Seguidores

domingo, 13 de fevereiro de 2022

LIVROS

 Por José Mendes Pereira

  

O MAIOR ACERVO DE LIVROS À VENDA SOBRE OS TEMAS NORDESTE E CANGAÇO. 

GARANTIA DE QUALIDADE E ENTREGA DO MATERIAL O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DO ESCRITOR JOÃO DE SOUSA LIMA.

   Por Volta Seca

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1826585200883749&notif_id=1643239062982060&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CABEÇA GIGANTE DO PROFESSOR, ESCRITOR, AGRÔNOMO E PESQUISADOR DO CANGAÇO BENEDITO VASCONCELOS MENDES.

 Por José Mendes Pereira

Foto gentilmente cedida pelo professor

Benedito Vasconcelos Mendes é professor, escritor, agrônomo e pesquisador do cangaço, um dos sobralenses que mais Mossoró admira. Foi diretor da ESAM - Escola Superior de Agricultura de Mossoró - atualmente Universidade Federal Rural do Semi-Árido durante 24 anos. A sua biografia é vasta. Esta cabeça está localizada no Museu do Sertão Rancho Verde, na Estrada de Alagoinha em Mossoró 

"BENEDITO VASCONCELOS MENDES Formação & Titulação Engenheiro-agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (CE), graduado em 1969. Mestrado: Universidade Federal de Viçosa (MG) - Dissertação: Histopatologia de raízes do cafeeiro parasitadas por Meloidogyne exigua. Ano de Obtenção: 1975. 

Doutorado: ESALQ/USP-Piracicaba (SP) – Tese: Histologia de galhas da coroa de chuchu (Sechium edule) induzidas por Agrobacterium tumefaciens e infestadas por Meloidogyne incognita e desenvolvimento de dois sistemas de cultivo in vitro para Meloidogyne javanica. Ano de Obtenção: 1980. 

Vínculos institucionais & Atuação profissional 1) Docente (Prof. Titular) e Diretor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, antiga ESAM/Escola Superior de Agricultura de Mossoró, RN (1970-1994). 

2) Pesquisador/Dirigente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – CPA do Meio Norte (1997-1999). 

3) Docente (Prof. Adjunto IV) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Mossoró, RN (1999- ). Endereço: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Departamento de Geografia Fafic Caixa Postal 70 59600-970 - Mossoró, RN - Brasil Telefone: (84) 3152 2197 Ramal: 197 Fax: (84) 3152 2197  E-mail: beneditovasconcelos@uern.br 

Posições ocupadas na SBN Presidente (1980-1983) e Vice-Presidente (1977-1978 e 1985-1986), organizando as 3ª e 10ª Reunião Brasileira de Nematologia, ambas em Mossoró (RN), em 1978 e 1986. Acesso ao Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1770891942535885".


As fotos foram gentilmente cedidas pelo professor.


As fotos foramgentilmente cedidas pelo professor

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

IRMÃOS FERREIRA TRANSPORTAVAM MALACACHETA

 Por Aderbal Nogueira

Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCG8-... As intrigas, a sobrevivência, o trabalho dos irmãos Ferreira.

https://www.youtube.com/watch?v=GVr1rehESq0&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Para ajudar na reconstrução da casa do Poço do Negro faça sua doação pelo Pix (87)981201786 Identifique sua contribuição com o nome "Poço do Negro". Link desse vídeo: https://youtu.be/GVr1rehESq0

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MISSÃO DE LUIZ PEDRO EM ALAGADIÇO

Por Aderbal Nogueira 

https://www.youtube.com/watch?v=cx0ZOhCmpNE&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Quer ajudar nosso canal? Nossa chave Pix é o e-mail: narotadocangaco@gmail.com Alagadiço - Frei Paulo (SE) - Dezembro-2021 - Toca da Onça, coito dos cangaceiros - Missão de Luiz Pedro em Alagadiço - Sila, novata no bando Link desse vídeo: https://youtu.be/cx0ZOhCmpNE

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

*O CANGACEIRO FEITICEIRO*

 Por Edna Santos Araújo - #Cangaçoéhistória #cangaçoéliteratura

Nas cercanias nordestinas das veredas tropicais existiu um cangaceiro de nome Calais. Dos homens valentes do solo do sertão esse foi mais um cangaceiro do bando de Lampião.

Conta a história que esse era feiticeiro, conhecedor de orações era um exímio mandingueiro. Essa era a notícia que pelas caatingas se espalhava. Se era verdade ninguém sabia.

O rapaz era dotado de forças místicas era o que todos ali diziam. Sabia como ninguém aparecer desaparecer sem ao menos deixar pistas... Deixando atordoado as volantes que em seu encalço andava.

Seu esconderijo era o Raso da Catarina, entrava... saía e na poeira desaparecia. Como tudo nessa vida um dia há de se findar.

Certo dia ele fora abandonado pela magia de se envultar. Como se no seu punhal lhe falhasse o brilho pelo Volante Teófilo Pires do Nascimento Calais fora surpreendido.

Bem ali na sua frente, escavando um pé de umbuzeiro, Teófilo surpreendeu o tal do cangaceiro.

E nessa emboscada o seu fim assim foi posto, Calais levara um tiro certeiro no rosto... Alvejado à queima roupa quase desfalecido.

E como por encanto difícil de acreditar parece que sua a sua alma no patuá foi se agarrar. Conta os relatos dos que o viram morrer.... mesmo com rosto desfigurado todo de sangue banhado, parecia que o espírito teimava o corpo não deixar... era como se estivesse agarrado ao místico patuá.

A alma só separou do corpo quando o amuleto encantado longe fora arremessado. Olhando aquele corpo inerte sem vida era como se o espírito já estivesse aquele cadáver há muito tempo deixado.

E assim chegou ao fim saga do cangaceiro feiticeiro que pelo sertão andava. Há quem diga que ele era protegido pelas orações e mandingas, ou talvez tudo não passasse das táticas de guerrilhas. A história do cangaço de tudo o pouco tem, até ligações diretas com o mundo do além.

Adendo: José Mendes Pereira

O pesquisador do cangaço Adelsomota Mota disse o seguinte: 

João Barbosa, filho de Calais e Delmira de Santa Rosa de Lima, Jaguarari BA , foi na entrega de João, que Calais e Delmira, foram feridos, ela pelo, mestre Belo Cardoso, seu primo, o tiro entrou no umbigo, e Delmira foi socorrida a Santa Rosa, e faleceu. Já Calais levou um tiro na mão, mas sobreviveu.

 

https://www.facebook.com/groups/471177556686759/?multi_permalinks=1368383240299515&notif_id=1644492814281296&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O QUIRINO LAMPIÃO

Ele é um legitimo representante da cultura Nordestina. Incorpora a figura do enigmático cangaceiro Lampião. O Quirino Lampião em suas apresentações procura exaltar a alegria, a amizade e a união entre as classes sociais. Mostra que os tempos de tirania e de tristeza oriundas da época do cangaço ficaram no passado da história. Participa de eventos diversos, e se expressa através da simpatia, e da animação de suas danças típicas do Nordeste como o forró, baião e o xaxado.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5269510213059492&set=a.478275805516314

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ROBERTO CARLOS EM MOSSORÓ NO ANO DE 1964.

 Por José Mendes Pereira

Foto do relembrando Mossoró

No dia 21 de dezembro do ano de 1964, a Rádio Rural de Mossoró promoveu um show, e o nosso cantor Roberto Carlos estava presente. no Cine Teatro Pax, um dos cinemas mais famosos de Mossoró. Se a minha mente não estiver me confundindo, o famoso cantor Roberto Carlos Braga esteve em nossa cidade de Mossoró por duas vezes.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FÁBRICA DE LINHA ESTRELA DE DELMIRO GOUVEIA.

 Por José João Souza

A fábrica de Linha Estrela de Delmiro Gouveia, exportava Linha de costura para alguns países, não sei se para Espanha. Muitos produtos eram levados em lombos de burros até Rio Branco (atualmente Arcoverde) de lá seguia de trem para o Recife.

 A estação de trem de Rio Branco foi inaugurada em 1912.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4499516510160258&set=p.4499516510160258&type=3

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUATRO ANOS SEM O PROFESSOR, ESCRITOR E PESQUISADOR DO CANGAÇO JOSÉ ROMERO DE ARAÚJO CARDOSO.

Por José Mendes Pereira

 No dia 15 de julho próximo vindouro completarão 4 anos que José Romero de Araújo Cardoso, o nosso companheiro de luta e perseguição ao capitão Lampião, faleceu. 

Lembro-me que quando estava internado no Hospital Wilson Rosado, ele me mandou um e-mail dizendo: 

"Amigo Mendes, estou de molho aqui no Hospital Wilson Rosado, mas logo sairei daqui e depois chegarei em sua casa".  

Ele costumava sempre passar aqui em casa quando vinha do centro da cidade. Mas infelizmente não deu certo. A morte o levou sem ter tempo de se despedir dos amigos. 

Leia o que escreveu sobre ele Eriberto Monteiro no dia 17 de junho de 2019. 

By Eriberto Monteiro 

Ontem completou um ano da partida do professor José Romero Araújo Cardoso, vítima de complicações cardiorrespiratórias.

José Romero era natural de Pombal, estado da Paraíba e nasceu no dia 28 de setembro de 1969. Ele era geógrafo, especialista em Geografia e Gestão Territorial e em Organização de Arquivos, além de Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e uma das figuras mais importantes da nossa cultura e do quadro de escritores da Coleção Mossoroense.

O mesmo era professor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e escreveu diversos livros, dentre os quais “Nas Veredas da Terra do Sol”, “Notas para a História do Nordeste” e mais outros tantos pela Coleção Mossoroense.

Romero era membro de várias instituições culturais, dentre elas, o Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e da Associação dos Escritores Mossoroenses (ASCRIM), além de ser colaborador incansável da Coleção Mossoroense.

A alegria que ele transmitia cada vez que visitava a sede da Fundação Vingt-un Rosado ficará guardado pelo resto da vida de quem teve a satisfação de recebê-lo.

Eriberto Monteiro, atual editor da Coleção Mossoroense conta que “A presença dele nos trazia uma enorme satisfação. Ele passava conhecimento e experiência para que pudéssemos organizar o acervo ali recém chegado na biblioteca. Além da troca de ideias e informações. Lembro até do aperto de mão e abraço dele. Eram fortes demais (risos)”.

Romero escreveu seu último artigo para o NOVO BOLETIM BIBLIOGRÁFICO, intitulado “Vingt-un Rosado e a Cultura Local” e foi lançado exatamente no dia da morte do mesmo.

Abaixo, todos os títulos de José Romero Cardoso Araújo, publicados pela Coleção Mossoroense, séries B e C.

B 1539

A presença do velho Rosado no Memorial dos Mossoroenses. 1998

B 1566

Quem foi Beningno Ignácio Cardoso D’Arão. 1998

B 2455

O museu do sertão da Fazenda Rancho Verde. 2003

B 2457

O Jordão, sua gente e a família Alencar. 2003

B 2504

Um Monumento aos Almocreves de outrora. 2003

B 2515

O Museu do Sertão da Fazenda Rancho verde 2003

B 2606

Tia Quinta Rosado: A grande senhora do sitio Camano. 2004

B 2607

Obrigado, Mestre Wilson. 2004

B 2620

O Celso Furtado que eu Conheci. 2004

C 1129

“A Paraíba e Seus Problemas” Precisa de um Índice Onomástico. 2000

B 1526

Uso do solo e modernização do espaço agrário no Estado da Paraíba. 1998

B 1485

Cangaço e organização da cultura: o caso da 1a. biografia de Lampião 1998

B 1886

Resenha do Livro O Afeto da Terra. 2000

B 2603

A importância do mecenato da Batalha da Cultura em visita de Vingt-Un Rosado a

Pombal (PB). 2004

B 2605

A batalha de Vingt-Un Rosado em defesa da pesquisa de Petróleo0 na Bacia Potiguar completou 59 anos. 2004

B 2656

Hilário de lima Fernandes, Jonilson Ferreira de Freitas e sua conquista dignam de

Registro. S/D

B 2658

Ulisses Liberato de Alencar: A sinistra trajetória de um cangaceiro que serviu ao

“major” Jose Inácio do Barro (CE). S/D

B 2659

Entrevista sobre o cangaço Nordestino. S/D

B 1847

Textos Reflexivos Sobre Conhecimentos Científicos. 2000

B 1854

Outros textos Reflexivos sobre Conhecimentos Científicos. 2000

B 1672

O dia do geógrafo. 1999

B 1680

Educação ambiental e gestão dos recursos hídricos: o caso do “Canal das Águas” no

semi-árido paraibano. 1999

B 1937

Desenvolvimento Sustentável: A Originalidade do Conceito. 2001

B 2518

Algumas razões para cursar geografia. 2003

B 2713

PELOS CAMINHOS DA Geografia. 2005

B 1503

Canudos: 100 anos depois. 1998

B 1556

Novamente a seca castigante (esgotado). 1998

B* 1575

A participação paraibana na Guerra de Canudos. 1998

B* 1613

A versão oficial sobre Lampião. 1999

B 1765

“Cabra Marcado para Morrer”; O Registro Cinematográfico da luta pela Terra no

Nordeste. 1999

B 2184

Virgulino Ferreira da silva – O cangaceiro lampião. 2003

B 2415

De Maria do Ingá a Maringá. 2003

B 2462

A epidemia que Grassou no Nordeste. 2003

B 2509

Mossoró – Souza urgente! 2003

B 2621

A consciência Negra e o Preconceito Racial. 2004

B 2743

Mossoró no Diário de Getúlio Vargas. 2005

B 2771

Sobre a vila do Arco de Pombal. 2005

B 1837

Hubris Ocidental: Sob o Domínio do Homem? 2000

B 2618

A canção e a Lenda da Cabocla Maringá. 2004

B 2619

Comentários sobre Cordéis Mossoroense. 2004

B 2635

As causas da fome na visão de cordelista Antonio Francisco. 2004

C 899

Terra, Verde, Chapéu de Couro e outros ensaios. 1996

C 1115

Fragmentos de Reflexões (Ensaios Selecionados). 1999

 https://colecaomossoroense.org.br/site/2019/06/17/um-ano-de-saudade-do-escritor-e-professor-jose-romero-araujo-cardoso/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com