Texto de José de Arimatéa dos Santos
Desde criança via a força do mito do Padre Cícero, principalmente nos dias 20 de cada mês em que seus devotos usam roupa preta. Em casa presenciava o quanto meus avós escutavam pelo rádio com carinho a missa em sua homenagem. Não só eles e mais uma grande parcela da população de Barbalha. Sempre gostei de andar pelas ruas a observar as pessoas e as coisas ao redor. E a audiência ainda hoje é incrível. Rádios com seus sons ligados nas alturas logo cedo da manhã na missa em homenagem a essa grande figura brasileira.
Foto de José de Arimatéa dos Santos
Cícero Romão Batista nasceu na cidade do Crato, e o desenvolvimento da cidade de Juazeiro do Norte, deve-se ao trabalho incansável de Padre Cícero, que com seu carisma, foi um verdadeiro catalisador e milhares de brasileiros, em especial nordestinos, se deslocaram e se deslocam para a cidade caririense de Juazeiro, para trabalhar e viver segundo seus ensinamentos. E durante o ano com as romarias a cidade se agiganta mais ainda e as ruas, praças e igrejas se enchem de peregrinos em busca de paz e conforto espiritual.
A seu tempo Padre Cícero exerceu seu apostolado de maneira extraordinária, e quero ressaltar, principalmente o valor do trabalho e os seus ensinamentos ecológicos. Sem sombra de dúvidas, considero Padre Cícero um vanguardista quanto ao tema ecologia. Já na sua época ensinava como o agricultor deveria cuidar da terra, água e plantações.
Noções de cuidado com o meio ambiente era uma de suas preocupações. É tanto que é conhecida sua cartilha com ensinamentos de como sobreviver no semi árido nordestino. Todas as homenagens ao Padre Cícero e a Juazeiro do Norte, cidade centenária, são infinitas e bem vindas.
A MORTE DE PADRE CÍCERO CONTADA POR DONA ASSUNÇÃO GONÇALVES
Assista este vídeo sobre o padre Cícero de Juazeiro
Visite este blog: "Tok de História",
do historiógrafo Rostand Medeiros
Extraído do: "blog do Juazeiro"
Nenhum comentário:
Postar um comentário