de frutas para os convidados.                                 

Benedito Mendes, Pedro Fernandes, reitor da UERN; Eduardo Tavares, prefeito de Traipu, Alagoas; e Arimateia Matos, reitor da UFERSA.  


Prefeito de Traipu, Alagoas, Eduardo Tavares; professor Benedito Mendes, prefeita Rosalba Ciarlini e empresário Herbert Vieira.
Em seguida, o professor Benedito chamou três convidados para receber a Comenda Alcino Alves Costa, a mais importante  comenda da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço - comemorativa dos 90 anos da Resistência de Mossoró ao bando de Lampião. Foram entregues ao prefeito Eduardo Tavares Mendes, de  Traipu, Alagoas; a prefeita Rosalba Ciarlini e a artista plástica, Maria Araújo, potiguar, radicada no Rio de Janeiro.

Os demais agraciados receberam oDiploma de Amigos do Museu do Sertão, uma gentileza com quem prestigia e divulga. 
      
Sem dúvidas, este foi o mais importante evento cultural do Museu do Sertão, neste ano de 2017. Os reitores José de Arimateia Matos, da UFERSA, e Pedro Fernandes Ribeiro, da UERN- Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - foram homenageados pelo Curador do Museu do Sertão, professor Benedito Vasconcelos Mendes.
                            
Prefeito de Traipu, Eduardo Tavares dá uma aula sobre o rio São Francisco.
O prefeito alagoano, professor Eduardo Tavares Mendes - Promotor, Procurador de Justiça, Diretor da Faculdade de Direito de Maceió - acompanhado de quatro Secretários Municipais, deu uma aula sobre o rio São Francisco, desde sua nascente na Serra da Canastra e sobre sua luta para salvá-lo.
                             
Professor Benedito Mendes, artista plástica e escritora Maria Araújo e prefeita Rosalba Ciarlini

A escritora e artista plástica, Maria Araújo, veio do Rio de Janeiro, especialmente para participar deste evento, trouxe uma bonita mensagem da Academia Panamericana de Letras e da União Brasileira de Escritores - Secção do Rio de Janeiro.
Professor Benedito Mendes e prefeita, Rosalba Ciarlini
A prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, falou sobre assuntos importantes para a cultura de Mossoró. Ela estava acompanhada da vice-prefeita, Nayara Gadelha, e de quatro auxiliares do primeiro escalão: o secretário de segurança, general Eliéser Girão Monteiro; secretário de Cultura, Eduardo Falcão; secretária de Comunicação Social, jornalista Aglair Abreu; e o secretário de Esportes e Lazer, Hélito Honorato.
                          
Vereadora Izabel Montenegro, escritor Tarcísio Gurgel e professor Benedito Mendes
Vereador Francisco Carlos, professor Larry Barbosa, da UFERSA, e professor Benedito Mendes

A presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereadora Izabel Montenegro e o vereador, Francisco Carlos, demonstraram a forte disposição do poder legislativo para continuar a apoiar os eventos culturais promovidos pelas Academias de Letras e por instituições afins. 
        
Os empresários Herbert Vieira, Nilson Brasil Leite e Marcelo Rosado falaram da importância de eventos culturais como este, para o desenvolvimento cultural do nosso Estado. Dentre estes, o empresário Herbert de Souza Vieira enalteceu a obra do professor Benedito Mendes: “O que falta hoje ao país para que comece a melhorar é o respeito ao professor. Você é um herói, Benedito. Você é o 154º herói, porque construiu tudo isso aqui”.  
         
A presidente da Academia de Letras Juvenal Galeno, de Fortaleza, escritora Maria Linda Lemos Bezerra, a diretora do Instituto Câmara Cascudo – LUDOVICUS - Daliana Cascudo Leite e os escritores Tarcísio Gurgel e George Veras externaram, com emoção, a importância cultural do Museu do Sertãopara a preservação da memória do sertão semiárido. 
                             
Professor Benedito Mendes é o idealizador e curador do Museu do Sertão
                             
Professor Benedito Mendes faz explanação sobre o Museu do Sertão, vida do sertanejo e cangaço

                         
Plateia atenta a palestra do professor Benedito Mendes
                             
Prefeita e vice-prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini e Nayara Gadelha


         O evento contou ainda com a presença de um número expressivo de intelectuais, professores, autoridades judiciais e jornalistas, dentre eles, a juíza Welma  Menezes, a promotora Érica de Oliveira Veras, os professores da UFERSA, Milton Mendes e Porto Filho, além do escritor e editor, David Leite.
                         
Humberto Fernandes, David Leite e professor Benedito Mendes

                           
Reitor da UERN, Doutor Pedro Fernandes e o professor Benedito Mendes


Romeica Cunha Lima Rosado, Expedito de Assis e o professor Benedito Mendes 
           O destacado artista plástico mossoroense, Expedito de Assis Silva presenteou o Museu do Sertão com um lindo quadro, confeccionado com partilhas de vidro, de sua autoria. O evento terminou com um lauto almoço no Restaurante Germano's, patrocinado pela CIMSAL. 
          O professor Benedito Vasconcelos Mendes também é escritor, com mais de trinta publicações, especialmente sobre o semi-árido e atualmente é presidente do ICOP - Instituto Cultural do Oeste Potiguar.
        As visitas ao Museu do Sertãopodem ser programadas através do telefone 84 – 99972.2139. Mais informações também podem ser obtidas no mesmo contato. 
                      
Pavilhões do Museu do Sertão
                                                                      
Professor Benedito Mendes sendo entrevistado
                                                                              

Nilson Brasil, Zezineto Mendes, chefe de gabinete da reitoria da UERN; Paulo Fernandes, professor Benedito Mendes, Pedro Fernandes e professor Milton Mendes

Susana Goretti com professoras 

                                                                          
Herbert Vieira, da CIMSAL; professor Benedito Mendes, Paulo Victor e Roberto Fialho, diretor de marketing da CIMSAL

Vice-prefeita de Mossoró, Nayara Gadelha; Susana Goretti; escritora cearense, Maria Linda Lemos e Benedito Mendes

Escritor Misherlany Goutier, professor Benedito Mendes, Expedito de Assis e escritor Edilson Guimarães.
                             
Não identificado; João Vidal, do SEBRAE, não identificada; vereadora Izabel Montenegro, professor Benedito Mendes, escritora Maria Linda Lemos e não identificado.  
                       
Médico Raimundo Fernandes Júnior, Daliana, neta de Câmara Cascudo, e professor Benedito Mendes

Secretário de Cultura, Eduardo Falcão; Lúcia Rocha e o casal, Susana Goretti-Benedito Mendes. 
Secretário de Segurança, General Elieser Girão Monteiro Filho e o professor Benedito Mendes



Escritor George Veras, Nilson Brasil e o professor Benedito Mendes

Professor Benedito Mendes recepciona o casal Daliana Cascudo-Woldney Leite 
Professor Benedito Mendes recepciona Eduardo Falcão, Danielson Santos e Lúcia Rocha
                           
Suely Galvão, secretária municipal em Traipu, empresário Nilson Brasil e professor Benedito Mendes

Expedito Assis, artista plástica e escritora Maria Araújo, e médica Romeica Cunha Lima Rosado 
                         
Rosalba posa com estudante
                       
Escritor Romero Araújo, professor Benedito Mendes e escritor, Misherlany Goutier
                         
Juíza de Direito, Welma Menezes, escritor Tarcísio Gurgel e professor Benedito Mendes
                         
Padre Guimarães, escritora Maria Araújo, professor Benedito Mendes e empresário Nilson Brasil 
                             
Portal do Museu do Sertão
                         
Professor Benedito Mendes mostra o Museu do Sertão para os convidados

Professor Benedito Mendes explica cada pavilhão temático
São mais de quatro mil peças expostas no Museu do Sertão

Convidados atentos as explicações
                                 
Visitantes conhecem interior da casa de taipa construída e decorada com objetos do sertão
        
                   
Diploma aos amigos do Museu do Sertão

Cordel com o Museu do Sertão

Enviado pelo professor e escritor Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com