Seguidores

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

SÓ COMO ARQUIVO EM NOSSO BLOG - QUEM DIRIA?

Planeta Marte.

Alguns dos meteoritos encontrados na Terra são na verdade pedaços do planeta Marte. Os cientistas estudam esses meteoritos, procurando evidência de pequenas bactérias antigas e outros sinais de que vida pode ter existido em Marte.

órbita de Marte ao redor do Sol é extremamente elíptica. E porque a distância entre o Sol e Marte varia, a temperatura varia desde -125 graus Celsius no inverno Marciano até 22 graus Celsius no verão Marciano. A atmosfera Marciana é composta de mais de 95% de dióxido de carbono. Ventos solares dispersam a fina e fraca atmosfera porque Marte tem campos gravitacional e magnético muito fracos. Nos pólos Marcianos encontram-se capas de gelo polar que diminuem de tamanho durante a primavera e verão Marcianos. A partir de dados coletados pelas sondas Viking 1 e 2, sabemos que a superfície Marciana é coberta por muitas rochas e solo rico em uma argila carregada de ferro. A presença de ferro explica a aparência vermelha do planeta. Marte contém terras altas que ocorrem no hemisfério Sul e são compostas por material mais velho, endurecido, e com mais crateras. Marte também contém terras baixas que são encontradas no hemisfério Norte. O fraco campo magnético de Marte sugere que seu núcleo de ferro não é mais fluido e não circula.

A superfície de Marte não só foi afetada pelo impacto de meteoritos, mas também por atividades vulcânicas e tectônicas. De fato, Marte possui alguns dos maiores vulcões do Sistema SolarMonte Olympus tem mais de 600 quilômetros de diâmetro e 26 quilômetros de altura! 

Grande evidência de atividade tectônica está presente no sistema de canais Valles Marineris, que tem 8 quilômetros de profundidade e 4500 quilômetros de comprimento. 

Marte tem dois pequenos satélites naturais, Phobos e Deimos. Eles tem forma altamente irregular e acredita-se que eles sejam asteróides capturados pelo fraco campo gravitacional de Marte.

O site StarChild é um serviço de High Energy Astrophysics Science Archive Research Center (HEASARC)Dr. Nicholas E. White (Diretor), do Laboratory for High Energy Astrophysics (LHEA) da NASA/ GSFC.

StarChild Autores: The StarChild Team
StarChild Cientistas: Dr. Laura A. Whitlock
Representante técnico: Eunice Eng, eunice.eng@gsfc.nasa.gov

Tradução: Rita C. Johnson

Se você sabe um pouquinho de Inglês e tem algum comentário ou perguntas sobre o site StarChild, por favor escreva para starchild@heasarc.gsfc.nasa.gov

These pages are not Section 508 compliant.

Versão desta página para você imprimir

 https://heasarc.gsfc.nasa.gov/nasap/docs/solar2_p/mars_p.html#:~:text=Marte%3A%20O%20Planeta%20Vermelho&text=E%20porque%20a%20dist%C3%A2ncia%20entre,95%25%20de%20di%C3%B3xido%20de%20carbono.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

4 CANGACEIROS MORTOS NA LAGOA DO LINO

 

Por Guilherme Velame Wenzinger

Hoje visitei as carneiras dos 4 cangaceiros mortos na Lago do Lino em 14 de Outubro de 1933. Estão enterradas no cemitério Quinta dos Lázaros em Salvador. 

A data na gaveta é de quando enterraram as cabeças depois de tirarem de exposição do IML Nina Rodrigues. 

Aqui neste cemitério também estavam enterradas as cabeças de Lampião, Corisco e Maria, mas já foram retiradas por familiares.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=7153804624708109&set=gm.2281365202072411&idorvanity=179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GILMAR TEIXEIRA BEM PERTINHO DO CORONEL DELMIRO GOUVEIA

 Por Gilmar Teixeira

Voltar a viver, voltei a escrever, a pesquisar, aos poucos vamos renascendo e vivendo um dia de cada vez e logo estarei conversando com cada um de vocês e agradecerei a força e atenção de cada um pessoalmente, meu amor por cada um de vocês é eterno enquanto durarmos!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=292275926874762&set=a.123289737106716

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ACADEM ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES

 1481522002230_PastedImage

ASCRIM/ACADEM PRESIDÊNCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO AO CONVITE PARA OS “ATOS COMEMORATIVOS DO QUINQUAGÉSIMO QUINTO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA UERN”.  

  

MOSSORÓ-RN, 18 de SETEMBRO de 2023.  - OFÍCIO. Nº 031/2023.


REVERENCIAL: “CRIADA EM 28 DE SETEMBRO DE 1968, PELA LEI MUNICIPAL Nº 20/68, VINCULADA À FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE– FURRN. SURGIU A UNIVERSIDADE REGIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE–URRN.

EM 8 DE JANEIRO DE 1987, PELA LEI ESTADUAL Nº 5.546, O ENTÃO GOVERNADOR DO ESTADO, RADIR PEREIRA, ESTADUALIZOU A UERN.

 

RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM AINDA O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(a)!         

        

É PRAXE DESTA PRESIDÊNCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO/COMUNICADO (VIA EPISTOLAR OU ELETRÔNICA), TEMPESTIVAMENTE(3 DIAS CORRIDOS), DIGNAR-SE RESPONDER, EM TEMPO HÁBIL, ÀS ECLÉTICAS MENSAGENS  DO(A)S EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTE(A)S E ENTUSIASTAS DE ENTIDADES CULTURAIS/LITERÁRIAS, EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE UM(A) DIRIGENTE INTELECTUAL CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE, NO INTERCÂMBIO DOS QUE RESPEITAM OS ABNEGADOS DEFENSORES DA CULTURA MOSSOROENSE.  

    DESTA FORMA, AGRADECENDO À  MAGNÍFICA REITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), PROFESSORA DRA. CICÍLIA RAQUEL MAIA LEITE, E AO VICE-REITOR, PROFESSOR DR. FRANCISCO DANTAS DE MEDEIROS NETO, SOBRINHO, PELO ESPECIAL CONVITE, DESTACA-SE ATRIBUIR MESMO VALOR DE PARTILHA, DIZENDO QUE É UMA GRANDE HONRA CONFIRMAR QUE NOS FAREMOS REPRESENTAR OFICIALMENTE AOS


“ATOS COMEMORATIVOS DO QUINQUAGÉSIMO QUINTO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA UERN””

21.09.2023/CULTO EVANGÉLICO-19:30HS - IGREJA DO NAZARENO CENTRAL DE MOSSORÓ, RUA PRINCESA ISABEL,193, 12 ANOS  


24.09.2023/MISSA EM AÇÃO DE GRAÇA – 11HS - CATEDRAL DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ, PÇA VIGARIO ANTONIO JOAQUIM, S/N, CENTRO

   24.09.2023/CULTO AOS ORIXÁS – 17HS – CAMPUS UNIVERSITÁRIO, AV. PROF. ANTONIO CAMPOS, BR110, KM 46, BAIRRO COSTA E SILVA

28.09.2023/ASSEBLEIA UNIVERSITÁRIA – 15HS – AV. RIO BRANCO S/N, CENTRO, MOSSORÓ(RN)


NA OPORTUNIDADE PARABENIZAMOS, COM LOUVOR, O(A)S HOMENAGEADO(A)S:

-HELENA NADER, DOUTORA HONORIS CAUSA, DOCENTE UN.FEDERAL SÃO PAULO E PRIMEIRA MULHER A PRESIDIR ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS;

 -TONY SILVA, PROFESSORA HONORIS CAUSA, EGRESSA CURSO ED. FÍSICA/UERN, ATRIZ, PROFª E ARTE EDUCADORA;

 -VERA LOPES, PROFª EMÉRITA, DOCENTE APOSENTADA FAC.EDUCAÇÃO/UERN, CONFERENCISTA E PALESTRANTE ÁREA INCLUSÃO

 -SARA COUTO, MÉRITO ADMINISTRATIVO, SECRETÁRIA FAC. EDUCAÇÃO, MESTRE EM EDUCAÇÃO PELO POSEDUC.

OUTORGA MEDALHA DA ABOLIÇÃO:

-MARIA DAS NEVES GURGEL, REITORA DA UERN, PERÍODO 1993/1997.

- FELIPE CAETANO, (IN MEMORIAM), PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO EM TRÊS GESTÕES E IDEALIZADOR DO FESTIVAL DE TEATRO UNIVERSITÁRIO (FESTUERN).

- ZILENE MEDEIROS, DIRETORA GERAL DA TCM TELECOM.

     

PORTANTO, REPASSO O ASSUNTO DO ALVO CONVITE(ANEXO) DE IGUAL MODO, POR CÓPIA,  AS EXCELENTÍSSIMAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS,  ACADÊMICOS DA ASCRIM E POTENCIAIS CANDIDATOS A ACADEMICOS DA ASCRIM E ACADEM, ILUSTRES PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, GOVERNAMENTAIS, PÚBLICAS, PRIVADAS E MAÇÔNICAS,  JORNALISTAS E COMUNICADORES, POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS PRESENÇAS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES.    

    NESTA SINTONIA, UM CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS E A CONFIRMAÇÃO, INTERCAMBIADOS ENTRE PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E INTEGRANTES DE SEUS CORPOS ADMINISTRATIVOS/SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO DIRIGENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E SERVIDORES   DESSAS PLÊIADES.  

      CONVOCANDO OS ACADÊMICOS E POTENCIAIS CANDIDATOS DA ASCRIM ACADEM PARA ESSE MAGNO EVENTO, COMUNICO, AOS QUE COMPARECEREM E SE IDENTIFICAREM COMO TAIS NA SESSÃO SOLENE SUPRAMENCIONADA, DEVEM DIGNAR-SE CUMPRIR, NO QUE FOR POSSÍVEL, O RIGOR OBRIGATÓRIO ESTATUTÁRIO DE USO DO UNIFORME OFICIAL (VESTE TALAR), CONSOANTE NORMA ESTATUTÁRIA, ATRIBUTO DIGNITÁRIO DO DECORO INTELECTUAL E ORGULHO DA MORAL QUE ASSIM OS IDENTIFICA, ENTRE OS PARES, EM ATIVIDADES CULTURAIS DESSA GRANDEZA.  

  

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO 

-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM ACADEM- 

 

MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO 

-PRESIDENTA EXECUTIVA INTERINA DA ASCRIM- 


P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS: 

 

P.S.-2): EVENTUALMENTE – EM RESPOSTA À TRANSMISSÃO DE CONVITE - RECEPCIONAMOS MENSAGENS QUE NOS SÃO ENVIADAS PELOS SIGNATÁRIOS DOS EMAILs DESTINATÁRIOS, AS QUAIS ENVIAMOS PARA OS PATROCINADORES DOS EVENTOS, ATRAVÉS DO NOSSO MALOTE DIGITAL OFICIAL DA ASCRIM-MADA .  

P.S.-3): ESTA É UMA CÓPIA ORIGINAL, ENCAMINHADA, OFICIALMENTE, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO PARA O(A)S:   

  

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.  

REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.  

MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.  

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.  

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES.  

ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.  

ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.  

ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.  

POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM. 


Enviado pela ASCRIM 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ÚLTIMO DUELO DE MANOEL NETO. SEVERINO BROSCO É ASSASSINADO.

 Por Giovane Gomes.

Certo dia, o Coronel, em sua rotina habitual, chegou ao Povoado Lage. A população ficou apreensiva. De óculos escuros, camisa cáqui, calça preta e seu velho revólver calibre 38 na cintura. Os moradores perceberam que o visitante estava estranho. Naquele dia ele se envolvera em briga com o Jovem Severino Brusco, motorista do coronel João Inocêncio. Dias Depois o jovem viria a ser assassinado por Manoel em um duelo de cabra macho. Existem duas versões da causa desse desentendimento.

A primeira versão é de que o coronel entrou em um estabelecimento e o motorista chegou logo em seguida, dizendo:

- Coloque um Coronel; hoje quero beber; hoje quero beber. Era costume dos sertanejos colocar um corpo americano de cachaça e tomar de uma só vez. Essa prática era chamada de “sargento”. O significado disso era que, muitas vezes, em perseguição aos cangaceiros, os soldados tomavam um corpo cheio de cachaça em um único gole para aumentar a adrenalina no corpo, atenuando o estresse emocional em que viviam os militares. Então, muitos sertanejos chegavam nas bodegas e falavam: “Coloque um Sargento!”

Nesse dia Severino gritou:

- Coloque um “coroné”!

O Cel. Manoel Neto perguntou:

- Como é, cabra?!

O jovem repetiu:

- Hoje eu quero beber, coloque um “coroné!

Sentindo-se humilhado, Manoel Neto puxou seu revólver 38 e desferiu um golpe certeiro na testa do jovem com o cabo da arma, fazendo um enorme sangramento. Assim,

Começou uma verdadeira confusão, as pessoas ali presentes entraram no meio da briga para acalmar os ânimos dos dois. Severino jurou vingança contra a vida de Manoel Neto. O jovem motorista falou:

- O senhor pode ter certeza de que não vai ficar assim.

O coronel Manoel Neto disse:

- Não vou mudar de cidade por causa de você.

A segunda versão diz que o desentendimento foi por motivo político: Severino andava difamando o coronel Manoel Neto. Chateado com a atitude do jovem, o velho militar pensou em dar um basta nessa situação. Certo dia, chegando ao Povoado Lages em seu jipe, presenciou o jovem Severino correndo atrás de uma moça; estavam brincando. Manoel Neto, incomodado com aquela atitude, gritou:

- Deixe disso, cabra safado. Parece um tarado!

A moça falou:

- Estamos brincando, Coronel!

Severino, revidou à altura:

- Cabra safado é o senhor.

O coronel ficou de orelha vermelha quando ouviu a resposta de Severino. Desceu imediatamente do jipe, partiu para o jovem, dando-lhe um tapa na cara, Sacou de sua arma para atirar no jovem, sendo impedido por populares.

Severino disse:

- Coronel, em cara de homem não se bate!

O outro falou:

- Não estou dando em cara de homem, mas na cara de cabra safado. Homem não corre atrás de

mulher!

Severino respondeu:

- Coronel, eu sou pobre, mas sou homem. Era melhor o senhor ter me matado. Em cara de homem não se bate. Várias pessoas já estavam envolvidas na confusão, o coronel de arma em punho. Os amigos do militar chegaram, tiraram-no do local. Severino, que foi desmoralizado, estava

com os ânimos exaltados, jurando vingança.

Indo embora, o Cel. Manoel Neto contou sobre a confusão ao seu amigo, Antônio Cambista. Esse advertiu:

- Aquele rapaz tem coragem!

O Cel. Mané Neto falou:

- Pode vir. Estou acostumado com cabra safado.

Seu Antônio Cambista, dizia:

- Não se bate na cara de homem, Coronel!

Manoel Neto ficou calado como se nada houvesse acontecido. Severino era um homem valente, foi humilhado com um tapa na cara. Com sede de vingança, começou logo a beber, chorar e jurar vingança. Ele conhecia os hábitos do militar, pois seu patrão morava perto do Coronel. Assim, arquitetou um plano para sua vingança:

matar o algoz em sua casa. Seu Antônio Cambista alertava:

- Coronel, Severino é genioso como o senhor. Ele vai querer vingança. O homem humilhado quer

lavar sua honra.

O Cel. Manoel Neto respondeu:

- Pode vir. Nunca tive foi medo de macho!

No dia seguinte, Severino colocou seu plano em ação. O Coronel morava em uma casa de jardim com um muro pequeno na frente e um corredor lateral. Foi nesse local que o jovem Severino se escondeu, sem ninguém perceber, esperando surpreender o velho militar, acreditando que sua força juvenil era superior à idade de seu adversário. Ele nunca imaginou que estava emboscando Manoel de Souza Neto, o lendário Mané Fumaça, o homem que muitas vezes enfrentou Lampião e tinha a força dos cabras de Nazaré.

O coronel vinha tranquilamente na rua principal de Ibimirim, usando sua camisa de

brim azul, sua calça de linho preta, chapéu de massa na cabeça. A única coisa que lhe denunciava ser militar era seu velho revólver calibre 38 no coldre, à mostra. Aproximando-se de sua casa, entrou pelo velho portão, fazendo um estalo. Um vulto apareceu com uma faca peixeira na mão e partiu para cima do coronel. Sem entender nada, mas sempre precavido, Manoel Neto sacou sua arma, dando um tiro por reflexo, não acertando o alvo. Ouviu-se uma voz:

- Perdeu a fama, velho safado?!. Nunca mais você bate em cara de homem. Com uma agilidade espetacular para um homem de mais de setenta anos, ele pula o pequeno muro de sua casa. Deu o segundo tiro, acertou o peito de Severino, que se afastou Com o impacto do projétil, mas logo voltou ao campo de luta. As pessoas presentes à peleja ficaram impressionadas com a velocidade do velho coronel. No terceiro tiro, ele gritou:

- Cabra Safado, você está brigando é com o Cel. Mané Neto!

O terceiro tiro acertou o abdômen de Severino. Mesmo alvejado à queima-roupa, Severino continuou caminhando para cima do Coronel, tentando acertar um golpe com sua faca peixeira. Não acertou nenhuma facada. No momento de fúria, baleado com dois tiros, ele tentava desesperadamente matar o algoz. Sentindo seu corpo perdendo as forças, sangrando muito, Severino começou a cair lentamente no chão. O quarto tiro acertou-lhe de raspão. Os dois últimos tiros o velho militar errou. Quem presenciava o duelo tinha certeza de que a hora do velho militar havia chegado. Mas, por incrível que pareça, ele saiu ileso, sem nenhum arranhão. Mais uma vez Manoel Neto enfrenta a morte e sai vitorioso. Severino estava caído no chão, mas conseguiu se levantar e, cambaleando, saiu caminhando, todo ensanguentado, da casa do Cel. Mané Neto que estava de arma na mão e novamente carregada. Porém, não desferiu mais tiros contra seu agressor. O jovem motorista baleado conseguiu chegar até a casa de seu patrão, caindo em seguida. O Cel. João Inocêncio falou:

- Que desgraça foi essa, homem?!

Severino respondeu:

- Foi o Cel. Mané Neto. O Senhor está vendo o que ele fez comigo?!

O patrão respondeu:

- Eu não disse a você que não mexesse com aquele cascavel!?

Logo em seguida, uma multidão se aglomerou em frente à casa do cel. Manoel Neto.

Um rastro de sangue estava presente, a fumaça da pólvora ainda estava no local e, de arma em punho, estava o maior perseguidor de cangaceiros. A experiência de combate com facínoras foi decisiva para reagir a mais uma emboscada sofrida. Quem presenciou a última peleja do Cel. Manoel Neto concluiu que ele era valente ao extremo, que ele fazia jus ao apelido de Mané Fumaça. Logo chegou a notícia que Severino estava morto próximo à casa de seu patrão.

João Florentino de Carvalho era de Floresta, estava no dia da tragédia que abalou Ibimirim. Ele era funcionário público dos Correios. Na hora do episódio ele ouviu os primeiros tiros. Então, saiu para ver o que estava acontecendo, percebendo que vinha do lado da casa do Coronel Manoel Neto. Assim, correu em direção à residência do velho militar ao seu socorro. Quando lá chegou encontrou o Cel. Manoel Neto e falou:

- O que foi isso, Coronel?

O coronel respondeu:

- Dei cabo de um infeliz agora.

João Florentino insistiu:

- Coronel! O que o senhor vai fazer agora?

Ele respondeu energicamente:

- Nada. Não sou homem de me assombrar com pouca coisa. Com muita tranquilidade, o Coronel aconselhou a seu amigo que tentava lhe ajudar:

- João, vá para casa, você é de Floresta, você é casado e tem filhos. Pode ser que alguém queira vir atrás de mim querendo vingança. João, que se encontrava desarmado quando chegou à tragédia, mesmo exposto a tudo e a todos, disse:

- Não vou Coronel. Não deixarei o senhor sozinho. Um Florestano não deixa outro para trás. João Florentino permaneceu com o Coronel e o recomendou que deixasse Ibimirim por enquanto, coisa que o Coronel não se mostrava interessado. Porém, em seguida, mesmo relutante, entrou em sua casa, pegou suas outras armas, colocou

no carro e saiu. Todos ali presente ficaram impressionados com a sua frieza no meio daquela desgraça; não parecia que há poucos minutos sua vida estava correndo perigo. João Florentino só saiu da frente da casa quando Manoel Neto foi embora para a residência de Antônio Cambista, o qual foi logo perguntando:

- O que faz aqui, meu amigo?

O coronel respondeu:

- Acabei de fazer uma desgraça.

- O que foi aqueles tiros? – Antônio perguntou.

Ele respondeu:

- Acabei de matar Severino.

- Qual Severino? - perguntou Antônio.

- Severino, motorista de João Inocêncio.

- O senhor é doido? O senhor vai ser preso!

O Cel. Manoel Neto disse:

- Nunca. Não admito um volante colocar as mãos em mim. Antônio cambista continuou:

- Coronel, o senhor tem que sair da cidade. Logo em seguida chegou a esposa de Seu Antônio, Dona Eutália, desesperada com o acontecido. Disse:

- Coronel, pelo amor de Deus, vá embora.

Ele disse:

- Estou saindo da cidade, não por medo, mas por respeito ao oficial de justiça, que é meu amigo e a vocês que estão me pedindo. A quem perguntar por mim pode dizer que daqui a oito dias estarei de volta. O coronel começou a assobiar; isso era comum quando ele estava nervoso ou calmo. Logo em seguida, entrou no seu jipe e partiu para a fazenda Baixa da Imburana. Quando voltou para Ibimirim, logo tratou de vender a residência; não quis mais morar nela. Alugou uma pequena casa e foi residir próximo de seu amigo Antônio Cambista.

Texto: Giovane Gomes

Essa história é outras faz parte do meu novo Livro A Origem de Manoel Neto. Que será lançado em Dezembro 2023.

Foto: 01 Manoel Neto e o Jornalista Malquiades da Rocha em 1938.

Foto 02: Manoel Neto em Ibimirim-PE.

Essa foto é inédita e faz parte do meu acervo particular.

Foto 03 : Manoel Nestor na Bahia.

Essa foto é uma original fazia parte do acervo de Manoel Neto. Essa foto tem uma dedicatória do proprio Manoel Neto.

 https://www.facebook.com/groups/414354543685373/?multi_permalinks=836091614844995%2C834518455002311%2C834865694967587%2C833205098466980&notif_id=1694621474532003&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS REMANESCENTES DE LAMPIÃO SEMPRE DERAM BOAS NIFORMAÇÕES DO REI DO CANGAÇO.

 Por José Mendes Pereira

Em julho de 1995 a ex-companheira Sila do afamado cangaceiro Zé Sereno afirmou "Folha de São Paulo" (Cotidiano) que o rei do cangaço o capitão Lampião era calmo, leal, honesto, valente, tinha senso de justiça e despertava respeito.

Sila

Já a rainha do cangaço Maria Bonita era mais espevitada, na opinião de Sila. "Sempre foi brincalhona."

Significado de espevitada: é o feminino de espevitado. O mesmo que: intrometida, viva, metódica, assanhada, lampeira.

Dadá

A cangaceira Dadá também falou bem do capitão.

Apesar de ter deslizado quando disse que tinha se encontrado com Maria Bonita anos após à chacina do Angico, o cangaceiro volta Seca também falou bem do capitão.

Volta Seca

A Durvinha, o coiteiro Mané Félix e outros mais não tinham nada para dizer contra o capitão. Lógico que sobre os seus crimes, tinham, mas os seus elogios eram sobre a pessoa dele como amigo.

No momento não tenho links que comprovem as palavras dessas pessoas, mas eu não estou criando.

Algumas fotos de cangaceiras elas não falaram elogiando Lampião, apenas estão na foto.

https://www1.folha.uol.com.br/.../7/30/cotidiano/28.html

Acesse: http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NAS BARREIRAS DO PANEMA

 Clerisvaldo B. Chagas, 20 de setembro de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.966

GARÇAS PANTANEIRA NO LEITO DO RIO IPANEMA E NINHAL DA MARGEM AO ENTARDECER (FOTO: B. CHAGAS/ARQUIVO).
GARÇAS PANTANEIRA NO LEITO DO RIO IPANEMA E NINHAL DA MARGEM AO ENTARDECER (FOTO: B. CHAGAS/ARQUIVO).

Pela tradição secular e de nossos avós, chamamos o nosso rio Ipanema, simplesmente de Panema. A supressão do “I`”, aumenta ainda mais o nosso amor a esse curso d’água de denominação indígena – água ruim para beber – mas que assegurou a existência dessa civilização das caatingas alagoanas. Mais de dois séculos matando a sede do santanense, o rio Ipanema é a grande relíquia geográfica do Sertão. E todas as vezes que se anda pelo seu leito de período seco, se descobre curiosidades que interessam de perto a pesquisadores, infelizmente cada vez mais sumidos. E como de vez em quando bate a saudade da paz que reina no seu leito, fomos percorrer novamente o trecho Barragem – imediações da Rua Delmiro Gouveia.

Nem parece que aquele caminho de areia grossa está exatamente no meio da cidade, tal a imensa solidão e a paz reinante por ali.  Se por um lado tem fundos de residência, por outro, predominam as barreiras imensas e inclinadas cujo topo, lá longe, permite ruas e prédios importantes como UFAL e Hospital. É aí, em determinado ponto das barreiras onde se aninham as garças pantaneiras em épocas de migração. Na busca por alimentos, as aves caçam peixes nos poços do Panema. Alguns daqueles poços que sobraram das cheias, cobrem-se de um tapete verde de plantas aquáticas, muito bonito, por sinal, mas motivadas pela poluição da qual se alimentam. As garças pousam sobre o tapete verde e agem nas águas com seus bicos longos.

O espetáculo é deslumbrante e raro, numa região sertaneja e tão longe do Pantanal mato-grossense. Lembramos de nossos arquivos onde registramos o fato numa incursão da AGRIPA pela área. Dessa vez as pantaneiras ainda não haviam chegado e continuamos a apreciação da Natureza. As barreiras do Panema estavam de mato verde, o que equivale a uma pequena floresta. Isso impedia a visão do ninhal mais acima e visto outrora. Quando o tempo está assim, pode aparecer cobra nas trilhas e nos pedregulhos doa areal, mas nada de serpentes, nem de roedores, nem de outros bichos selvagens, quando muito, um “tsiu” longínquo de algum bem-te-vi mais atento. Você quer paz, mas não almeja solidão. Para que continuar?

Meditação e retorno sob as bênçãos das barreiras do Panema.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com