Seguidores

domingo, 31 de julho de 2011

JOSÉ ALVES DOS SANTOS - SUPOSTO FILHO DE LAMPIÃO E MARIA BONITA


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0IbbX4r2o0oflUtD_uxXVHGFHb7gTGi_UKy_miIK_nM3NwAQ5qGxoernhOG3IVgOjhQxsMn7FvXYDWkSjQAdNGgJUjVAMtxLjmfXBNDjCR-HPMSOQwMCfPnT2rMB4XRXdT8zepi05XVK6/s400/TeofiloJoaoLimaZeAlves.jpg

Da família dos Ingrácias, um dos grandes coiteiros de Lampião foi João Ramos de Souza, o Joãozinho. Helena, filha do coiteiro, Lampião teve um caso com ela, e poucos dias depois, a moça apareceu grávida. 

Lampião para resguardar a honra da jovem, e não desmoralizar a família, que tanto lhe dava apoio, tomou uma rápida e sábia decisão: Pagou uma alta quantia a um rapaz, chamado Simão Alves dos Santos, para que ele casasse com Helena e assumisse a paternidade do filho do cangaceiro. 

Simão topou o acordo e assim foi feito, nascendo a criança no dia 13 de Agosto de 1930, sendo batizada com o nome de José Alves dos Santos. O parto foi realizado por dona Lídia, mãe do cangaceiro Zé Sereno. 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCshvmPm-eoHn5IooyoTUDinOtCfm7jejsEOQDGpzln2gKP9_E2qzc1EzMqcrETc7S7Sd_7N2aSWf5iWLGTpRIRBGUKcg2o-JZjnlVqUdGKcONolMGLIurqLT9jvpLeE8b26Z26pwzLQ/s400/ZE_SER~1.JPG       
 Zé Sereno à esquerda

Durante muito tempo, as conversas sobre esse caso foram mantidas em segredo, temendo a população que Lampião fosse sabedor que o fuxico havia se espalhado.  

http://www.brasilescola.com/imagens/curiosidades/lampiao.jpg
 Lampião

Com esta informação, José Alves dos Santos é filho de Lampião e Helena, dispensando a maternidade de Maria Bonita. 

José Alves dos Santos tem todos os traços de Lampião, inclusive uma de suas comprovações, é cego do olho direito.

 Adendo

"Bandido sem fama, nem os parentes querem ser parentes, mas se for famoso..." 


Amigo leitor: 

Infelizmente eu não tenho a fonte desta informação, pois faz um bom tempo que eu a adquiri num blog, e por infelicidade, a página foi estragada, justamente a parte que guardava a fonte. Mas não é criação, é uma informação com credibilidade, e, não afirmo com segurança, mas me parece que é do escritor João de Sousa Lima, este que aparece na foto entre os dois senhores, sendo que o do lado direito é o José Alves dos Santos.
Desculpa-me!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com




Missa na Grota do Angico, 73 anos da morte de Lampião.

Por João de Sousa Lima

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSj7r2ODwAL2yyUAmOrXYJosXpbpsPx8-swTDAiXGjzHE2vEQ7b5g

Nos 73 da morte de Lampião, dia 28 de julho de 2011, a expedição Raso da Catarina foi recepcionada pelo Deputado Alagoano Inácio Loyola, o secretário de Turismo de Piranhas Cacau e o diretor de Turismo Jairo Luiz.



A equipe seguiu pra missa e depois saborearam um delicioso peixe nas margens do Rio São Francisco.

http://360graus.terra.com.br/ecologia/images/w_h/w_h_20060321100622.jpg

A equipe formada por João de Sousa Lima,

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNRdA_ZetxC4a6hVk4Ekh1xFyEfKeSglwI2RD3YaLbr_GAq0NcEPWic5vxHvnD_bHvhGgAzz4lHQPxQyYsLCPhUXsb8HjgVlexpY73dbcac_LNU1nO0zQ_iWNsZtSIdV8QLe5Q67NWOw/s320/DSC03809.JPG

Manoel Severo,

http://profile.ak.fbcdn.net/hprofile-ak-snc4/41383_100000035204792_7943_n.jpg

Juliana Ischiara,

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrcB-hSwCfGmw3_EYV3a5M2J-iFvxFFeNWf_zRo42g8xn_aeY_XqEN7lhTy1hSXylayQNNhiiOysG9BqD47zckyTLfnTyZ2ylRI9UjbKV19_sbP1SWNvWlMNj61zUsJghnUkwFUEfAuw/s1600/DSC05099.JPG

Lívio Ferraz,

http://4.bp.blogspot.com/_wPjVbE3J99w/S0-8PCZ2DaI/AAAAAAAAA8s/6Dq4KK-m7Ps/s320/imagem.JPG

Aderbal Nogueira,

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMT7i1lX6vuA-VwzxIbxWttpUt8C8Ur1Ds274BSH1iVls9fohSLY5sZR5V9CjaNY0yolIba96mMbnErI_DDsc7gm5YPyeH9IG4R7TVnLWnTpsu9AddNmrjTScCzZl5Y_Wf1zvnm9kEhLg/s400/Natal+Mucio+%25284%2529.JPG
Danielle,  Severo e Múcio

Múcio Procópio,

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6DHndu_tOJSPuQw6UWD1G5D7z53IjYfKS0v3hY0fkcIXwqtPwuU-Io4XgL5o835QTboQgU1lVBQ0VuhkpIjmC6E_6ajM0YT_4HcOFQTqEuQX89HfTECmJlfmrHvRvOWYfYuBUlr598Z8/s320/Imagem+185.jpg

 Jadilson Ferraz,

Valentin, Sandro, Pedro Luiz e Afrânio Cisne.


GROTA DO ANGICO: 73 Anos da Morte de Lampião.

Na fotografia, da esquerda pra direita:

Afrânio, Rafael Neto, Cacau, João de Sousa Lima, Livio Ferraz, Juliana, Valentin, Múcio Procópio e Manoel Severo.
agachados:
Jairo Luiz e Pedro Luiz.


Extraído do blog: "João de Sousa Lima"





O grande padre Cícero

Texto de José de Arimatéa dos Santos

http://www.portaljatobape.com.br/v2/images/stories/juazeiro_do_norte_padre_cicero.jpg

Desde criança via a força do mito do Padre Cícero, principalmente nos dias 20 de cada mês em que seus devotos usam roupa preta. Em casa presenciava o quanto meus avós escutavam pelo rádio com carinho a missa em sua homenagem. Não só eles e mais uma grande parcela da população de Barbalha. Sempre gostei de andar pelas ruas a observar as pessoas e as coisas ao redor. E a audiência ainda hoje é incrível. Rádios com seus sons ligados nas alturas logo cedo da manhã na missa em homenagem a essa grande figura brasileira.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKlfVTDsb54vAYyyeJ8CSdSTPlYA2BjkmHgN2vm7FkG2-ORRIF-ctGBUX8Tq_sNEtq0rSbAnA_YtNlXDsvYPTFN_-SgbY3XUJYlCnXWNVxgeJSMQySyrc3tXXz3coW6XCu5RFZcOKBPBU/s320/ograndepe.cicero
Foto de José de Arimatéa dos Santos

Cícero Romão Batista nasceu na cidade do Crato, e o desenvolvimento da cidade de Juazeiro do Norte, deve-se ao trabalho incansável de Padre Cícero, que com seu carisma, foi um verdadeiro catalisador e milhares de brasileiros, em especial nordestinos, se deslocaram e se deslocam para a cidade caririense de Juazeiro, para trabalhar e viver segundo seus ensinamentos. E durante o ano com as romarias a cidade se agiganta mais ainda e as ruas, praças e igrejas se enchem de peregrinos em busca de paz e conforto espiritual.

A seu tempo Padre Cícero exerceu seu apostolado de maneira extraordinária, e quero ressaltar, principalmente o valor do trabalho e os seus ensinamentos ecológicos. Sem sombra de dúvidas, considero Padre Cícero um vanguardista quanto ao tema ecologia. Já na sua época ensinava como o agricultor deveria cuidar da terra, água e plantações.

Noções de cuidado com o meio ambiente era uma de suas preocupações. É tanto que é conhecida sua cartilha com ensinamentos de como sobreviver no semi árido nordestino. Todas as homenagens ao Padre Cícero e a Juazeiro do Norte, cidade centenária, são infinitas e bem vindas.

A MORTE DE PADRE CÍCERO CONTADA POR DONA ASSUNÇÃO GONÇALVES



Assista este vídeo sobre o padre Cícero de Juazeiro

Visite este blog: "Tok de História",
do historiógrafo Rostand Medeiros


Extraído do: "blog do Juazeiro"

OSAMA BIN LADEN ESTÁ MORTO

Governo dos EUA divulga vídeos apreendidos na casa do ex-líder da Al-Qaeda

Clique duas vezes para assistir no YouTube em imagem maior



O maior e cruel terrorista do mundo está morto.

Os atentados de 11 de setembro de 2001, às Torres Gêmeas nos Estados Unidos, todos  ataques foram praticados contra alvos civis. Os atentados  aconteceram numa manhã do dia 11, quando quatro aviões comerciais foram tomados pelos terroristas, e desviados para tentarem suas vinganças, sendo que dois deles foram jogados contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Nova York.
Toda destruição foi causada por um desumano se fazendo vítima, o Osama Bin Laden. Procurou, encontrou, demorou, mas foi assassinado na hora certa.  


"Blog do Mendes e Mendes"

PAULO MEDEIROS GASTÃO

A SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço  foi criada em Mossoró no dia 13 de Junho de 1993, pelo escritor e empresário Paulo Medeiros Gastão, a qual foi se expandindo pelo nordeste, e hoje é uma verdadeira Federação independente.

Paulo Medeiros Gastão nasceu no dia 14 de Novembro de 1938, na cidade de Triunfo, da Baixa Verde, no Estado de Pernambuco. 

CARGOS QUE ASSUMIU

Fundador e primeiro presidente da "Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço" (SBEC). 

Membro fundador da Fundação Vingt-un Rosado (Mossoró, RN).

Membro da Academia Mossoroense de Letras.

Sócio do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP).

Ex-professor da Universidade Regional do Rio Grande do Norte, atualmente (UERN).

Ex-professor da Escola Superior de Agricultura de Mossoró - ESAM), atualmente (UFERSA). 

Paulo Medeiros Gastão tem participado com assiduidade, de seminários, congressos, encontros, cinema, sobre o cangaço e seu universo.

SÃO DE SUA AUTORIA:

Viagem a Triunfo da Baixa Verde – 2a edição (1995)

Contribuição a uma bibliografia do cangaço – 1845/1996 (1996).

VALEU E COMO VALEU!

Uma das mais inteligentes invenções de Paulo Medeiros Gastão, o Paulo Gastão, foi a (SBEC), quando tirou muitos nordestinos da monotonia, àquela incomodação ao anoitecer, sem ter para onde ir.

Hoje, muitos brasileiros, ao anoitecer,  já sabem o que vão fazer: Estudarem o que os grandes escritores, pesquisadores e historiadores do cangaço publicaram nas páginas da Internet. 



Valeu Paulo Gastão! Melhor do que isso, só essa sociedade de amigos do cangaço nordestino brasileiro.