Seguidores

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MÉDIO DE ITAPARICA REALIZA EVENTO CULTURAL

 
 
A Escola de Referência em Ensino Médio de Itaparica realizou a Semana do Folclore e no momento o escritor João de Sousa Lima  proferiu uma palestra falando das Mulheres do Cangaço e apresentou o vídeo Roteiros Integrados  Cânions  e Cangaço.
 
 
Alunos tirando dúvidas sobre a palestra proferida por João Lima.
 

Alunos puderam conhecer um pouco mais das histórias das mulheres no cangaço.
 
 
Climério, secretário de Cultura de Jatobá, Pernambuco agradecendo as participações de João de Sousa Lima e deca d Acorden.
 
 
O  grande cantor, compositor e sanfoneiro Deca do Acordeon cantou algumas músicas do seu repertório e músicas do rei do Baião, o Luiz Gonzaga, embalando a plateia que pôde ouvir a boa música de raiz.
 
 
Deca do Acordeon e o belo som de sua sanfona.
  

plateia ouvindo a boa música sertaneja.

 
Luciano Luiz, o incansável condutor do bom andamento do evento cultural.
 
 
o escritor João Lima e Márcia, uma das alunas ligadas nas histórias do sertão nordestino.
 
 
 
Extraído do Blog "João de Sousa LIma"
 
http://joaodesousalima.blogspot.com/

ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MÉDIO DE ITAPARICA REALIZA EVENTO CULTURAL

 
A cidade de Jatobá, Pernambuco, através da secretaria de cultura realizou um evento cultural com professores e alunos da Escola de Referência em Ensino Médio de Itaparica.
No Momento foi realizado uma palestra pelo Escritor João de Sousa Lima, falando sobre as Mulheres no cangaço.
Na fotografia: Climério (Secretário de Educação), Deca do Acorden, João de Sousa Lima e João Gomes (Prefeito de Jatobá).  
 
 
Deca do Acordeon, Luciano Luiz  e João Lima.
Luciano foi um  dos Organizadores do Evento, trabalhando também como Documentarista  e o responsável pelo recepção e o farto e delicioso café sertanejo do  palestrante, café com leite, carne assada, tapioca, cuscuz e macaxeira.
 
 
Os alunos tiveram uma ativa participação em todos os momentos nas realizações dos trabalhos.
 
 
Alunos assistindo a palestra.
 
 
Alunos atentos e  participativos.


 
O Poeta Toni do Cordel recitou suas belas poesias arrancando aplausos do público. 
 
   
A Professora Jussara  Santana, uma das organizadoras do Evento Cultural, apresenta o Escritor João de Sousa Lima. 
 
 
Extraído do "Blog João de Sousa Lima"
 
http://joaodesousalima.blogspot.com/

80 ANOS DA REVOLUÇÃO DE 1930

 

Foi uma resposta paulista à Revolução de 1930 ...

Tema amplamente estudado na literatura das ciências sociais e história, a Revolução de 1930 permanece como objeto de interesse e controvérsia não apenas no mundo acadêmico, mas também na sociedade brasileira.
Revolução de 1930
Apenas para se ter uma ideia da magnitude do fenômeno, cumpre destacar que as mudanças políticas, sociais e econômicas que tiveram lugar na sociedade brasileira no pós-1930 fizeram com que esse movimento revolucionário fosse considerado o marco inicial da Era Vargas.
Getúlio Vargas
Contudo, numerosos debates que foram travados nesses últimos anos ainda não se comunicam de forma global com outros campos de pesquisa relacionados ao tema da Revolução de 1930.
O Paraná e o Norte Pioneiro
Da mesma forma, o rico manancial de pesquisas desenvolvidas em contextos acadêmicos diversos do brasileiro não tem tido circulação proporcional ao impacto que poderia exercer sobre as universidades e o mercado editorial do país.
A antiga estação durante a revolução de 1930. Foto de 12/10/1930, ...
Assim, o portal comemorativo dos “80 anos da Revolução de 1930” propõe-se fazer um balanço sobre os legados desse movimento. Apresentando a produção e o acervo do CPDOC sobre o tema e, ainda, a entrevista inédita com Boris Fausto,
o portal procura proporcionar ao público, se não novas abordagens, pelo menos, novas fontes sobre o tema.


Extraído do blog "Pesquisando a História",
do amigo Urano Andrade

OS DEZ DESMANDAMENTOS DA PRAIA DO PREÁ

Por: Dr. Lima


A Praia do Preá fica situada no Distrito de Caiçara, distante 36 Km da sede do município de Cruz e 300 Km de Fortaleza. A praia é conhecida pelas suas belezas naturais, com destaque para as lagoas do seu entorno como, por exemplo, Lagoa da Formosa, Lagoa de João Francisco, Lagoa dos Monteiros e Lagoa de Jijoca - a maior do Ceará. As dunas de areias movediças e as matas ciliares complementam a beleza que encantou Iracema, A Virgem dos Lábios de Mel. Mas, com todos estes encantos, há também seus desencantamentos.

[P2020016[5].jpg]
1º) A estrada de acesso à Praia do Preá são dez quilômetros de piçarra cujo trajeto é feito com muitas dificuldades. A poeira e trepidação no verão contrastam com água e lama durante a quadra invernosa. Os ônibus que levam turistas para Jericoacoara são obrigados a irem até Jijoca de Jericoacoara, onde os passageiros são transferidos para jardineiras ou caminhonetes aumentando o percurso em 10 km.
2º) O povoado da Praia do Preá tem uma população de cera de 4.000 hab., com mais de 100 ruas e avenidas, mas todas sem denominação. As dificuldades para localizar uma residência ou comércio é motivo de muitas reclamações por parte das pessoas que fazem a entrega de correspondências, mercadorias, cobradores e até das empresas de prestação de serviços como a COELCE que, na maioria das vezes, não conseguem localizar o destinatário, haja vista que muitas famílias são recém-chegadas na comunidade e não são conhecidas dos vizinhos.
 
3º) O abastecimento d’água da comunidade é feito através da Associação Comunitária que foi projetado para atender a 200 famílias. Hoje, são mais de 800 ligações. É muito frequente a falta de água nas torneiras, principalmente nas horas mais quente do dia e nos finais de semana e feriados, quando o consumo de água aumenta com a demanda.
4º) Muitas ruas não tem sistema de iluminação pública, pois faltam as luminárias que nunca foram instaladas, mas a taxa de iluminação é cobrada nas contas de luz dos consumidores residenciais e comerciais. Algumas luminárias foram compradas pelos consumidores para que fossem instaladas. Várias lâmpadas estão apagadas e o problema aumenta com a chegada dos fortes ventos do verão que queima as lâmpadas ou arrebenta a fiação, embora o serviço de manutenção esteja sempre presente na comunidade e a falta de energia não mais aconteceu.
5º) A coleta de lixo é feita apenas nas principais ruas e há muitos terrenos baldios cobertos pelo lixo. Os depósitos de coleta de lixo são virados pelos animais que saem a procura de comida espalhando o lixo pelas ruas com a ajuda dos fortes ventos. Quem mais sofre com o lixo é a comunidade de Cavalo Bravo para onde vai todo o lixo de Preá e Vila de Caiçara.
6º) O calçamento que foi feito na rua principal, em uma extensão de 1.500m, já está desmanchando em vários trechos e coberto de areia. Com a passagem intensa de veículos a poeira invade as residências, motivo de reclamações das donas de casas que tem seus móveis e eletrodomésticos danificados pela poeira.
7º) O atendimento médico – odontológico no PSF da comunidade é precário e a presença destes profissionais é uma raridade. O serviço de enfermagem é feito por profissionais de muita competência e profissionalismo, mas não é capaz de atender a toda a demanda do posto.
8º) Uma equipe de policiais da PMTUR faz a segurança na comunidade embora não tenha intimidado os atos de vandalismos e pequemos roubos e furtos, que ainda são praticados, mas a população já se sente mais segura, pois elementos de alta periculosidade já foram tirados do meio da sociedade.
9º) Os telefones públicos, que foram instalados na comunidade, é um problema para quem precisa fazer ligação de um orelhão, pois dificilmente irá encontrar um que funcione a contento, entre os mais de dez que foram instalados na comunidade. Os atos de vandalismo são responsáveis pela danificação de muitos aparelhos. O Sinal para celular é muito precário e dificilmente se consegue completar uma ligação.
10º) A exploração sexual, as drogas, o vandalismo e a falta de compromisso com a educação, por parte de muitos jovens, tem sido os fatores que mais vem causando preocupação e desgosto para muitos chefes de família na Praia do Preá, motivos geradores de um grave problema social, que também preocupa as autoridades.

Vale lembrar ao leitor que as fotos foram inseridas, não para acompanharem os itens, apenas para mostrar a beleza da Praia do Preá.

 
Visite o: "Blog do Dr. Lima"
Dr. Lima reside em Cruz , no Estado do Ceará. É agrônomo,
 professor, radialista e jornalista. 

Imagens valem mais que mil palavras....


Imagens certamente nos dizem muito mais que mil palavras... Olhares muitas vezes nos falam mais que uma infinidade de paragrafos... Agora, deixo com vocês: O que será que a professorta Ana Lúcia Granja, nossa querida companheira de Cariri Cangaço, a famosa Aninha do Ó, estava a pensar nesta maravilhosa tarde de visita ao Alto do Leitão, em Barbalha, no Cariri Cangaço 2010? 



Imagens valem  mais que mil palavras...
memória Cariri Cangaço 2010
Alto do Leitão, Barbalha - Cariri do Brasil!

Blog "Cariri Cangaço", do confrade Manoel Severo


O que eu entendi.
 Ela estava ali pensando e consigo mesma dizendo: 
"Uma vida aqui se foi".

Agradeço à professora Aninha pelos elogios
dirigidos aos trabalhos deste blog.

José Mendes Pereira 

O polêmico episódio de Angico Parte II

  Por: Juliana Ischiara


Voltando ao fim do cangaço, me reportarei aos fatos que antecederam o grande dia. Consta em toda literatura cangaceira, que Osman Loureiro, interventor de Alagoas, teria dado ordens expressas ao Comandante


Lucena para que este resolvesse de vez com o problemático cangaço e este por, sua vez, intimou o Ten. Bezerra para executar a operação.


Consta ainda que a ordem de Lucena a Bezerra foi mais um ultimato, dado a desconfiança de Lucena em relação a Bezerra. Em sendo assim, com comando geral, também, sabendo da ligação de Bezerra com Lampião, podemos dizer que a covardia de Bezerra foi um fator importante para morte de Lampião, posto que o rei do cangaço tinha confiança na relação existente entre ambos?


Quanto a esta pergunta, recorro novamente à literatura cangaceira para entendê-la. Ao que se sabe, Lampião estava sabendo de toda a movimentação e ou caçada promovida por


Zé Rufino, que tornara-se um de seus piores algozes, tanto que ficar perto do comando de João Bezerra lhe parecia mais seguro. A confiança em Bezerra não era descabida, pois muitos relatos apontam para a prevaricação do tenente comandante em relação à perseguição ao bando cangaceiro.

Se não houve prevaricação por parte do Tenente João Bezerra, como justificar suas próprias palavras quando, em seu livro, ele disse que o coiteiro Pedro de Candido, quando pressionado por ele, chegou a “desdenhar de sua pressão, tendo ainda respondido com ironia”. Bem, vemos em vários depoimentos, inclusive gravados pelo pesquisador


Aderbal Nogueira, que na grande maioria, os sertanejos temiam mais as agressões da volante que a cangaceira. Seria Pedro de Candido um sertanejo que não conhecia o medo, não temendo nem mesmo uma força policial que lhe interrogava em plena madrugada? Ou Pedro confiara no fato de saber que, diante dele, estava também um homem que tinha uma relação estreita com Lampião?
Volante do Tenente Bezerra por ocasião do Angico
Voltando mais um pouco no tempo, vamos encontrar um depoimento dado pelo próprio Bezerra ao jornalista Melchiades da Rocha.
 Ele disse: “digo-lhe que, tendo notícia, por parte de um amigo da caatinga, intitulado “coiteiro”, de que Lampião e diversos cabras se achavam na fazenda Angico, para ali me dirigi, (...)”( pg.28). Seria este amigo e também coiteiro de Lampião, Pedro de Candido? Bem, neste momento, Bezerra estava sendo pressionado pelo Estado, na figura do Comandante Lucena, chegando a hora de tomar uma importante decisão: continuar amigo e fiel a Lampião ou traí-lo e garantir sua própria cabeça.
Finalmente, chegando às margens do Rio São Francisco, na madrugada de quinta-feira, 28 de julho de 1938, deu-se início ao capítulo mais questionado do cangaço. Segundo Bezerra, “cheguei às 5hs da manhã. Chegado que fui, nas proximidades do local onde se achava refugiado o terrível bando, ouvi grande rumor lá de dentro da grota, certifiquei-me que, de fato, era de mais de 50 o grupo de bandidos que ali se encontravam. Ouvi Lampião ralhar com um cabra em voz alta.” Pelo visto, só os cangaceiros encontravam-se surdos, pois se era possível ouvir o que eles conversavam, como explicar o fato de os cangaceiros não perceberem nem ouvirem quase 50 homens se aproximando, sendo que estes estavam embriagados e ainda pararam próximo ao coito para receber ordens do comando? Se Bezerra ouviu a voz de Lampião ralhando com um de seus comandados, porque não seguiu em direção à voz, já que sua ida ali tinha como objetivo acabar com o cangaço? Por que Bezerra foi para outra direção e ainda ordenou que o primeiro tiro deveria ser seu? 
Bezerra disse, ainda em seu depoimento a Melchiades da Rocha, que “a resistência dos cangaceiros foi de 15 a 20 minutos, mas não adiantou, porque os colhemos quase de surpresa” (pg.29). “Quase” é um detalhe muito importante, pois “quase de surpresa” deixa uma margem de dúvida bastante relevante. O que significa este quase? Será que a famosa parada perto do coito foi de certa forma uma última chance dada ao amigo cangaceiro? Já se podia ouvir o que diziam os cangaceiros que estavam no coito. Bezerra pode, muito bem, ter deduzido que o mesmo ocorreria em relação aos cangaceiros, ou seja, eles ouviriam a aproximação da polícia e teriam mais chances de sobreviver ao ataque. Isso justificaria os motivos pelos quais Bezerra não foi logo em direção ao coito de Lampião e sim, tomou a direção mais distante. Por fim, Bezerra teria atirado em si mesmo para escapar de possíveis suspeitas acerca de sua relação com Lampião? Seria no mínimo uma cartada final para acabar com qualquer sombra de dúvida por parte de seu comandante.
Kiko Monteiro, Wescley Rodrigues, Juliana Ischiara e Narciso Dias
A única certeza que temos, é que muita coisa se perdeu em razão do descrédito de uns, dos exageros de outros e das mentiras de muitos. Só nos resta continuar pesquisando, estudando e desvendando este imenso quebra-cabeça chamado cangaço que, tão sabiamente, mestre Alcino chama de Labirintos de Angico.

Juliana Ischiara
Referencias:
BASSETTI e MEGALE, José Sabino e Carlos César de Miranda. Lampião: sua morte passada a limpo. 1ª edição, Ed. Nova Consciência. 2011.
COSTA, Alcino Alves. Lampião Alem da Versão: mentiras e mistérios de angico. 3ª edição, Ed.Real. 2011.
ROCHA, Melchiades da. Bandoleiros das Catingas. 1ª edição. Ed Francisco Alves.1942

FERREIRA NETO, Cicinato. A Misteriosa vida de Lampião. 1ª edição. Ed. Premius. 2008
CHANDLER, Billy Jaynes. Lampião o rei dos Cangaceiros. 1ª edição. Ed Paz e Terra. 1980
DANTAS, Sergio Augusto de Souza. Lampião entre a espada e a lei. 1ª edição. Ed.Cartgraf, 2008.


É HOJE, AMIGO, O GRANDE ENCONTRO!


ÀS 7;00 HORAS DA NOITE

 CONVITE!

By Rostand Medeiros

O historiógrafo Rostand Medeiros convida os amigos estudiosos do cangaço, coronelismo, misticismo e outros assuntos, para participarem do grande encontro, quarta-feira, no dia 24 de agosto de 2011, às 19;00 horas, no centro da Praça de Alimentação do Midway Mall,  para criarem grupo de estudos dedicado aos assuntos citados.
Todos que se interessarem pelos temas são convidados e benvindos.
Lá estarão, dentre outros:

Múcio Procópio,
 
 Rostand Medeiros
 

Honório Medeiros,
Epitácio Andrade,
Dr. Ivanildo Alves da Silveira,
Manoel Severo, Aderbal Nogueira, Paulo Gastão e Antonio Vilela
Manoel Severo,
Neto e Eliza
Neto Silva, do "Blog do Neto",
Ângelo Dantas...
A ideia é a criação de um calendário de reuniões, pauta de temas, locais de encontro e ampliação do movimento.

Qualquer dúvida por intermédio dos e-mails:
Posso garantir que estarei lá...

O novo grupo de estudos se sentirá honrado com a sua presença.

Rostand Medeiros é:

Pesquisador na área de História, com artigos publicados nos jornais Tribuna do Norte, Novo Jornal e na revista cultural Preá. Autor do livro "João Rufino-Um Visionário de Fé" (2011), sobre a biografia do criador do Grupo Santa Clara/3Corações, a maior empresa de torrefação de café do Brasil. Coautor do livro Os Cavaleiros dos Céus - A Saga do Voo de Ferrarin e Del Prete (2009), apoiado pela Embaixada da Itália no Brasil, Força Aérea Brasileira e Universidade Potiguar. Consultor do SEBRAE no projeto “Território Sertão do Apodi – Nas Pegadas de Lampião”. Membro do IGRN (Instituto de Genealogia do RN) e SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço). Técnico em Turismo, atua há mais de 15 anos na área. Fundador da SEPARN – Sociedade para Pesquisa e Desenvolvimento Ambiental do Rio Grande do Norte, entidade que atuou em parceria com o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis na preservação do patrimônio espeleológico do RN.


Contatos:
rostandmedeiros@gmail.com /
 (84) 9904 3153 / (84) 3231 0222.


"Blog do Mendes e Mendes"

Você que mora em Natal ou em cidades adjacentes, e já estuda estes temas, e não está ligado a nenhuma sociedade ou grupo de estudiosos, vá ao encontro deste grupo, hoje, pois ele ficará honrado com a sua presença. Esta é a sua vez de ingressar num grupo de estudos sobre os assuntos citados a cima.


José Mendes Pereira